Festival de Verão Salvador celebra 25ª edição em casa nova com shows de ícones e nomes da nova geração da música brasileira

De João Gomes, Jota.Pê e Mestrinho a Caetano Veloso, Ney Matogrosso e Elba Ramalho, MPB, samba, pagode, forró, pop e axé embalam a nova Arena FV, no Wet Eventos, nos dias 24 e 25 de janeiro

 

Festival de Verão Salvador chega à sua 25ª edição, reafirmando seu papel como um dos eventos musicais mais importantes e longevos do Brasil. Mais do que um palco de shows, o festival é um espaço de encontros e de celebração da diversidade cultural que marca a música brasileira. Confirmado para os dias 24 e 25 de janeiro, o FV inicia em 2026 uma nova etapa em sua expressiva trajetória. Depois de ocupar o Parque de Exposições nos últimos anos, o evento passa a ser realizado em sua própria casa: a Arena FV, sediada no Wet Eventos — espaço gerido pela Salvador Produções, organizadora do festival em coprodução com a Bahia Eventos.

 

“O Festival de Verão é um evento que já faz parte do calendário baiano e que temos muito orgulho de ter posto ele no cenário nacional montamos uma grade com grandes nomes da música brasileira e eu tenho certeza que a edição de 2026 será ainda mais inesquecível”, celebra Marcelo Britto, CEO da Salvador Produções.

 

Além da mudança de local, o FV reforça a sua vocação de ser um evento plural com ambição nacional. Ao longo das últimas edições, o festival atraiu público de todo o país, impulsionado por transmissões de grande alcance e a relevância e diversidade artística. Ao combinar ritmos de grande apelo popular a estilos consagrados da música brasileira, o evento promove encontros entre gerações e celebra a diversidade sonora do país.

 

A programação inclui homenagens ao Forró — presentes tanto no projeto “Dominguinho” quanto no show de Wesley Safadão com Elba Ramalho – e momentos dedicados à MPB de Caetano Veloso e Ney Matogrosso, ao axé de Ivete Sangalo, ao samba romântico de Péricles e às diferentes escolas de pagode de Léo Santana e Belo, em um show criado especialmente para o festival.

 

“Há alguns anos, o FV passou de um festival regional para um evento que encanta todo o Brasil, trazendo artistas que representam a riqueza da nossa música. Cada edição é uma oportunidade de mostrar como diferentes estilos podem conviver e dialogar, do samba ao forró, da MPB ao axé, sem perder sua identidade própria. Nosso desafio é construir uma programação plural e surpreendente, conectando gerações e novas vozes em uma única experiência, criando um panorama completo da cultura musical brasileira”, destaca o diretor artístico Zé Ricardo.

 

A sede própria, por sua vez, permite o desenvolvimento de novas experiências, ativações de marca, posicionamentos de palco e propostas artísticas — um salto que consolida ainda mais a identidade e a relevância do festival. A mudança amplia ainda a capacidade de se criar novas narrativas para cada apresentação, agora potencializados pela infraestrutura, como o piso de grama sintética e outras melhorias de circulação e conforto.

 

“Nossa intenção ao trazer o festival para o Wet é oferecer uma experiência mais charmosa e cuidadosa, com banheiros estruturados, climatizados, espaços bem decorados e integrados à natureza. Queremos valorizar o verde, dar mais brilho e energia ao evento, criando um ambiente que reflita a grandeza do festival.”

 

Como ressalta Zé Ricardo, essa virada representa um marco histórico. “Enquanto muitos clubes de futebol sonham em ter seus próprios estádios, o Festival de Verão já pode dizer que tem o seu”, brinca. “É mais uma nova etapa nessa jornada de 25 edições, um presente para o público que ama o festival e que fez dele o que é hoje. Depois de tanto êxito, consolidando sua pluralidade e seu alcance nacional, podemos desenvolver experiências únicas para artistas, marcas e público, elevando o Festival de Verão a um patamar inédito no Brasil.”

 

Sábado: ícones e novas gerações

 

No sábado, o evento recebe o aguardado projeto “Dominguinho”, idealizado por João GomesJota.Pê e Mestrinho, em sua primeira apresentação em Salvador. O espetáculo presta homenagem a Dominguinhos, unindo a força do forró tradicional com arranjos contemporâneos e celebrando a herança do sanfoneiro em diálogo com a nova geração.

 

A primeira noite também traz o timbre inconfundível de Ney Matogrosso, um dos maiores intérpretes da música brasileira, cuja trajetória é marcada pela ousadia cênica, a voz singular e a capacidade de atravessar gerações sem perder a força criativa. Em um momento de enorme visibilidade, impulsionada pelo sucesso de bilheteria da cinebiografia “Homem com H”,  o cantor retorna aos palcos com ainda mais vigor, reafirmando sua relevância e atualidade na cena cultural brasileira.

 

Com seis décadas de carreira, Caetano Veloso reforça o diálogo geracional, mantendo viva a tradição da MPB enquanto se reinventa constantemente. No palco do FV, ele confirma seu papel central na cena musical, influenciando novas gerações e mostrando que sua criatividade e relevância continuam intactas.

 

A energia baiana de Ivete Sangalo — que transformou o axé em linguagem universal e tem no Festival de Verão o seu palco mais emblemático, participando de todas as 25 edições do evento — amplia ainda mais a potência dessa noite. Ainda no sábado, o púbico poderá conferir Rachel Reis em show com participação de Márcio Victor, encontro que une frescor e tradição da música baiana, e Carlinhos Brown, que encerra a noite com sua força percussiva e inventividade.

 

Domingo: celebração do samba, pagode e forró

 

No domingo, a programação mantém o equilíbrio entre tradição, juventude e estilos musicais diversos. O cantor Péricles, herdeiro do samba romântico e dono de uma das vozes mais marcantes do gênero, se apresenta com a emoção que o caracteriza, enquanto o fenômeno do pagode baiano Léo Santana apresenta sua energia contagiante e a força do entretenimento popular.

 

A noite também será marcada pela potência feminina de Luísa Sonza, um dos maiores nomes do pop nacional na atualidade. Dona de uma carreira em ascensão meteórica e de apresentações sempre performáticas, a gaúcha desembarca em Salvador com um show que combina grandes sucessos, coreografias elaboradas e sua presença de palco eletrizante.

 

Outro destaque será o explosivo encontro do trap nordestino: o baiano Teto convida o cearense WIU para uma apresentação que celebra a força e a criatividade da cena urbana da região, reforçando a expansão e a relevância do gênero no país.

 

A noite de encerramento traz ainda o sempre eletrizante Wesley Safadão, que convida Elba Ramalho para um show exclusivo numa grande homenagem ao Forró Brasileiro — uma narrativa que enaltece um dos gêneros mais populares do país.

 

O púbico poderá ainda conferir uma apresentação inédita de Belo, uma das maiores vozes do pagode romântico, em um show especialmente desenvolvido para o Festival de Verão.

 

Evento estratégico para marcas variadas

 

Ao longo de suas 25 edições, o FV consolidou-se como um espaço estratégico para grandes marcas realizarem ativações e se conectarem com os fãs, fortalecendo o vínculo entre cultura, entretenimento e mercado. O evento continua se afirmando como espaço estratégico para marcas como TIM, AmstelDevassa e Coca-Cola, entre outras, dialogarem com o público, somando inovação, visibilidade e engajamento a cada edição.

 

Programação

 

Sábado, 24 de janeiro

 

  • Rachel Reis com participação de Márcio Victor
  • Ney Matogrosso
  • “Dominguinho” – João Gomes, Jota.Pê e Mestrinho
  • Caetano Veloso
  • Ivete Sangalo
  • Carlinhos Brown

 

Domingo, 25 de janeiro

 

  • Teto convida WIU
  • Luísa Sonza
  • Léo Santana
  • Wesley Safadão com Elba Ramalho
  • Péricles
  • Belo

 

 Serviço:

 

Festival de Verão Salvador 2026

Data: 24 e 25 de janeiro de 2026

Local: Wet Eventos – Salvador/BA

Ingressos: vendas a partir de 5 de setembro de 2025

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Factoria Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 05/01, é aniversário do cantor, compositor e ex vocalista da banda Radio Taxi, Maurício Gasperini @mauriciogasperini 

#mauriciogasperini #happybirthday
Hoje, 04/01, é aniversário do produtor musical e multiinstrumentista Carlos Trilha @carlostrilha que completa 56 anos.

Participou da banda Legião Urbana 

#carlostrilha #happybirthday #boomerangmusic
Em 04/01/1983, há exatamente 42 anos atrás era lançado o segundo álbum de estúdio do duo Eurythmics @eurythmicsmusic "Sweet Dreams (Are Made Of This).

Credits adapted from the liner notes of Sweet Dreams (Are Made of This).

Eurythmics 

Annie Lennox – vocals
David A. Stewart – production (all tracks); engineering

Tracklist 

Love Is A Stranger3:43
I’ve Got an Angel2:45
Wrap It Up3:33
I Could Give You (A Mirror)3:51
The Walk4:40
Sweet Dreams (Are Made of This)3:36
Jennifer5:06
This Is the House 4:56
Somebody Told Me3:29
This City Never Sleeps6:20

#sweetdreams #Eurythmics #boomerangmusic
Em 04/01/1967, há exatamente 58 anos atrás era lançado o álbum de estreia da banda The Doors @thedoors pela Elektra Records.

The Doors

Jim Morrison - Vocais
Robby Krieger - Guitarra
Ray Manzarek - Teclado-Baixo
John Densmore - Bateria
Larry Knechtel - Baixo

Tracklist:

Lado A

A1. Break on Through (to the Other Side) (2:25)
A2. Soul Kitchen (3:30)
A3. The Crystal Ship (2:30)
A4. Twentieth Century Fox (2:30)
A5. Alabama Song (Whisky Bar) (Kurt Weill/Bertol Brecht) (3:15)
A6. Light My Fire (6:50)

Lado B

B1. Back Door Man (Willie Dixon/Chester Burnett) (3:30)
B2. I Looked at You (2:18)
B3. End of the Night (2:49)
B4. Take It As It Comes (2:13)
B5. The End (11:35)

#thedoors #boomerangmusic
Hoje. 04/01, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda R.E.M @rem Michael Stipe @michaelstipe que completa 66 anos.

#michaelstipe #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (03/12), é aniversário do cantor, compositor e multiinstrumentista Thiago Ramil @thiagoramil que completa 36 anos.

#thiagoramil #happybirthday #mpb
Hoje (03/01), é aniversário do guitarrista Marcos Kleine @kleineguitar da banda Ultraje a Rigor @ultrajearigorbanda que completa 56 anos.

#marcoskleine #happybirthday #ultrajearigor