Black Pantera lança “Capítulo Negro”
Sempre envolvidos com o movimento negro, os integrantes da banda de hardcore Black Pantera aproveitaram uma pausa nas gravações do novo álbum e lançam hoje, Dia da Consciência Negra, o EP audiovisual “Capítulo Negro”, para marcar a luta contra o racismo.
Charles Gama (guitarra e voz), Chaene da Gama (baixo) e Rodrigo Pancho (bateria) escolheram três músicas com discurso forte sobre empoderamento e fizeram novas versões; “Identidade” (Jorge Aragão), “Todo Camburão tem um Pouco de Navio Negreiro” (Alexandre Meneses/ Marcelo Lobato/ Marcelo Yuka/ Nelson Meirelles), sucesso do álbum de estreia d’O Rappa e “A Carne” (Marcelo Yuka/ Seu Jorge/ Ulisses Cappelletti), conhecida na voz de Elza Soares.
Rodrigo Pancho conta que “Identidade” fez parte de sua adolescência. “Comecei aos 14 anos tocando percussão e Jorge Aragão na época era uma grande referência. Quando surgiu a oportunidade de fazer esse trabalho, fiz questão de incluir essa canção”.
Chaene fala sobre a força dos versos de “Todo Camburão tem um pouco de Navio Negreiro”: “Apesar de ser uma música de 1994 ela é atemporal e remete à atualidade, se tornando ainda mais urgente com o aumento da violência racial por parte da polícia, do estado e da sociedade como um todo. É um marco na nossa carreira fazer uma releitura de uma canção como essa”.
“A Carne”, que já faz parte do repertório do Black Pantera, fecha o EP. “Alguns anos atrás fomos convidados para tocar num festival no Dia da Consciência Negra e pediram que a gente escolhesse uma música que representasse a data. Escolhemos essa, muito emblemática, adaptamos ao nosso estilo e acabamos incluindo nos shows” – finaliza Charles Gama.
Como as músicas tratam do mesmo tema: racismo e a luta contra o preconceito, a banda produziu também um curta de 12 minutos, dirigido por Leonardo Ramalho (Pajé Filmes), que já fez anteriormente os clipes de “Punk Rock Nigga Roll” e “I Can’t Breathe”. O ator Edson Militão participa do 3 atos, cada um com a trilha de uma das canções, que compõe o EP.
Com informações: Batucada Comunicação