CELEBRANDO CICLOS E ENCONTROS DA EXISTÊNCIA, BRUNA THIMOTEO LANÇA SEU ÁLBUM DE ESTREIA RODA DA VIDA
Misturando MPB, ijexá, baião e samba-reggae com poesia cotidiana, a curitibana convida à introspecção e intensidade, alegria e fé no caminho
OUÇA RODA DA VIDA: Link
No dia 25 de setembro, a cantora e compositora Bruna Thimoteo apresenta ao público seu primeiro álbum de estúdio, Roda da Vida. Lançado de forma independente, o trabalho é fruto de um processo de criação iniciado durante a pandemia e se firma como um retrato sensível e pulsante do cotidiano — um convite a encarar os altos e baixos com coragem, amor e alegria.
Com direção artística de Bruna Thimoteo e produção musical de Renan Otah, Roda da Vida propõe um mergulho na riqueza da música brasileira. O disco costura ritmos como o ijexá, o baião e o samba-reggae, ao mesmo tempo em que dialoga com a nova MPB, sutis elementos eletrônicos e uma poesia cotidiana inspirada em nomes como Gilberto Gil, Luiz Gonzaga, Maria Bethânia e Djavan. O resultado é uma sonoridade orgânica, dançante e introspectiva, que reflete tanto a força das tradições afro-brasileiras quanto a pulsação de uma artista em pleno florescimento criativo.
“Roda da Vida faz uma leitura do cotidiano de forma sensível, trazendo questionamentos sobre o que realmente importa. Busco me conectar com o bonito do caminho de forma consciente e trazer essa percepção para quem também deseja se conectar com esse lado da roda da vida”, afirma Bruna. “A obra é um respiro dançante. Toda a potência e suavidade que a Bruna traz em sua voz e em sua mensagem tentamos refletir nos arranjos, criando uma música que gira e faz girar, um convite ao movimento”, completa Renan.
As onze faixas revelam a pluralidade da obra da artista. A jornada começa com “Maria”, uma ode à força feminina inspirada na primeira mulher alquimista, e segue com “O Mundo é Seu”, onde canta a autoestima como forma de amor. Em seguida, a faixa “Brasil”, uma reflexão sobre o futuro ancestral e os saberes dos povos originários. Em “Bem Te Vi”, a artista presta homenagem às avós em um registro íntimo e afetivo. O clima se ilumina em “Estrela”, canção de respiro e inspiração, e encontra doçura em “Tempo pra Gente”, uma bossa delicada sobre o amor saudável. A vinheta “Rio” prepara terreno para a irreverência lúdica de “Fruta do Conde”, que ironiza a meritocracia com metáforas frutais. Depois, a energia de “Benção da Travessia” ganha novos contornos latinos. O samba-reggae aparece em “Rua do Amor”, com participação especial de Maíra Carvalho. O álbum se encerra com “Roda da Vida”, faixa que dá nome ao disco e sintetiza seu espírito de intensidade, consciência e alegria.
O lançamento do disco será celebrado em um show especial no Teatro do Paiol, em Curitiba, no dia 25 de setembro, às 20h, com ingressos gratuitos disponíveis pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/roda-da-vida-no-teatro-paiol/3106862). Intitulado Roda da Vida, o espetáculo convida o público a viver uma experiência de conexão, celebração e encantamento através da música. No palco, Bruna Thimoteo estará acompanhada por Denusa Castellain (sax), Pedro Afara (baixo), Luis Fernando Diogo (bateria), Diorlei Santos (percussão), AlissonM (guitarra e cavaquinho) e Fernando Vahia (violão 7 cordas), sob direção musical de Renan Otah. O repertório apresenta ao vivo as faixas do álbum, em uma atmosfera que une sensibilidade, alegria e beleza, reafirmando a força da música popular brasileira em sua potência coletiva.
A roda, aqui, é movimento, é ciclo e é encontro. E é nesse espírito que Bruna Thimoteo apresenta Roda da Vida — um álbum que dança entre a introspecção e a celebração, abrindo espaço para que cada ouvinte encontre seu próprio giro.
Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná, com apoio da Copel e da Empório Dental.
Capa: Yasmin Victorino
OUÇA RODA DA VIDA: Link
FAIXA A FAIXA POR BRUNA THIMOTEO
- Maria
Fala da subversão, a “Maria” que cito na letra foi a primeira alquimista a surgir nesse conceito, foi uma mulher que estudou na região do Egito no século I. E na música eu convido essa força, da primeira mulher alquimista, quantas coisas ela não enfrentou para poder ser quem ela era. Eu anuncio que a alquimia está ressurgindo, eu enquanto mulher, alquimizando a vida pra viver melhor nesse nosso mundo.
- O Mundo é Seu
“O Mundo é Seu” é um lembrete. É música que ajuda a trazer a beleza de dentro pra fora e encoraja a seguir o sonho. Todos merecemos ser amados e sermos felizes. A carta do “O Mundo” no tarot também tem a ver com a mensagem da música, no tarot “O Mundo” é a chegada de nossa inteireza, quando todos os nossos sentidos estão integrados, quando a nossa jornada se consagra e estamos firmes em nós. “O Mundo é Seu” fala de amor em forma de autoestima e confiança interna.
- Brasil
“O futuro é ancestra”l, como Ailton Krenak diz, e essa faixa traz essa provocação e convite, eu quero escutar o Brasil ancestral, indígena, os saberes dos povos originários e acredito que esse seja o caminho para um país mais justo. “Brasil” é um “retrato sensível e espiritual do Brasil,” como citou o portal Nosso Som.
- Bem Te Vi
Escrevi essa música olhando pra minha avó materna, em um momento muito difícil da saúde dela. Quando eu era criança chegava da escola e ficava na casa dela esperando meus pais me buscarem após o trabalho. Ela me levava na janela e ficava chamando os bem te vi. Fiz essa música como homenagem pra ela e pra minha avó paterna que já fez a passagem.
- Estrela
“Estrela” é um respiro relaxante e alegre para o público, sua mensagem e sonoridade transmitem inspiração e a sensação de que há beleza dentro de si.
- Tempo Pra Gente
Fala dos amores saudáveis, do amor genuíno em se propor compartilhar a vida com alguém e juntos construir um elo de respeito. Fiz essa música pensando no meu companheiro, Renan, que é o produtor do disco. Ela é uma bossinha suave, boa pra embalar o coração.
- Rio (vinheta)
Essa faixa prepara o ouvinte para um momento mais enérgico do disco, ela é parte de um poema que escrevi para o “Rio”.
- Fruta do Conde
Eu acho que essa é a música mais divertida do álbum, ela faz uma provocação sobre a meritocracia colocando as frutas como metáforas. É alto astral e lúdica.
- Benção da Travessia
Canto para as águas me abençoarem pelo caminho da vida, essa música foi meu segundo single lançado em 2020 e agora ela ganha uma nova roupagem com elementos da cumbia e da cultura latina.
- Rua do Amor
É o samba reggae do disco, com participação da sergipana Maíra Carvalho, essa música traz a mensagem de aproveitar a vida na sua essência, deixando a tristeza pra depois, cantando ela não nos alcança.
- Roda da Vida
Essa é a música que deu nome ao álbum, ela dança na roda da vida, Renan, o produtor diz que ela é a faixa mais rock do meu repertório, talvez porque a roda da vida é essa energia intensa e eu convido o público a dançar nessa roda com consciência e alegria.
SOBRE BRUNA THIMOTEO
Bruna Thimoteo é cantora, compositora e diretora audiovisual, com trajetória de mais de nove anos na música popular brasileira. Sua obra passeia entre a MPB, a nova MPB e ritmos afro-brasileiros, trazendo mensagens de autoconhecimento, amor próprio e conexão com a natureza.
Instagram: Link
Com informações: Assessoria de imprensa ALETS