Rodrigo Alarcon revela a atmosfera do Brasil profundo em novo álbum “Guizo de Cascavel”

Com 11 faixas e visualizers que retratam uma travessia poética, disco conta com figurino assinado por Ronaldo Fraga e participações especiais

 

O cantor e compositor Rodrigo Alarcon lança seu novo álbum “Guizo de Cascavel” em parceria com a Taquetá Records e produção assinada por Niela Moura. O trabalho o apresenta como um profeta navegante, conduzindo o público por diferentes paisagens e atmosferas sonoras do Brasil. Ao longo de 11 faixas e participações especiais de Pedro Altério, IVYSON, Rashid Nina Oliveira, o artista oferece uma travessia pelas delicadezas do dia a dia, traduzindo em música os detalhes que revelam poesia em meio à vida comum.

 

O projeto chega como um rito de passagem afirmando o amadurecimento de Alarcon enquanto intérprete e compositor, ao mesmo tempo que amplia as fronteiras da MPB com o frescor e contemporaneidade. “‘Guizo de Cascavel’ é fruto de anos de trabalho, pesquisa e experimentações sobre o que é e até onde vai essa tal Música Popular Brasileira. Desde o primeiro vídeo que lancei cantando uma composição minha, venho nessa busca para entender quem e o que sou eu nesse caldeirão de possibilidades que a sigla MPB carrega. Por isso, quando observo minha trajetória artística, entendo esse álbum como uma consequência natural de tudo que vivi”, conta.

 

O álbum resulta da soma das viagens, dos shows e das vivências do artista em diferentes cidades do país, trazendo como repertório a cultura e a sonoridade locais, reflexo de um Brasil profundo que se revela nos saberes e ritmos de cada região. Do maracatu à viola caipira, do samba aos diálogos com gêneros como jazz e rock, o trabalho traduz uma trajetória que entrelaça tradições e experimentações. O nome “Guizo de Cascavel” evoca metáforas de alerta, identidade e força. Tal qual a cobra que anuncia sua presença antes do bote, o álbum se coloca como manifesto artístico.

 

Alarcon divide as composições com Niela Moura, cuja contribuição foi essencial para dar fluidez à sonoridade do projeto: “Com a parceria e produção impecável de Niela, chegamos em uma mistura riquíssima de gêneros brasileiros e latino-americanos. O álbum vai da música do sertão brasileiro ao rock’n roll, passando pela fusão do reggae com baião, tem samba com salsa e muito mais. Inclusive, uma das faixas é dedicada a reverenciar grande parte dos artistas que me espelhei ao longo da vida e que têm total influência no resultado final de ‘Guizo de Cascavel’”, destaca Rodrigo.

 

O repertório reúne sete faixas inéditas: “Saudade Dela“, “Guizo de Cascavel” – que dá nome ao álbum –  “Maria” (feat. Nina Oliveira), “Fofoca“, “Mão da Cartomante“, “Bom Rock Bom Roll” e “Saudade Dela (fim)“, além das quatro já lançadas, “Menino Amor“, “Até O Sol Aparecer” (feat. IVYSON e Pedro Altério), “Pegapacapá” (part. Rashid) e “Garota do Fantástico“.

 

O projeto busca mostrar o tamanho das sutilezas que o Brasil carrega, seja em um gesto corriqueiro ou na grandeza da sua diversidade cultural. Nele, Alarcon se apresenta reverenciando o profeta Gentileza como “poeta, profeta, errante, navegante” – assim como foi batizado por Ronaldo Fraga, que assina o figurino – e reafirma sua missão com a palavra e a poesia das canções, como um pregador urbano brasileiro.

 

Sobre essa parceria, o estilista comenta: “Foi com alegria profunda que recebi o convite para vestir e assinar a direção artística do ensaio fotográfico do álbum ‘Guizo de Cascavel’. Rodrigo Alarcon já há tempos habitava meu radar de encantamentos — essa bússola que vive em busca dos novos nomes que fazem pulsar a música brasileira. Aceitei de pronto. O álbum é fruto das andanças desse artista incansável, que caminha o Brasil de corpo inteiro, encontrando o povo onde o povo está. Inspirado por essa travessia, propus a imagem de um profeta andarilho — de branco — no coração de uma cidade brasileira. Camisolão que é quase reza, camisa de força vestida sobre uma singela regata rendada — tecida talvez por alguém de seu afeto e memória — e sandálias de couro de bode, daquelas que dormem penduradas nas bancas dos mercados populares do Nordeste”, descreve Fraga.

 

A fotografia é assinada pelo premiado fotógrafo goiano Rodrigo Januário, que há duas décadas desenvolve um trabalho reconhecido por sua poesia visual e pela sensibilidade em retratar as manifestações culturais brasileiras. Com uma carreira marcada por expedições e projetos que dialogam com a música — como o ensaio em homenagem a Ella Fitzgerald e Dolores Duran, apresentado no Festival de Jazz de Ouro Preto em 2025 —, Januário traz para “Guizo de Cascavel” o olhar de quem enxerga o Brasil em sua diversidade e profundidade.

 

Visualmente, o projeto reforça essa dualidade: na capa, Alarcon aparece em meio ao caos colorido de uma loja popular, vestido em figurino performático que contrasta com a sobrecarga imagética do cenário. Já na contracapa, caminha por um espaço minimalista, ladeado pelo símbolo da cascavel, metáfora de movimento, travessia e reinvenção.

 

Mais do que um álbum, “Guizo de Cascavel” é um rito de passagem: afirma o amadurecimento do artista enquanto intérprete e compositor, ao mesmo tempo em que amplia as fronteiras da MPB com frescor, risco e contemporaneidade.

 

Confira a tracklist completa de “Guizo de Cascavel”:

 

1 – Saudade Dela

2 – Até o Sol Aparecer (feat. IVYSON e Pedro Altério)

3 – Menino Amor

4 – Garota do Fantástico

5 – Pegapacapá (part. Rashid)

6 – Guizo de Cascavel

7 – Maria (feat. Nina Oliveira)

8 – Fofoca

9 – Mão da Cartomante

10 – Bom Rock Bom Roll

11 – Saudade Dela (fim)

 

Sobre Rodrigo Alarcon 

 

Rodrigo Alarcon, é um cantor e compositor brasileiro, nascido em Sorocaba e criado em Mogi das Cruzes, que se destaca no cenário da MPB com letras sensíveis e emocionais, mesclando melodias da MPB com elementos contemporâneos. Desde 2015, Alarcon vem ganhando popularidade com seu estilo reflexivo e poético e hoje o artista já soma números relevantes nas principais plataformas, com 628 mil ouvintes no Spotify e cerca de 135 mil seguidores, além de 189 mil inscritos no Youtube.

 

Em 2015, o Rodrigo teve um viral de um vídeo caseiro cantando “O lado vazio do sofá”, no Youtube. O lançamento do primeiro fonograma dessa obra só aconteceu em 2018 – ano que assina com a gravadora e selo independente Taquetá Records, responsável pelos trabalhos do artista até hoje. Também em 2018, o artista lançou “Amor Acidente”, primeiro single do projeto artístico como Rodrigo Alarcon, feat com a Liniker, e as faixas  “Dama da Noite”, “Corte de Papel”, “Capricórnio”, “Lado Vazio do Sofá” e “Sinusite”.

 

No ano seguinte, 2019, os singles se tornaram o EP “PARTE”, que contou com o lançamento da faixa “Onde Mora Deus”. Os trabalhos posteriores seguiram com novas parcerias e feats do cantor, como o lançamento do EP “Taquetá Vol. 1”, no ano de 2021, que foi um projeto da gravadora Taquetá Records, com composições resultados da parceria de Niela Moura, Rodrigo Alarcon e Ana Muller. As faixas que fazem parte do EP são “Carta que Não Diz”, “Passageiro”, “Enquanto a Chuva Não Vem”, “Segunda” e “Às Vezes Bate Uma Saudade”.

 

Em 2022, o artista lançou seu primeiro álbum de estúdio, “RIVO III E A FÉ”, com produção de Niela Moura e Pedro Altério, integrante do 5 à Seco, gravado na Gargolândia. Eleito um dos 50 melhores álbuns de 2022 pela APCA, o álbum contempla as faixas “Piquete”, “Garota da Linha Azul”, “Como Eu Gostei de Você”, “A da Castanha”, “Você Nunca Prometeu”, “Quando a Lua Faz Seu Leito”, “Às Poucas Estrelas”, “Cara a Cara”, “Rivotril e a fé” e “O Óbvio Sobre o Amor”, e todas levam clipe com direção assinada pelo próprio Rodrigo Alarcon.

 

Para o ano de 2023, Alarcon seguiu com o lançamento do EP Sonas Session, projeto do Sonastério, com versões ao vivo das seguintes faixas: “Segunda”, “Carta Que Não Diz”, “Cara a Cara”, “A da Castanha” e “O Dia Seguinte (à do Itamar). ”

 

E em 2024, o cantor inaugurou o novo ano com o lançamento do single “Só Mais Um Pouquinho”, uma composição em parceria com Niela Moura. Logo em março, em tour pela Europa, lançou uma nova versão acústica de “Apesar de Querer”, feat com a cantora de Portugal Carolina de Deus, ampliando também o leque de atuação do artista com o público português.

 

A primeira versão de “Apesar de Querer”, feat Abacaxepa, é a responsável por expandir o alcance do cantor ao ser incluída na trilha sonora da novela “Mania de Você”, ajudando-o a aumentar sua visibilidade nacionalmente. E, também, integra o lançamento do EP Singles Compilados, juntamente com a versão de “15b (Deluxe)” e demais faixas que acompanham a trajetória do artista, como “Frágil Coração”, “O dia seguinte (à do Itamar)”, e “Marchinha Fúnebre”. O projeto é uma coletânea inspirada nas coletâneas de novela dos anos 90 e 2000, linkando com a fase de primeira sincronização em novela (Mania de Você / 21h, Tv Globo).

 

Além disso, suas turnês pelo Brasil consolidam sua trajetória no cenário da música autoral, proporcionando uma experiência intimista e poética para o público. Sua abordagem inovadora tem atraído muitos fãs, especialmente pelo caráter introspectivo e a forma única de transmitir emoções através da poesia musical.​

 

 

 

 

 

 

Com informações: OMIN Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 21/11/1986, há exatamente 39 anos atrás era lançado o 4° álbum de estúdio da banda Duran Duran @duranduran "Notorious".

Integrantes:

Simon Le Bon - Vocal
John Taylor - Baixo
Nick Rhodes - Teclado

Tracklist:

1. Notorious 4:18
2 American Science 4:43
3 Skin Trade 5:57
4 A Matter Of Feeling 5:56
5 Hold Me 4:31
6 Vertigo (Do The Demolition) 4:44
7 So Misled 4:03
8 "Meet El Presidente" 4:19
9 Winter Marches On 3:25
10 Proposition 4:57

#duranduran #notorious #boomerangmusic
Em 21/11/1986, há exatamente 39 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme Firewalker - Os Aventureiros do Fogo.

Com Chuck Norris, Louis Gossett Jr. e grande elenco.

Dirigido por J. LEE Thompson

#firewalker #boomerangmusic #chucknorris
Em 21/11/1986, há exatamente 39 anos atrás era lançado o desenho animado Fievel, Um Conto Americano.

Dirigido por Don Bluth

#fievel #boomerangmusic
Em 21/11/1989, há exatamente 36 anos atrás era lançado o 13° álbum de estúdio da banda Rush @rush “Presto”.

Integrantes:

Geddy Lee (vocals, bass, keys)
Alex Lifeson (guitars)
Neil Peart (drums)
Additional musicians: Rupert Hine, Jason Sniderman (keys)

Tracklist:

	1.	Show Don’t Tell
	2.	Chain Lightning
	3.	The Pass
	4.	War Paint
	5.	Scars
	6.	Presto
	7.	Superconductor
	8.	Anagram (for Mongo)
	9.	Red Tide
	10.	Hand Over Fist
	11.	Available Light

#rush #rushband #presto #geddylee #alexlifeson #neilpeart #boomerangmusic
Em 21/11/1975, há exatamente 50 anos atrás era lançado o 4° álbum de estúdio da banda Queen @oficialqueenmusic “A Night At The Opera”.

Integrantes:

Freddie Mercury (vocals, keys)
Brian May (vocals, guitars)
John Deacon (bass)
Roger Taylor (vocals, drums)

Track list:

	1.	Death On Two Legs
	2.	Lazing On A Sunday Afternoon
	3.	I’m In Love With My Car
	4.	You’re My Best Friend
	5.	‘39
	6.	Sweet Lady
	7.	Seaside Rendevouz
	8.	The Prophet’s Song
	9.	Love Of My Life
	10.	Good Company
	11.	Bohemian Rhapsody
	12.	God Save The Queen

#queen #queenband #anightattheopera #freddiemercury #brianmay #rogertaylor #johndeacon #boomerangmusic
Hoje, 21/11, é aniversário da cantora e compositora Björk @bjork que completa 60 anos.

#bjork #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 20/11, é aniversário do cantor, compositor e guitarrista Digão @digaoraimundos da banda Raimundos @raimundosrock que completa 55 anos.

#digão #raimundos #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 19/11, é aniversário do baterista Matt Sorum @mattsorum que completa 65 anos.

Colaborador em várias bandas - Velvet Revolver, Guns N' Roses entre outras.

#mattsorum #happybirthday #boomerangmusic