Otto lança seu sétimo álbum “Canicule Sauvage”

Em seu sétimo álbum, o cantor e compositor pernambucano se rende ao GarageBand e retoma parceria com seu primeiro produtor, Apollo Nove

 

Ouça aqui: “Canivale Sauvage”:  https://links.altafonte.com/caniculesauvage/

 

As teclas abrem terreno, acompanhadas diretamente por percussão, baixo e bateria. O groove, intenso e hipnótico, remete inevitavelmente às incursões setentistas de Serge Gainsbourg, ainda mais porque Otto abre seu novo disco cantando em francês. “Canicule” refere-se a um fenômeno chamado “canícula”, que designa períodos de ondas de calor em geral associadas à presença de circulações atmosféricas anticiclônicas estacionárias. A música, que ainda conta com teclados que assobiam, sussurros e os vocais femininos de Kenza Said e Anais Sylla, parece nos conduzir para mais uma viagem específica sonhada pelo compositor, mas em vez disso, estamos entrando em um laboratório.

 

Canicule Sauvage é o sétimo disco do pernambucano, descontados discos de remixes e ao vivo, e o primeiro em que ele assina a produção de um disco. Depois de anos trabalhando com o ex-baterista da Nação Zumbi, Pupillo Oliveira (com quem fez Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos, de 2009, The Moon 1111, de 2012, e Ottomatopeia, de 2017), Otto começou a levar a sério a composição digital e um software, que já o acompanhava há anos como forma de rascunhar canções, ganhou uma importância nova em sua musicalidade.

 

“Isso aqui é o meu pandeiro”, ele explica apontando para o celular, ligado com o aplicativo GarageBand. Ele rapidamente abre o programa e começa a mostrar as possibilidades sonoras que ele mesmo alcançou, inclusive tocando instrumentos que não sabe tocar, emulados perfeitamente pelo software. Gesticula sobre o aparelho mostrando como o toque na tela foi crucial para que ele se entendesse com a interface do programa, provocando situações como quando foi abordado por um comissário de bordo durante um voo noturno sobre o Atlântico para saber se ele estava passando bem. Otto diverte-se contando como tirou os fones de ouvido e mostrou que estava apenas tocando uma guitarra digital em seu celular.

 

O contato com a produção digital não era uma novidade e foi a partir do final da gravação de Ottomatopeia que ele sentiu que poderia partir para outros rumos. Entendeu que poderia ele mesmo produzir seu trabalho. E viu-se como no começo de sua carreira solo, quando nem se via como artista sem participar de uma banda.

 

No meio dos anos 90, conversas com os jornalistas Alex Antunes e Camilo Rocha o libertaram da possibilidade de ser integrante de um grupo musical. Estas conversas o levaram para a música eletrônica, quando ele encontrou com o produtor Apollo Nove, outro grande produtor brasileiro, que ajudou a transformar as músicas que Otto fazia apenas no pandeiro em seu primeiro disco solo, Samba Pra Burro, de 1998.

 

Este novo momento o trouxe de volta para os braços de Apollo, que passou a receber tanto os rascunhos de Otto para seu próximo disco quanto a carta branca para mexer como quisesse naquelas canções. E assim Apollo foi revestindo as ideias iniciais de Otto com seu arsenal de instrumentos e teclados, ao mesmo tempo em que os dois convocavam convidados para o novo projeto.

 

Assim, ao contrário dos discos anteriores, que tinham rumos conceituais que acabavam por definir a atmosfera do disco, Canicule Sauvage reúne uma série de experimentos musicais em que Otto abre diferentes possibilidades musicais, como se cada uma delas pudesse parir um disco específico. Mas até por estar trabalhando com Apollo numa espécie de volta às raízes de sua carreira solo, entrega-se quase por completo à eletrônica, mesmo que em alguns momentos soe como se estivesse fazendo rock, reggae ou samba.

 

A intensa “Menino Vadio”, composta e cantada ao lado de Ana Cañas, carrega o disco para um outro horizonte, menos viajante, em algum lugar entre o rock, o reggae e a pianos que remetem ao rock progressivo. Em “Anna” a convidada é Nina Miranda, brasileira radicada na Inglaterra que liderava o grupo Smoke City, que visita o cantor em uma paisagem onírica temperada por uma intensa percussão nordestina. Na quarta faixa, “Você Pra Mim É Tudo”, uma canção mais tradicional, ele nos apresenta à sua atual companheira, Lavínia Alves, que divide o holofote com o pernambucano.

 

A canção “Candura”, que conta com a presença de outro compadre, Lirinha, mistura-se com um andamento que começa monotônico e depois flerta com o drum’n’bass, confrontando os dois universos com fluidez e naturalidade. Na oitentista “Decidez”, Lavínia volta novamente, primeiro como uma narradora robótica e depois envolvendo-se na melodia do refrão. A comadre de “Tinta” é Tulipa Ruiz, com quem Otto nunca havia trabalhado e que assina a canção com o pernambucano. “Há Tanta Gente Que Se Abre” é outro mergulho na eletrônica amparado pelos beats de Apollo e pelos vocais de Lavínia.

 

Nina Miranda volta em uma vinheta que tem o mesmo nome da música que participa, só que uma versão quase acústica e desnudada da produção da faixa original. A pesada “Peraí Seu Moço”, o primeiro single, quase encerra o disco e foi a faixa inspirada por Drake, que deu origem ao novo disco. O disco fecha com a malemolente “Bole Mexe”, suíngue eletrônico que Otto divide com o comparsa Junio Barreto.

 

Além dos vocalistas, vários amigos bons de Otto atravessam Canicule Sauvage tocando diferentes instrumentos, com percussões de Michelle Abu e Malê, baterias de Samuel Fraga e Pupillo, violões de Juliano Hollanda e baixo de Douglas Couto. Apollo, que coassina a produção do disco com Otto, além de ajudar a colocar este laboratório em pé, equilibra-se entre teclas e synths, pilotando pianos, Korgs, Rhodes, Arps, DX5, Hammond, Minimoogs e tantos outros instrumentos eletrônicos, além de baixos, gaitas e guitarras.

 

É um novo começo para Otto, que não para de compor com seu novo pandeiro.

 

Alexandre Matias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Titita Dornelas  News Assessoria & Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Em novembro de 1972, há exatamente 53 anos atrás era lançado o segundo álbum de estúdio do cantor e compositor Lou Reed "Transformer". 

Álbum produzido por David Bowie e Mick Ronson

Integrantes 

Lou Reed – vocais principais, guitarra rítmica
Mick Ronson – guitarra solo, piano, arranjador
David Bowie – vocais de apoio, teclados, violão (em "Wagon Wheel" e "Walk on the Wild Side")
Herbie Flowers – baixo, contrabaixo, trompete (em "Goodnight Ladies" e "Make Up")
John Halsey – bateria
Músicos adicionais

Trevor Bolder – trompete
Ronnie Ross – saxofones (em "Goodnight Ladies" e "Walk on the Wild Side")
Thunderthighs – vocais de apoio
Klaus Voormann – baixo (em "Perfect Day", "Goodnight Ladies", "Satellite of Love" e "Make Up")
Barry DeSouza – bateria
Ritchie Dharma – bateria

Tracklist 

Lado A:

1. Vicious 2:55
2. Andy’s Chest 3:17
3. Perfect Day 3:43
4. Hangin’ Round 3:39
5. Walk On The Wild Side 4:12

Lado B

1. Make Up 2:58
2. Satellite Of Love 3:40
3. Wagon Wheel 3:19
4. New York Telephone Conversation 1:31
5. I’m So Free 3:07
6. Goodnight Ladies

 

#transformer #loureed #boomerangmusic #davidbowie
Em 08/11/1980, há exatamente 45 anos atrás era lançado o 4° álbum de estúdio da banda Motorhead @motorhead "Ace Of Spades".

Line-up:

Lemmy Kilmister (vocals, bass)
‘Fast’ Eddie Clarke (guitars)
Phil Taylor (drums)

Track list:

	1.	Ace Of Spades
	2.	Love Me Like A Reptile
	3.	Shoot You In The Back
	4.	Live To Win
	5.	Fast And Loose
	6.	(We Are) The Road Crew
	7.	Fire, Fire
	8.	Jailbait
	9.	Dance
	10.	Bite The Bullet
	11.	The Chase Is Better Than The Catch
	12.	The Hammer

#motorhead #aceofspades #lemmykilmister #fasteddieclarke #philtaylor #boomerangmusic
Em 08/11/1971, há exatamente 54 anos atrás era lançado o 4° álbum de estúdio da banda Led Zeppelin @ledzeppelin "IV".

Line-up:

Robert Plant (vocals, harmonica)
Jimmy Page (guitars, mandolina)
John Paul Jones (bass, keys, mandolina)
John Bonham (drums)
Additional musicians: Sandy Denny (vocals)

Track list:

	1.	Black Dog
	2.	Rock and Roll
	3.	The Beattle of Evermore
	4.	Stairway To Heaven.mp3
	5.	Misty Mountain Hop
	6.	Four Sticks
	7.	Going to California
	8.	When the Levee Breaks

#ledzeppelin #ledzeppeliniv #robertplant #jimmypage #johnpauljones #johnbonham #boomerangmusic
Hoje, 07/11, é aniversário do cantor e compositor Johnny Rivers que completa 83 anos.

#johnnyrivers #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 07/11, é aniversário da cantora e compositora Joni Mitchell @jonimitchell que completa 82 anos.

#jonimitchell #happybirthday #boomerangmusic
Lançado em 1983, há exatamente 42 anos atrás era lançado o segundo álbum ao vivo da banda The Doors @thedoors "Alive She Cried".

Gravado ao vivo entre 1968 a 1970 em 
New York, Detroit, Boston, Copenhagen
The Doors

Jim Morrison – vocals
Robby Krieger – guitar
Ray Manzarek – organ, keyboard bass
John Densmore – drums

Tracklist:

1. Gloria (Van Morrison) (6:19)
2. Light My Fire (The Doors) (Incl. Graveyard Poem (Jim Morrison)) (9:54)
3. You Make Me Real (The Doors) (3:04)
4. Texas Radio And The Big Beat (The Doors) (1:53)
5. Love Me Two Times (The Doors) (3:18)
6. Little Red Rooster (Willie Dixon) (7:05)
7. Moonlight Drive (Incl. Horse Latitudes) (The Doors) (5:33)

#thedoors #aliveshecried #boomerangmusic
Em 07/11/1981, há exatamente 44 anos atrás era lançado o segundo álbum de estúdio do cantor e compositor Ozzy Osbourne @ozzyosbourne “Diary Of A Madman”.

Line-up:

Ozzy Osbourne (vocals)
Randy Rhoads (guitars)
Bob Daisley (bass)
Lee Kerslake (drums)
Additional musicians: Louis Clark (Strings)

Track list:

	1.	Over The Mountain
	2.	Flying High Again
	3.	You Can’t Kill Rock And Roll
	4.	Believer
	5.	Little Dolls
	6.	Tonight
	7.	S.A.T.O.
	8.	Diary Of A Madman

#ozzyosbourne #diaryofamadman #randyrhoads #bobdaisley #leekerslake #boomerangmusic