ALCIONE lança SINGLE “MARABAIXO:TRADIÇÃO DO AMAPÁ”, em parceria com artistas locais
Projeto reúne compilado de canções do Marabaixo, manifestação cultural afro-amapaense reconhecida como Patrimônio Imaterial do Brasil
Alcione lança, o single “Marabaixo: Tradição do Amapá”, projeto desenvolvido a convite do Governo do Amapá em parceria com artistas amapaenses. A gravação apresenta um medley de canções ligadas ao Marabaixo, manifestação cultural afro-amapaense reconhecida pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
A participação da cantora dialoga com sua trajetória marcada por interpretações de ritmos do Norte e Nordeste e ocorre num contexto de ampliação da visibilidade da cultura amapaense, que será tema do enredo da Mangueira no Carnaval deste ano.
O Marabaixo tem origem nas tradições trazidas por africanos escravizados para a região amazônica e reúne música, dança, religiosidade e saberes comunitários. A manifestação é caracterizada pelas rodas dançadas em sentido anti-horário, pelos passos arrastados e pelos “ladrões”, versos cantados em formato de pergunta e resposta.
Recentemente, o tema ganhou destaque com o documentário “Amazônia Negra: Expedição Amapá”, exibido nos canais Bis e GloboNews e disponível no Globoplay, com a participação de mestres da cultura afro-amapaense e artistas convidados.
O single é estruturado como um pot-pourri que reúne músicas de compositores do Amapá e faixas de domínio público, incluindo obras de Joãozinho Gomes, Val Milhomem, Wendel Uchôa, Marcus Paes e Adelson Preto, além de tradicionais como “Rosa Branca Açucena”, “Vaca Malhada” e “Meu Sarilho é Dobrador”. A produção musical e os arranjos são assinados por Alan Gomes, com percussão de Nena Silva na caixa de marabaixo.
A voz de Alcione foi gravada no Rio de Janeiro, enquanto os arranjos foram concebidos no Amapá. A direção musical é de Alexandre Menezes em parceria com Alan Gomes, com mixagem e masterização de Vanios Marques. O coro conta com Silmara Lobato, além das participações de Cleane Ramos, Danniela Ramos, Julião do Laguinho e Lorrany Mendes.
Com informações: BPM COM