Clássico de Lia de Itamaracá, o álbum Ciranda de Ritmos ganha formato digital

Obra rendeu a cantora circulação pelo Brasil e também pela Europa

 

PRÉ-SAVE

 

Rainha da ciranda e reconhecida como patrimônio vivo da cultura brasileira, oriunda de Pernambuco, Lia de Itamaracá lançou recentemente, via selo Boia Fria Produções, a versão digital de seu elogiado e já clássico disco Ciranda de Ritmosacesse aqui.

 

Trata-se do terceiro disco de estúdio da carreira de Lia, que o lançou em 2008, com direção musical do flautista potiguar Carlos Zens. Na época, Ciranda dos Ritmos teve sua produção contemplada com recursos do edital Petrobrás Cultural e até hoje é tido como um dos melhores trabalhos já divulgados por Lia. Até então encontrado somente no formato físico (CD), agora o álbum alcança as plataformas digitais, em mais um movimento de Lia, que pretende dialogar e se aproximar ainda mais de um público jovem que vem resgatando sua história e trajetória por meio da internet.

 

Com direção musical e participação do flautista e compositor potiguar Carlos Zens, Ciranda de Ritmos tem seu conceito inspirado sobretudo no músico e saxofonista de 90 anos, que acompanhou Lia por quase 4 décadas – Seu Bezerra ou Bezerra do Sax. Seu Bezerra foi autor de seis das 14 faixas do álbum, que inclui cocos, maracatus, frevos, maxixes e cirandas. Na época de lançamento do disco, a turnê de divulgação de Ciranda de Ritmos levou Lia para a Europa e também a colocou num giro pelo Brasil, numa programação que chegou a promover 49 apresentações em 55 dias.

 

O arranjo da canção “Recife” ficou por conta do Maestro Ademir Araújo, homenageado do carnaval recifense de 2008. Maestro Formiga, como é conhecido, levou a banda sinfônica da cidade para executar seus arranjos em estúdio. Participaram do disco artistas indígenas da tribo Fulni-ô, de Águas Belas (PE); Seu Luiz Paixão, mestre rabequeiro da Zona da Mata pernambucana; e as Filhas de Baracho – Severina e Dulce – que fizeram vocal para Lia em quase todas as faixas.

 

O choro de Naná

 

Uma curiosidade especial dos bastidores de gravação de Ciranda dos Ritmos envolve o percussionista pernambucano Naná Vasconcelos (in memoriam). De acordo com o livro “Lia de Itamaracá: Nas Rodas da Cultura Popular” (CEPE Editora), a autora Michele Assumpção revela que durante um dos dias de estúdio, no espaço Fábrica (Recife), Naná chegou de surpresa no local e pode acompanhar parte da gravação. Ao sair da sala, Lia encontrou com Naná, que a abraçava, chorando, chamando-a de “minha mãe preta”.

 

Ainda de acordo com Assumpção, “o músico, que na época era o grande responsável pela abertura do Carnaval do Recife, perguntou se Lia gostaria de fazer parte da abertura daquele ano, no dia 1o de Fevereiro. E foi assim que Lia embarcou numa experiência inusitada, cantando cirandas ao lado de Naná, Elza Soares e Marisa Monte”. Ouça Ciranda de Ritmos aqui.

 

Sobre Lia de Itamaracá

 

Maria Madalena começou a ficar conhecida como Lia de Itamaracá nos anos 1960 e é autora do famoso refrão, recolhido por Calazans: “Oh cirandeiro / cirandeiro oh / a pedra do teu anel / brilha mais do que o sol”. Lia de Itamaracá começou a participar de rodas de ciranda aos 12 anos e foi a única dentre 22 irmãos a se dedicar à música. Segundo ela, trata-se de “um dom de Deus e uma graça de Iemanjá”.

 

A compositora Teca Calazans foi uma das primeiras pessoas interessadas na cultura popular nordestina a reconhecer o talento de Lia, o que levou a alguns trabalhos desenvolvidos em parceria, como o resgate de músicas em domínio público e novas composições. Na discografia de Lia encontram-se os álbuns: A Rainha da Ciranda (1977), Eu Sou Lia (2000), Ciranda de Ritmos (2008) e Ciranda Sem Fim (2019).

 

Patrimônio da cultura brasileira, sobretudo da música e poesia oral de Pernambuco, atualmente Lia de Itamaracá vem se apresentando pelo Brasil e fora dele com a tour do disco mais recente, incluindo no repertório clássicos teus como “Quem Me Deu Foi Lia”, e “Morena de Pernambuco”.

 

Acompanhe Lia de Itamaracá

SPOTIFY | INSTAGRAM | YOUTUBE

 

 

Boia Fria Produções

 

Há 13 anos no mercado, a Boia Fria Produções é uma produtora cultural, editora musical e selo fonográfico com foco na música negra em todas as suas vertentes, indo desde a MPB, passando pelo jazz, samba, funk setentista, até o rap e soul music nacional. Já trabalhou com artistas de renome como Azymuth, Seu Jorge, Racionais MCs e Elza Soares, e foi responsável pelas carreiras dos rappers Dexter e Rincon Sapiência. Atualmente, administra a carreira de Amanda Magalhães e também se dedica a projetos como o Mestres da Soul e o SP RAP, eleito pelo público do Guia da Folha o melhor festival de 2014, além dos festivais Fico em Casa BR, Favela em Casa e do projeto Diversidartes, que reúne artistas com múltiplas deficiências. 

 

www.instagram.com/boiafriaproducoes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: DA LIRA CULTURAL Assessoria de Imprensa

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (21/11), é aniversário da cantora e compositora Alcione @alcioneamarrom que completa 77 anos.

#Alcione #marrom #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (21/11), é aniversário da atriz, cantora e compositora Björk @bjork que completa 59 anos.

#bjork #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (21/11), é aniversário do ator, cantor e compositor Fábio Jr. @fabiojroficial que completa 71 anos.

#fabiojr #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (12/11), é aniversário do cantor e compositor Paulinho da Viola @paulinhodaviola que completa 82 anos.

#paulinhodaviola #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (12/11), é aniversário do cantor e compositor Neil Young @neilyoungarchives que completa 79 anos.

#neilyoung #happybirthday #folkmusic #boomerangmusic
Show "Invisible Woman" da cantora Silvia Machete @silvia.machete 

Participação especial dos músicos Peter Buck (R.E.M) e Barrett Martin na clássica "The One I Love".

07/11, Casa Natura Musical @casanaturamusical

#boomerangmusic #silviamachete #invisiblewoman #peterbuck #rem #casanaturamusical
Hoje (07/11), é aniversário da cantora e compositora Joni Mitchell @jonimitchell que completa 81 anos.

#jonimitchell #happybirthday ##boomerangmusic