Ilana Volcov e Cristovão Bastos lançam o álbum Acariciando gravado em Portugal

Residente em Lisboa, a cantora paulistana e o ilustre pianista carioca lançam, pela gravadora Biscoito Fino, uma pequena coleção de “canções fantásticas”. Novo projeto estará nas plataformas digitais no dia 28 março

 

OUÇA “Acariciando” aqui: https://orcd.co/acariciando

 

Uma coleção de canções de amor baseadas em diálogos imaginários compõe o álbum Acariciando, novo trabalho da cantora Ilana Volcov e do pianista Cristovão Bastos, que será lançado no dia 28 de março, pela gravadora Biscoito Fino. Produzido em Portugal, o projeto prevê lançamentos do álbum e videoclipes ambientados no universo ilusório.

 

Radicada em Lisboa há sete anos, a cantora paulistana Ilana Volcov emprestou da literatura fantástica o termo que traduz o conceito do seu novo álbum. “Desde a pandemia, quando estivemos mais interiorizados, passei a reunir ‘canções fantásticas’. Queria cantar o amor a partir de conversas irreais, oníricas, que só poderiam existir na imaginação.”

 

Um dueto musical e textual, em que voz e piano retratam diálogos – ou melhor, conversas imaginárias – , o álbum tem oito canções e um tema instrumental vocalizado. Foi gravado no Porto pelo engenheiro de som Carlos Fuchs, vencedor do Grammy 2023, quando Cristovão Bastos esteve em Portugal para apresentações no norte do país.

 

O pianista, que propôs a gravação do álbum, assumiu a direção musical, enquanto Ilana foi responsável pela direção artística. A cantora conta que o projeto contempla gêneros usuais da música brasileira, como valsas, choros e sambas, e prioriza autores consagrados do cancioneiro popular, como Tom Jobim, Chico Buarque, Guinga, Abel Ferreira e Vadico, mas traz como diferenciais o repertório temático e a interpretação. Embora tenha tantos ingredientes conhecidos, o álbum reserva um espaço importante para o inesperado através de seus versos mágicos, oníricos e metafóricos.

 

Nas palavras da cantora: “apesar de ser um mestre da linguagem musical brasileira, diante da música, o Cristovão (Bastos) se porta como um aprendiz, disposto a explorar caminhos impensados e impor desafios constantes à sua criatividade. É um pianista orquestrador que devora melodias sinuosas, harmonias elaboradas e entrega, com frescor e humor, uma sonoridade cheia de intenções sutis. Foi o parceiro perfeito para esta viagem ao ‘país das maravilhas.’”

 

Mesmo composto por músicas brasileiras, o trabalho carrega marcas da conexão entre Brasil e Portugal, revela Ilana, que atribui à presença dos artistas da corte de D. João VI no Rio de Janeiro, o requinte das letras e melodias da canção brasileira. “A arte dos músicos e poetas portugueses misturada à musicalidade dos povos nativos e os de ascendência africana deu origem aos primeiros gêneros musicais do país, muito elaborados, como a modinha. Os autores contemplados em “Acariciando” perpetuam o que há de mais sofisticado na música brasileira, ou seja, mantém viva e remoçada aquela música portuguesa que cruzou o Atlântico,” avalia a cantora.

 

O título do álbum, que leva o nome de uma das faixas, também traz algo da relação histórica entre os países. “Acariciando” é um choro, um gênero refinado e exigente, muito atrelado à música europeia e seus instrumentos trazidos pelos portugueses. “O gerúndio é uma forma verbal usualmente empregada pelos brasileiros e menos comum no português de Portugal. Então, o título do álbum imprime uma brasilidade. Por outro lado, o gerúndio é recorrente entre os nomes de choro, gênero que ilustra, como poucos, a exuberância da nossa herança portuguesa.”, comenta a cantora sobre outros códigos do disco.

 

Premiada no Brasil, Ilana Volcov iniciou sua carreira no Barbatuques, grupo de percussão corporal, e atuou com compositores, como Vanessa da Mata, Zeca Baleiro, Guinga e Breno Ruiz. Ao lado de Eduardo Gudin, com quem trabalhou por 14 anos, Ilana cantou com Arrigo Barnabé, Elton Medeiros, Paulo César Pinheiro, Paulinho da Viola, Paulo Vanzolini e Toquinho. Contemplada pelo Prêmio Funarte de Música Brasileira, realizou, ao lado do trio Improvisado, a turnê “Pelo Teletipo” em cinco capitais do Brasil. Com o prêmio no Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, ela produziu o seu primeiro projeto solo, “Bangüê”, em 2010, lançado também no Japão.

 

Cristovão Bastos é compositor, pianista, arranjador, diretor musical e tem 16 prêmios musicais. Ele é parceiro de Chico Buarque nas canções “Todo o sentimento” e “Tua cantiga”e já fez direção musical e arranjos para shows e gravações de Nana Caymmi, Edu Lobo, Elza Soares, Emílio Santiago, Fafá de Belém, Gal Costa, Martinho da Vila, Paulinho da Viola e Miúcha. Ele também é autor da música ‘Resposta ao Tempo’, ao lado de Aldir Blanc, que foi interpretada por Nana Caymmi para a abertura da minissérie “Hilda Furacão”, da TV Globo.

 

A parceria de Cristovão Bastos com Paulinho da Viola deu origem a quatro choros instrumentais. O último foi entoado por Ilana Volcov em “Acariciando” e é o único tema sem palavras do álbum. O título “Não me digas não” escolhido por Cristovão dá margem a interpretações diversas. A melodia seria um protesto diante de uma negativa? Seria um pedido para evitar a negativa? Ou é um desejo que se manifesta como música no imaginário do interlocutor? Até mesmo no tema instrumental, há dubiedade de intenções e uma certa imprecisão sobre a realidade dos fatos.

 

A amizade entre a cantora e o pianista teve início em 2007, quando atuaram no concerto que celebrou os 40 anos de música de Eduardo Gudin, compositor icônico da cidade de São Paulo. Mais tarde, gravaram “Quando o samba acabou” (Noel Rosa) no primeiro disco solo da cantora, que brinca que “em Bangüê, voz e piano surgem como um “Pas de Deux” em meio às faixas de voz e quinteto, já em Acariciando, o duo está presente o tempo todo e é o próprio balé – um balé íntimo, despido”.

 

Os dois estão juntos também no videoclipe “Uma Canção Inédita”, que foi filmado em Lisboa e Cascais por uma equipe local formada por portugueses e expats do leste europeu, sob a direção da lituana Indre Biancale. A cantora conheceu o trabalho de Indre no Instagram. Encantada com algumas de suas imagens surrealistas, trouxe a fotógrafa para imprimir o mesmo caráter fantasioso no videoclipe.

 

Segundo ela, essa música, de autoria de Edu Lobo e Chico Buarque, é a mais alegórica de Acariciando. Para começar, tem um título falso: não é uma canção inédita. Em 2001, integrou a trilha sonora assinada pelos compositores para a peça teatral “Cambaio”. E na ocasião, apesar do nome, foi a única regravação do álbum. Antes de receber a nova letra, esteve como “Casa de João de Rosa” no disco “Dança da Meia Lua” – trilha sonora do balé homônimo, feita pela dupla em 1988. Desde a sua versão original, a valsa teve um discurso onírico: “A casa de botão de Rosa / Que é de João”, “Casa de joão-de-barro, a concha cor de Rosa / Não tem portão”. Ou seja, é uma letra fundada no absurdo que seguiu seu destino ilusório. Hoje traz os versos: “Guarde numa caixa preta / A tímida canção / No fundo falso da gaveta / Do coração / É valsa pra se ouvir por dentro / Pra se ouvir a sós / Pra não se dissipar ao vento / Com minha voz”.

 

SAIBA MAIS

 

Álbum Acariciando – Ilana Volcov e Cristovão Bastos 

 

Distribuição Biscoito Fino

Lançamento dia 28 de março nas plataformas digitais

 

Repertório

 

Odalisca (Guinga | Aldir Blanc) – https://www.youtube.com/watch?v=cZvUeu2ThCE

Saudade Intrusa (Vadico)

Acariciando (Abel Ferreira | Lourival Faissal)

Estrada Branca (Antonio Carlos Jobim | Vinicius de Moraes)

Não me digas não (Cristovão Bastos | Paulinho da Viola)

Uma canção inédita (Edu Lobo | Chico Buarque)

Viola de Cigano (Breno Ruiz | Paulo César Pinheiro)

Coração Imprudente (Paulinho da Viola | Capinan)

Ária de Opereta (Guinga | Aldir Blanc)

 

Ficha técnica 

 

Ilana Volcov
Voz, Direção Artística e Produção Executiva

Cristovão Bastos
Piano e Direção Musical

Carlos Fuchs
Gravação, Mixagem e Masterização

Bárbara Santos e Rui Velho Rebelo

Assistentes de gravação

Gravado na Arda Recorders, mixado e masterizado na Tenda da Raposa, no Porto, Portugal.

Maria Cau Levy

Projeto Gráfico

Crédito das imagens: Indre Biancale / Diego Barral

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Assessoria de Imprensa – Creative Express  

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 01/12/1993, há exatamente 32 anos atrás era lançado o 13° álbum de estúdio da banda Ramones @ramones "Acid Eaters".

É o album de covers da banda.

Ramones

Joey Ramone – lead vocals (tracks 2, 3, 5–7, 9–13)
Johnny Ramone – guitar
Marky Ramone – drums
C.J. Ramone – bass guitar, lead vocals (tracks 1, 4, 8)
Additional musicians

Joe McGinty – keyboards
Pete Townshend – backing vocals (track 2)
Sebastian Bach – backing vocals (track 3)
Traci Lords – backing vocals (track 5)

Tracklist 

1. Journey to the Center of the Mind (Amboy Dukes Cover)
2. Substitute (The Who Cover)
3. Out of Time (The Rolling Stones Cover)
4. The Shape of Things to Come (Max Frost and the Troopers Cover)
5. Somebody to Love ( The Great Society Cover)
6. When I Was Young (The Animals Cover)
7. 7 and 7 Is (Love Cover)
8. My Back Pages (Bob Dylan Cover)
9. Can t Seem to Make You Mine (The Seeds Cover)
10. Have You Ever Seen the Rain? (Creedence Clearwater Revival Cover)
11. I Can t Control Myself (The Troggs Cover)
12. Surf City (Jan and Dean Cover)

#ramones #acideaters #boomerangmusic
Em 01/12/1973, há exatamente 52 anos atrás era lançado o 5° álbum de estúdio da banda Black Sabbath @blacksabbath “Sabbath Bloody Sabbath”.

Line-up:

Ozzy Osbourne (vocals, keys)
Tony Iommi (guitars, keys)
Geezer Butler (bass, keys, mellotron)
Bill Ward (drums) 
Additional musicians: Rick Wakeman (keys) Will Malone & The Phantom Fiddlers (strings)

Track list:

	1.	Sabbath, Bloody Sabbath
	2.	A National Acrobat
	3.	Fluff
	4.	Sabbra Cadabra
	5.	Killing Yourself To Live
	6.	Who Are You?
	7.	Looking For Today
	8.	Spiral Architect

#blacksabbath #sabbathbloodysabbath #ozzyosbourne
Em 30/11/1982, há exatamente 43 anos atrás era lançado o 6° álbum de estúdio do cantor e compositor Michael Jackson @michaeljackson "Thriller", pela Epic Records @epicrecords 

Tracklist 

VINYL - Side A

1. Wanna Be Startin' Somethin' (6:02)
2. Hot Street (3:45)
3. The Girl Is Mine (3:42)
4. Thriller (5:57)

VINYL - Side B

5. Billie Jean (6:20)
6. She's Trouble (4:00)
7. Nightline (4:33)
8. Carousel (3:58)
9. The Lady In My Life (6:10)

#michaeljackson #thriller #boomerangmusic
Hoje, 30/11, é aniversário do baixista do Deep Purple @deeppurple_official Roger Glover que completa 80 anos.

#rogerglover #happybirthday #deeppurple
Hoje, 30/11, é aniversário do cantor e compositor Billy Idol @billyidol que completa 70 anos.

#billyidol #happybirthday #boomerangmusic
Em 30/11/1979, há exatamente 46 anos atrás era lançado o 11° álbum de estúdio da banda Pink Floyd @pinkfloyd “The Wall”.

Line-up:

Roger Waters (vocals, bass, keys)
David Gilmore (vocals, guitars, keys)
Rick Wright (keys)
Nick Mason (drums)
Additional musicians: Bob Ezrin, Michael Kamen (Orchestra) Islington Green School (vocals)

Track list:

	1.	In the Flesh?
	2.	The Thin Ice
	3.	Another Brick in the Wall, Pt. 1
	4.	The Happiest Days of Our Lives
	5.	Another Brick in the Wall, Pt. 2
	6.	Mother
	7.	Goodbye Blue Sky
	8.	Empty Spaces
	9.	Young Lust
	10.	One of My Turns
	11.	Don’t Leave Me Now
	12.	Another Brick in the Wall, Pt. 3
	13.	Goodbye Cruel World

	1.	Hey You
	2.	Is There Anybody Out There?
	3.	Nobody Home
	4.	Vera
	5.	Bring the Boys Back Home
	6.	Comfortably Numb
	7.	The Show Must Go On
	8.	In the Flesh
	9.	Run Like Hell
	10.	Waiting for the Worms
	11.	Stop
	12.	The Trial
	13.	Outside the Wall

#pinkfloyd #thewall #boomerangmusic
Em 29/11/1988, há exatamente 37 anos atrás era lançado o segundo álbum de estúdio da banda Guns N ' Roses @gunsnroses “G n’ R Lies”.

Line-up:

W. Axl Rose (vocals)
Slash (guitars)
Izzy Stradlin (guitars)
Duff McKagan (bass, guitars)
Steven Adler (drums)
Additional musicians: West Arkeen, Howard Teman, Rick Richards, Ray Garden (percussion)

Track list:

	1.	Reckless Life
	2.	Nice Boys
	3.	Move To The City
	4.	Mama Kin
	5.	Patience
	6.	Used To Love Her
	7.	You’re Crazy
	8.	One In A Million

#gnr #gunsnroses #gnrlies
A cantora e compositora Vicka @vickaoficial lançou em todas as plataformas de streaming o seu novo álbum de estúdio "Entre a Calma e a Loucura".

O album conta as participações especiais de Roberta Campos, Marina Aquino e Nathan Carvalho e foi produzido por Renato Patriarca. 

Simples e potente, o album mistura pop contemporâneo, influências da MPB e nuances folk, três pilares que sempre acompanharam a trajetória de Vicka

Confira o tracklist do álbum:

1 – Começar De Novo
2 – No Vai e Vem
3 – Acordar com Você feat. Marina Aquino
4 – Tão Só
5 – Tão Só (Passarinhos)
6 – Passageiro feat. Roberta Campos
7 – Saber Confiar
8 – Tudo Vai Conspirar feat. Nathan Carvalho
9 – Lelé da Cuca
10 – Alerta Vermelho
11 – Show Particular
12 – Natureza Selvagem
13 – Quem é você?

Vale a pena conferir!! Ouça em sua plataforma de streaming favorita. 

#vicka #entreacalmaealoucura #boomerangmusic