Duo Orimã lança “Ogum de Ronda” e celebra a força da tradição afro-brasileira
Lu Starzynski e Nando Altenfelder revisitam canção de Roque Ferreira e Paulo César Pinheiro em arranjo que une tambores ancestrais e sonoridades eletrônicas
OUÇA AQUI: https://show.co/2YBgLsC
O Duo Orimã acaba de lançar em todas as plataformas digitais, seu novo single, “Ogum de Ronda”. A canção, assinada por Roque Ferreira e Paulo César Pinheiro, ganha uma releitura sensível e contemporânea, que transita com naturalidade entre a tradição e a experimentação sonora.
Formado por Lu Starzynski e Nando Altenfelder, o Duo Orimã propõe um encontro entre o acústico e o eletrônico, inspirando-se em artistas como Lenine, Gilberto Gil, Caetano Veloso e o grupo A Barca, criando uma sonoridade que transita entre o ancestral e o contemporâneo.
Nos arranjos para a canção, os músicos buscaram valorizar a matriz africana, com presença marcante dos tambores, ao mesmo tempo em que incorporam elementos eletrônicos, como a bateria eletrônica e texturas sintetizadas. É um encontro entre tradição e invenção, uma espécie de tecnologia ancestral em diálogo com a contemporaneidade.
“Ogum de Ronda nos atravessa profundamente pela força da poesia e pela temática que carrega. A obra de Roque Ferreira e Paulo César Pinheiro, com raízes no samba de roda e no ijexá, dialoga diretamente com caminhos que percorremos na espiritualidade, na cultura e na música. Trazer essa canção para o nosso trabalho é motivo de grande alegria”, explica Nando.
E Lu complementa: “Durante a pandemia, antes mesmo de imaginarmos o duo, começamos a compartilhar músicas, e ‘Ogum de Ronda’ foi a primeira que trabalhamos juntos. Desde então, criamos uma conexão muito especial com essa canção. Sua poesia é densa, simbólica, e sentimos que essa gravação carrega um pouco da nossa própria trajetória e da relação que construímos com ela ao longo do tempo.”
“Ogum de Ronda” reafirma o compromisso do Duo Orimã com a valorização das raízes culturais brasileiras, ao mesmo tempo em que aponta para novas possibilidades sonoras, onde o passado e o futuro coexistem em harmonia.
Formado oficialmente em 2025, a partir do lançamento do single “Quadro Negro”, o Duo Orimã constrói sua identidade a partir do cancioneiro popular brasileiro e das múltiplas matrizes afro-brasileiras presentes em manifestações como jongo, congada, bumba-meu-boi e samba de roda. A influência da espiritualidade ligada à Umbanda também permeia o trabalho do duo, refletindo-se tanto na escolha do repertório quanto nas temáticas abordadas.
Com formação sólida e trajetórias marcadas pela pesquisa e vivência da música brasileira, os integrantes do Duo Orimã somam experiências em performance, criação e educação musical. Nando Altenfelder, percussionista formado pela EMESP Tom Jobim e pela Faculdade Santa Marcelina, atua também como arte-educador e já colaborou com diversos artistas, projetos e grupos de estudos como com Fernando Barba, além de fazer parte do “Grupo Bamburá”, como percussionista e arranjador, nos anos de 2022 e 2023. Em 2024 lançou seu primeiro single “Benedito”, além de ter gravado a percussão do álbum “Girada” de Rodrigo Ciampi, ser músico convidado do álbum “Carcajú” do Grupo Carcajú e ter gravado percussão na trilha sonora do filme “Papaya”, de Priscila Keler, premiado no Festival de Berlim.

Lu Starzynski, cantora formada em Canto Popular e pós-graduada em Pedagogia Vocal, desenvolve trabalhos que integram música, cena e tradição oral, com destaque para criações autorais e participações em grupos dedicados à música brasileira. Fez espetáculos com a Cia. Giz de Cena. Participou do Grupo Sairá, cantando um repertório de MPB e música instrumental brasileira. Em 2019 concebeu o show Lugar de Dentro. Em 2022 e 2023 participou do Grupo Bamburá como cantora e arranjadora.
FICHA TÉCNICA
Ogum de Ronda
Composição: Roque Ferreira e Paulo César Pinheiro
Arranjo: Orimã
Voz: Lu Starz
Vozes (introdução): Leandro Perez, Lu Starz e Nando Altenfelder
Teclado: Lu Starz
Percussão: Nando Altenfelder e Leandro Perez
Sons sintetizados: Nando Altenfelder
Contrabaixo elétrico: Renato Cortez
Mixagem e masterização: Renato Cortez
Foto: Rogério Cavalcanti
Arte: Lari Lima
PRÉ-SAVE: https://show.co/2YBgLsC
Instagram: @orimamusica
Com informações: Débora Venturini Assessoria de Comunicação