“Delia Fischer Beyond Bossa”, de Delia Fischer, gravado em inglês, tem lançamento mundial nesta sexta, dia 20/09
Videoclipe dela com o maravilhoso cantor italiano Mario Biondi: – https://www.youtube.com/watch?v=DIk2675sO0o
Nesta sexta (20/09), chega às lojas mundiais em CD e em todas as plataformas digitais o primeiro álbum internacional de Delia Fischer, o “Delia Fischer Beyond Bossa”, pelo selo Origin Records (Seattle, EUA), com as primeiras gravações de seu repertório autoral – assinadas com parceiros como Camila Costa, Carlos Careqa e Claudio Botelho, por exemplo – em que canta as canções com letras em inglês em versões recriadas pelo compositor, pianista e jornalista americano Allen Morrison e reunindo vários intérpretes brasileiros e internacionais de diferentes gêneros. O álbum está cheio de alegria e ritmos do Brasil numa aventura comovente e iluminada, que vai além da bossa.
Neste projeto, a pianista, cantora, compositora e diretora musical carioca Delia Fischer – duas vezes indicada ao Grammy Latino e com diversos álbum lançados – comemora seus 40 anos de carreira e 60 anos de vida dando nova cor à sua trajetória musical expandindo sua música para outras fronteiras, mostrando as diversas formas da música brasileira e a compreensão das letras antes só ouvidas em português pelo público estrangeiro.
“O desejo de me comunicar com a música está comigo desde sempre, mas depois de começar a escrever letras isso só aumentou. Esse álbum é uma volta ao começo: a música sendo o fio condutor, dessa vez ao lado das palavras e querendo mostrar ao planeta o que é a música brasileira que estamos escrevendo e cantando agora. E ainda consegui o melhor elenco de cantores músicos e produtores que podia sonhar”, revela Delia.
Foi depois de uma efusiva crítica de cinco estrelas da revista de jazz DownBeat de 2019 do jornalista Allen Morrison que se iniciou a colaboração entre os dois e que tornou este álbum possível. Cativado pelas suas composições poéticas, profundas e sofisticadas, Morrison e Delia trabalharam juntos para criar versões em inglês que honravam o espírito das letras originais enquanto contavam histórias envolventes em um vernáculo mais americano. Ao mesmo tempo, Delia retrabalhou as bases instrumentais e gravou com inspirados artistas convidados para enriquecer 6 das 12 faixas do álbum – incluindo a cantora de jazz estadunidense Gretchen Parlato (“My Time”), a cantora brasileira baseada nos EUA Luciana Souza (“Almost Paradise”), o mestre da bossa nova e do groove Marcos Valle (“Workaholic”), o guitarrista Chico Pinheiro e o instrumentista carioca Pretinho da Serrinha (ambos em “The Acupuncture Song”), o cantor Matias Correa (“Song of Self Affirmation”), o cantor e parceiro Marcio Nucci e o violoncelista americano Eugene Friesen (“What Good is Summer”), o grupo vocal New York Voices (“Lemon Jugglers of Rio”) e o cantor de soul italiano Mario Biondi (“Marketplace”).
Esses encontros foram enriquecedores à Delia e a cada um dos convidados. Marcos Valle, que deu seu suinge em “Workaholic”, versão da sua música “Garra” feita em parceria com Paulo Sérgio Valle – única música não autoral do album – diz: “Eu adoro o arranjo que ela fez, ela canta em inglês e eu em português e ficou muito interessante”
Luciana Souza, que gravou “Almost Paradise”, comemora o duo das duas. “Este disco é especial porque mostra Delia como compositora, como arranjadora, como cantora e essa musicista maravilhosa que ela é. Estou muito contente de ter participado num duo com ela, coisa inusitada para mim, com outra voz feminina, e a composição é linda!”
Kim Nazarian, cantora do grupo New York Voices, que participou em “Lemon Jugglers of Rio” comenta: “Estamos muito orgulhosos desta colaboração com Delia. Nós adoramos a canção, o resultado final e a mixagem”.
Eugene Friesen, professor em Berklee, violoncelista e arranjador de “What Good Is Summer?” diz: “A música pela qual me apaixonei no Brasil me veio fortemente à memória enquanto ouvia a bela música de Delia e Marcio Nucci. O arranjo de cordas que fiz é influenciado pelo grande colaborador de Tom Jobim, Claus Ogerman. Os violinos voadores – como grandes bandos de pássaros sobre Copacabana e as ricas violas e violoncelos como as ondas são elementos que trazem tanta emoção à música”.
Já Mario Biondi, cantor italiano de voz poderosa, descreve este feliz encontro na primeira parceria dos dois: “Fiquei honrado com o convite de cantar “Marketplace” com Delia. Adorei o resultado do single e também do videoclipe! Espero que vocês gostem tanto quanto nós gostamos de gravar juntos”. A versão em português desta música, lançada orginalmente em 2018, já havia rendido a Delia Fischer o prêmio de Melhor Canção Latina no Independent Music Award de NY.
Faixas
1 – “A Little Samba”
2 – “Song of Self Affirmation” – com Matias Correa
3 – “What Good is Summer?” – com Márcio Nucci e Eugene Friesen (cello)
4 – “Almost Paradise” – com Luciana Souza
5 – “Lemon Jugglers of Rio” – com New York Voices
6 – “My Time” com – Gretchen Parlato
7 – “The Street Where I Was Born”
8 – “Every Hopeful Corner”
9 – “Marketplace” – com Mario Biondi
10 – “The Acupuncture Song” – Chico Pinheiro (guitarra) e Pretinho da Serrinha (cavaquinho)
11 – “Workaholic” – Marcos Valle
12 – “My Voice in Your Head”
Ficha Técnica
Produção executiva: Delia Fischer e André Oliveira
Produção musical: Delia Fischer, Rodrigo Campello, Rodrigo Tavares, Matias Correa, Antonio Fischer-Band, Sacha Amback, Pedro Guedes e Sebastian Notini
Mixagem: Rodrigo Campello, exceto “Lemon Jugglers of Rio” e “Almost Paradise” por Matias Correa
Masterizacão: Carlos Freitas no estúdio Classic Master, Miami
Fotos de capa e contracapa: Nando Chagas
Design & Layout: John Bishop
Com informações: Debs Comunicação