O festival queridinho do paulistano está de volta, 18o.Bourbon Street Fest, de 21 a 25, no Bourbon Street e no Parque Burle Marx
Festival chega com atrações nacionais e internacionais
Bourbon Street Fest chega a sua 18ª edição com shows gratuitos no Parque Burle Max e no Bourbon Street Music Club, em Moema, de 21 a 25 de setembro – sábado e domingo no Parque, à partir das 13 horas e, na casa, três shows por noite todos os dias.
No line up do festival estão Donald Harrison, Kevin Gullage & The Blues Groovers, Koko Jean Davis, Bobbi Rae & Just Groove feat Igor Prado, Dwayne Dopsie & The Zydeco Hellraisers, Orleans Street Jazz Band, Leroy Jones Quintet, Corey Henry & Treme Funket, Torres Jazz Trio, Favela Brass, New Orleans Piano Night com Luciano Leães, Maestro Marcelo Torres Septeto e DJ Crizz comandando a abertura dos palcos na casa e no parque.
Com a música de New Orleans como seu DNA, o Bourbon Street Fest, desde sua primeira edição, em 2003, já trouxe a São Paulo mais de uma centena de artistas daquela cidade. Nomes que representam os mais variados ritmos: do traditional jazz ao moderno funk, das brass bands à música gospel das Igrejas, do jazz, da soul music, do rhythm blues ao zydeco, ritmo tradicional da cultura da Louisiana chegando ao rock’n roll. E é nesse ritmo eclético, universal, que São Paulo recebe o Bourbon Street Fest na sua 18a edição, espanando a ausência que a pandemia causou.
PELO SOCIAL ATRAVÉS DA MÚSICA
Workshop – Não é só na casa e no parque que a música toma conta da cidade. No dia 10 de setembro, às 16h15, o festival teve início com uma ação social, educativa e musical, um workshop gratuito para a comunidade atendida pela Liga Solidária das Senhoras Católicas de São Paulo, no Jardim Esmeralda na zona oeste da capital, com workshop e performance da banda Orleans Street Jazz Band.
Formação de Plateia – Mantendo a tradição, dia 24 de setembro, sábado, o festival irá destinar uma área especial na tarde de shows no Parque Burle Marx ao ar livre, para 100 crianças e adolescentes da periferia, que estudam música ou tocam algum instrumento.
Favela Brass – atração especial. Uma participação expressiva no festival é a do grupo Favela Brass, oriundo de um bem-sucedido projeto carioca que selecionou 13 promissores adolescentes das comunidades carentes para uma formação com metais no melhor estilo da música de New Orleans e irão se apresentar nas tardes de shows gratuitas ao ar livre no Parque Burle Marx.
::: LINE UP
Estrela em ascensão, o cantor e pianista Kevin Gullage (American Idol) lidera sua banda de músicos veteranos, The Blues Groovers, com a postura de um artista experiente. Gullage traz uma contagiante mistura de soul e blues. https://www.basinstreetrecords.com/basin-street-records-signs-kevin-the-blues-groovers/
A segunda estreante no festival é a cantora Koko Jean Davis, cantora afro-catalã nascida em Moçambique, traz doses pesadas de soul, blues e rock’nroll , tudo envolto no melhor estilo New Orleans. Koko, conhecida na Europa como integrante do grupo The Tonics, tem sua voz rouca e sensual várias vezes comparada a de Tina Turner.
Mais uma presença feminina, Bobbi Rae cantora, compositora, violonista e poeta é sem dúvida uma artista multi-talentosa que é considerada uma das maiores promessas do rhythm & blues e neo soul norte-americano e volta ao festival desta vez para duas apresentações, dentro do club e no Parque Burle Marx ao ar livre. https://therealbobbirae.com/
Donald Harrison Jr, saxofonista, é “um músico inclusivo” como ele mesmo diz, habita um multiverso de estilos e influências musicais, é considerado um dos mais importantes e inovadores músicos que New Orleans. https://www.arts.gov/honors/jazz/donald-harrison-jr
Outro nome do jazz, o trompetista norte-americano Leroy Jones Quintet, que já acompanhou Harry Connick Jr em várias turnês mundiais, revela seu estilo inconfundível e é aclamado por público e crítica ao lado de sua traditional band.
Corey Henry, trombonista e líder do Treme Funktet, que reflete a rica cultura de seu bairro Treme, um dos mais musicais da cidade, em New Orleans. Corey, que fez parte das bandas Galactic, de Trombone Shorty e Dirty Dozen Brass Band, está cercado por alguns dos músicos mais importantes da história da cidade-berço do jazz e vai trazer o melhor do som brass-funky. http://www.coreyhenry.com/
E claro, com a volta dos shows ao ar livre não podería faltar o Zydeco, que chega com Dwayne Dopsie, o furacão do acordeão, retorna com sua banda The Zydeco Hellraisers. Seu acordeão mistura-se ao som da guitarra, baixo, bateria e a tradicional “frotoir” – avental de metal, semelhante ao washboard (tábua de lavar roupa) usado como percussão – e juntos incendeiam o palco, marcando presença e levantando o público tanto no Bourbon Street quanto no Parque Burle Marx.
Também artistas brasileiros que já se apresentaram e viveram em New Orlenas e conviveram com seus grandes e inúmeros artistas, marcam presença nesta edição, como o Marcelo Torres Septeto. O maestro Marcelo Torres se especializou em jazz tradicional nos Estados Unidos e estreou na esquina da Bourbon Street com a Saint Louis Street, em New Orleans, e de lá pra cá se apresentou com outros tantos músicos íncríveis, como Winton Marsalis. Nesta edição, Torres abrirá o festival, quarta-feira, no Bourbon Street Music Club, que agrega também performances de dançarinos de Lindy Hop.
Luciano Leães, pianista, se apresenta com o show New Orleans Piano Night. Considerado um dos principais pianistas do país, Leães tem forte ligação com New Orleans, onde se apresentou em locais tradicionais, como a Frenchy’s Gallery, The Professor Longhair Museum, o clássico Jimmi’s Music Club e teve ainda a honra de tocar no palco de blues do New Orleans Jazz & Heritage Festival, um dos principais festivais de música do mundo. Nesta noite Leães presta um tributo a uma de suas referências, o icônico Professor Longhair.
Nas apresentações gratuitas ao ar livre e na abertura dos shows no Bourbon Street, quem dá as boas vindas é a Orleans Street Jazz Band, uma autêntica Dixieland Street Band que circula entre a plateia e aquece o público antes das atrações principais, com seu sotaque brasileiro. As atrações nacionais e internacionais são precedidas pelo Dj Crizz, sempre fazendo uma seleção especial para o festival e aquecendo a pista e os intervalos dos shows.
Além dos shows gratuitos no Parque Burle Marx outra novidade é a integração à programação do festival do Bourbon Street Jazz Café, novo espaço da casa que nas tardes de sábado e domingo receberá o Torres Jazz Trio com performances a partir das 14h00.
O Bourbon Street Music Club, considerada uma das melhores casas de música, jazz em especial, do mundo, assina a curadoria e produção do Bourbon Street Fest, entre outros festivais, completou 28 anos em 2021.
O Bourbon Street Fest conta com patrocínio da Hotéis.com via Prefeitura de São Paulo e Secretaria de Cultura através do PRO-MAC – Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais e da Lei Federal de Incentivo a Cultura: Rouanet.
* PROGRAMAÇÃO *
* BOURBON STREET MUSIC CLUB
21/09 Quarta-feira
19h00 – Dj Crizz | New Orleans
19h30 – Orleans Street Jazz Band | Dixieland
21h00 – New Orleans Experience com Maestro Marcelo Torres Septeto | Traditional Jazz
22h30 – Koko Jean Davis | Soul & R&B
22/09 Quinta-feira
19h00 – Dj Crizz | New Orleans
19h30 – Torres Jazz Trio | Jazz
21h00 – Kevin Gullage & The Blues Groovers | Soul & Blues
22h30 – Bobbi Rae & Just Groove feat Igor Prado | Soul & R&B
23/09 Sexta-feira
19h00 – Dj Crizz | New Orleans
19h30 – New Orleans Piano Night com Luciano Leães: um tributo ao icônico Professor Longhair | Blues
21h30 – Donald Harrison | Jazz
23h00 – Dwayne Dopsie & The Zydeco Hellraisers | Zydeco
24/09 Sábado
19h00 – Dj Crizz | New Orleans
19h30 – Torres Jazz Trio | Jazz
21h30 – Donald Harrison | Jazz
23h00 – Kevin Gullage & The Blues Groovers | Soul & Blues
25/09 Domingo
20h00 – Leroy Jones Quintet | Jazz
22h00 – Corey Henry & Treme Funket | Brass & Funk
* BOURBON STREET JAZZ CAFÉ – SHOW GRÁTIS
24/09 Sábado
14h00 – Torres Jazz Trio | Jazz
25/09 Domingo
14h00 – Torres Jazz Trio | Jazz
SERVIÇO BOURBON STREET MUSIC CLUB e BS JAZZ CAFÉ
Local: Bourbon Street | Rua Dos Chanés, 127 – Moema – SP Reservas na casa: Rua dos Chanés 194 – de 3ª.f a sábado das 12h às 19h, Domingos das 12h às 17h – Sem taxa de conveniência
Fone para reservas: (11) 5095-6100
WhatsApp para reservas (somente texto): +5511 9 7060-0113
É exigido o comprovante de vacinação completa para entrar na casa
Datas: 21 a 25/9 – 4a.f a Domingo
Horário: 4a. a Sábado às 21h / Domingo às 19h30
Abertura da casa: 4a.f a Sábado 19h / Domingo 17h
Duração: 1h40 aproximadamente
Couvert Artístico: R$ 30,00 a R$ 75,00
Venda – Sympla – https://bit.ly/BILHETERIA
Classificação indicativa: 18 anos e 16 anos acompanhado de responsável
Capacidade: 350 pessoas
Estacionamento/ Valet: estacionamentos na região
Aceita todos os cartões de débito e crédito.
Acessibilidade motora
Ar condicionado e ventilação natural
Wi-fi – solicitar senha na casa
Homepage: http://www.bourbonstreet.com.br
* PARQUE BURLE MARX – SHOWS GRÁTIS
24/09 Sábado
13h00 – Dj Crizz | New Orleans
13h30 – Leroy Jones Quintet | Jazz
15h00 – Favela Brass | New Orleans
15h30 – Bobbi Rae & Just Groove feat Igor Prado | Soul & R&B
17h00 – Favela Brass | New Orleans
17h30 – Corey Henry & Treme Funket | Brass & Funk
25/09 Domingo
12h30 – Dj Crizz | New Orleans
13h00 – Favela Brass | New Orleans
13h30 – Kevin Gullage & The Blues Groovers | Soul & Blues
15h00 – Favela Brass | New Orleans
Orleans Street Jazz Band | Dixieland
15h30 – Donald Harrison | Jazz
17h00 – Orleans Street Jazz Band | Dixieland
17h30 – Dwayne Dopsie & The Zydeco Hellraisers | Zydeco
SERVIÇO PARQUE BURLE MARX
24 e 25/09 – Sábado e Domingo – Tarde de Shows – Parque Burle Marx – GRÁTIS
Local : Parque Burle Burle Marx: Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200 – Vila Andrade, São Paulo
Horário: a partir das 12h30
Classificação indicative: livre
Como chegar:
Realização: Bourbon Street Music Club
Com informações: MAIC Comunicação