Bel Medula lança o disco “Fermentação”, terceiro ato de sua tetralogia em torno da canção e da palavra

O álbum acompanha o lançamento do livro de poemas Metodologia do Encantamento ​

 

A cantora, compositora e pianista Bel Medula apresenta Fermentação, álbum construído a partir da predominância do piano e da voz. Parte de um ciclo de quatro trabalhos — iniciado com os EPs Manifesto Grão da Escuta (agosto/2025) —, o disco marca um terceiro ato que será concluído com um quarto álbum previsto para 2026. Fermentação tem como música de trabalho a canção Tempo pra Bailinho — que é acompanhada de visualizer em formato vertical produzido por Sofia Vidor —, uma parceria com Dionísio Souza (Kiai Grupo). Ouça aqui e assista aqui.

 

Marcado pelo caráter experimental de improvisos vocais e pela força da performance ao vivo, as doze faixas de Fermentação propõem uma escuta em que poesia, piano e respiração constroem imagens e atmosferas em tempo real. O disco emerge – através de quatro releituras e oito canções inéditas – da relação com elementos como o silêncio e do registro da essência da criação em seu momento de nascimento.

 

O projeto foi concebido em 2024 como um show solo de canções e poemas dirigido por Paola Kirst, e manteve esse espírito na gravação realizada no estúdio Pimenta Caseira, em Porto Alegre, por onde o processo de captação privilegiou o fluxo: voz e piano foram gravados simultaneamente, sem cortes ou edições, permitindo que inflexões, improvisos e acasos se tornassem parte da obra. A produção foi compartilhada entre Bel, Diogo Brochman e Luciano Zanatta (LucZan), parceiro frequente da artista.

 

“Unir nossas sensibilidades em favor daqueles momentos de estúdio, sabendo que a base dos sons viria deles e que seriam imutáveis foi o cerne desse processo de produção. Não é como se não houvesse nenhum senso crítico – não é um ‘vale tudo’, é mais sobre tentar escutar a ‘aura’ do momento.  E isso pode ser encarado inclusive do ponto de vista da engenharia de som, pois requer que todos estejam escutando a si e aos outros bem e confortáveis no seu instrumento”, comenta o produtor e engenheiro de som Diogo Brochman.​

 

A ênfase em timbres graves responde a uma marca já presente na trajetória da artista: se antes eles sustentavam seus trabalhos com música eletrônica, em Fermentação aparecem de forma orgânica, na ressonância dos instrumentos acústicos. Ao lado da voz e do piano, somam-se as participações de Tania Melo Neiva no cello; Nando Peters, Dionísio Souza  e Kelvin Machado no contrabaixo; Sara Oliveira na voz e LucZan no sax barítono. Juntos, eles expandem a espacialidade das faixas, construindo imagens, cenários e sensações que convidam a uma escuta lenta e degustativa.

 

Junto ao lançamento de Fermentação, Bel Medula apresenta também Metodologia do Encantamento, seu primeiro livro de poesias, canções e práticas criativas, publicado pela editora Dec Studio, de Salvador. As duas obras dialogam entre si: enquanto o álbum valoriza a palavra poética em sua dimensão sonora, o livro reúne poemas e exercícios de criação que convidam a exercitar a sensibilidade. Na quarta capa, Marília Kosby descreve a escrita de Bel como “um inventário delicado-denso do catar o extraordinário naquilo que há de mais banal”, ressaltando a maneira como a artista transforma detalhes cotidianos em matéria poética.​

 

Os lançamentos do disco e do livro serão celebrados por uma série de eventos em diferentes cidades. No dia 17 de outubro, às 19h, acontece o lançamento do livro no rooftop da Livraria Vanguarda, no Parque Una, em Pelotas (RS). Já no dia 28, às 19h, acontece a audição do álbum na Rádio Agulha, em Porto Alegre, com participação de Marcélo Ferla e Diogo Brochmann, com DJ set de Nanni Rios. No dia 30, às 19h, Bel apresenta o livro Metodologia do Encantamento na Livraria Baleia, também em Porto Alegre, em uma roda de conversa com Marilia Kosby e Nanni Rios. Em novembro, no dia 13, às 18h, o show de lançamento de Fermentação acontece no Centro Cultural da UFRGS, com entrada franca. No dia 24, Bel leva o lançamento do livro Metodologia do Encantamento ao Museu de Arte da Bahia, em Salvador, a partir das 16h, em uma roda de conversa com Flavia Goulart Roza e Claudia Sisan.

 

Faixa a Faixa por Bel Medula

 

Tempo pra bailinho – A canção que abre o álbum é uma composição minha onde a voz dialoga com o baixo de Dionísio Souza. Fala sobre a necessidade de pausa e a urgência do tempo, onde as experimentações e improvisos trazem brincadeiras vocais que convidam para tratar a vida com leveza.

 

Amuletos – Canção que fiz sobre poema da poeta rio-grandina Daniela Delias, que teve uma primeira versão, para voz e eletrônicos, no álbum PeleOsso (2019). Agora, a canção ganhou arranjo para piano e voz e conta com o cello de Tânia Mello Neiva, ampliando seus mundos de significados.

 

Vertigem – A partir dos versos que a poeta Marília Kosby me dedicou, criei esta canção, onde trago também uma relato sobre miopia e sua relação com a vertigem, em uma experiência metalinguística em que piano e voz dialogam com o baixo de Nando Peters. A canção termina em clima de tango, flertando com os ritmos do sul do mundo.

 

A medula da noz – A canção propõe um exercício metalinguístico, onde o jogo entre as palavras ‘medula’ e ‘noz’ remetem a inter-relação entre a persona artística Bel Medula e Isabel Nogueira. O baixo de Nando Peters traça contornos para a poesia. 

 

Barco sem mapa – Um caminho entre universos e paisagens sonoras é o que esta canção propõe. Este arranjo foi criado ao vivo, em que meu piano e minha voz dialogam com o baixo de Dionísio Souza – ele natural de Rio Grande, eu, natural de Pelotas. A canção propõe um improviso fluido e experimental. A voz explora sussurros e nuances, trazendo os contornos do movimento das águas que o mar e a lagoa têm.

 

Um sorvete de manhã  – A canção fez parte do álbum A Dança do Caos, de 2023, e agora ganha uma versão em que piano e voz conversam com o sax barítono de Luciano Zanatta. Aliada a um maior destaque para as palavras, o improviso e a experimentação trazem um olhar poético para o cotidiano. 

 

Canção de amor – Tecida a partir da observação de detalhes aparentemente simples, a canção celebra o amor e seus encantamentos cotidianos. A participação especial de Sara Oliveira nos vocais e Kelvin Machado no baixo em diálogo com o piano criou o ambiente singelo para esta celebração amorosa.

 

Falta pele – Esta canção, criada em 2019, foi gravada pela primeira vez para o álbum PeleOsso. É a terceira canção do álbum e fala sobre amor. Nesta versão traz meu piano e voz em uma brincadeira com o sax barítono de Luciano Zanatta, para quem eu compus a canção. O tango do final traz um novo drama, que dialoga com a próxima música do álbum. 

 

Te dei o mar – O vento, fúria de imensidão, o som das pedras, os abismos. A canção traz imagens que remetem a universos amplos. Criada em 2019, teve sua primeira gravação para o álbum Semente (2021) e agora chega em uma versão expandida em que piano e voz dialogam com o baixo de Dionísio Souza em uma versão criada ao vivo no estúdio. 

 

Desejo  O poema Desejo faz parte do livro Metodologia do Encantamento,  que está sendo publicado junto com o lançamento do álbum e também faz parte do show Fermentação. 

 

Jandira – A penúltima canção do álbum celebra e evoca a cabocla Jandira, entidade das matas e das águas. Como todas as canções do álbum, uma gravação em fluxo, sem cortes ou edições,  onde a voz dialoga com o piano em tempo real. Uma prece, abrindo caminhos para uma das canções do quarto álbum do ciclo: Café. 

 

A língua inventada – Inspirada nas Cartas do Deserto, que são dispositivos para criação musical. Aqui a improvisação vocal aparece explorando sons e vocalidades para além da linguagem tonal. Gravada em um único take, e com uma segunda voz, dialogando com a primeira. Audre Lorde escreveu que “a linguagem criada para hospedar oprimir não será aquela que irá nos libertar”, e a partir deste alargamento da linguagem, me aproximando da poesia sonora, criei esta faixa.

 

Agenda

 

Lançamento do livro em Pelotas (RS) com show de Pedro Nogueira, Mari Mariana e Nubia Kalú – participação especial de Bel Medula

Dia: 18 de outubro

Horário: 20h30

Local: Utopia Casa Bar | Rua Antônio dos Anjos, 908

Entrada franca

 

Audição do álbum em Porto Alegre (RS) com Marcélo Ferla, Diogo Brochmann e Bel + DJ set de Nanni Rios

Dia: 28 de outubro

Horário: 19h

Local: Rádio Agulha | Av. Cristóvão Colombo, 545 – Floresta

Entrada franca

 

Lançamento do livro em Porto Alegre (RS) com roda de conversa com Marilia Kosby e Nanni Rios

Dia: 30 de outubro

Horário: 19h

Local: Livraria Baleia | R. dos Andradas, 351 – Centro Histórico

Entrada franca

 

Show de lançamento em Porto Alegre (RS)
Dia: 13 de novembro
Horário: 18h

Local: Centro Cultural da UFRGS | R. Eng. Luiz Englert, 333 – Farroupilha

Entrada franca

Lançamento do livro em Salvador (BA) com roda de conversa com Flavia Goulart Roza e Claudia Sisan

Dia: 24 de novembro

Horário: 16h às 18h

Local: Museu de Arte da Bahia | Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória

 

OUÇA AQUI | ASSISTA O VISUALIZER AQUI

 

FICHA TÉCNICA

 

Fermentação, um disco de Bel Medula, 2025

Bel Medula: voz, piano e direção artística

Luciano Zanatta: sax-barítono em Sorvete de manhã e Falta pele

Tânia Mello Neiva: violoncelo em Amuletos

Sara Oliveira (banda Quarto ao Lado): voz em Canção de amor

Dionísio Souza (Kiai grupo): baixo em Tempo pra Bailinho, Te dei o mar e Barco sem mapa

Nando Peters: baixo em Vertigem e Medula da Noz

Kelvin Machado (banda Quarto ao Lado): baixo em Canção de amor

Gravação, mixagem e masterização: Diogo Brochmann (Dingo), estúdio Pimenta Caseira

Produção musical: Bel Medula, LucZan e Diogo Brochmann

 

LINKS

 

Site
Instagram
Youtube
Spotify
Bandcamp

 

SOBRE BEL MEDULA 

 

Bel Medula é Isabel Nogueira, compositora, artista sonora, produtora musical e musicóloga natural de Pelotas, com sede em Porto Alegre (RS). Sua produção transita pela canção, pela música eletrônica e pela experimentação sonora, em rituais que entrelaçam glitch, tecnofeminismos e cyberancestralidade. Bacharel em Piano e Doutora em Musicologia pela Universidade Autônoma de Madri, é professora da UFRGS e coordena o Grupo de Pesquisa Sônicas: Gênero, Corpo e Música, além de ser especialista em escuta profunda pelo Deep Listening Institute (EUA), ministrando workshops no Brasil e no exterior.

 

Com mais de duas décadas de trajetória, lançou álbuns e colaborações por selos do Brasil, Itália, Peru, Argentina e Estados Unidos, entre eles Vestígios Violeta (2014), Voicing (2016), PeleOsso (2019), Luna (2020), Semente (2021), Abala Ladaia (2022), A Dança do Caos (2023), Jacy (2024) e Caleidoscópia (2024), além dos EPs Manifesto e Grão da Escuta (2025). Em 2025, apresenta Fermentação, álbum em formato de piano e voz que integra um ciclo de quatro obras a ser concluído com Café (2026).

 

Com performances que transitam entre música, poesia e arte sonora, participou de festivais no Brasil e no exterior, como Kinobeat (2016 e 2019), Música Estranha (2017), FIME (2016), Morrodalia (2020 e 2022), Novas Frequências (2020), Electric Medway (Reino Unido, 2021), Feminoise (Argentina, 2018) e Topia (Berlim, 2021). Indicada ao Prêmio Açorianos pelo disco PeleOsso (2020), Bel Medula tem como diferencial a constante experimentação e a capacidade de transitar entre linguagens — música, arte sonora, poesia, audiovisual e performance —, envolvendo um público que aprecia a escuta como experiência criativa e sensível.

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: ASSESSORIA DE IMPRENSA CAFÉ 8

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 11/11/1976, há exatamente 49 anos atrás era lançado o 5° álbum de estúdio da banda Kiss @kissonline “Rock and Roll Over”.

Integrantes:

Paul Stanley (vocals, guitars)
Ace Frehley (guitars)
Gene Simmons (vocals, bass)
Peter Criss (vocals, drums)

Track list:

	1.	I Want You
	2.	Take Me
	3.	Calling Dr. Love
	4.	Ladies Room
	5.	Baby Driver
	6.	Love ‘em And Leave ‘em
	7.	Mr. Speed
	8.	See You In Your Dreams
	9.	Hard Luck Woman
	10.	Makin Love

#kiss #kissarmy #kissband #paulstanley #genesimmons #acefrehley #petercriss #rocknrollover #boomerangmusic
Em 11/11/1985, há exatamente 40 anos atrás era lançado a compilação da banda Depeche Mode @depechemode "Catching UP With", pela Sire Records.

Integrantes:

Martin Gore
Andrew Fletcher
Dave Gahan
Alan Wilder
Vince Clarke

Tracklist

Side 1
Dreaming Of Me [3:44]
New Life [3:44]
Just Can't Get Enough [3:36]
See You [3:53]
The Meaning Of Love [3:04]
Love, In Itself [3:55]
Master & Servant [3:50]

Side 2
Blasphemous Rumours [5:04]
Somebody [4:21]
Shake The Disease [4:46]
Flexible [3:09]
It's Called A Heart [3:48]
Fly On The Windscreen [5:05]

#depechemode
#boomerangmusic
#catchingupwith
Em 10/11/1983, há exatamente 43 anos atrás era lançado o filme Star 80.

Dirigido por Bob Fosse e estrelado por Mariel Hemingway e Eric Roberts. 

Filme dramático e obsessivo, mas vale assistir.

#star80 #boomerangmusic
Em 10/11/1988, há exatamente 37 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme Child's Play, em português Brinquedo Assassino.

Estrelando Chris Sarandon e o boneco Chuck.

#brinquedoassassino #boomerangmusic #childsplay
30 anos depois, The Cranberries @thecranberries lançaram nas plataformas de streaming o famoso "Unplugged" da MTV gravado e apresentado em 1995, na promoção de seu segundo álbum, "No Need To Argue", mas o áudio nunca foi lançado, até agora. 

A performance completa possui 9 músicas em 45 minutos.

Integrantes:

Dolores O'Riordan  nos vocais, o guitarrista Noel Hogan, o baixista Mike Hogan e o baterista Feargal Lawler. 

Tracklist: 

Side A
1. Intro/Dreaming My Dreams
2. Ode To My Family
3. Linger
4. Free To Decide

Side B
1. I’m Still Remembering
2. Empty
3. Zombie
4. Yesterday’s Gone
5. No Need To Argue

#unpluggedmtv #thecranberries
#boomerangmusic
Em novembro de 1988, há exatamente 37 anos atrás era lançado o 6° álbum de estúdio da banda R.E.M @rem "Green".

Integrantes:

Peter Buck (guitarra, bandolim, baixo, teclado)
Mike Mills (baixo, teclado, guitarra, backing vocals) Michael Stipe (vocal)
Bill Berry (bateria, percussão, baixo, teclado, backing vocals)

Tracklist 

 
1. Pop Song 89
2. Get Up
3. You Are the Everything
4. Stand
5. World Leader Pretend
6. The Wrong Child
7. Orange Crush
8. Turn You Inside Out
9. Hairshirt
10 I Remember California
11 Untitled

#Green #rem #boomerangmusic
Em 10/11/1986, há exatamente 39 anos atrás era lançado a coletânea musical "The Whole Story" da cantora e compositora Kate Bush @katebushmusic

Tracklist 

Lado A
1 Wuthering Heights (New Vocal) 4:57
2 Cloudbusting 5:09
3 The Man With The Child In His Eyes 2:38
4 Breathing 5:28
5 Wow 3:46
6 Hounds Of Love 3:02

Lado B
1 Running Up That Hill 5:00
2 Army Dreamers 3:13
3 Sat In Your Lap 3:29
4 Experiment IV 4:21
5 The Dreaming 4:14
6 Babooshka 3:29

#katebush #thewholestory #boomerangmusic
Em 10/11/1986, há exatamente 39 anos atrás era lançado o primeiro álbum de estúdio da banda The Mission "Gods Own Medicine".

The Mission

Craig Adams – bass guitar, production
Mick Brown – drums, production
Simon Hinkler – guitars, keyboards, production
Wayne Hussey – vocals, guitars, production

Tracklist 

1.	"Wasteland"	5:42
2.	"Bridges Burning"	4:08
3.	"Garden of Delight (Hereafter)"	3:42
4.	"Stay with Me"	4:37
5.	"Blood Brother"	5:16
6.	"Let Sleeping Dogs Die"	5:53
7.	"Sacrilege"	4:45
8.	"Dance on Glass"	5:10
9.	"And the Dance Goes On"	4:10
10.	"Severina"	4:15
11.	"Love Me to Death"	4:38
12.	"Island in a Stream"	5:25

#godsownmedicine
#themission #boomerangmusic