ALCIONE lança SINGLE “MARABAIXO:TRADIÇÃO DO AMAPÁ”, em parceria com artistas locais

Projeto reúne compilado de canções do Marabaixo, manifestação cultural afro-amapaense reconhecida como Patrimônio Imaterial do Brasil

 

OUÇA

 

Alcione lança, o single “Marabaixo: Tradição do Amapá”, projeto desenvolvido a convite do Governo do Amapá em parceria com artistas amapaenses. A gravação apresenta um medley de canções ligadas ao Marabaixo, manifestação cultural afro-amapaense reconhecida pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

 

A participação da cantora dialoga com sua trajetória marcada por interpretações de ritmos do Norte e Nordeste e ocorre num contexto de ampliação da visibilidade da cultura amapaense, que será tema do enredo da Mangueira no Carnaval deste ano.

 

O Marabaixo tem origem nas tradições trazidas por africanos escravizados para a região amazônica e reúne música, dança, religiosidade e saberes comunitários. A manifestação é caracterizada pelas rodas dançadas em sentido anti-horário, pelos passos arrastados e pelos “ladrões”, versos cantados em formato de pergunta e resposta.

 

Recentemente, o tema ganhou destaque com o documentário “Amazônia Negra: Expedição Amapá”, exibido nos canais Bis e GloboNews e disponível no Globoplay, com a participação de mestres da cultura afro-amapaense e artistas convidados.

 

O single é estruturado como um pot-pourri que reúne músicas de compositores do Amapá e faixas de domínio público, incluindo obras de Joãozinho Gomes, Val Milhomem, Wendel Uchôa, Marcus Paes e Adelson Preto, além de tradicionais como “Rosa Branca Açucena”, “Vaca Malhada” e “Meu Sarilho é Dobrador”. A produção musical e os arranjos são assinados por Alan Gomes, com percussão de Nena Silva na caixa de marabaixo.

 

A voz de Alcione foi gravada no Rio de Janeiro, enquanto os arranjos foram concebidos no Amapá. A direção musical é de Alexandre Menezes em parceria com Alan Gomes, com mixagem e masterização de Vanios Marques. O coro conta com Silmara Lobato, além das participações de Cleane Ramos, Danniela Ramos, Julião do Laguinho e Lorrany Mendes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: BPM COM

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 20/06, é aniversário do cantor e compositor Lionel Ritchie @lionelrichie que completa 77 anos.

#lionelrichie #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 20/06, é aniversário do saudoso cantor, compositor e vocalista do The Beach Boys @thebeachboys Mr. Brian Wilson @brianwilsonlive que completaria 84 anos.

Falecido em 11/06/2025

#brianwilson #happybirthday #thebeachboys #boomerangmusic
Hoje, 20/06, é aniversário do compositor, baixista e produtor Michael Anthony @mad_anthony_bassman que completa 72 anos.

Foi integrante da banda Van Halen @vanhalen 

#michaelanthony #happybirthday #boomerangmusic
Em 20/06/1989, há exatamente 37 anos atrás era lançado o 3° álbum de estúdio da banda Faith No More “The Real Thing”.

Integrantes:

Mike Patton (vocals)
James Martin (guitars)
Roddy Bottum (keyboards)
Bill Gould (bass)
Mike Bordin (drums)

Track list:

	1.	From Out of Nowhere
	2.	Epic
	3.	Falling to Pieces
	4.	Surprise! You’re Dead!
	5.	Zombie Eaters
	6.	The Real Thing
	7.	Underwater Love
	8.	The Morning After
	9.	Woodpecker from Mars

#faithnomore #therealthing #mikepatton #jamesmartin #roddybottum 
Em 20/03/1983, há exatamente 43 anos atrás era lançado o single The Tropper, do 4° álbum de estúdio da banda Iron Maiden @ironmaiden "Piece Of Mind".

Iron Maiden 

Bruce Dickinson – vocal
Dave Murray – guitarra
Adrian Smith – guitarra, vocal de apoio
Steve Harris – baixo, vocal de apoio
Nicko McBrain – bateria

#thetropper #IronMaiden #boomerangmusic #pieceofmind
Em 19/06/1981, há exatamente 45 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme Superman II, a aventura continua.

Dirigido por Richard Lester

Estrelando Christopher Reeve, Gene Hackman, Margot Kidder e grande elenco.

#supermanII #boomerangmusic
Em 19/06/1981, há exatamente 45 anos atrás era lançado o 4° álbum de estúdio da banda Siouxie and The Banshees @siouxsieandthebanshees "Juju".

Integrantes:

Siouxsie Sioux: vocal, guitarra na música "Sin in My Heart"
Steven Severin: baixo
Budgie: bateria, percussão
John McGeoch: guitarra

Tracklist

Side A:
1. Spellbound
2. Into The Light
3. Arabian Knights
4. Halloween
5. Monitor

Side B:
1. Night Shift
2. Sin In My Heart
3. Head Cut
4. Voodoo Dolly

#juju #siouxieandthebanshees #boomerangmusic
Em 19/06/1987, há exatamente 39 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme Roxanne.

Comédia dirigida por Fred Schepisi e estrelada por Steve Martin, Daryl Hannah e Shelley Duvall

No filme, C.D. Bales é um bombeiro espirituoso, inteligente e corajoso. Dono de um nariz avantajado, ele desiste de conquistar Roxanne, a garota de seus sonhos, e decide tentar juntá-la ao seu tímido subordinado.

Filme maravilhoso 

#roxanne #boomerangmusic #happybirthday