Som Livre e Grupo Sony celebram 40 anos de “Exagerado”, de Cazuza, com ações especiais
A celebração inclui faixa remasterizada por Guto Graça Mello e documentário que revisita o legado do artista
Neste dia 18 de novembro, o álbum “Exagerado”, de Cazuza, completa 40 anos de lançamento — um marco que celebra não apenas uma das obras mais emblemáticas da música brasileira, mas também a força criativa e poética de um dos maiores artistas de sua geração. Para celebrar a data, a Som Livre prepara uma série de ações que resgatam o legado do cantor.
Entre os relançamentos está a faixa bônus “Exagerado (Versão Especial – 40 anos)” em uma versão mixada por Guto Graça Mello, ao lado de Anderson Trindade, que nasce a partir dos elementos originais gravados em fita, preservada pela Som Livre, que convidou Guto (produtor original do disco) para conduzir o trabalho. A nova mixagem utiliza todos os canais da gravação original, com modernização dos timbres e ajustes sutis que trazem o som de “Exagerado” para a atualidade, resultando em uma leitura inédita.
Guto Graça Mello, que acompanhou de perto o início da trajetória de Cazuza, destaca a felicidade em revisitar o trabalho: “Foi uma grata surpresa para mim ter sido convidado para fazer a remixagem desta obra-prima do amado Cazuza. Na verdade, o que fizemos foi uma atualização dos timbres, uma pequena revisão na montagem da voz nos três canais que ele gravou e uma mudança atualizada nos equilíbrios em reverbs e efeitos. Tudo feito com muito amor e respeito.”
A masterização da faixa foi realizada pela Grupo Sony, com Steven Dewey, apresentada em formato Dolby Atmos, uma tecnologia de áudio imersivo que cria a sensação de espaço tridimensional, permitindo que os sons se movam ao redor do ouvinte. O resultado é uma experiência sonora mais realista e envolvente, como se quem ouve estivesse “dentro” da música.
O projeto também lança o álbum remasterizado por Carlos Freitas. Além disso, a gravadora lança o videoclipe oficial comemorativo da faixa, que conta com a participação de Lucinha e Fabiana Araújo — mãe e prima de Cazuza — e dos atores Fernanda Fuchs e Dig Verardi, do perfil de humor Malhassaum. A ideia é aproximar ainda mais o legado do artista das novas gerações, que continuam descobrindo e se conectando com a força e a autenticidade de sua obra.
Além dos lançamentos musicais, o aniversário do álbum se estendeu para diferentes momentos e formatos, como a exposição imersiva na obra do artista que aconteceu no Rio de Janeiro e em São Paulo, um documentário nos cinemas e uma versão que em breve será lançada no streaming de vídeo, ampliando a presença de Cazuza junto a novas gerações de fãs e reafirmando sua influência na música.
Com os relançamentos e projetos comemorativos, Som Livre e Grupo Sony celebram não apenas os 40 anos de “Exagerado”, mas a atemporalidade de Cazuza. “Celebrar os 40 anos do álbum ‘Exagerado’ é celebrar a genialidade do Cazuza — um artista que transformou a música brasileira com sua poesia e verdade. É uma alegria imensa para nós relembrar essa parceria tão especial, que segue viva e pulsante mesmo depois de quatro décadas”, comenta Fernando Cabral, CEO da Sony Music Entertainment Brasil.
“Cazuza continua nos tocando com sua arte, atravessando o tempo e se conectando com novas gerações, que encontram em suas palavras a mesma força e liberdade de sempre.
Com a remasterização do disco, a nova versão dessa canção icônica e o videoclipe comemorativo, Som Livre e Grupo Sony não apenas celebram os 40 anos de Exagerado, mas reafirmam a eternidade de um artista que nunca deixou de ser atual”, completa Tatiana Cantinho, Vice-Presidente Sênior & Label Head da Som Livre.
Ficha Técnica
Equipe Som Livre/Sony
Catálogo – Daniela Barcellos, Luciana Almeida, Estela Nascimento
Produção Audiovisual – Thais Souza, Clara Almeida, Isabela Albino
A&R: Alan Lopes, João Cantanhede
Direção – Guilherme Brehm
Co direção – Thiago Tuchu
Assistente de direção – Marina Lima
Produção – Mariana Campitelli
Assistente de produção – Luiza Monte
Direção de movimento – Danilo D’Alma
DOP – Carlos Chaves
1° assistente de câmera – Samuel Fortunato
2° assistente de câmera – Tes Lapa
Imagens de apoio(VHS) – Cristiano Ludolf
Operador Steadicam – Carlos Chaves
Gaffer – Roberto Wally
Arte – Equipe Addedo
Figurinista – Camila Monteiro
Assistentes de figurino: Serena Luá e Lucas Lopes
Maquiadora – Maria Moraes
Casting:
Dig Verardi
Antônio Azevedo
Pepê Moraes
Fernanda Fuchs
Amanda Paixão
Daniel Brasil
Danilo D’Alma
Eliana Montenegro
Filipi Escudine
Gilberto D’Alma
Muri Ferreira
Paola Belmonte
Rodrigo Soninho
Edição – Gabriel Bargmann
Cor – Guilherme Brehm
Direção de arte motion – Dan Medeiros
Motion – Gerld
Pesquisa de casting – Absolute Cinema e Danilo D’alma
Transporte – Gabriel Cartajena e Diogo Moura
Segurança – Jonathan Vianna
Sobre a Som Livre
Fundada em 1969, a Som Livre é uma das principais gravadoras do Brasil, reconhecida por revelar e consolidar grandes nomes da música nacional. Criada originalmente pelo Grupo Globo para lançar trilhas sonoras de novelas, a gravadora rapidamente se tornou referência no mercado fonográfico, com um catálogo que abrange MPB, pop, sertanejo, funk, trap e gospel.
Em 2022, a Som Livre passou a integrar o grupo Sony Music Entertainment, fortalecendo sua presença global e reafirmando seu compromisso em unir tradição e inovação. Além de atuar como gravadora, a empresa também funciona como editora musical e agência de gerenciamento artístico, com foco em streaming, diversidade sonora e no desenvolvimento de novas vozes da música brasileira.
Atualmente, a Som Livre se destaca também na música urbana, incluindo rap e trap, e à frente do selo próprio SLAP, criado em 2011 para dar espaço a artistas autorais, inovadores e independentes. Ao mesmo tempo, mantém forte presença nos gêneros populares e tradicionais da música brasileira, como pop, samba, pagode, funk e sertanejo.
Acompanhe a Som Livre nas redes:
Com informações: Assessoria de Imprensa Som Livre – Omim Comunicação