Disco solo de Roberto de Carvalho é celebrado com relançamento em vinil

Álbum de 1992 ganha versão em LP na cor branca e chega no mês em que Roberto celebra 73 anos

 

O ano era 1992. Roberto de Carvalho, que havia até então gravado nove discos ao lado de Rita Lee, lançou seu primeiro – e único – disco solo. O excelente álbum, agora, é celebrado pela Universal Music Brasil em vinil, na versão branca esfumaçada. Ele chegou no dia 16 de novembro, data em que Roberto, escorpiano, celebrou seus 73 anos.  Saiba mais aqui: https://www.umusicstore.com/roberto-de-carvalho .

 

“Você é meu oxigênio/ Meu kharma, meu Dharma, meu prêmio”. É essa a frase que abre o disco, na música “Beijo da Sorte”. A canção – letra e música de Roberto – é uma das composições claramente dedicadas a Rita, sua paixão e musa inspiradora. À época, em busca do que ambos chamavam de “oxigenar”, eles decidiram tocar projetos separadamente.

 

“Mentiras”, a segunda música do disco, é uma pérola. “Dizem por aí/ que o amor é uma mentira/ Eu adoro mentiras/ Eu amo você”, canta Roberto em outra composição assinada apenas por ele. A música – uma das preferidas de Rita no trabalho – acabou sendo regravada pelos dois, com vocal de Rita e novamente como dupla, no disco “3001”, em 2000. “O que você quer” é a outra da lista de preferidas de Rita – e que também foi regravada – essa, para “Santa Rita de Sampa” (1997). Na música, parceria com Arnaldo Antunes, Roberto canta: “O que você quer/ não perde no baralho/ Dinheiro não compra/ Conselhos não matam/ O tempo não toma/ o que você quer”. Uau! Acabou sendo escolhida para entrar na trilha sonora da novela “Despedida de Solteiro” (TV Globo, 1992).

 

“Meu ABC”, de Roberto e Carlos Rennó, é uma farra deliciosa, com teclados new wave, sax, trompete e letra que mistura português, francês, inglês, espanhol. “Eterno agora”, a única em parceria com Rita, é um bálsamo melancólico. Misteriosa e poética. “Eterno agora/ Às vezes voa/ Às vezes demora”, canta Roberto com algumas notas de teclado que conversam com a também melancólica “Zona Zen”, do álbum do casal de 1988.

 

O rockão “Porta da perdição” e “Corações Kamikazes” vêm a seguir. Ambas, composições apenas de Roberto. A segunda tem uma intertextualidade com “Doce Vampiro” (1979), quando Roberto canta: “Quero beber você/ Eu te adoro”. “Cristais e Diamantes”, uma das preferidas do próprio Roberto, é linda, dramática e fala um pouco da época de incertezas que o casal vivia. “A gente não quis mudar/ É ímpar o que era par/ E agora o nosso beijo é de adeus/ E seja o que Deus quiser”, canta Roberto no vocal mais forte, dolorido e pessoal de todo o disco.

 

Já no fim do disco, em “Cinzas do Passado”, Roberto questiona: “Às vezes me pergunto/ se algum dia eu vou te perder”. A seguir, na bela “Tesouros”, ele mesmo parece responder: “No coração construí um palácio/ E a rainha do palácio é você/ Você, meu amor”.

 

O disco tem ótimos vocais, que combinam perfeitamente com a produção: roqueira, elegante, impecável. Roberto também toca guitarra, teclados, violão e baixo. Entre excelentes músicos, o disco conta com a bateria marcante de Paulo Zinner.

 

Com tamanha vocação para ser um estouro, o álbum acabou sendo atropelado pela difícil realidade política e econômica brasileira, na era do então presidente Fernando Collor. Lançado entre o desastroso plano Collor e bem próximo ao impeachment do ex-presidente, o disco não teve promoção. Nem sequer um clipe foi gravado – o que era praticamente uma exigência para os áureos tempos de MTV.

 

Chegou a hora de redescobrir esse tesouro.

 

Por Guilherme Samora*

*Guilherme Samora é jornalista, editor e estudioso do legado cultural de Rita Lee.

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: www.universalmusic.com.br

Universal Music Brasil

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 21/01/1984, há exatamente 42 anos atrás era lançado o primeiro álbum de estúdio da banda Bon Jovi “Bon Jovi”.

Line-up:

Jon Bon Jovi (vocals, guitars)
Richie Sambora (guitars)
David Rashbaum (keys)
Alec John Such (bass)
Tico Torres ‘The Hit Man’ (drums)
Additional musicians: Tim Pierce (guitars) Roy Bittan (keys) Huey McDonald (bass) Frankie La Rocka (drums)

Track list:

	1.	Runaway
	2.	Roulette
	3.	She Don’t Know Me
	4.	Shot Through The Heart
	5.	Love Lies
	6.	Breakout
	7.	Burning For Love
	8.	Come Back
	9.	Get Ready

#bonjovi #jonbonjovi #richiesambora #davidbryan #alecjohnsuch
Hoje, 21/01, é aniversário do cantor, compositor e ator Paulo Miklos @miklospaulo que completa 67 anos.

Foi integrante da banda Titãs @titasoficial

#paulomiklos #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 20/01, é aniversário do guitarrista, compositor, cantor e um dos fundadores da banda Kiss @kissonline Paul Stanley @paulstanleylive que completa 74 anos.

#paulstanley #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 20/01, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Sepultura @sepultura Derrick Green @derrickgreenofficial que completa 55 anos.

#derrickgreen #Sepultura #happybirthday
Notícia triste, faleceu hoje de câncer de pâncreas o baterista Rob Hirst, da banda Midnight Oil, aos 70 anos.

Foram 3 anos de muita luta, mas o músico não resistiu.

Nossos sentimentos a todos os fãs, familiares do musico e integrantes da banda.

#robfirst #midnightoil #rip
Hoje, 19/01, é aniversário da cantora e compositora Martha Davis que completa 75 anos.

#marthadavis #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 19/01, é aniversário da cantora e compositora Dolly Parton @dollyparton que completa 80 anos.

#dollyparton #happybirthday #boomerangmusic