PATO FU ABRE CELEBRAÇÕES PELOS SEUS 30 ANOS COM TRÊS MÚSICAS INÉDITAS

Se, como diz a tradição, “o 3 é um número mágico”, então imagine três amigos comemorando 3 décadas de música com 3 músicas inéditas? É este o caso do Pato Fu, com as músicas que chegam às plataformas nesta sexta-feira, 21 de outubro: “Curral Mal Assombrado”, “A Besta” e “No Silêncio”. É o primeiro lote de um total de três, que desaguará, no final do primeiro trimestre de 2023, na nova turnê Pato Fu 30 Anos.

 

Ouça “Curral Mal Assombrado”

 

Ouça “A Besta”

 

Ouça “No Silêncio”

 

John Ulhoa (guitarra), Fernanda Takai (voz) e Ricardo Koctus (baixo) estão juntos desde setembro de 1992 e já gravaram 13 álbuns. A formação do grupo se completa com Xande Tamietti (bateria) e Richard Neves (teclados). Do cenário independente do início da década de 1990 ao premiado projeto Música de Brinquedo, dos célebres clipes na velha MTV aos temas de novela, se existe um traço comum em tudo isso é a incansável disposição do Pato Fu em equilibrar o pop e o experimental, o doce e o amargo, o confortável e o desafiador, o familiar e o estranho. Isso vale até hoje, na hora de compor uma canção, gravar um novo álbum ou na forma de celebrar trinta anos de carreira.

 

O óbvio seria mergulhar em um projeto meramente retrospectivo – mas aí não estaríamos falando do Pato Fu. Depois de atravessar a pandemia disponibilizando raridades de seu arquivo para os fãs em suas redes sociais, o grupo decidiu marcar seus 30 anos comunicando sua vitalidade e sua fome de futuro. Nove músicas inéditas foram lançadas, divididas em três fornadas: em outubro e janeiro e março de 2023. Os muitos projetos paralelos (as produções de John, a carreira solo de Fernanda, o restaurante de Ricardo, os shows do projeto Música de Brinquedo) vão para o fogo brando enquanto a caldeira do Pato Fu levanta fervura. Uma série de shows ao lado da Orquestra Ouro Preto em 2022 prepara o território para o novo show, com material inédito, a partir do ano que vem. E o rastilho de pólvora é aceso agora pelas primeiras três músicas.

 

Como diz o guitarrista John, as novas canções “celebram a própria forma de ser do Pato Fu”: “Curral Mal Assombrado”, composta e cantada por John entre riffs pesados e efeitos eletrônicos, é quase um aceno aos primórdios do grupo; “A Besta”, com seu clima iê-iê-iê pós-apocalíptico, é escrita e cantada por Ricardo Koctus; “No Silêncio” é o lado melódico e pop do Pato Fu – a música é cantada por Fernanda Takai, que a escreveu ao lado de John. A capa desse EP digital é do ilustrador Bruno Honda: um terço da arte completa que se revelará em março.

 

 

Os fãs mais antigos vão reconhecer ecos e até referências ao próprio catálogo do Pato Fu e vão gostar de saber que Dudu Marote (produtor dos álbuns da banda entre 1996 a 2001) voltou a trabalhar com o grupo – desta primeira leva, ele produziu “No Silêncio”, outras virão em breve. Mas nenhuma delas poderia ter sido lançada em outro momento que não agora: elas respiram o clima político do Brasil, mas de um jeito que só o Pato Fu poderia fazer: com a dose certa de contundência, perplexidade, sabedoria, resiliência e leveza que só combinam os que têm uma longa história atrás de si e um entusiasmo renovado em seu futuro.

 

“Curral Mal Assombrado”, “A Besta” e “No Silêncio” estão disponíveis em todas plataformas digitais via ONErpm.

 

Texto por Ricardo Alexandre*

*Ricardo Alexandre é jornalista e escritor, criador do podcast Discoteca Básica, autor do livro “Cheguei bem a tempo de ver o palco desabar” e diretor do documentário “Sem Dentes: Banguela Records e a Turma de 94”.

 

Sobre a ONErpm: A ONErpm é uma empresa de música de última geração que oferece novas alternativas e soluções de negócios inovadoras para artistas, selos e criadores de conteúdo entrarem no mercado. Oferecendo um conjunto completo de serviços sob medida que inclui suporte de marketing, bem como uma infinidade de ferramentas de distribuição e criação de material promocional, inteligência com dados analíticos, recolhimento autoral, contabilidade de negócio e soluções de pagamento global, a ONErpm fornece uma estrutura completa aos seus clientes facilitando as operações do dia-a-dia para que eles estejam sempre atualizado com o mercado da música e seu caráter complexo, global e dinâmico. Como parceiro confiável, a ONErpm enfatiza a transparência em tudo o que faz, desde a execução de uma campanha de marketing até o pagamento.

 

A fórmula de sucesso da ONErpm é sustentada por sua tecnologia proprietária, metodologia de marketing e seus mais de 450 funcionários em 29 escritórios em 20 países. A presença global da empresa está em constante crescimento, tornando-a uma das empresas de música independente que mais cresce no mundo. A missão da ONErpm é ajudar artistas e criadores de todas as esferas da vida a serem bem-sucedidos, ao mesmo tempo em que quebra as normas de negócios que sobrecarregaram as gravadoras tradicionais. Com o objetivo de maximizar o valor da música, a ONErpm é líder em novas oportunidades de receita e opera uma das maiores redes multicanais do YouTube (MCN), cujos canais geram mais de 10 bilhões de visualizações todos os meses.

 

Para mais informações, visite www.onerpm.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: ONErpm

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 16/01, é aniversário do compositor e multiinstrumentista Johnny Boy @cjohnnyboy 

Baixista da banda IRA!

#johnnyboy #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 16/01, é aniversário da cantora e compositora Sade @sade que completa 67 anos.

#Sade #happybirthday #boomerangmusic
Em 14/01/1985, há exatamente 41 anos atrás era lançado 3° álbum de estúdio do cantor e compositor John Fogerty @johnfogerty "Centerfield".

Track Listing:

1. The Old Man Down the Road - John Fogerty (3.33)
2. Rock and Roll Girls - John Fogerty (3.26)
3. Big Train from Memphis - John Fogerty (2.58)
4. I Saw It On TV - John Fogerty (4.2)
5. Mr. Greed - John Fogerty (4.09)
6. Searchlight - John Fogerty (4.28)
7. Centerfield - John Fogerty (3.51)
8. I Can't Help Myself - John Fogerty (3.13)
9. Vanz Kant Danz - John Fogerty (5.3)

#johnfogerty #centerfield #boomerangmusic
Em 14/01/1980, há exatamente 46 anos atrás era lançado o 7° álbum de estúdio da banda Rush @rush "Permanent Weaves".

Line-up:

Geddy Lee (vocals, bass, keys)
Alex Lifeson (guitars)
Neil Peart (drums)

Track list:

	1.	The Spirit Of Radio
	2.	Freewill
	3.	Jacob’s Ladder
	4.	Entre Nous
	5.	Different Strings
	6.	Natural Science

#permanentwaves #rush #rushband #geddylee
Hoje, 14/01, é aniversário do guitarrista da banda Black Label Society, Mr. Zakk Wylde @zakkwyldebls que completa 59 anos.

#zakkwylde #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 14/01, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Foo Fighters @foofighters Dave Grohl que completa 57 anos.

Foi baterista da banda Nirvana

#davegrohl #happybirthday #boomerangmusic
Em 13/01/1984, há exatamente 42 anos atrás era lançado o terceiro álbum de estúdio da banda The Pretenders @thepretendershq "Learning To Crawl"

The Pretenders

Chrissie Hynde – lead vocals (all but "Fast or Slow" and "Ramblin' Rob"), rhythm guitars, harmonica [uncredited], backing vocals

Robbie McIntosh – lead and rhythm guitars, backing vocals

Malcolm Foster – bass guitar, backing vocals

Martin Chambers – drums, backing vocals, lead vocals on "Fast or Slow", percussion

Tracklist

1. Middle Of The Road

2 Back On The Chain Gang

3 Time The Avenger

4 Watching The Clothes

5 Show Me

6 Thumbelina

7 My City Was Gone

8 Thin Line Between Love And Hate

9 I Hurt You

10 2000 Miles

#thepretenders #learningtocrawl #boomerangmusic
Em janeiro de 1985, há exatamente 41 anos era lançado o filme "Tuff Tuff - o Rebelde", filme de ação/comédia com James Spader e Robert Downey Jr. 

Classico Sessão da Tarde, dirigido por Fritz Kiersch.

#tufftuff #boomerangmusic