Compositor brasileiro João MacDowell transforma “Sétimo Selo” em ópera

No centenário de Ingmar Bergman a adaptação do texto original em sueco estreia no Brasil

A ópera ‘O Sétimo Selo” do compositor brasileiro João Mac Dowell será apresentada no dia 14 de novembro no Teatro Procópio Ferreira de Tatuí e no dia 17 de novembro em Ilhabela, no Centro Cultural Baía dos Vermelhos.

 

O projeto Conexão Bergman junta cinema e ópera numa co-produção cultural de excelência internacional e promove um expressivo intercâmbio artístico reunindo profissionais do Brasil, Suécia e Estados Unidos para a primeira apresentação mundial na versão completa em concerto da nova ópera com coro, solistas e orquestra. A orquestra sinfônica, sob a regência do maestro Edson Beltrami, e o grande coro do Conservatório de Tatuí se reunirão com o diretor de palco sueco, Bengt Gomér – que dirigiu Turandot de Puccini, no Dalhalla Opera com a soprano Nina Stemme no papel principal. Além de Gomér, sete solistas suecos (a soprano dramático Pauline Pfeifer no papel de A Morte, a soprano Johanna Martell no papel de Mia, o tenor Michael Axelsson no papel de Jof, a mezzo-soprano Linnea Andreassen como o Escudeiro Jons, Bjorn Larson no papel do Monge Raval, Maria Demérus no papel da Bruxa Tyan e o Barítono David Wijkman no papel do cavaleiro Antonius Block) estarão na montagem brasileira ao lado de artistas locais.

 

O projeto terá ainda, além do concerto no conservatório de Tatuí – com entrada franca – uma extensa programação gratuita: workshop de produção fonográfica, com o compositor João Mac Dowell e José Carlos Pires Junior, coordenador educacional da FATEC Tatuí; master class de composição musical e master class de voz com solistas suecos.

 

De Tatuí, o Conexão Bergman segue para Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, onde acontecerá – no Centro Cultural Baía dos Vermelhos – nos dias 16 e 17 de novembro a exibição do filme o ‘Sétimo Selo’ de 1957 e mesa redonda sobre o processo de transcriação do filme em ópera, com a participação de João MacDowell e a apresentação completa em concerto da ópera.

 

Ópera e Cinema

 

O compositor João MacDowell desenvolveu a ideia de levar ‘O Sétimo Selo’ para o palco a partir de residências artísticas na casa de Bergman, nas Ilhas Fårö, em 2014 e 2015. “Eu estava na casa dele, podendo trabalhar na mesa do escritório dele, com acesso irrestrito ao seu estúdio de música, sua biblioteca, videoteca, sala de meditação e todos os arquivos. O natural era pensar em quais filmes dariam uma boa ópera”, relembra MacDowell. Vale lembrar que outra obra seminal de Bergman, ‘Gritos e Sussurros’, já havia sido vertida para a ópera por João em 2014.

 

Na Suécia

 

No verão europeu de 2018, ‘O Sétimo Selo’ estreou na Suécia. “Trabalhamos em parceria com o Teatro Dramático Real (Dramaten) e com o Museu de Arte Moderna de Estocolmo, essas são as instituições de maior prestígio no país. Esses concertos foram parte do Festival Bergman 2018 em comemoração ao centenário do diretor”, frisa MacDowell. A partir de 2019 ‘O Sétimo Selo’ deverá entrar no circuito internacional da ópera, com conversas em andamento para as temporadas da Suécia, Polônia e Alemanha, incluindo também cidades brasileiras.

 

João MacDowell

 

O maior jornal sueco, o Dagens Nyheter, chamou MacDowell de “um novo pensador no gênero daópera.

 

 

Autor de cinco óperas, o compositor possui uma carreira que vai do punk rock à música clássica, passando pela bossa nova e música eletrônica. Radicado em Nova Iorque, é autor das óperas ‘Tamanduá’ (2008), ‘Plastic Flowers’ (2012), ‘Gritos e Sussurros’ (2014) e ‘A Trilogy’ (2015). A exibição de ‘O Sétimo Selo’, reverberou do outro lado do Atlântico, o New York Times afirmou que o fenômeno da transposição da tela para o palco foi representado no Dramaten por João MacDowell e sua ópera ‘O Sétimo Selo’.

 

 

Sua Sinfonia No.1 (‘Um Sonho Brasileiro’) estreou em 2014 com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília. Paralelo ao trabalho com a música erudita, atua no circuito comercial, sendo responsável pela trilha sonora da Copa do Mundo FIFA 2014 do canal ESPN, transmitida para 67 países.

 

João é diretor artístico e fundador da International Brazilian Opera Company (IBOC), uma organização sem fins lucrativos, baseada em Nova York, comprometida com a criação de um teatro de ópera global que interligue diferentes culturas. Ao estabelecer uma relação de trabalho com o Brasil, planeja desenvolver a colaboração entre artistas de ambos países e também viajar nas duas direções com produções completas buscando a renovação do gênero operístico.

 

Conservatório de Tatuí

 

Criado em 1954, o Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos – o Conservatório de Tatuí – é uma das mais sérias e bem sucedidas ações do setor cultural no estado de São Paulo. Nesses mais de 60 anos de formação e difusão cultural, se tornou uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina, cumprindo a missão de formar instrumentistas, cantores, atores e luthiers de prestígio internacional.

 

Conexão Bergman

 

O projeto Conexão Bergman é uma co-produção Brasil, Suécia e Estados Unidos, realizado pelo IBOC/NYC em parceria com a Green Point/RN, Conethics/SP e Conservatório de Tatuí, apoio do Teatro Vermelhos. O projeto tem o patrocínio da Volvo Cars, via Lei Rouanet e apoio cultural da Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo.

 

Serviço:

Tatuí SP

Dia 1 de novembro, quinta-feira:

16h – Masterclass Composição: Estética e Harmonia em Grandes formas com João MacDowell

Local: FATEC – Estúdio do Curso de Produção Fonográfica.

 

Dia 5 de Novembro, segunda feira:

14h – Masterclass Canto com Paulina Pfeifer – Soprano Dramático

Local: Conservatório de Tatuí

 

Dia 8 de Novembro, quinta feira:

14h – Masterclass Canto com David Wijkman – Baritone

16h10 – Masterclass Canto com Michael Axelsson – Tenor

Local: Conservatório de Tatuí

 

Dia 14 de novembro, quarta-feira

Concerto: Cantata da ópera “O Sétimo Selo” – 20h

Local: Conservatório de Tatuí

Entrada franca

 

 

Ilhabela – SP

Dia 16 de Novembro, sexta-feira:

20h – exibição do filme “O Sétimo Selo” e mesa redonda sobre o processo de transcriação do filme em ópera.

Dia 17 de novembro, sábado

20h – Concerto: Cantata da ópera “O Sétimo Selo”

 

INGRESSOS GRATUITOS

INFORMAÇÕES: www.setimoselo.com.br

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA: MIRIAM MARTINEZ/ ANA PAULA ROMEIRO

#SIGA NO INSTAGRAM
Living Colour @livingcolourofficial 

Showzaço!

Tokio Marine Hall @tokiomarinehall 

Realização @toplinkmusic 

#livingcolour #boomerangmusic
Em 27/02/1987, há exatamente 39 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos, o filme de drama Some Kind Of Wonderful, em português Alguém Muito Especial.

Dirigido por Howard Deutch e escrito e produzido por John Hughes.

No elenco Lea Thompson @lea_thompson Mary Stuart Materson @marystuartmasterson Eric Stolz e grande elenco.

Filmão que fez grande sucesso no Brasil e na Sessão da Tarde.

#somekindofwonderful #alguémmuitoespecial #boomerangmusic
Em 27/02/1984, há exatamente 42 anos atrás era lançado o 11° album de estúdio da banda Queen @officialqueenmusic "The Works".

Happy 42nd anniversary to Queen eleventh studio album “The Works” released on February 27th 1984.

Integrantes:

Freddie Mercury (vocals, keys)
Brian May (guitars)
John Deacon (bass)
Roger Taylor (drums)
Additional musicians: Fred Mandel, Mack (keys)

Track list:

	1.	Radio Ga Ga
	2.	Tear It Up
	3.	It’s A Hard Life
	4.	Man On The Prowl
	5.	Machines (Back To Humans)
	6.	I Want To Break Free
	7.	Keep Passing The Open Windows
	8.	Hammer To Fall
	9.	Is This The World We Created...?

#queenband #theworks #freddiemercury #brianmay #rogertaylor
Em 26/02/1991, há exatamente 35 anos atrás era lançado o 9° álbum de estúdio da banda Motörhead @officialmotorhead “1916”.

Integrantes:

Lemmy Kilmister (vocals, bass)
Phil “Wizzö” Campbell (guitars)
Michael “Würzel” Burston (guitars)
Phil “Philthy Animal” Taylor (drums)
Additional musicians: James Hoskins (cello)

Track list:

	1.	The One To Sing The Blues
	2.	I’m So Bad (Baby I Don’t Care)
	3.	No Voices In The Sky
	4.	Going To Brazil
	5.	Nightmare/The Dreamtime
	6.	Love Me Forever
	7.	Angel City
	8.	Make My Day
	9.	Ramones
	10.	Shut You Down
	11.	1916

#motorhead #1916 #lemmykilmister #philcampbell #wurzel
Em 26/02/1988, há exatamente 38 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme Bloodsport, em português O Grande Dragão Branco.

Estrelado por Jean-Claude Van Damme @jcvd 

Filmaço de ação 

#bloodsport #boomerangmusic #ograndedragaobranco
Em 26/02/1988, há exatamente 38 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o eletrizante trailer Frantic, em português Busca Frenética.

Dirigido por Roman Polanski e estrelado por Harrison Ford e Emmanuelle Seigner. A trilha sonora é de Ennio Morricone.

Filmaço de suspense.

#buscafrenetica #frantic #boomerangmusic
Hoje, 26/02, é aniversário do cantor e compositor Michael Bolton @michaelbolton que completa 73 anos 

#michaelbolton #happybirthday #boomerangmusic
Na próxima sexta, 27/02, vai rolar o show da banda Living Colour @livingcolourofficial no Tokio Marine Hall @tokiomarinehall

A tour "The Best Of 40 Years", celebra a trajetória da banda formada em Nova Iorque, nos Estados Unidos em 1984.

O Living Colour é formado por

COREY GLOVER @coreyglover - vocais
VERNON REID @vurnt22 - guitarras
DOUG WIMBISH - baixo
WILLIAM CALHOUN - bateria

Abertura da casa: 20h
Banda de abertura - Madzilla: 20:50
Living Colour: 22h

SET LIST 

Glamour Boys
Memories Can’t Wait
Leave It Alone
Desperate People
Ignorance Is Bliss
Go Away
Funny Vibe
Bi
Open Letter (To A Landlord)
Drum Solo
This Is The Life
Nothingness
Doug Wimbish Solo Spot
Love Rears Its Ugly Head
Pride
Type
Cult Of Personality

Bis:

Solace Of You
Time’s Up
Middle Man

Realização @toplinkmusic 

#toplinkmusic #livingcolour #thebestof40years #boomerangmusic