Data
Categoria
Fotos shows
Sobre

Evento aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro, no Sesc Vila Mariana, em comemoração aos 35 anos do CEERT, com debates sobre juventudes negras, democracia e ancest

 

Nos dias 17 e 18 de setembro, o Sesc Vila Mariana recebeu a quarta edição dos Diálogos Antirracistas, encontro gratuito promovido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), que celebra 35 anos de atuação na promoção da igualdade racial, de gênero e da democracia no Brasil. As inscrições para o evento podem ser feitas no site eventos.ceert.org.br.

 

A conferência de abertura será conduzida pela doutora Cida Bento, cofundadora do CEERT e autora do best-seller O Pacto da Branquitude (Companhia das Letras). Sob o tema “CEERT 35 anos – Construindo um Futuro Ancestral”, a programação traz reflexões sobre juventudes negras, educação, trabalho, justiça racial e justiça climática, destacando o protagonismo histórico do movimento negro na defesa da democracia.

 

Para Daniel Bento Teixeira, advogado e diretor executivo do CEERT, a iniciativa reafirma o papel estratégico da instituição:  “O Diálogos Antirracistas é uma oportunidade para evidenciar a contribuição do movimento negro para a consolidação da democracia brasileira. A atuação do CEERT se conecta diretamente com a luta por direitos e pelo enfrentamento ao racismo”, afirma.

 

Entre os nomes confirmados estão o cineasta Joel Zito Araújo, a diretora executiva do MOVER Natália Paiva, o pesquisador Antônio Carlos (Billy) Malachias e a professora Kênia Cristina Pereira Silva (IFSP), além de outras personalidades de destaque.

 

Mesas confirmadas

 

  • Painel: Cidadania pelo Trabalho? Desafios e avanços da inserção e reconhecimento da população negra no mercado de trabalho, com a mediação de Mário Rogério, Diretor de Dados e Diagnósticos do CEERT
  • Circularidade do passado, presente e futuro: a educação como prática política para a juventude negra, com a mediação de Alana Barbosa, ex-bolsista do programa Prosseguir e Pesquisadora do CEERT
  • (Orì)entando futuros e o presente da luta! Legados dos Movimentos Negros na Democratização do País com mediação de Luanda Mayra, coordenadora da área de Juventudes Negras do CEERT.
  • Nosso tempo é outro: Presente, Passado e Futuro na Luta por Justiça Climática e Racial, com Maria Malcher, militante do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará, CEDENPA, como mediadora
  • Nós democratizamos a cidadania: o movimento negro educador por uma nova narrativa de país encerra o encontro.

 

Apresentações musicais

 

Nos dois dias de evento, o público recebeu atrações convidadas em shows pra lá de especiais. Para encerrar a programação de quarta-feira (17), o grupo Samba de Dandara se apresentou a partir das 20h30. E, para fechar a quinta-feira (18) e os 35 anos do CEERT, um show exclusivo com o cantor Dudu Nobre.

 

Sucessos como “Vou Botar seu Nome na Macumba”, “Posso até me Apaixonar”, “No Mexe, Mexe, No Bole, Bole”, “A Grande Família” (tema da série da TV Globo, que leva o mesmo nome e ficou mais de 14 temporadas no ar) e a mais recente, “Correr Pelo Certo”, integraram o repertório. O show ainda contou com a participação do cantor e compositor e ex-integrante do Art Popular, Marcio Art.

 

CEERT 35 anos: futuro com raízes ancestrais

 

Além de São Paulo, a celebração se estenderá por todas as regiões do país ao longo do ano, com encontros regionais, debates e rodas de conversa. Uma instalação comemorativa apresentará a trajetória do CEERT e sua influência nas conquistas do movimento negro brasileiro.

 

A edição de 2025 é inspirada no conceito de Tempo Espiralar, formulado por intelectuais negras, que desafia a ideia de tempo linear e propõe a construção de um Futuro Ancestral, moldado pelos saberes e valores herdados de gerações anteriores.

 

Sobre o projeto

 

Criado em 2022, em um momento crucial para o debate sobre democracia e equidade racial, o Diálogos Antirracistas é uma realização do CEERT em parceria com o Sesc, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Hortolândia e a SECADI/MEC, em alinhamento à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).

 

Fotos: Marco Antônio v. Cunha / Boomerang Music

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agradecimentos: Assessoria de Imprensa SESC VILA MARIANA

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 09/09/1996, há exatamente 30 anos era lançado o 10° álbum de estúdio da banda R.E.M @rem "New Adventures In Hi-Fi".

Integrantes:

Bill Berry – drums, percussion
Peter Buck – guitar, mandolin, bouzouki, bass guitar
Mike Mills – piano, backing vocals, synthesizer
Michael Stipe – lead vocals, synthesizer

Tracklist 

How the West Was Won and Where It Got Us
The Wake-Up Bomb
New Test Leper
Undertow
E-Bow the Letter
Leave
Departure
Bittersweet Me
Be Mine
Binky the Doormat
Zither
So Fast, So Numb
Low Desert
Electrolite

#rem #adventuresinhifi #boomerangmusic
Em setembro de 1987, há exatamente 39 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio da banda Capital Inicial @capitalinicial "Independência".

Integrantes:

Dinho Ouro Preto @dinhoouropreto - vocal e guitarra
Loro Jones @lorojones37 - guitarra, violão e vocais
Flávio Lemos @flaviolemos - baixo elétrico
Fê Lemos @felemos - bateria
Bozo Barretti @bozzo.barretti - teclados e vocais

Participações especiais de João Barone (Os Paralamas do Sucesso), George Israel (Kid Abelha) e Everson Cândido.

Capa - Ico Ouro Preto

Faixas:

01. Independência - 3:04
02. Autoridades - 3:51
03. Palavras Ao Vento - 3:22
04. Porque Nós Ficamos Juntos - 5:20
05. Arrepio - 3:53
06. Espelho No Elevador - 3:21
07. Fantasmas - 3:51
08. Descendo O Rio Nilo - 3:51
09. Prova - 4:23
10. Vem Bater No Meu Tambor (Rotina Positiva) - 3:36

#capitalinicial #independência #boomerangmusic
Hoje, 09/09, é aniversário do cantor Daniel @cantordaniel que completa 58 anos.

#daniel #happybirthday #boomerangmusic
Em 09/09/1992, há exatamente 44 anos atrás era lançado o 9° álbum de estúdio da banda Rush @rush 
“Signals”.

Integrantes:

Geddy Lee (vocals, bass, keys)
Alex Lifeson (guitars)
Neil Peart (drums)
Additional musicians: Ben Mink (Violin)

Track list:

	1.	Subdivisions
	2.	The Analog Kid
	3.	Chemistry
	4.	Digital Man
	5.	The Weapon
	6.	New World Man
	7.	Losing It
	8.	Countdown

#rush #rushband #geddylee #alexlifeson #neilpeart
Em 09/09/1997, há exatamente 29 anos atrás era lançado o 5° álbum de estúdio do cantor e compositor Alejandro Sanz @alejandrosanz "Más".

Tracklist 

1.Y, ¿Si Fuera Ella? 5:22
2.Ese Último Momento 5:04
3.Corazón Partío 5:46
4.Siempre Es De Noche 4:47
5.La Margarita Dijo No 4:52
6.Hoy Que No Estás 5:10
7.Un Charquito De Estrellas 4:50
8.Amiga Mía 4:48
9.Si Hay Dios... 5:36
10.Aquello Que Me Diste 4:46

#alejandrosanz #boomerangmusic #mas
Hoje, 09/09, é aniversário do cantor, compositor e integrante do duo Eurythmics @eurythmicsmusic Dave Stewart @davestewarteurythmics que completa 74 anos.

#davestewart #boomerangmusic #Eurythmics
Em 09/09/1977, há exatamente 49 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio do cantor e compositor Iggy Pop @iggypopofficial "Lust For Life".

Iggy Pop e banda

Iggy Pop – vocais
David Bowie – teclado, piano, órgão, Backing vocals
Carlos Alomar – guitarra, backing vocals
Ricky Gardiner – guitarra, backing vocals
Warren Peace - teclado e backing vocals em "Turn Blue"
Tony Sales – baixo, backing vocals
Hunt Sales – bateria, backing vocals

Repertório:

1. Lust For Life 
2. Sixteen 
3. Some Weird Sin 
4. The Passenger 
5. Tonight 
6. Success 
7. Turn Blue 
8. Neighborhood Threat 
9. Fall In Love With Me

#lustforlife #iggypop #boomerangmusic
Hoje, 08/09, é aniversário da cantora e compositora P!nk @pink que completa 47 anos

#pink #happybirthday #boomerangmusic