SESC POMPEIA promove passeios nos territórios do Samba Paulistano inspirados em Geraldo Filme em parceria com o Guia Negro
A partir da obra do artista, os passeios traçam a cartografia do samba paulistano e identificam a cidade de São Paulo como território de memória da resistência e cultura negra
Ilustração: Manu Navas
Durante o mês de maio, o Sesc Pompeia celebra o legado de Geraldo Filme com uma programação diversa, que inclui shows, bate-papos, passeios e danças. Intitulado Geraldo Filme e o Samba Paulista, o projeto tem como objetivo destacar o pioneirismo, a militância e a história social do samba, que se cruza com a biografia do artista.
Entre as ações, está a série de passeios Territórios do Samba Paulistano, que acontece nos dias 6, 7, 13, 14, 20 e 21 de maio, e destaca a importância dos bairros Barra Funda, Bixiga e Casa Verde na criação da cartografia cultural do sambista.
Os passeios são uma parceria com o Guia Negro, plataforma de afroturismo que organiza passeios turísticos e produz conteúdo independente sobre viagens, cultura negra. Durante a experiência, os inscritos serão guiados pelas ruas dos bairros da Barra Funda, Bixiga e Casa Verde, seguindo a cartografia do samba de Geraldo, que tem como objetivo resgatar a história negra dos bairros e locais de importância cultural, como escolas de samba, institutos afro-religiosos e redutos de samba.
De acordo com o sambista, sociólogo e pesquisador Tadeu Kaçula, as composições de Geraldo Filme são carregadas de discurso social, étnico, cultural, político e sociológico. “Esses bairros foram fundamentais para a disseminação de informações e expressões artísticas, políticas e religiosas entre a comunidade negra, além de terem sido importantes para a formação das agremiações musicais e culturais, e das experiências de resistência cultural dos negros em São Paulo”, destaca Kaçula, curador do projeto.
Programação Completa:
Territórios do Samba Paulistano: Barra Funda
A caminhada percorre as ruas do bairro operário, um dos berços do samba na cidade de São Paulo, e resgata a história negra da Barra Funda passando pelo samba da Camisa Verde e Branco pelo antigo Largo da Banana. A proposta é resgatar a história negra de um bairro de grande efervescência cultural.
Data: 6 e 7/05
Inscrições: de 28/4 a 05/05 pelo app Credencial Sesc-SP ou Link
Territórios do Samba Paulistano: Bixiga
O passeio apresenta uma nova perspectiva sobre a região, popularmente conhecida como bairro italiano, mas que abriga uma cultura e história negra muito ricas. Alguns dos pontos visitados durante a caminhada incluem a Escola de Samba Vai-Vai e a pastoral afro da Igreja da Acheropita.
Data: 13 e 14/05
Inscrições: de 05/05 a 12/05 pelo app Credencial Sesc-SP ou Link
Territórios do Samba Paulistano: Casa Verde
Ao longo da caminhada são reveladas narrativas, locais e personagens da região norte de São Paulo, local que abriga a maior quantidade de escolas de samba na cidade, entre elas a Unidos do Peruche.
Data: 20 e 21/05
Inscrições: de 12/05 a 19/05 pelo app Credencial Sesc-SP ou Link
SERVIÇO:
Passeios: Territórios do Samba Paulistano
Datas:
Barra Funda: 6 e 7/05
Bixiga: 13 e 14/05
Casa verde: 20 e 21/05
Traslado ida e volta a partir do Sesc Pompeia
Sábados e domingos das 14h às 16h30
Duração: 2h30
Grátis
Classificação indicativa: 16 anos.
Inscrições: A partir de 28/4 a 05/05 pelo app Credencial Sesc-SP ou Link
Sesc Pompeia — Rua Clélia, 93
Não temos estacionamento.
Para informações sobre outras programações, acesse o portal: Link
Nos acompanhe!
Com informações: Assessoria de Imprensa Sesc Pompeia