São Paulo Oktoberfest lança sua primeira cerveja oficial própria: a nova SPOF Bier

A 8ª edição da São Paulo Oktoberfest será realizada de 19 de setembro a 5 de outubro, no Parque Villa-Lobos.

 

A WGroup, organizadora da São Paulo Oktoberfest, anuncia o lançamento da SPOF Bier, a nova cerveja oficial do festival, que acontece entre os dias 19 de setembro e 5 de outubro, no Parque Villa-Lobos. Desenvolvida especialmente para esta edição, a cerveja marca a estreia do estilo São Paulo Festbier — uma releitura da tradição alemã, pensada para harmonizar com o clima, a cultura e o paladar brasileiro. O lançamento reforça o compromisso do festival com a inovação, a autenticidade e a valorização da produção artesanal nacional.

 

A SPOF Bier simboliza a criação de um novo estilo — inspirado na tradição da Oktoberfest alemã, mas com alma brasileira. Sua receita é uma criação exclusiva da WGroup, desenvolvida com curadoria técnica da mestre cervejeira Kathia Zanatta, que assina a concepção original do produto como obra inédita para o festival. A marca, o estilo e a fórmula pertencem à própria organização da São Paulo Oktoberfest, consolidando-se como um ativo autoral do evento.

 

“Criamos uma cerveja leve, equilibrada, com alta drinkabilidade, frescor e identidade própria — feita para celebrar a amizade, a cultura e o orgulho de ser paulista. Esse é um projeto que me enche de orgulho como empreendedor e nasce com a missão de marcar a memória dos visitantes do festival e, em breve, conquistar também as prateleiras especializadas. É uma cerveja especial, criada para brindar a conexão entre Brasil e Alemanha, com potencial para conquistar novos paladares e consolidar-se como um rótulo sazonal de destaque”, afirma Walter Cavalheiro Filho, CEO da WGroup, fundador da São Paulo Oktoberfest e idealizador da SPOF Bier.

 

O nome SPOF Bier carrega significados múltiplos e estratégicos. Formado pelas iniciais de São Paulo OktoberFest, reforça a identidade da cerveja com o festival paulistano. Ao mesmo tempo, evoca o som onomatopeico “spof!” — típico da abertura de uma garrafa ou lata de cerveja, provocado pela carbonatação — remetendo ao frescor e ao espírito celebrativo da bebida. Já o termo Bier, que significa “cerveja” em alemão, presta uma homenagem direta à tradição bávara que inspira toda a experiência do evento.

 

A receita foi criada por Kathia Zanatta, mestre cervejeira e sommelière com formação internacional pela Doemens Akademie (Alemanha) e pelo Siebel Institute (EUA), cofundadora do Instituto da Cerveja Brasil e jurada técnica em competições como a World Beer Cup e o European Beer Star.

 

“A proposta era unir as notas maltadas das tradicionais Oktoberfestbiers com a refrescância e o equilíbrio que o público brasileiro valoriza. Com base de malte expressiva, 5,5% de teor alcoólico, aroma floral com toque cítrico e amargor presente mas delicado, criamos uma cerveja com personalidade e acessibilidade”, explica Kathia. “Selecionamos matérias-primas de excelência e aplicamos técnicas clássicas alemãs para garantir a autenticidade que a cerveja merece. O resultado é uma bebida com caráter, frescor e excelente experiência sensorial.”

 

Para a escolha da cervejaria responsável pela produção da SPOF Bier, a WGroup promoveu um rigoroso processo seletivo técnico, que envolveu o convite a 10 cervejarias paulistas. Após as etapas iniciais, três finalistas avançaram para a produção de lotes testes, avaliados em uma degustação às cegas realizada em 23 de julho. Os critérios de avaliação incluíram fidelidade à receita original, estabilidade, equilíbrio, qualidade sensorial e capacidade técnica de produção.

 

O júri foi composto por Kathia Zanatta, criadora da receita; Alfredo Luís Barcelos Ferreira, químico formado pela UNICAMP, mestre cervejeiro diplomado pela Doemens Academy (Munique), cofundador do Instituto da Cerveja e autor do livro Tecnologia Cervejeira; o cervejeiro Júnior Bottura, curador do festival das cervejarias da São Paulo Oktoberfest; Walter Cavalheiro, CEO da WGroup e idealizador da festa em São Paulo; e Soraya Carrasco, empresária do setor de entretenimento e fundadora da Villa de Natal São Paulo.

 

A vencedora do processo seletivo foi a Cervejaria Klaro, fundada em 2004 em Goiânia e com unidade em Ribeirão Preto desde 2012. Especializada na produção de chopes artesanais, a empresa adota a Lei da Pureza Alemã (Reinheitsgebot) como referência técnica, sem uso de aditivos químicos ou conservantes. Segue rigorosas boas práticas de fabricação e prioriza a padronização e estabilidade dos produtos. “Produzir a SPOF Bier é, para nós, um desafio saboroso e motivo de grande satisfação, pois representa o reconhecimento da qualidade e fortalece a presença das cervejarias artesanais em São Paulo”, afirma Edmilson Ferreira Silva, diretor industrial do Grupo Klaro.

 

Experiência cervejeira ampliada com o Festival de Cervejarias Artesanais e a Copa Paulista de Cervejas Artesanais

 

Além da nova cerveja oficial da festa, a São Paulo Oktoberfest contará, pela primeira vez, com o Festival de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo, realizado em parceria com a Abracerva. O espaço terá curadoria especializada e reunirá dezenas de cervejarias independentes, com rótulos autorais, diversidade de estilos e alta qualidade técnica — consolidando o festival como a principal vitrine da produção artesanal paulista.

 

Como destaque técnico, o evento também sediará a Copa Paulista de Cervejas Artesanais, uma competição profissional com avaliação às cegas, promovida em parceria com o Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto. Os melhores rótulos do estado serão premiados com medalhas de Ouro, Prata e Bronze, com base em critérios como inovação, consistência e excelência sensorial.

 

A programação completa e os ingressos para a São Paulo Oktoberfest 2025 estão disponíveis pelo site oficial: www.saopaulooktoberfest.com.br.

 

Sobre a WGroup

 

A WGroup é uma companhia proprietária de marcas e produtos nos segmentos de entretenimento, cultura e eventos corporativos, com forte atuação voltada à criação, gestão e expansão de projetos autorais. Com mais de 2.500 projetos entregues à indústria da economia criativa, a empresa se destaca por unir estratégia, experiência e inovação em produtos de alto impacto.

 

Entre seus cases proprietários de maior expressão destacam-se a São Paulo Oktoberfest, Chefs da Estrada e Life Lounge. Além disso, a WGroup atua como parceira estratégica na intermediação de grandes negócios, como a Villa de Natal São Paulo e a comercialização dos naming rights da Roda Rico em São Paulo, reafirmando sua vocação para conectar marcas, experiências e oportunidades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: RN Assessoria Imprensa

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 23/08, é aniversário do cantor, compositor, escritor e multiinstrumentista Kleiton Ramil @kleitonramil da dupla Kleiton e Kledir @kleitonekledir que completa 75 anos.

Foto @dennisouzaa
Parceiro Boomerang Music 

#kleitonramil #happybirthday #boomerangmusic
Em 23/08/1985, há exatamente 41 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme Teen Wolf, O Garoto do Futuro.

Dirigido por Rod Daniel e no elenco o astro Michael J. FOX @realmikejfox 

Filme super divertido, clássico Sessão da Tarde 

#teenwolf #boomerangmusic #ogarotodofuturo
Hoje, 23/08, é aniversário da cantora e compositora Paula Toller @paulatoller da banda Kid Abelha @kidabelha que completa 64 anos.

#paulatoller #KidAbelha #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 23/08, é aniversário do cantor, compositor e ator Rick Springfield @rickspringfield que completa 77 anos.

#rickspringfield #happybirthday #boomerangmusic
Em agosto de 1984, há exatamente 42 anos atrás era lançado o álbum de estreia da banda Titãs @titasoficial 

Gravado no Audio Patrulha e produzido por Pena Schmidt 

Titãs

André Jung – bateria, percussão em "Sonífera Ilha", "Marvin", "Go Back", "Mulher Robot"
Arnaldo Antunes – voz e vocal
Branco Mello – voz e vocal
Marcelo Fromer – guitarra base e guitarra solo
Nando Reis – baixo em "Sonífera Ilha", "Go Back", "Mulher Robot" e "Pule", voz e vocal
Paulo Miklos – baixo, teclado em "Go Back" voz e vocal
Sérgio Britto – teclados, voz e vocal
Tony Bellotto – guitarra solo, guitarra base e vocal de apoio

Tracklist:

Sonífera Ilha 
Marvin - Patches
Babi Indio
Go Back
Pule
Querem Meu Sangue
Mulher Robot
Demais
Toda Cor
Balada de John e Yoko 
Seu Interesse

#titãs
#boomerangmusic
Titãs @Titãs cantando Porrada no C6 Rock @c6norock 

@sergiobritto_oficial 
@brancomello 
@tonybellottooficial 
@mariofabre

#c6rock #boomerangmusic #Titãs
Em 22/08/1986, há exatamente 40 anos atrás era lançado o 4° álbum de estúdio da banda Stray Cats @straycatsmusic "Rock Therapy".

Integrantes 

Brian Setzer – guitar, vocals
Lee Rocker – bass, vocals
Slim Jim Phantom – drums
Earl Slick – guitar on "I Wanna Cry"
Tommy Byrnes – guitar

Tracklist 

Rock Therapy
Reckless
Race With The Devil
Looking For Someone To Love
I Wanna Cry *
I’m A Rocker
Beautiful Delilah
One Hand Loose
Broken Man
Change Of Heart

#rocktherapy #straycats #boomerangmusic
Hoje, 22/08, é aniversário do lendário bluesman e guitarrista John Lee Hooker @johnleehookerofficial que completaria 109 anos.

#johnleehooker #happybirthday #boomerangmusic