Tempo bom para Maria Bethânia

Universal Music Brasil anuncia reedição de vinis, lançamento de compilações digitais e box de CDs para celebrar seis décadas de carreira da cantora, em 2025, e seus 80 anos, em 2026

 

Em fevereiro de 1965, Maria Bethânia estreava no espetáculo “Opinião”, substituindo Nara Leão, integrante do elenco original ao lado de Zé Ketti e João do Vale. Ali, aos 18 anos, em suas primeiras apresentações fora da Bahia natal, Bethânia se afirmava desde o início como estrela única, de brilho original. Naquele palco, ao interpretar canções como “Carcará”, ela deixava instantaneamente de ser uma revelação local e anunciava seu destino de voz farol do Brasil.

 

Agora, em fevereiro de 2025, a Universal Music Brasil — gravadora fundamental na trajetória da cantora — dá início às celebrações pelas seis décadas de carreira de Bethânia, contadas a partir do marco de “Opinião”. E prepara o terreno para as comemorações em torno de seus 80 anos, em 2026. Ao longo dos dois anos, serão lançadas compilações digitais, reedições de vinis clássicos e um box de CDs. Saiba mais aqui .

 

O pontapé inicial é a compilação “Os Grandes Sucessos de Maria Bethânia”, disponível nas plataformas a partir do dia 13 de fevereiro. Diferentes compositores e momentos de sua carreira estão representados no repertório, de “Olhos nos olhos” (Chico Buarque, 1976) a “Onde estará o meu amor” (Chico César, 1996); de “Negue” (Adelino Moreira e Enzo de Almeida Passos, 1978) a “Reconvexo” (Caetano Veloso, 1989). Veja a lista completa:

 

Cheiro de amor (Paulo Sérgio Valle/ Jota Morais/ Ribeiro/ Duda Mendonça)

 

As canções que você fez pra mim (Roberto Carlos/ Erasmo Carlos)

 

Fera ferida (Roberto Carlos/ Erasmo Carlos)

 

Olha (Roberto Carlos/ Erasmo Carlos)

 

Olhos nos olhos (Chico Buarque)

 

Reconvexo (Caetano Veloso)

 

Não dá mais pra segurar (Gonzaguinha)

 

Brincar de viver (Guilherme Arantes/ Jon Lucien)

 

Louvação a Oxum (Ordep Serra/ Roberto Mendes)

 

Negue (Adelino Moreira/ Enzo de Almeida Passos)

 

Onde estará o meu amor (Chico César)

 

Tocando em frente (Renato Teixeira/ Almir Sater)

 

Diamante verdadeiro (Caetano Veloso)

 

Costumes (Roberto Carlos/ Erasmo Carlos)

 

O catálogo da Universal Music Brasil — que inclui os acervos da Polygram, Philips, EMI e Elenco — guarda parte significativa da discografia de Bethânia. Cobrindo dos anos 1960 aos 1990, o arquivo documenta não só a consolidação de seu estilo personalíssimo como o aumento de sua popularidade — ela foi a primeira cantora brasileira a vender um milhão de discos, com “Álibi” (1978), e a que mais vendeu na década de 1970.

 

Está coberto por esse período também o nascimento da linguagem dos espetáculos de Bethânia a partir do diálogo com o teatro — na parceria com o diretor Fauzi Arap. Da mesma forma, há encontros marcantes com artistas como Chico Buarque e Edu Lobo.

 

Essa história será lembrada e celebrada nas reedições de discos históricos em vinil, a serem lançados ao longo de 2025 e 2026. A lista inclui álbuns como:

 

Edu e Bethânia” (1967): A dupla dava os primeiros passos na carreira, mas eles já se mostravam grandes. O disco, lançado pela Elenco, traz dez canções, cinco das quais têm a voz da cantora. Uma delas, “Pra dizer adeus” (parceria de Edu e Torquato Neto), aparece em interpretação comovente.

 

Rosa dos Ventos — O show encantado” (1971): O álbum traz o registro ao vivo do show homônimo, exemplar dos mais finos da parceria da cantora com Fauzi Arap. Cruzando canções de compositores como Chico, Caetano, Sueli Costa, Batatinha e Jards Macalé com textos de Fernando Pessoa e Clarice Lispector, entre outros, é Bethânia em essência.

 

Drama” (1972): Recém-chegado do exílio em Londres, Caetano assina a produção musical do disco — e também algumas canções do repertório. Pelo menos duas se tornariam clássicas: “Esse cara”; e “Iansã”, parceria com Gilberto Gil que passou a ser uma das assinaturas de Bethânia. A gravação de “Volta por cima” também é antológica.

 

A cena muda” (1974): Novamente juntos, Bethânia e Fauzi Arap montaram um espetáculo de forte conteúdo político, desde o título que explora a ambiguidade entre o adjetivo “muda” (calada) e o verbo “mudar”. No repertório, compositores como Gonzaguinha, Paulinho da Viola, Chico, Gilberto Gil e Noel Rosa.

 

Chico Buarque & Maria Bethânia ao vivo” (1975): Outro registro de um show, agora com a cantora na companhia de um dos compositores mais gravados por ela. Encontro poderoso, seja quando cantam sozinhos ou em duetos como “Sem fantasia” e “Sinal fechado” (canção de Paulinho da Viola que os dois já haviam gravado separadamente).

 

Pássaro proibido” (1976): A gravação de Bethânia para “Olhos nos olhos”, presente aqui, é marcante em sua carreira. Puxado por ela, o álbum rendeu à cantora seu primeiro Disco de Ouro. Com arranjos e repertório refinados, incluindo uma rara composição de Bethânia (a faixa-título, com versos dela e melodia de Caetano).

 

Memória da pele” (1989): O disco abre com uma de suas mais fortes canções-assinatura, “Reconvexo”. Ali, a cantora dá voz aos versos que Caetano escreveu para ela cantar, afrontosa, em primeira pessoa. Há ainda Alceu Valença (“Junho”), Djavan (“Tenha calma”), Lupicínio (“Vingança”) e uma parceria de João Bosco com Waly Salomão (a faixa-título).

 

Ao vivo” (1995): Registro da turnê de “As canções que você fez pra mim” (1993), com parcerias de Roberto e Erasmo. Além das canções da dupla, ela passeia por um repertório de sucessos e novidades. Entre elas, o samba da Mangueira feito em homenagem a ela, Gal, Gil e Caetano, além de outras que nunca tinha gravado, como “Todo o sentimento”.

 

As reedições vão se juntar a outros quatro LPs que já estão disponíveis nas lojas: “A tua presença” (1971); “Mel” (1979); “Talismã” (1980); e “As canções que você fez pra mim” (1993). Além dos vinis e das compilações digitais, um box de CDs reunindo álbuns da primeira década da carreira de Bethânia reforçará as homenagens à cantora. Outras iniciativas serão anunciadas nos próximos meses. Afinal, o arquivo é riquíssimo e há muito o que se celebrar para dar conta da grandeza — larga no tempo e funda na alma do Brasil — da obra de Bethânia.

 

 

A trajetória de Maria Bethânia é marcada por interpretações inesquecíveis e uma escolha musical sempre precisa. Cuidar desse repertório é garantir que sua obra continue tocando diferentes gerações, mantendo viva a força e a identidade de sua arte”, diz Paulo Lima, presidente da Universal Music Brasil.

 

 Por Leonardo Lichote

 

 

 

 

 

 

Com informações: www.universalmusic.com.br

Universal Music Brasil 

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 17/11/1998, há exatamente 27 anos atrás era lançado o 5° album de estúdio da banda The Offspring @theoffspring "WELCOME TO AMERICANA".

Integrantes:

Dexter Holland – vocal, guitarra
Noodles – guitarra, vocais de apoio
Greg K. – baixo
Ron Welty – bateria

Tracklist:

01 Welcome
02 Have You Ever
03 Staring at the Sun
04 Pretty Fly (for a White Guy)
05 The Kids Aren’t Alright
06 Feelings
07 She’s Got Issues
08 Walla Walla
09 The End of the Line
10 No Brakes
11 Why Don’t You Get a Job?
12 Americana
13 Pay the Man

#theoffspring #welcometoamericana #boomerangmusic
Em 17/11/1987, há exatamente 38 anos atrás era lançado o primeiro álbum de remixes da cantora Madonna @madonna ‘You Can Dance’.

Tracklist

1. Spotlight” Madonna / Stephen Bray / Curtis Hudson / John “Jellybean” Benitez 6:23
2. “Holiday” Hudson / Lisa Stevens / Benitez 6:32
3. “Everybody” Madonna / Mark Kamins / Bruce Forest / Frank Heller 6:43
4. “Physical Attraction” Reggie Lucas 6:20
5. “Over and Over” Madonna / Bray / Nile Rodgers / Steve Thompson / Michael Barbiero 7:11
6. “Into the Groove” Madonna / Bray / Shep Pettibone 8:26
7. “Where’s the Party” Madonna / Bray / Patrick Leonard / Pettibone 7:16

#Madonna #youcandance #boomerangmusic
Em 16/11/2000, há exatamente 25 anos atrás era lançado o 3° álbum de estúdio da banda Charlie Brown Jr.  @charliebrownjr "Nadando com os Tubarões".

Produzido por Tadeu Patolla @tadeupatolla 

Formação

Chorão: vocal
Champignon: baixo, vocal e beatbox
Marcão Britto: guitarra
Thiago Castanho: guitarra
Renato Pelado: bateria

Tracklist 

01 Rubão
02 Ralé
03 Não é Sério
04 O Penetra
05 A Banca
06 Tudo Mudar
07 Fichado
08 Ouviu-se Falar
09 Amor Pelas Ruas
10 Essa é por Quem Ficou pra Trás
11 Transar no Escuro
12 Fundão
13 Somos Extremes no Esporte e na Música
14 Talvez a Metade do Caminho
15 Pra Mais Tarde Fazermos a Cabeça
16 No Desafio, Ibiraboys ( Vinheta ) / A União Prevalece
17 Trocando uma Idéia com Deus

#charliebrownjr #nadandocomostubarões #boomerangmusic
Em 16/11/1987, há exatamente 38 anos atrás era lançado o álbum de estreia do cantor e compositor Rick Astley @officialrickastley "Whenever You Need Somebody".

Tracklist

A1 – Never Gonna Give You Up – 3:32
A2 – Whenever You Need Somebody – 3:53
A3 – Together Forever – 3:25
A4 – It Would Take A Strong Strong Man – 3:40
A5 – The Love Has Gone – 4:20
B1 – Don’t Say Goodbye – 4:08
B2 – Slipping Away – 3:52
B3 – No More Looking For Love – 3:13
B4 – You Move Me – 3:42
B5 – When I Fall In Love – 3:02

#rickastley #wheneveryouneedsomebody #boomerangmusic
Em novembro de 2007, há exatamente 18 anos atrás era lançado o 8° álbum de estúdio da banda Charlie Brown Jr. "RITMO, RITUAL E RESPONSA", produzido por Chorão e Thiago Castanho.

Integrantes:

Chorão: vocal
Thiago Castanho: guitarra
Pinguim: bateria
Heitor Gomes: baixo

Tracklist:

01. Pontes Indestrutíveis
02. O que Ela Gosta é de Barriga
03. Não Viva em Vão
04. Ritmo, Ritual e Responsa
05. Be Myself
06. Uma Criança com Seu Olhar
07. Liberdade é Tudo
08. O Universo a Nosso Favor
09. Ninguém Entende Você
10. Quando Tudo Aconteceu
11. Beco Sem Saída
12. Sem Medo da Escuridão (Part. MV Bill)
13. Nua, Linda e Inigualável
14. Vida de Magnata (Part. de João Gordo)
15. Que Espécie de Vermes São Vocês?
16. Buscando um Novo Rumo
17. Vivendo a Vida Numa Louca Viagem
18. Curva de Hill
19. Direto e Reto Sempre
20. Skateboard Amor Eterno
21. Café Fundation
22. Paranormal
23. Senhor do Tempo

#ritmoritualeresponsa #charliebrownjr #boomerangmusic
Em 15/11/1983, há exatamente 42 anos atrás era lançado o 3° álbum de estúdio do cantor e compositor Ozzy Osbourne “Bark At The Moon”

Integrantes:

Ozzy Osbourne (vocals)
Jake E. Lee (guitars)
Don Airey (keys)
Bob Daisley (bass)
Tommy Aldridge (drums)
Additional musicians: Louis Clark (strings)

Track list:

	1.	Bark At The Moon
	2.	You’re No Different
	3.	Now You See It (Now You Don’t)
	4.	Rock ‘N’ Roll Rebel
	5.	Centre Of Eternity
	6.	So Tired
	7.	Slow Down
	8.	Waiting For Darkness

#ozzyosbourne #ozzy #barkatthemoon #jakeelee #bobdaisley #tommyaldridge #donairey #boomerangmusic
Em novembro de 1988, há exatamente 37 anos atrás era lançado o álbum de estreia do duo Milli Vanilli @millivanilli.official "All Of Nothing"

Integrantes:

Milli Vanilli

Rob Pilatus 
Fab Morvan 

Tracklist:

Lado A

1- Can't You Feel My Love 3:34
2- Boy In The Tree 3:11
3- Money 4:11
4- Dance With A Devil 4:11
5- I'm Gonna Miss You 4:00
6- All Or Nothing 3:44

Lado B

1- Baby Don't Forget My Number 4:08
2- Dreams To Remember 3:57
3- Is It Love 3:24
4- Ma Baker 4:23
5- Girl, You Know It's True 4:12

#millivanilli #boomerangmusic #allornothing
Em novembro de 2000, há exatamente 25 anos atrás era lançado o sexto álbum de estúdio da banda The Offspring @offspring "Conspiracy OF One", pela Columbia Records.

Integrantes:

Dexter Holland – Vocal e guitarra rítmica
Noodles – Guitarra líder e vocal de apoio
Greg K. – Baixo e vocal de apoio
Ron Welty – Bateria

Tracklist:

Lado A

1. Intro 0:05
2. Come Out Swinging 2:47
3. Original Prankster 3:40
4. Want You Bad 3:22
5. Million Miles Away 3:39
6. Dammit, I Changed Again 2:48
7. Living In Chaos 3:28

Lado B

1. Special Delivery 3:00
2. One Fine Day 2:44
3. All Along 1:38
4. Denial, Revisited 4:32
5. Vultures 3:34
6. Conspiracy Of One 2:17
7. 80 Times 2:05

#conspiracyofone #boomerangmusic #theoffspring