Laura Canabrava lançará, dia 5 de dezembro, o novo single ‘Tempero’, unindo samba, salsa e os prazeres da vida
Com produção de João Bittencourt, a nova faixa é uma explosão de ritmo, cor e brasilidade e virá acompanhada de videoclipe, que sai dia 12 de dezembro
Ouça agora/pré-save: https://labidad.lnk.to/Tempero
Assista ao videoclipe: https://www.youtube.com/watch?v=xVmoyajPAnI
A cantora e compositora Laura Canabrava, carioca que atualmente vive em Recife, lançará no dia 5 de dezembro o single “Tempero”, uma canção que celebra os sentidos, o prazer e o sabor da vida. A faixa autoral também terá videoclipe, que estreia dia 12 de dezembro, e nasceu de uma curiosidade: ao perceber que vinha salvando cada vez mais conteúdos sobre comida nas redes, Laura transformou a inspiração em música, criando um samba temperado com salsa, que mistura ritmos, cores e aromas com muito alto astral. Em “Tempero”, a comida se torna uma metáfora para os desejos e a liberdade, com uma sonoridade festiva, vibrante, repleta de metais e instrumentos de sopro.
A produção musical e os arranjos são de João Bittencourt e completam a ficha técnica os músicos: Ajurinã Zwarg (bateria), Pedro Amparo (percussão), Pedro Paulo Junior (trompete), Jonas Hocherman (trombone), Yuri Villar (sax) e Jefferson Cupertino (baixo elétrico).
“Inicialmente, eu compus essa música como um samba, já pensando nessa formação instrumental inspirada no samba jazz, que é uma grande referência para mim. A salsa chegou na hora da criação do arranjo. Percebemos que encaixava muito bem com a melodia e energia da música. Foi interessante, porque Recife tem uma ligação forte com a música latina, tem o Baile da Cubana, por exemplo, com mais de 30 anos de tradição. Fiquei muito feliz em unir esses dois ritmos tão importantes da América Latina. Sinto que toda essa musicalidade constrói e celebra quem eu sou – uma carioca pernambucanizando, brasileira e latina”, afirma Laura.
“Tempero” também ganhará um videoclipe, com direção artística de Laura e Tuany Zanini, que reforça sua atmosfera sensorial e brasileira. Nele, Laura aparece cozinhando uma moqueca, em um roteiro que traduz a leveza e o calor da música, com direito a muito coentro, cores vivas e pitadas de afeto.
“Eu queria que fosse um prato bem brasileiro e colorido, com muito tempero. Tivemos a ideia da moqueca, que é típica do Nordeste, região onde moro há mais de um ano. Brinquei bastante com o coentro no clipe, que eu amo e é muito utilizado (e defendido) na região. Escolhemos preparar uma moqueca vegana, de banana com palmito, que minha mãe me ensinou a fazer, estava uma delícia”, relembra ela, que tem como principais influências musicais nomes da MPB, principalmente da década de 70, como Gal Costa, Elis Regina, Rita Lee e Elza Soares.
Laura Canabrava vem lançando seu trabalho inteiramente autoral nas plataformas digitais desde 2018. Tem dois álbuns lançados, “AIYE” e “Transe Noturno”, além do EP “Vontade”. “Tempero” é uma celebração da mistura de estilos, sabores e emoções, e marca uma nova fase do seu trabalho, mais maduro e ao mesmo tempo, entregue ao prazer de criar e compartilhar. Desde 2024, vive em Recife, onde leciona no Conservatório Pernambucano de Música e desenvolve novos projetos autorais e parcerias locais.
Ficha técnica – música:
Composição e voz: Laura Canabrava
Produção musical, arranjo, teclado: João Bittencourt
Bateria: Ajurinã Zwarg
Percussão: Pedro Amparo
Trompete: Pedro Paulo Junior
Trombone: Jonas Hocherman
Sax: Yuri Villar
Baixo elétrico: Jefferson Cupertino
Mixagem: Felipe Moura
Masterização: Raphael Stolnicki
Estúdio de Gravação: Aripuá Records
Ficha técnica – videoclipe:
Direção artística: Laura Canabrava e Tuany Zanini
Argumento: Laura Canabrava
Direção, roteiro e edição: Tuany Zanini
Direção de Fotografia e edição: Chico Brum
Make: Renato Ribone
Sltill: Clara Eyer
Produção de set: Maria Eduarda Azevedo
Ficha técnica – fotos de divulgação:
Criação: Laura Canabrava, Paula K, Jezz Maia
Fotógrafa: Jezz Maia
Designer: Paula K
Sobre Laura Canabrava: Cantora e compositora carioca radicada em Recife. Desde 2018, lança seu trabalho autoral nas plataformas digitais, com destaque para os álbuns AIYE, Transe Noturno (pelo Edital Retomada Cultural) e o EP Vontade. Em 2025, apresenta o single “Tempero”, que marca uma nova fase de sua carreira. Premiada como Melhor Cantora no Festival Lollo Terra (SP), Laura já se apresentou em espaços como Teatro Sérgio Porto, Audio Rebel e Picles, além de festivais como o Sonora – Internacional de Mulheres Compositoras. Participou do programa ASA do Oi Futuro, que impulsionou sua trajetória, e teve matérias na Rolling Stone e Tenho Mais Discos que Amigos. Formada em Música (UNIRIO) e Dança (Faculdade Angel Vianna), atuou também em musicais e espetáculos premiados, como Cartas para Gonzaguinha e O Alienista. Desde 2024, vive em Recife, onde leciona no Conservatório Pernambucano de Música e desenvolve novos projetos autorais e parcerias locais.
Siga Laura Canabrava:
Instagram: https://www.instagram.com/lauracanabrava/
Spotify:https://open.spotify.com/artist/64ZYN5j1ZXfAuudZHcWu4z?si=gSiVIvPBTVSaWKOo7vy_qw
YouTube: https://www.youtube.com/@laucanabrava
Com informações: PRISMA COLAB