Martinho da Vila lança seu novo álbum “Mistura Homogênea”

A química de Martinho

 

Em “Mistura homogênea”, com participações especiais que vão de Zeca Pagodinho ao rabino Nilton Bonder, compositor junta a família, cruza rap com samba rural e sonha com mundo de união e respeito às diferenças

 

 Escute o álbum:  www.MartinhoDaVila.lnk.to/MisturaHomogenea

 

 

Assista ao lyric vídeo de “VOCABULÁRIO DE UM PARTIDEIRO”:  https://youtu.be/5rDUAkuYpc8

 

 

Por Leonardo Lichote

 

Martinho da Vila lembra pouco do que aprendeu no curso de auxiliar de química industrial que fez no Senai na adolescência. Mas o que sobreviveu em sua memória — como tudo que se planta na cabeça de um poeta — virou poesia. É dessa época que ele resgata a ideia de “mistura homogênea”, termo que batiza o disco que lança agora, aos 84 anos. E que, o próprio Martinho afirma, é provável que seja seu último no formato — ele pretende continuar gravando, mas lançando apenas singles, canções isoladas.

 

Na química, “mistura homogênea” é uma mistura na qual não se consegue perceber diferença entre as substâncias que a compõem — água com açúcar, por exemplo. Nas mãos de Martinho, “Mistura homogênea” (Sony Music) é um encontro sem fronteiras definidas entre poesia e música, entre rap e partido alto, entre brancos e negros, entre samba rural e samba-enredo, entre reza e festa. Para atestar, há um time de participações especiais que vão de Zeca Pagodinho ao rabino Nilton Bonder, de Djonga a Hamilton de Hollanda, além de filhos e netos do compositor.

 

Mais do que um caminho estético, a proposta é a afirmação de um princípio para Martinho:

 

A mistura é a solução — crava sem pestanejar o compositor. — Na minha família, os Ferreira, tem umbandista, candomblecista, evangélico, católico… A gente se reúne todo ano. Cada um leva uma comida, a gente bebe, come, canta, reza. Todo mundo junto. Manda um cântico protestante depois da umbanda, é assim que tem que ser.

 

Essa certeza baseou “UNIDOS E MISTURADOS”, canção que abre o disco e que serviu de estopim para Martinho idealizá-lo. Com participação de Teresa Cristina, a música lançada como single em 2021 é uma ode à força da união em nome do bem. Com tempero do ponteio rural do cavaquinho (herança da Duas Barras, cidade natal de Martinho, no interior do Rio de Janeiro), a dupla propõe juntar os bons pra fazer um roçado. Pra quê? Cortar as ervas daninhas, “tais como as quais que estão lá no cerrado” — referência malandra à turma que ocupa o Palácio do Planalto hoje.

 

Da roça para o partido alto. “VOCABULÁRIO DE UM PARTIDEIRO” brinca com palavras que raramente são ouvidas numa roda de partido alto — formato de samba originalmente improvisado. A lista começa com “desembargar” e termina com “Guandu”, passando antes por outras como “parangolés”, “kiwis” e “brocoió”. Zeca Pagodinho e Xande de Pilares são os reforços da faixa, que ganhou um arranjo de pegada pop assinado por Rildo Hora.

 

Rildo é um dos muitos responsáveis pela sonoridade do disco. Além dele, o time de arranjadores inclui Rafael dos Anjos, Bruno Carvalho, Julio Alecrim e Maíra Freitas. Ou seja, a mistura proposta por Martinho foi fundo. A ideia de trabalhar com vários arranjadores de gerações e estilos diferentes veio de conversas do compositor com os produtores do disco, Celso Filho e Martinho Antônio — Preto Ferreira completa o time da produção como assistente.

 

O álbum segue com “SIM SENHORA”, que Martinho musicou a partir de um poema de Geraldo Carneiro. Nela, a mistura homogênea do disco inclui lirismo e humor (“Aqui em casa eu mando em tudo/ Revelo a verdade agora/ Tenho a última palavra/ E declaro: ‘Sim, senhora’”, diverte-se Martinho ao lado de Tunico da Vila, seu convidado na faixa). “CANÇÃO DE NINAR”, que vem em seguida, também nasce de um poema, este de Salgado Maranhão — um dos preferidos de Martinho. Na cadência inconfundível do cantor (“Devagar, bem devagar”, diz um dos versos), se desenha um samba de amor curto e delicado.

 

A poesia é elemento fundamental na química do álbum, como reforça “DOIS AMORES”, que reúne Martinho, Hamilton de Holanda e a escritora moçambicana Paulina Chiziane. Sobre o bandolim de Hamilton, o compositor declama e canta uma louvação a seus dois amores: a música e a poesia. No fim, é Paulina (vencedora do Prêmio Camões em 2021 e fã de Martinho) quem declama versos seus feitos especialmente para o disco.

 

“ZUELA DE OXUM” é parceria com Moacyr Luz, que lançou a canção em 2003. Agora Martinho dá sua leitura a ela, saudando orixás sobre o arranjo que une agogô, acordeon e trombone. Depois do “saravá”, a faixa “ORAÇÃO ALEGRE” propõe um alegre encontro ecumênico, como os das festas da família Ferreira. O pastor Henrique Vieira, o rabino Nilton Bonder e o líder muçulmano César Kaab Abdul, além do próprio Martinho, lançam suas mensagens de harmonia religiosa, apoiados no batuque de Carlinhos Brown, de pés fincados no terreiro.

 

Na sequência, vêm “VIDAS NEGRAS IMPORTAM” e “ERA DE AQUARIUS”, ambas lançadas como single em 2021. A primeira, parceria de Martinho com Noca da Portela, é um xote que — a partir das palavras de ordem lançadas pelo movimento Black Lives Matter — clama pela igualdade entre as raças. Já “ERA DE AQUARIUS” imagina um cenário de paz e felicidade para a Humanidade nas vozes de Martinho e de Djonga — mas enquanto o sambista projeta o sonho para o futuro, o rapper puxa sua realização para o presente.

 

Em “SEMBA AFRICANO”, Martinho junta a canção angolana “Muadiakime” com “Semba dos ancestrais”, antiga parceria de Martinho com a violonista Rosinha de Valença. Ao lado de sua filha Alegria Ferreira, que faz sua estreia como cantora, o cantor celebra a ancestralidade (“muadiakime” em quimbundo significa “ancião”). A gravação também foi lançada como single em 2021. Outra filha de Martinho, a cantora Mart’nália, é a homenageada de “VIVA MARTINA”. O cantor lembra que ela era a única filha para a qual, ao longo da carreira, ele não havia composto uma canção. Com leveza, ele traça um retrato preciso com um fecho de ouro: a rima de “pirralha” com “Mart’nália”.

 

Parceria de Martinho com João Bosco, já gravada anteriormente por ambos, “ODILÊ ODILÁ” serve de alegre cenário para o encontro de Martinho com seus netos Raoni Ventapane e Dandara Ventapane. E prepara o terreno para a grande reunião familiar em torno do patriarca em “CANTA, CANTA, MINHA GENTE! A VILA É DE MARTINHO”, samba-enredo da Vila Isabel para o carnaval de 2022, em homenagem ao compositor. Estão na gravação seus filhos Mart’nália, Tunico, Analimar, Martinho Antônio, Maíra, Juliana, Alegria e Preto, além dos netos Raoni e Dandara.

 

 

Gravado como se fosse na Sapucaí, com direito a anúncio do locutor, fogos de artifício na abertura e participação da bateria da Vila (sob batuta do mestre Macaco Branco), o samba descreve Martinho, de um lado o “profeta, poeta, mestre dos mestres” e de outro o que vai “pela 28, chinelo de dedo” — em referência ao Boulevard 28 de Setembro, via principal do bairro de Vila Isabel.

 

Antes da despedida, entram ainda citações a sambas clássicos que Martinho levou à Avenida, como “Glórias gaúchas”, “Quatro séculos de modas e costumes” e “Sonho de um sonho”. Deste, Martinho tira as palavras que dão o toque final à “Mistura homogênea”: “Sonhei, sonhei”. E — o álbum confirma mais uma vez — segue sonhando e materializando sonhos em melodia e poesia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Assessoria de Imprensa – Sony Music

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 07/11, é aniversário do cantor e compositor Johnny Rivers que completa 83 anos.

#johnnyrivers #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 07/11, é aniversário da cantora e compositora Joni Mitchell @jonimitchell que completa 82 anos.

#jonimitchell #happybirthday #boomerangmusic
Lançado em 1983, há exatamente 42 anos atrás era lançado o segundo álbum ao vivo da banda The Doors @thedoors "Alive She Cried".

Gravado ao vivo entre 1968 a 1970 em 
New York, Detroit, Boston, Copenhagen
The Doors

Jim Morrison – vocals
Robby Krieger – guitar
Ray Manzarek – organ, keyboard bass
John Densmore – drums

Tracklist:

1. Gloria (Van Morrison) (6:19)
2. Light My Fire (The Doors) (Incl. Graveyard Poem (Jim Morrison)) (9:54)
3. You Make Me Real (The Doors) (3:04)
4. Texas Radio And The Big Beat (The Doors) (1:53)
5. Love Me Two Times (The Doors) (3:18)
6. Little Red Rooster (Willie Dixon) (7:05)
7. Moonlight Drive (Incl. Horse Latitudes) (The Doors) (5:33)

#thedoors #aliveshecried #boomerangmusic
Em 07/11/1981, há exatamente 44 anos atrás era lançado o segundo álbum de estúdio do cantor e compositor Ozzy Osbourne @ozzyosbourne “Diary Of A Madman”.

Line-up:

Ozzy Osbourne (vocals)
Randy Rhoads (guitars)
Bob Daisley (bass)
Lee Kerslake (drums)
Additional musicians: Louis Clark (Strings)

Track list:

	1.	Over The Mountain
	2.	Flying High Again
	3.	You Can’t Kill Rock And Roll
	4.	Believer
	5.	Little Dolls
	6.	Tonight
	7.	S.A.T.O.
	8.	Diary Of A Madman

#ozzyosbourne #diaryofamadman #randyrhoads #bobdaisley #leekerslake #boomerangmusic
Hoje, 07/11, é aniversário do guitarrista Tommy Thayer @tommy_thayer_official da banda Kiss @kissonline que completa 65 anos.

#tommythayer #happybirthday #Kiss #boomerangmusic
Em 06/11/2015, há exatamente 10 anos atrás era lançada a caixa com 3 discos do cantor e compositor country Genuine "Alan Jackson" Story.

Tracklist

Disc One
1. Blue Blooded Woman
2. Here In The Real World
3. Wanted
4. Chasin’ That Neon Rainbow
5. I’d Love You All Over Again
6. Don’t Rock The Jukebox
7. Someday
8. Dallas
9. Midnight In Montgomery
10. Love’s Got A Hold On You
11. She’s Got The Rhythm (And I Got The Blues)
12. Tonight I Climbed The Wall
13. Chattahoochee
14. Mercury Blues
15. (Who Says) You Can’t Have It All
16. Summertime Blues
17. Gone Country
18. Born Too Late (Previously Unreleased)
19. If Tears Could Talk (Previously Unreleased)
20. Seven Bridges Road – LIVE (Previously Unreleased)

Disc Two
1. Livin’ On Love
2. I Don’t Even Know Your Name
3. Tall, Tall Trees
4. I’ll Try
5. Home
6. Little Bitty
7. Who’s Cheatin’ Who
8. There Goes
9. Between The Devil And Me
10. A House With No Curtains
11. I’ll Go On Loving You
12. Right On The Money
13. Gone Crazy
14. Little Man
15. Pop A Top
16. The Blues Man
17. It Must Be Love
18. Wings (Previously Unreleased)
19. Seguro Que Hell Yes (Previously Unreleased)
20. The Star-Spangled Banner (Previously Unreleased)

Disc Three
1. Where I Come From
2. When Somebody Loves You
3. Where Were You (When The World Stopped Turning)
4. Drive (For Daddy Gene)
5. Work In Progress
6. That’d Be Alright
7. It’s Five O’Clock Somewhere—with Jimmy Buffett
8. Remember When
9. Too Much Of A Good Thing
10. Monday Morning Church
11. Like Red On A Rose
12. A Woman’s Love
13. Small Town Southern Man
14. Good Time
15. Country Boy
16. Sissy’s Song
17. As She’s Walking Away—Zac Brown Band featuring Alan Jackson
18. Love Is Hard (Previously Unreleased)
19. Ain’t Just A Southern Thing (Previously Unreleased)

#alanjackson #countrymusic #genuine #boomerangmusic
Em novembro de 2002, há exatamente 23 anos atrás era lançado o 8° álbum do cantor, compositor e guitarrista Eric Clapton @ericclapton o ao vivo e duplo "One More Car One More Rider".

Também foi lançado em DVD

Eric Clapton e banda 

Eric Clapton – guitar, lead vocals
Andy Fairweather-Low – guitar, backing vocals
Billy Preston – Hammond B-3 organ, keyboards, backing vocals
David Sancious – piano, keyboards, melodica, guitar, backing vocals
Greg Phillinganes - Hammond B-3 organ, keyboards/synthesizers
Nathan East – bass guitar, backing vocals
Steve Gadd – drums

Tracklist DVD

1 Key To The Highway
2 Reptile
3 Got You On My Mind
4 Tears In Heaven
5 Bell Bottom Blues
6 Change The World
7 My Father's Eyes
8 River Of Tears
9 Goin' Down Slow
10 She's Gone
11 I Want A Little Girl
12 Badge
13 Hoochie Coochie Man
14 Have You Ever Loved A Woman?
15 Cocaine
16 Wonderful Tonight
17 Layla
18 Will It Go Round In Circles
19 Sunshine Of Your Love
20 Over The Rainbow

#ericclapton
#onemorecaronemorerider #boomerangmusic