CAIXA Cultural São Paulo reúne grandes nomes da música brasileira em shows gratuitos

Festival Dupla de Três terá apresentações de trios formados por Marcelo Jeneci, Tiê e Joyce Moreno; Mahmundi, Cícero e Letrux; Juliana Linhares, Vanessa Moreno e João Cavalcanti; e Suricato, Ana Cañas e Zé Renato

 

A CAIXA Cultural São Paulo recebe, de 18 a 21 de setembro (quinta-feira a domingo), o Festival Dupla de Três. Pela primeira vez na capital paulista, o projeto reúne trios formados por nomes de diferentes gerações da música brasileira em quatro shows gratuitos. As apresentações serão realizadas no Grande Salão, com retirada de ingressos uma hora antes de cada espetáculo.

 

As quatro “duplas de três” são formadas por Marcelo JeneciTiê e Joyce Moreno (18/09); MahmundiCícero e Letrux (19/09); Juliana LinharesVanessa Moreno e João Cavalcanti (20/09); e SuricatoAna Cañas e Zé Renato (21/09). A proposta do festival é reunir trios inéditos formados por dois artistas da nova geração e um nome consagrado da música brasileira, dividindo o palco apenas com seus próprios instrumentos, sem banda de apoio.

 

Com curadoria da jornalista e apresentadora Fabiane Pereira, vencedora do Prêmio APCA por sua atuação como radialista, o projeto parte da vontade de destacar artistas que constroem suas trajetórias com autonomia e entrega. “O festival nasceu do desejo de celebrar o que a música brasileira sempre teve de mais bonito: a arte do encontro”, afirma Fabiane. “É um evento minimalista no formato, mas imenso na troca, na escuta e na potência de cada artista”, completa.

 

Mais do que unir diferentes gerações em cena, o Festival Dupla de Três propõe uma escuta sensível e valoriza a arte em sua forma mais essencial. “Queremos reconhecer quem canta e toca, quem carrega sua arte nas próprias mãos, e criar momentos únicos, que só existem quando três mundos se encontram num mesmo palco”, diz Fabiane. “Cada show é um abraço. Um trio que se faz no agora, diante do público, e deixa uma marca que vai muito além da música”, finaliza a curadora.

 

Duplas de três:

 

Referência na música brasileira desde os anos 1960, a cantora e compositora Joyce Moreno chega ao Festival Dupla de Três com grandes expectativas. “Marcelo Jeneci e Tiê estão no meu radar faz tempo, são dois jovens e talentosos artistas, com quem vou ficar muito feliz em trocar sons e experiências. Aguardando com alegria este encontro”, conta.

 

A cantora, compositora, escritora e atriz Letrux, nome de destaque na cena independente contemporânea, destaca a afinidade artística do seu trio. “Cícero e Mahmundi fazem parte da minha história musical. Crescemos juntos, eu um tiquinho antes, mas sempre nos esbarrando em shows e festivais, estrada afora. Gosto das suas composições, suas letras. Acho que vamos armar uma bagunça gostosa e astral”, diz.

 

O cantor, compositor e instrumentista João Cavalcanti ficou conhecido nacionalmente pelo seu trabalho com o grupo Casuarina. Destaque na reocupação musical da Lapa carioca e referência na nova geração do samba, ele segue desde 2017 em carreira solo. Ao lado de Juliana Linhares e Vanessa Moreno, o músico potencializa ainda mais o diálogo entre artistas contemporâneos proposto pelo evento.

 

Cantor e compositor com 50 anos de carreira e mais de 20 álbuns solo lançados, Zé Renato celebra o encontro inédito com Ana Cañas e Suricato, com quem vai encerrar o festival. “Foi uma honra receber o convite da Ana e do Rodrigo, artistas da nova geração que admiro muito, com quem terei o prazer de dividir o palco pela primeira vez”, afirma o músico, um dos fundadores do grupo Boca Livre.

 

Programação:

 

18/09 (quinta-feira) | Marcelo Jeneci + Tiê convidam Joyce Moreno

19/09 (sexta-feira) | Mahmundi + Cícero convidam Letrux

20/09 (sábado) | Juliana Linhares + Vanessa Moreno convidam João Cavalcanti

21/09 (domingo) | Suricato + Ana Cañas convidam Zé Renato

 

SERVIÇO:

 

[Música] Festival Dupla de Três

Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro, São Paulo – SP

Datas: 18 a 21 de setembro de 2025

Horário: quinta-feira a sábado, às 19h; domingo, às 18h

Ingressos gratuitos (distribuídos uma hora antes do início de cada apresentação, limitado a um ingresso por pessoa)

Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos

Informações: (11) 3321-4400 | site da CAIXA Cultural | caixaculturalsaopaulo

Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Assessoria de Imprensa da CAIXA

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 20/12, é aniversário do cantor, compositor e músico Alan Parsons @alanparsonsmusic do @officialalanparsonsproject que completa 79 anos.

#alanparsons #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 20/12, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda The Black Crowes @theblackcrowes Chris Robinson que completa 59 anos.

#theblackcrowes #happybirthday #chrisrobinson
Hoje, 20/02, é aniversário do baterista e compositor Peter Criss @therealpetercriss que completa 80 anos.

Foi integrante da banda Kiss @kissonline 

#petercriss #happybirthday #kiss
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor e compositor Alejandro Sanz @alejandrosanz que completa 57 anos.

#alejandrosanz #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário da cantora e compositora Billie Eilish @billieeilish que completa 24 anos.

#billieeilish #happybirthday
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Papas da Língua @papasdalinguareuniao Serginho Moah @serginhomoahoficial que completa 61 anos.

#serginhomoah #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário do guitarrista Keith Richards @officialkeef da banda The Rolling Stones @therollingstones que completa 82 anos.

#keithrichards #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 17/12, é aniversário do ex-baixista da banda R.E.M, Mike Mills que completa 67 anos.

#mikemills #rem #happybirthday