DELÍRIO CABANA lança seu novo single “Tempero”
O quarteto manauara DELÍRIO CABANA lança “Tempero”, canção que mistura ritmos amazônicos e é um gostinho do EP de estreia homônimo, que será lançado no dia 17 de outubro.
Ouça aqui: https://onerpm.link/deliriotempero
Vídeo: https://youtu.be/Z9wuAN3Lg8Q
O Delírio Cabana fez da paixão comum pela música popular brasileira um terreno fértil para germinar novas composições com ritmos tradicionais da Amazônia, como gambá, cumbia, carimbó, boi-bumbá, carimbó e beiradão.
“Tempero” marca a estreia da banda formada pelos amazonenses Bruno Mattos, Gabriella Dias, Luli Braga e Nando Montenegro, nascida em 2023, durante uma viagem de Manaus à vila de Alter do Chão, em Santarém/PA. Foram duas semanas de convivência e criação à beira do Tapajós, experiência que selou a vontade de construir uma história coletiva a partir da paixão pela cultura amazônica e sua musicalidade única.
Composição de Nando Montenegro, “Tempero” junta a musicalidade da Região Norte às demais influências da MPB contemporânea, do pop e da música latina. O arranjo é de Bruno Mattos e a produção musical é dividida entre ele e Lucas Cajuhy, que também assina engenharia de gravação, mixagem e masterização.
“´Tempero´ é sobre aquele gostinho que fica na boca depois que a gente prova algo gostoso. Não é exatamente sobre saudade, acho que tá mais para o desejo de repetir a dose.” (Nando Montenegro)
A canção conta com percussões de Tércio Macambira, mauesense que criou a pulsação que sustenta a canção marcada por células rítmicas de gambá, boi-bumbá, maracatu e carimbó. Os sopros ganham corpo com Marcelo Martins (trompete), Francirbone (trombone) e Crhistofer Santos (saxofone), enquanto Bruno Mattos gravou as linhas de baixo, violão e guitarra. Os beats surgem da alquimia musical de Cajuhy e o resultado é um single coletivo, com vozes muito bem divididas entre Nando, Luli, Bruno e Gabriella, que se complementam em timbres e texturas.
O visualizer amplia a experiência proposta na música. Com direção criativa de Bruno Belch e fotografia de Laryssa Gaynett, o vídeo explora mãos pintadas de urucum, cores quentes e corpos em movimento, numa estética que expõe o afeto contagiante que une o grupo.
Os figurinos e acessórios utilizados pelos integrantes vêm da marca Yanciã Amazônia, curadora de peças confeccionadas por artesãos do Amazonas, que prioriza a matéria-prima natural oriunda do bioma da região e materiais de reaproveitamento. Além disso, a marca autoral amazonense Glitch confecciona alguns dos figurinos idealizados por Hendryl Nogueira, que também assina a maquiagem do quarteto.
A produção traz uma ficha técnica 100% amazonense, reforçando o potencial criativo inesgotável da cena musical do Amazonas.
TEMPERO (Nando Montenegro)
Eu quero lhe contar da poesia
E dos temperos que você deixou na cozinha
Que eu venho me deliciando
Quase todo dia
do gosto teu
que lambe a minha língua
do gosto teu
que lambe a minha língua
do gosto teu
Eu quero lhe contar da poesia
E dos temperos que você deixou na cozinha
Que eu venho me deliciando
Quase todo dia
do gosto teu
que lambe a minha língua
do gosto teu
que lambe a minha língua
do gosto teu
que lambe a minha
língua ah ah ah / ah ah ah / ah ah ah / ah ah
Anda, vem temperar!
A tua pele na minha
Vem temperar
A tua pele na minha
Vem temperar
A tua pele na minha
Vem temperar
Produção musical: Lucas Cajuhy e Bruno Mattos
Mixagem e masterização: Lucas Cajuhy
Arranjo: Bruno Mattos
Baixo, guitarra e violão: Bruno Mattos
Percussão: Tércio Macambira
Sopros: Marcelo Martins, Francirbone e Crhistofer Santos
Créditos da capa:
Fotografia: Laryssa Gaynett
Design: Luli Braga
Visualizer:
Direção Criativa: Bruno Belch
Direção de Fotografia: Laryssa Gaynett
Produção Geral: Raissa Carvalho
Styling e Maquiagem: Hendryl Nogueira
Edição: Luli Braga
Color Grading: Laryssa Gaynett
Figurinos: Glitch e Yanciã Amazônia
www.instagram.com/deliriocabana
www.youtube.com/@deliriocabana
www.tiktok.com/@deliriocabana
Com informações: Bebel Prates Assessoria de Comunicação