Carminho lança EP com participação de Caetano Veloso

Dueto em ‘Os Argonautas’ reforça a ligação da cantora portuguesa com o Brasil. Novo trabalho chega às plataformas digitais nesta sexta-feira, dia 11

 

 Link para a faixa Os Argonautas no YouTube

 

Cliquaqui para ouvir o EP no Spotify

 

 A conexão do fado com a música brasileira ganha um novo capítulo na trajetória de Carminho. Nesta sexta-feira (11), a cantora portuguesa lança o EP Carminho at Electrical Audio, com quatro faixas. O título em inglês remete ao estúdio do lendário produtor americano Steve Albini (falecido em maio), na cidade de Chicago. O destaque é um dueto com Caetano Veloso em “Os Argonautas”, música lançada originalmente pelo compositor baiano no álbum de 1969, que leva seu nome – o “disco da assinatura”.

 

“Navegar é preciso / viver não é preciso”, diz o refrão da letra, que faz referência a um poema de Fernando Pessoa. A frase original, em latim, é do general Pompeu (106 – 48 a.C.) e foi dirigida aos tripulantes da embarcação que estavam a caminho de abafar a revolta de Spartacus durante a Roma Antiga. Com o tempo, virou lema entre os navegantes. Nas vozes de Caetano e Carminho, “Os Argonautas” reforça o dilema entre a necessidade de navegar e a imprecisão da vida, com suas metáforas e simbolismos.

 

A fadista relembra a amizade com Caetano e a inclusão da música no EP. Os dois já tinham gravado “Você-Você”, do compositor baiano, a partir de uma discussão sobre a Língua Portuguesa e os diferentes usos das palavras nos países lusófonos. Em 2023, quando foi a Lisboa com a turnê do álbum “Meu Coco”, Caetano convidou Carminho para subir ao palco do Coliseu dos Recreios. Juntos cantaram “Você-Você” e também “Os Argonautas”, a pedido dela.

 

“Essa música é cativante não só pela beleza da letra e da melodia, mas pela relação com os versos de Fernando Pessoa. O tom nostálgico, que evoca Portugal de outros tempos, me fascinou. Caetano sugeriu que eu gravasse essa canção e foi o que fiz, com guitarra portuguesa. Ele colocou voz mais tarde, selando esse EP com seu talento, sua voz e sua generosidade”, relata a fadista. Ao receber a gravação, Caetano foi só elogios: “Sinto-me honrado de ter essa canção minha interpretada de maneira tão bela, que me emociona fundo. Orgulho-me de cantar ao lado dela como quem assina a autoria”.

 

O EP traz ainda três canções da própria Carminho: “Deixei a Casa”, “Não olhes nos meus olhos” e “Gota de água” (esta última em parceria com António Gedeão). Os sentimentos transbordam à primeira audição de cada faixa. “Eu, quando choro, não choro eu / Chora aquilo que nos homens / em todo o tempo sofreu / As lágrimas são minhas / mas o choro não é meu”, diz a letra de Gota de Água.

 

Expoente do fado contemporâneo, Carminho conquista o ouvinte com suz voz envolvente e músicas de natureza emotiva. O seu trabalho reforça a ligação de duas culturas que se entrelaçam há mais de 500 anos, não apenas pelo idioma, mas principalmente pelos sentimentos em comum. Filha da também fadista Teresa Siqueira, a cantora de 40 anos é uma das responsáveis por trazer um frescor ao gênero desde o final dos anos 2000.

 

Laços que se fortalecem. Carminho tem uma relação de longa data com o Brasil. Ela veio ao país pela primeira vez em 2003, aos 19 anos, de navio. Em quase duas décadas de carreira, lançou seis álbuns de estúdio e gravou ao lado de nomes como Chico Buarque, Marisa Monte e Milton Nascimento. Em 2016, a fadista recebeu um convite da família Jobim para gravar “Carminho canta Tom Jobim”, com a banda que acompanhou o maestro nos seus últimos 10 anos de vida. Já o álbum “Portuguesa”, de 2023, incluiu parceria dela com Marcelo Camelo em “Levo o meu barco no mar”. Agora, o dueto com Caetano em “Os Argonautas” consolida esse vínculo com a música brasileira.

 

O novo EP foi gravado em outubro de 2023, num dia de folga da cantora durante sua turnê pelos Estados Unidos. Ela já conhecia Steve Albini como produtor de Nirvana, Pixies e PJ Harvey, entre outros artistas. Nas palavras de Carminho, Albini explorou o “lado punk” de sua personalidade musical. Os músicos de sua banda tocaram instrumentos como mellotron, lap steel e guitarra elétrica (que a fadista já tinha incorporado ao álbum “Portuguesa”).

 

“A magia musical do Albini permeia este EP. Ele soube captar a intimidade e o nosso momento no estúdio, como se estivéssemos cantando numa casa de fados. Houve uma forte empatia entre nós. Ele compreendeu a musicalidade do fado, mesmo sem nunca ter gravado algo do gênero. Soube capturar os timbres e a sonoridade de cada instrumento. Isso gerou uma dinâmica muito boa entre os músicos no estúdio”, lembra Carminho.

 

FICHA TÉCNICA

 

EP Carminho at Electrical Audio

Lançamento: 11 de outubro

 

Faixas:

 

  1.  Os Argonautas (feat. Caetano Veloso)
  2. Deixei a minha casa (Alexandrino da ponte)
  3. Gota de água
  4. Não olhes para os meus olhos (Fado da espera)

 

Músicos

 

Carminho: voz

André Dias: Guitarra portuguesa

Flávio Cardoso: Violão

João Pimenta Gomes: Mellotron

Pedro Geraldes: Guitarra e Lap Steel

Tiago Maia: Baixo Acústico

 

Produção: Carminho e Steve Albini

Masterização: Sterling Sound NJ, por Greg Calbi e Steve Fallone

Produtor Executivo: Yusuf Gandhi
Sony Music Entertainment Portugal

 

(P) 2024 Sony Music Entertainment Portugal, Sociedade Unipessoal Lda., sob licença exclusiva de Maria Music

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: LUPA Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Há 37 anos atrás era lançado o álbum Surfing with The Alien do cantor,  compositor e guitarrista Joe Satriani @joesatriani 

#joesatriani #boomerangmusic #surfingwiththealien
Hoje (15/10), é aniversário do cantor e compositor Luiz Carlos Sá @luizcarlossaof da dupla Sá e Guarabyra que completa 79 anos.

Foto 📷 @leandroalmeidashow

#luizcarlossa
#saeguarabyraoficial
#happybirthday #boomerangmusic
Hoje (15/10), é aniversário do cantor e compositor Pedro Luís @pedroluisoficial que completa 64 anos.

Integrante das bandas Pedro Luis e a Parede e Monobloco.

#pedroluis #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (14/10), é aniversário do cantor, compositor e produtor Kiko Zambianchi @kikozambianchioficial que completa 64 anos 

#kikozambianchi #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (13/10), é aniversário do cantor e compositor Paul Simon @paulsimonofficial que completa 83 anos.

#paulsimon #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (13/10), é aniversário do cantor e compositor Fagner @fagneraimundo que completa 75 anos.

#Fagner #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (13/10), é aniversário do compositor e guitarrista Kiko @kikoroupanova que completa 72 anos.

#kiko #roupanova #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (13/10), é aniversário do cantor, compositor e guitarrista Sammy Hagar @sammyhagar que completa 77 anos.

Foi integrante da banda Van Halen @vanhalen 

#sammyhagar #happybirthday #boomerangmusic