Lenço e Lençol: samba-confissão de Vander Lee em voz e violão
A nova música, disponível em todas as plataformas digitais via ONErpm, integra o projeto póstumo com versões intimistas de músicas de Vander Lee
“Lenço e Lençol” é um samba delicado e inteligente, em que Vander Lee traduz a entrega afetiva em duas metáforas simples e poderosas. Entre o consolo do lenço e o aconchego do lençol, a canção narra um amor imperfeito, humano e real, que não promete o impossível, mas oferece presença nos momentos de dor e calor nos instantes de intimidade. A canção, que chega em todas as plataformas digitais, via ONErpm, no dia 12 de setembro (sexta-feira), integra o álbum “Vander Lee – Voz e Violão”, projeto póstumo lançado faixa a faixa, mensalmente, que apresenta versões intimistas de músicas já conhecidas de sua discografia. Registradas apenas com voz e violão, essas interpretações revelam novas camadas da obra do compositor e aproximam o público da essência poética e musical de Vander Lee.
Com versos confessionais e um balanço que mistura suavidade e malandragem, a música revela o talento de Vander Lee para compor sambas da vida cotidiana. “Vander Lee é um poeta singular da música brasileira, e sua obra é atemporal. Deixou um vasto acervo, com muito material inédito, que merece ser conhecido, não apenas pelos fãs que seguem fiéis, mas também por novos ouvintes. Grandes compositores nunca morrem: o artista se vai, mas a obra permanece. ‘Lenço e lençol’ nasceu como um samba-pedido de desculpas. Um dia, Vander Lee me disse algo que me magoou e vendo como fiquei chateada, fez esse samba se desculpando e reconhecendo sua própria humanidade e o que ele poderia oferecer”, comenta Regina Souza, companheira de Vander Lee entre 1999 e 2013 e administradora de seu acervo.
“Lenço e Lençol” já está disponível em todas as plataformas digitais via ONErpm.
Foto: Júlia Lanari
“Lenço e Lençol” (Vander Lee)
Me apaixonei
Entrei por uma rua sem saída
E já nem sei
Qual é a minha ou a sua vida
Acreditei
Que meu amor te fizesse feliz
Perdoa se fiz algum mal pelo bem que te quis
Não sei fazer o tipo mais correto
Eu nunca fui um poço de bom senso
Mas sei abrir a porta
Sei dizer o que penso
Quando quiser chorar
Pode me procurar sou lenço
Me apaixonei
Entrei por uma rua sem saída
E já nem sei
Qual é a minha ou a sua vida
Acreditei
Que meu amor te fizesse feliz
Perdoa se fiz algum mal pelo bem que te quis
Não te prometo o céu nem vou te dar um teto
Não vou me transformar num caracol
Não sei andar tão reto
Não perco o futebol
Mas quando quiser se esquentar
Pode me procurar sou seu lençol
FICHA TÉCNICA
Voz e violão: Vander Lee
Mix e master: Ricardo Gama
Design capa, design gráfico e audiovisual: Victor Reis
Social Media: Débora Zilah
Assessoria de Imprensa: Fábio Gomides / A Dupla Informação
Produção criativa: Regina Souza, Laura Catarina, Clara Catarina, Victor Reis e Débora Zilah
Coordenação de produção: Regina Souza / Souza Produções
Realização: Balaio Produções
Sobre Vander Lee: O cantor e compositor Vander Lee completaria 59 anos em 2025. Para celebrar sua trajetória e manter viva sua obra, a Balaio Produções — responsável pela gestão de seu acervo — está lançando, ao longo do ano, faixas inéditas que compõem o álbum “Vander Lee – Voz e Violão”, com lançamento completo previsto para dezembro. Esse mês de setembro, o lançamento é o samba “Lençol e lençol”.
Vander Lee iniciou sua carreira em 1984, aos 18 anos, tocando em bares de Belo Horizonte e aos poucos introduziu um repertório autoral, apresentando-se pelos teatros da cidade e interior, até que, em 1996, ganhou o segundo lugar no festival Canta Minas, realizado pela Rede Globo Minas, com a música Gente não é cor.
A partir daí, lançou nove discos autorais, dois DVDs, sendo que o último registro do artista, um show gravado ao vivo comemorando seus 20 anos de carreira, teve lançamento póstumo. Vander Lee (1997), No Balanço do Balaio (1999), Ao Vivo (2003), Naquele verbo agora (2005), DVD Vander Lee Acústico Entre (2006), CD e DVD Pensei que fosse o Céu (2006), Faro (2009), Sambarroco (2012), Loa (2014), Vander Lee (2015). Em 2017 foi lançado o DVD e CD Vander Lee 20 anos, que o compositor havia gravado um mês antes da sua morte.
Mesmo após sua partida precoce, aos 50 anos, em 2016, sua obra segue sendo celebrada e reinterpretada por diferentes gerações. Grandes nomes da música já gravaram suas composições, entre eles Gal Costa, Maria Bethânia, Alcione, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Emilinha Borba, Fábio Júnior, Mariene de Castro, Rita Benneditto, Vanusa, Padre Fábio de Melo, Thiago Martins, Ana Vilela, Margareth Menezes, Zeca Baleiro, Flávio Venturini, César Menotti & Fabiano, Luiza Possi, Leila Pinheiro, Mart’nália, Regina Souza, Rodrigo Borges, Maurício Tizumba, João Gomes, entre outros.
Sobre ONErpm: ONErpm é o grupo musical e gravadora liderando a nova geração da música – operando globalmente em 43 localizações e mais de 600 funcionários. O grupo oferece serviços de gravadora a artistas que procuram elevar suas carreiras e opera uma das maiores distribuidoras musicais do mundo inteiro, além de contar com uma das maiores networks multi-canais no YouTube.
Contando com um leque completo de serviços, que inclui apoio de marketing, ferramentas para a supply chain, SAAS, inteligência de empreendedorismo, publicação, contabilidade e soluções globais de pagamento, a empresa oferece a infraestrutura necessária para o sucesso de criadores e donos de conteúdo. Prezando por ser uma parceira confiável, a ONErpm oferece transparência em tudo que faz, desde a criação de uma campanha de marketing aos pagamentos.
Para mais informações, visite www.onerpm.com
Com informações: ONErpm