CAIXA Cultural São Paulo reúne grandes nomes da música brasileira em shows gratuitos

Festival Dupla de Três terá apresentações de trios formados por Marcelo Jeneci, Tiê e Joyce Moreno; Mahmundi, Cícero e Letrux; Juliana Linhares, Vanessa Moreno e João Cavalcanti; e Suricato, Ana Cañas e Zé Renato

 

A CAIXA Cultural São Paulo recebe, de 18 a 21 de setembro (quinta-feira a domingo), o Festival Dupla de Três. Pela primeira vez na capital paulista, o projeto reúne trios formados por nomes de diferentes gerações da música brasileira em quatro shows gratuitos. As apresentações serão realizadas no Grande Salão, com retirada de ingressos uma hora antes de cada espetáculo.

 

As quatro “duplas de três” são formadas por Marcelo JeneciTiê e Joyce Moreno (18/09); MahmundiCícero e Letrux (19/09); Juliana LinharesVanessa Moreno e João Cavalcanti (20/09); e SuricatoAna Cañas e Zé Renato (21/09). A proposta do festival é reunir trios inéditos formados por dois artistas da nova geração e um nome consagrado da música brasileira, dividindo o palco apenas com seus próprios instrumentos, sem banda de apoio.

 

Com curadoria da jornalista e apresentadora Fabiane Pereira, vencedora do Prêmio APCA por sua atuação como radialista, o projeto parte da vontade de destacar artistas que constroem suas trajetórias com autonomia e entrega. “O festival nasceu do desejo de celebrar o que a música brasileira sempre teve de mais bonito: a arte do encontro”, afirma Fabiane. “É um evento minimalista no formato, mas imenso na troca, na escuta e na potência de cada artista”, completa.

 

Mais do que unir diferentes gerações em cena, o Festival Dupla de Três propõe uma escuta sensível e valoriza a arte em sua forma mais essencial. “Queremos reconhecer quem canta e toca, quem carrega sua arte nas próprias mãos, e criar momentos únicos, que só existem quando três mundos se encontram num mesmo palco”, diz Fabiane. “Cada show é um abraço. Um trio que se faz no agora, diante do público, e deixa uma marca que vai muito além da música”, finaliza a curadora.

 

Duplas de três:

 

Referência na música brasileira desde os anos 1960, a cantora e compositora Joyce Moreno chega ao Festival Dupla de Três com grandes expectativas. “Marcelo Jeneci e Tiê estão no meu radar faz tempo, são dois jovens e talentosos artistas, com quem vou ficar muito feliz em trocar sons e experiências. Aguardando com alegria este encontro”, conta.

 

A cantora, compositora, escritora e atriz Letrux, nome de destaque na cena independente contemporânea, destaca a afinidade artística do seu trio. “Cícero e Mahmundi fazem parte da minha história musical. Crescemos juntos, eu um tiquinho antes, mas sempre nos esbarrando em shows e festivais, estrada afora. Gosto das suas composições, suas letras. Acho que vamos armar uma bagunça gostosa e astral”, diz.

 

O cantor, compositor e instrumentista João Cavalcanti ficou conhecido nacionalmente pelo seu trabalho com o grupo Casuarina. Destaque na reocupação musical da Lapa carioca e referência na nova geração do samba, ele segue desde 2017 em carreira solo. Ao lado de Juliana Linhares e Vanessa Moreno, o músico potencializa ainda mais o diálogo entre artistas contemporâneos proposto pelo evento.

 

Cantor e compositor com 50 anos de carreira e mais de 20 álbuns solo lançados, Zé Renato celebra o encontro inédito com Ana Cañas e Suricato, com quem vai encerrar o festival. “Foi uma honra receber o convite da Ana e do Rodrigo, artistas da nova geração que admiro muito, com quem terei o prazer de dividir o palco pela primeira vez”, afirma o músico, um dos fundadores do grupo Boca Livre.

 

Programação:

 

18/09 (quinta-feira) | Marcelo Jeneci + Tiê convidam Joyce Moreno

19/09 (sexta-feira) | Mahmundi + Cícero convidam Letrux

20/09 (sábado) | Juliana Linhares + Vanessa Moreno convidam João Cavalcanti

21/09 (domingo) | Suricato + Ana Cañas convidam Zé Renato

 

SERVIÇO:

 

[Música] Festival Dupla de Três

Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro, São Paulo – SP

Datas: 18 a 21 de setembro de 2025

Horário: quinta-feira a sábado, às 19h; domingo, às 18h

Ingressos gratuitos (distribuídos uma hora antes do início de cada apresentação, limitado a um ingresso por pessoa)

Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos

Informações: (11) 3321-4400 | site da CAIXA Cultural | caixaculturalsaopaulo

Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Assessoria de Imprensa da CAIXA

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 12/12, é aniversário do ex guitarrista da banda Kiss @kissonline Bruce Kulick @bruce.kulick que completa 72 anos.

#kiss #brucekulick #happybirthday
Hoje, 10/12, é aniversário da baterista Meg White da banda White Stripes @thewhitestripes que completa 51 anos.

#megwhite #happybirthday
#whitestripes
Hoje, 10/12, é aniversário do cantor, compositor e ex integrante da banda Wang Chung @wangchungofficial Jack Hues @jackhuesofficial que completa 71 anos.

#jackhues #wangchung #boomerangmusic
Em 10/12/1985, há exatamente 40 anos atrás era lançado o primeiro álbum de estúdio da banda Fine Young Cannibals @fineyoungcannibals 

Fine Young Cannibals 

Roland Gift – vocais
Andy Cox – guitarra, órgão em "Time Isn't Kind"
David Steele – baixo, piano, teclados

Track listing

"Johnny Come Home" - 3:35
"Couldn't Care More" - 3:30
"Don't Ask Me to Choose" - 3:05
"Funny How Love Is" - 3:28
"Suspicious Minds" - 3:56
"Blue" - 3:31
"Move to Work" - 3:26
"On a Promise" - 3:06
"Time Isn't Kind" - 3:12

#fineyoungcannibals #boomerangmusic
Em 10/12/1976, há exatamente 49 anos atrás era lançado o 5° álbum de estúdio da banda Queen @queen “A Day At The Races”.

Line-up:

Freddie Mercury (vocals, keys)
Brian May (vocals, guitars)
John Deacon (bass)
Roger Taylor (vocals, drums)
Additional musicians: Mike Stone (vocals)

Track list:

	1.	Tie Your Mother Down
	2.	You Take My Breath Away
	3.	Long Away
	4.	The Millionaire Waltz
	5.	You And I
	6.	Somebody To Love
	7.	White Man
	8.	Good Old-Fashioned Lover Boy
	9.	Drowse
	10.	Teo Torriatte (Let Us Cling Together)

#queen #queenband #adayattheraces
Hoje, 10/12, é aniversário da saudosa cantora e compositora Cassia Eller @cassiaelleroficial que completaria 63 anos.

#cassiaeller #happybirthday #mpb
Em dezembro de 1972, há exatamente 53 anos atrás era lançado o álbum ao vivo do Deep Purple @deeppurple “Made in Japan” gravado ao vivo em Osaka e Tokyo,.

Line-up:

Ian Gillian (vocals, harmonica, percussion)
Ritchie Blackmore (guitars)
Jon Lord (keys)
Roger Glover (bass)
Ian Paice (drums)

Track list:

	1.	Highway Star
	2.	Child in Time
	3.	Smoke on the Water
	4.	The Mule
	5.	Strange Kind of Woman
	6.	Lazy
	7.	Space Truckin’

#deeppurple #madeinjapan #boomerangmusic
Hoje, 09/12, é aniversário do saudoso baixista e compositor Canisso @canisso_rmds da banda Raimundos @raimundosrock que completaria 60 anos.

#Canisso #raimundos #happybirthday