Chitãozinho & Xororó ganham álbum-tributo ao vivo do 32º Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira
Além da dupla homenageada, álbum tem participações Sandy, Junior, João Bosco, Fábio Jr., Vanessa da Mata, João Gomes, Agnes Nunes, Carol Biazin, Bruna Viola, Mayck & Lyan, Mestrinho, Hamilton de Holanda, Os Garotin, entre outros
O álbum está disponível nas plataformas digitais através do link.
A noite histórica do 32º Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira, realizada em 4 de junho de 2025, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, agora pode ser revivida em formato de álbum. O registro ao vivo chega em todas as plataformas digitais, reunindo em 17 faixas os encontros musicais que celebraram a dupla Chitãozinho & Xororó, os grandes homenageados da premiação. O álbum é um lançamento do Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira e da gravadora Biscoito Fino.
O álbum está disponível nas plataformas digitais através do link.
O tributo à dupla, que moldou as coordenadas da música sertaneja e pavimentou a travessia do gênero para o mainstream, guiou o espetáculo do Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira de 2025. O repertório, pensado para sublinhar cinco décadas de carreira, foi executado por artistas de diferentes gerações e gêneros musicais, traduzindo não apenas a relevância histórica dos homenageados, mas a força que a música sertaneja alcançou no país.
Não por acaso, o repertório do álbum passeia por clássicos do cancioneiro raiz, obras eternizadas por Chitãozinho & Xororó e que ilustram o seu impacto sobre a produção musical de diferentes épocas. No palco do Municipal, essa travessia foi contada por vozes que dialogam diretamente com o país: Sandy, Junior, João Bosco, Fábio Jr., Vanessa da Mata, João Gomes, Agnes Nunes, Carol Biazin, Bruna Viola, Mayck & Lyan, Mestrinho, Hamilton de Holanda, Os Garotin, Fitti, Família Lima, Enrico e Alisson Lima, além de Chitãozinho & Xororó.
Para além das homenagens musicais à dupla, sob direção de Zé Maurício Machline e Giovanna Machline, a cerimônia foi dedicada a reconhecer intérpretes, compositores, produtores e musicistas que se destacaram ao longo de 2024. Mas bastava assistir aos primeiros acordes do show para perceber que o recorte sertanejo, pela primeira vez tema do Prêmio, carregava um simbolismo adicional: era a música sertaneja ocupando um dos palcos mais tradicionais da cultura nacional, em uma noite que respeitava a memória do gênero sem perder de vista sua vocação contemporânea.
A travessia do sertanejo e os símbolos de um legado
A história da música sertaneja no Brasil não é linear, tampouco pequena. É marcada por migrações internas, viola caipira, duplas familiares, televisão, rádio, grandes arenas e pela capacidade de atravessar décadas reinventando-se. Neste enredo, Chitãozinho & Xororó funcionam como um eixo: sintetizam tradição e modernidade, campo e cidade, estrada e mainstream.
Se o Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira é historicamente reconhecido por sua pluralidade, a edição de 2025 ampliou este legado: falar de música brasileira é falar também da música sertaneja. E homenagear Chitãozinho & Xororó é reconhecer uma força cultural que ultrapassa as fronteiras do gênero, uma obra que se espalha de casas de show a rodeios, de programas de televisão a playlists digitais, e que permanece viva nas vozes da nova geração.
O álbum mantém essa leitura. Os arranjos, assinados pela direção musical de Cláudio Paladini, preservam a energia da noite e destacam a habilidade da banda. Com Cesinha (bateria), Alex Mesquita (baixo), Gustavo Pereira e Adilson Pascoalini (violão e guitarra), Guiza Ribeiro (guitarra), Armando Marçal (percussão) e Toninho Ferraguti (acordeon).
Faixas
- Tristeza do Jeca — Mestrinho feat. Carol Biazin
- 60 Dias Apaixonado — Bruna Viola, Mayck & Lyan, Mestrinho
- Caipira — Bruna Viola, Mayck & Lyan, Mestrinho feat. Carol Biazin
- Coração Sertanejo — Bruna Viola, Mayck & Lyan, Mestrinho feat. Carol Biazin
- Chovendo na Roseira — Bruna Viola, Hamilton de Holanda, Mayck & Lyan, Mestrinho feat. Carol Biazin
- Luar do Sertão — Bruna Viola, Hamilton de Holanda, Mayck & Lyan, Mestrinho feat. Carol Biazin
- Chitãozinho & Xororó — Bruna Viola, Hamilton de Holanda, Mayck & Lyan, Mestrinho feat. Carol Biazin
- Galopeira — Fitti
- Vá Pro Inferno Com Seu Amor — Fitti feat. Vanessa Da Mata
- Fio de Cabelo — Mayck & Lyan feat. João Gomes
- Menino da Porteira — Mayck & Lyan feat. João Gomes
- Fogão de Lenha — Agnes Nunes feat. Fábio Jr.
- No Rancho Fundo — João Bosco, Mestrinho, Sandy
- Nuvem de Lágrimas — Lauana Prado feat. Lenine
- Sinônimos — Junior feat. Os Garotin
- Saudade da Minha Terra — Chitãozinho & Xororó feat. Família Lima
- Se Deus Me Ouvisse — Chitãozinho & Xororó feat. Família Lima
- Pura Emoção — Chitãozinho & Xororó, Alisson Lima, Enrico feat. Família Lima
Sobre o Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira
Estabelecido em 1987, o Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira (PMB) é uma das mais importantes celebrações da riqueza e diversidade da música nacional. O Prêmio homenageia artistas, compositores, produtores e todos os profissionais que contribuem para a excelência da música brasileira. Dedicado a preservar e promover nossa herança cultural, o PMB celebra a história da música enquanto investe em seu futuro, oferecendo uma plataforma de soluções envolvendo a promoção da música brasileira.
Além de sua renomada premiação anual, o Prêmio também se dedica à produção de projetos como “Te Vejo no Palco” e “Música é Negócio”, além dos programas “Por Acaso” e “Casa PMB”, que oferecem experiências musicais únicas e aproximam artistas e público.
Desde sua criação, o PMB tem sido um palco para celebrar talentos consagrados e emergentes. Cada nova edição visa não apenas reconhecer a excelência artística, mas também fomentar diálogos e oportunidades para os criadores. Junto a parceiros estratégicos, como uma referência na indústria musical, o PMB trabalha continuamente para inspirar e promover um ambiente vibrante para criadores e amantes da música.
Com informações: LUPA COMUNICAÇÃO