ROBERTO BARRETO e MANOEL CORDEIRO + PUPILLO, lançam “Estado de Espírito”

Os guitarristas Roberto Barreto e Manoel Cordeiro lançam com o produtor e baterista Pupillo “Estado de Espírito”, disco de guitarra brasileira com oito músicas autorais inéditas. “É música para o mundo”, afirma Mario Caldato Jr, que mixou o álbum.

 

Ouça aqui: https://links.altafonte.com/EstadoDeEspirito

 

Estado de Espírito – Um disco de Guitarra Brasileira

 

“Tentar enumerar referências para falar de algo que junta elementos de diferentes estados, aqui se referindo a condição política da palavra, como Bahia, Pará e Pernambuco, é muito limitador por se tratar de lugares que são banhados de ancestralidade, espiritualidade, cultura popular, e traduzem, cada um com seu sotaque, a aventura do povo brasileiro e sua contribuição para a humanidade.

 

A música, aqui carregada de uma linguagem brasileira de guitarra, muitas vezes consegue traduzir mais do que mil palavras, os sentimentos que resultam dessas trocas e caminhos percorridos em cada um desses territórios. Os encontros dados a partir disso, quando realizados em sua potência, transmitem sentimentos de irmandade, alegria, pertencimento, responsabilidade e esperança, que transpõem os limites territoriais e nos elevam a um Estado de Espírito.

 

Este álbum musical é um reflexo dos sentimentos individuais de cada um aqui presente, falando a partir de um Brasil que entende que sua maior contribuição vem justamente do que somos capazes de transmitir enquanto povo que se entende a partir de suas muitas diferenças.” (Roberto Barreto)

 

Em dezembro de 2022, Roberto Barreto e Manoel Cordeiro se encontraram “musicalmente” pela primeira vez em Salvador, para participar de um festival de guitarras. O encontro, que já era um desejo antigo, aconteceu da forma mais espontânea possível e com uma conexão musical que “deu liga” desde a primeira nota. “Eu não tive nenhuma dúvida da potência que é esse estado de espírito de parceria que estamos imbuídos. Uma energia muito boa, que fluiu muito rápido. O mais difícil entre duas pessoas é a liga. Quando se tem isso tem tudo, e nós temos isso.”, diz Manoel Cordeiro sobre esse encontro.

 

A partir disso começou a se trabalhar no repertório com algumas ideias já existentes e outras que foram sendo desenvolvidas em trocas de mensagens e alguns encontros presenciais. “Percebemos logo que o mais importante era registrar a gente tocando como fazíamos ali direto, livres, dando espaço pro criativo. Os temas ficavam vivos, e se transformavam a cada instante. Então sugeri que partíssemos disso, ainda sem nada rítmico muito definido, sem forma. Isso nos fez mergulhar na essência das composições, nos permitiu viajar por muitos lugares conectados por nossos instrumentos, cada um com seu sotaque”, comenta Roberto Barreto.

 

Para se conectar com isso, ajudar a traduzir essa atmosfera e contribuir com ritmos, sons, e caminhos, soma-se ao projeto o pernambucano Pupillo, que além de grande músico e pesquisador dos ritmos brasileiros, é também um experiente e sensível produtor. Juntam-se, então, universos culturais de três estados brasileiros: Bahia, Pará e Pernambuco, e aos poucos foi se percebendo que o resultado era um novo lugar, um lugar que não estava necessariamente localizado em um território, e sim que nos conectava a um novo “Estado de Espírito”.

 

“Quando nos reunimos para gravar, eu tive a sensação imediata de que algo novo estava acontecendo e isso se concretizou quando Seo Manoel falou sobre fazer algo híbrido. Isso pra mim deixou a certeza de que não poderíamos fazer um disco onde cada faixa fosse uma representação do lugar onde temos nossas raízes, muito menos uma disputa de territórios…. a sensação que eu tenho é que esse disco ganhou uma perspectiva que vai além de uma representação dos estilos de cada estado…O virtuosismo aqui é o diálogo e o prazer de ouvir temas que atravessam os oceanos sem a alcunha de exóticos ou regionais”, afirma Pupillo.

 

 

O disco foi gravado em duas sessões ao vivo, somente com as guitarras, em São Paulo, e só depois vieram os beats, programações e as coberturas. O baixo é um elemento que ajuda a unir todas essas partes e conduzir essa viagem musical. Participam do álbum no comando dos graves Alberto Continentino (cinco faixas), e mais Kassin e SekoBass. Também tem a presença de Nilton Amorim no sax tenor, e Dougbone, que toca trombone e fez os arranjos para “Tudo Pode Acontecer”, uma das faixas mais quentes do disco. A mixagem foi outro ponto fundamental para se chegar no sentimento necessário para traduzir esse encontro. Mario Caldato Jr., brasileiro residente nos EUA há mais de quatro décadas e que já colaborou com nomes como Beastie Boys, Jack Johnson, Marisa Monte e Nação Zumbi, trouxe sua concepção sonora e sua sensibilidade para trabalhar com espaços e camadas e dar uma assinatura única para esse disco.

 

“Estado de Espírito” sai pelo selo Máquina de Louco, que além dos discos do BaianaSystem já lançou também álbuns de Russo Passapusso, da Orquestra Afrosinfônica e do seu maestro Ubiratan Marques. A direção de arte e concepção visual ficou a cargo de Filipe Cartaxo, que assina também a capa.

 

www.maquinadelouco.com.br

www.instagram.com/maquinadelouco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Bebel Prates Assessoria de Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 18/09/1987, há exatamente 39 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o drama/suspense Atração Fatal.

Dirigido por Adrian Lyne

Estrelado por Glenn Close, Michael Douglas e Anne Archer.

Filme de arrepiar os cabelos, mas que vale muito a pena assistir.

#fatalattraction #atracaofatal #Boomerangmusic
Em 18/09/1992, há exatamente 32 anos atrás era lançado o filme Singles, em português Vida de Solteiro.

Dirigido por Cameron Crowe e estrelado por Matt Dillon, Bridget Fonda, Campbell Scott, Kyra Sedgewick e grande elenco.

No filme seis jovens dividem gostos, sonhos, inquietudes e o mesmo prédio em Seattle. Cada um tem o desejo de amar e ser amado e todos têm a difícil tarefa de encontrar a felicidade.

A trilha sonora ficou a cargo de bandas da cena musical de Seattle como Pearl Jam, Alice In Chains e Soundgarden.

#singles #boomerangmusic
Em 18/09/2000, há exatamente 26 anos atrás era lançado o 8° álbum de estúdio da cantora e compositora Madonna @madonna "Music".

Faixas:

01. Music
02. Impressive Instant
03. Runaway Lover
04. I Deserve It
05. Amazing
06. Nobody s Perfect
07. Don t Tell Me
08. What It Feels Like for a Girl
09. Paradise (Not for Me)
10. Gone
11. American Pie

#madonna #music #boomerangmusic
Em 18/09/2015, há exatamente 11 anos atrás era lançado o 4° álbum de estúdio do cantor e compositor David Gilmour @davidgilmour "Rattle That Lock".

Pode ouvir esse sonzaço, vale a pena!

Tracklist:

1. 5 A.M.
2. Rattle That Lock
3. Faces Of Stone
4. A Boat Lies Waiting
5. Dancing Right In Front Of Me
6. In Any Tongue
7. Beauty
8. The Girl In The Yellow Dress
9. Today
10. And Then…

#davidgilmour #rattlethatlock #boomerangmusic
Em 18/09/1981, há exatamente 45 anos atrás era lançado o 11° álbum de estúdio da banda Genesis @genesis_band "Abacab".

Integrantes:

Phil Collins - bateria, percussão e vocal
Tony Banks - teclado
Mike Rutherford - baixo e guitarra

Tracklist

1. Abacab
2. No Reply At All
3. Me And Sarah Jane
4. Keep It Dark
5. Dodo / Lurker
6. Who Dunnit?
7. Man On The Corner
8. Like It Or Not
9. Another Record

#abacab #Genesis #boomerangmusic
Hoje, 18/09, é aniversário do cantor, compositor e integrante da banda Titãs @titasoficial Sérgio Britto @sergiobritto_oficial que completa 67 anos.

#sergiobritto #titas #happybirthday #boomerangmusic
Em 18 de setembro de 1983, há exatamente 43 anos atrás, o Kiss @kissonline chocou o mundo ao aparecer na MTV com J.J. Jackson e revelar seus rostos sem maquiagem pela primeira vez na televisão!

Paul Stanley (Starchild), Gene Simmons (Demon), Vinnie Vincent (Ankh Warrior) e Eric Carr (Fox) finalmente revelaram os rostos por trás da lendária maquiagem.

Você assistiu ao momento em que o KISS tirou a maquiagem pela primeira vez? Qual foi a sua reação?

#kissonline #KISS #MTV #boomerangmusic
Em 18/09/1970, há exatamente 56 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio da banda Black Sabbath @blacksabbath “Paranoid”.

Integrantes:

Ozzy Osbourne (vocals)
Tony Iommi (guitars)
Geezer Butler (bass)
Bill Ward (drums)

Track list:

	1.	War Pigs/Luke’s Wall
	2.	Paranoid
	3.	Planet Caravan
	4.	Iron Man
	5.	Electric Funeral
	6.	Hand Of Doom
	7.	Rat Salad
	8.	Jack The Stripper/Fairies Wear Boots

#blacksabbath #paranoid #ozzyosbourne #tonyiommi #geezerbutler billward