Em dezembro, CCSP traz mostra que homenageia Lizette Negreiros e programações voltadas ao público infanto-juvenil

Ação Cultural

 

Oficina de Jogos de Tabuleiro Moderno

 

27/9 a 13/12

 

O objetivo dessa oficina é possibilitar a todos o acesso a jogos que costumam ser pouco acessíveis, atendendo pessoas de todas as idades e classes sociais. Com um acervo de mais de 100 jogos, a mediadora Titânia oferece uma experiência divertida e educativa, ensinando os alunos a jogarem.

 

[SERVIÇO]

Sextas-feiras, das 14h30 às 18h30

Foyer

Classificação indicativa livre

Grátis

Não há necessidade de inscrição ou retirada de ingressos

 

Terreiro Brincante e as Histórias de Iemanjá

 

15/12

 

É Iemanjá, a divindade das águas e mãe de todos os orixás, que serve como fio condutor para a narrativa presente nos encontros das contações de história do projeto “Terreiro Brincante e as Histórias de Iemanjá”, levando-nos a vivenciar as histórias entrelaçadas nos terreiros das nossas ancestralidades. Além disso, a contação de histórias nos convida a explorar as brincadeiras tradicionais das manifestações culturais dos povos do nosso país, que não apenas divertem, mas também ensinam lições valiosas e encerram os encontros no sagrado. A cada mês, Iemanjá nos guia por meio de novas histórias encantadas que serão sorteadas pelas crianças por meio de um balaio mágico enfeitado de conchas:

 

Em dezembro, acontecerá a “Terreiro Brincante e Histórias de Iemanjá contam e brincam: Carimbó, o encontro das águas”. A contação de histórias nos convida a explorar as brincadeiras presentes na musicalidade do Carimbó, manifestação cultural do Norte do país, presente majoritariamente no Amazonas e Pará.

 

Participantes:


Cia Canto de Omio
Natália Santos, contadora de histórias, brincante
Fernando SD, percussionista, brincante
Beatriz Carvalho, contadora de histórias, brincante
Melissa Flor, contadora de histórias, brincante

 

[SERVIÇO]

Domingos, das 10h às 11h

Jardim Suspenso — Lado Vergueiro (em caso de intempéries, a atividade será realizada no espaço Foyer)

Classificação indicativa livre | Primeira Infância (0 — 6 anos)

Grátis

Sem necessidade de retirada de ingressos

 

Mundo Jardim: Conto de Todos os Cantos

8/12

 

Bem-vindos ao “Mundo Jardim: Conto de Todos os Cantos”, uma experiência encantadora que floresce a imaginação e nutre o amor pela leitura! Neste evento envolvente, os participantes são convidados a explorar um universo de histórias e descobertas, guiados por mediadores apaixonados por contos. Em meio a um jardim literário, onde as pétalas são feitas de páginas e os rios são feitos de histórias, mergulhe em aventuras que revelam mundos desconhecidos e culturas fascinantes. Celebre a magia da leitura, onde os livros são sementes que germinam saberes e ideias, cultivando empatia e imaginação para leitores de todas as idades.

Ao longo do caminho das leituras, cada mês trará novos temas e livros, selecionados com cuidado para cativar e inspirar. Através da mediação de leitura, as crianças terão a oportunidade de escolher obras de autores independentes, explorando temas como bullying, pertencimento e ancestralidade. Esta abordagem busca difundir a bibliodiversidade e promover uma relação descontraída e enriquecedora com a literatura, enquanto preserva a tradição oral como parte essencial de nossa cultura.

Nossa missão vai além de simplesmente contar histórias; é dar voz aos artistas periféricos, fortalecendo os laços da comunidade com os espaços culturais da cidade. Ao incentivar a circulação desses artistas e promover a diversidade na literatura infantil, contribuímos para uma infância mais rica em experiências e aprendizados. Junte-se a nós neste jardim literário em plena exuberância e deixe-se levar pela magia das palavras, semear a paixão pela leitura e cultivar um futuro onde cada criança possa florescer plenamente através do poder da palavra.

 

O último encontro do ano, intitulado “Encerramento do Mundo Jardim: Celebrando as Conquistas e Aprendizados”, é um convite para celebrar as conquistas e aprendizados ao longo do evento, relembrando os momentos compartilhados e os vínculos criados por meio da leitura e da imaginação, em um momento de gratidão e despedida.

 

[SERVIÇO]

Domingos, das 11h às 12h

Jardim Suspenso — Lado Vergueiro (em caso de chuva, a atividade acontecerá no Foyer)

Classificação indicativa: Livre. Atividade voltada para a Primeira Infância — 0 a 6 anos

Grátis

Sem necessidade de ingresso ou inscrição

 

Curso de Musicografia Braille

28/9/24 a 28/6/25

Com aulas semanais de duas horas, ministradas por dois instrutores, o Curso de Musicografia Braille oferece um ambiente de aprendizado inclusivo e colaborativo diretamente da Biblioteca Louis Braille do Centro Cultural São Paulo, espaço voltado para atendimento ao público com deficiência visual e baixa visão.

 

A metodologia do curso, que integra práticas musicais e ensino de musicografia braille, é cuidadosamente planejada para atender às necessidades dos alunos.

Ministrantes: Coletivo Música Para Todos (MPT) — Fabricio Spezia, Juliana Siqueira e Maria Paula Roza.

 

[SERVIÇO]

Sábados, das 14h às 16h

Biblioteca Louis Braille

Inscrição via formulário: clique aqui

 

Intervenção Artística de Modelo Vivo – Centro Cultural de São Paulo – 2024 Poses com Arte – Desenhos da Dança

30/8 a 13/12

A intervenção de Modelo-Vivo visa oferecer aos participantes condições de elaborar desenhos de forma livre, observando o corpo humano, numa abordagem que permite despertar a criatividade e a reflexão. Escolhemos o tema “Dança”, que é extremamente rico em movimentos, posições e gestos diferenciados. Danças de diversas modalidades estarão representadas na oficina, em sessões acompanhadas da música típica, propiciando maior estímulo aos presentes. Como formamos um casal de modelos, podemos representar os diversos tipos de danças, através de poses em dupla ou separados.

O CCSP, que já tem forte tradição de oferecer ao público a oportunidade de se exercitar na experimentação livre do desenho a partir da observação da figura humana, verá nesse projeto a oportunidade de unir o desenho, a dança e a música, além de propiciar a atmosfera ideal para inspiração e criação.

 

Iremos apresentar poses longas e curtas para explorar os gestos e os movimentos dos vários tipos de dança. O trabalho será coordenado pelos próprios modelos com poses alternadas, com variação de 1 a 10 minutos, permitindo ao participante desenvolver sua agilidade e habilidade. Serão representadas poses com referências às seguintes danças: Flamenco, Balé Clássico, Jazz, Valsa, Discoteca, Gafieira, Sapateado, Tango, Samba e danças brasileiras.

 

Participantes:

Pedro Paulo Cândido

Luana Lourenço

 

[SERVIÇO]

Sextas-feiras, das 14h30 às 17h30

Sala de Ensaio 2

Classificação indicativa: 18 anos

Grátis

Sem necessidade de retirada de ingressos (50 lugares, participação por ordem de chegada)

 

Xilo-Zine: experimentos gráficos em artesanias impressas

9/8 a 28/2*

 

O projeto “Xilo-Zine: experimentos gráficos em artesanias impressas” foi selecionado pela 7ª edição do Edital Folhetaria Ateliê Aberto CCSP/2024 e oferece ao público um espaço colaborativo e inclusivo de produção artística. Com duração de sete meses, ele é dividido em duas etapas principais. Na primeira, de dois meses, os participantes aprenderão técnicas introdutórias de gravura e impressão. Na segunda etapa, as atividades se expandem para incluir a criação de “Zines-Diários”, que serão suporte de registros pessoais e artísticos dos participantes.

 

O projeto inclui oficinas teóricas e práticas, Ateliês Criativos e Ateliês Livres. As oficinas teóricas focam em discussões, trocas de referências e apresentações de trabalhos, enquanto as práticas são dedicadas ao ensino de técnicas e ao desenvolvimento de produções autorais. Nos Ateliês Criativos, os participantes terão a oportunidade de explorar outras técnicas artísticas, como encadernação, estêncil, colagem, entre outras.

 

Um dos objetivos do projeto é fomentar a criação de uma identidade artística coletiva e individual, promovendo a auto publicação, o resgate de técnicas manuais, a sustentabilidade e o reaproveitamento de materiais. Além disso, o projeto visa incentivar a ocupação de espaços públicos como a Folhetaria, promovendo o senso de pertencimento e cidadania.

Ao final do projeto, os participantes serão convidados a contribuir para a criação de um fanzine coletivo, que será disponibilizado na Folhetaria, consolidando as experiências e produções ao longo do período. O projeto espera atrair um público diverso, oferecendo um ambiente de aprendizagem colaborativa e experimental.

 

[SERVIÇO]

Sextas-feiras, das 14h às 20h (*exceto 4/10, 15/11, 22/11, 20/12, 27/12, 3/1, 10/1 e 17/1)

Folhetaria do CCSP

Classificação indicativa livre

Grátis

Sem necessidade de inscrição

Observação: Não é necessário nenhum conhecimento prévio das técnicas que serão praticadas. Os materiais a serem utilizados serão fornecidos pela organização do projeto.

 

Vivências em Ateliê Aberto de Monotipias

6/8 a 18/2*

“Percepção Botânica em Monotipia da Cidade” foi selecionado pela 7ª edição do Edital Folhetaria – Ateliê Aberto/CCSP. É um projeto colaborativo de Iza Guedes, Pit0cs e a comunidade interessada em arte e natureza.

 

A oficina utilizará técnicas de monotipia para criar obras que capturam os sentimentos e percepções dos participantes sobre a vida na cidade. Cada obra será enriquecida com camadas sensoriais, incorporando elementos botânicos coletados nas proximidades do CCSP e também dos bairros onde vivem as pessoas participantes. Esta abordagem não apenas promove a expressão artística, mas também estimula uma reflexão profunda sobre como os habitantes de São Paulo interagem com seu meio ambiente.

Ao longo dos meses de criação, o público participante será guiado através de um processo de descoberta pessoal e criativa, explorando temas como identidade urbana e a relação com a natureza. A coleta e uso de folhas e flores locais não apenas enriquecerá as técnicas artísticas, mas também estabelecerá um diálogo significativo entre os criadores e seu entorno natural.

A oficina busca expandir os limites da expressão artística e também pretende sensibilizar o público para a beleza e vitalidade que a natureza pode proporcionar, mesmo no contexto urbano dinâmico de São Paulo.

[SERVIÇO]

Terças-feiras, das 14h às 20h (*exceto 20/8, 29/10, 17/12, 24/12, 31/12, 7/1 e 14/1)

Folhetaria do CCSP

Classificação indicativa livre

Grátis

Sem necessidade de inscrição

Observação: Não é necessário nenhum conhecimento prévio das técnicas que serão praticadas. Os materiais a serem utilizados serão fornecidos pela organização do projeto.

 

Introdução ao Desenho Mangá

 

24/9 a 12/12

 

Explore o mundo do mangá com nossa oficina introdutória! Utilizando materiais básicos, a oficina combina teoria e prática para ensinar técnicas fundamentais de criação de mangá.

 

Participantes:

Weslley Silva

 

[SERVIÇO]

Terças e quintas, das 18h30 às 20h30

Sala de Debates

Classificação indicativa livre

Grátis

Inscrições via formulário, disponível aqui


Artes Visuais

A Menina Boba – performance baseada na vida e obra de Oneyda Alvarenga

6/12

 

Desde sua criação até 1968 a Discoteca Pública Municipal foi dirigida por Oneyda Alvarenga, que, além de ex-aluna de piano e de história da música de Mário de Andrade, foi também poetisa. Em 1984, ano do falecimento de Oneyda, a Discoteca recebeu seu nome em função do conhecido e respeitoso trabalho que desempenhou enquanto esteve à frente do cargo. Oneyda publicou ainda, em 1938, o seu único livro de poemas, intitulado “A Menina Boba” por sugestão de Mário de Andrade. Apesar de Oneyda Alvarenga não ter se dedicado mais à poesia, este livro recebeu inúmeros elogios, como de Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, a ponto de ter alguns de seus poemas musicados por Cláudio Santoro e Hans-Joachim Koellreutter, importantes músicos de concerto e das vanguardas de experimentação da música erudita brasileira.

 

Assim, uma vez que neste ano se completaram 40 anos do falecimento de Oneyda, a Discoteca Oneyda Alvarenga comemora esta efeméride com a apresentação da performance A Menina Boba, com criação e atuação da pesquisadora e atriz Barbara Biscaro (SC). O trabalho aborda elementos da vida e obra da musicóloga e poeta mineira Oneyda Alvarenga e executa em cena um repertório muito pouco difundido no Brasil: um ciclo de canções dodecafônicas criadas por Cláudio Santoro no ano de 1941 a partir de seus poemas. Aspectos da vida e obra de Oneyda, sua relação com Mário de Andrade e os percalços da invisibilidade da produção artística e intelectual de mulheres brasileiras no século XX se misturam a uma viagem por sonoridades vocais e relatos do percurso de quase quinze anos de existência do espetáculo. Deste modo, o público poderá prestigiar esta ação no dia do aniversário de 113 anos do nascimento da primeira diretora da Discoteca.

[SERVIÇO]

Sexta, das 19h às 20h

Piso Flávio de Carvalho

Classificação indicativa livre

Grátis

Sem necessidade de retirada de ingressos

 

II Mostra Universidade Zumbi dos Palmares – Virada da Consciência

 

9/11 a 8/12

Em comemoração aos 20 anos de existência, a Exposição tem por objetivo apresentar a Universidade Zumbi dos Palmares, que tem 80% de seu quadro discente de negros autodeclarados. A programação se destina a todos que queiram conhecer um pouco mais da história, objetivos alcançados e desafios futuros, demonstrados por meio de uma exposição de fotografia.

 

[SERVIÇO]

Terça a sexta, das 10h às 20h; Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Piso Flávio de Carvalho

Classificação indicativa livre

Grátis

Sem necessidade de retirada de ingressos

 

Reinados Negros no Brasil e a Discoteca Oneyda Alvarenga

 

14/11 a 8/12

 

No contexto do mês da Consciência Negra, o Centro Cultural São Paulo lança luz sobre um importante conjunto do Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga: os raros registros documentais de expressões culturais como a Congada e o Cateretê — documentadas nos anos de 1930 pela Discoteca Pública Municipal e Missão de Pesquisas Folclóricas, sob a política cultural de Mário de Andrade à frente do Departamento de Cultura — e destaca o papel de Oneyda Alvarenga na direção da Discoteca.

O conjunto documental, organizado em dois núcleos, compõe a exposição “Reinados Negros no Brasil e a Discoteca Oneyda Alvarenga”, com destaque para os registros de Congadas feitos durante a direção de Oneyda Alvarenga à frente da Discoteca, e homenagem à musicóloga, haja vista que neste ano se completa 40 anos de seu falecimento.

De forma contígua à exposição ocorrerá, em 20 novembro de 2024, o cerimonial de “Retorno/Repatriação” dos raros registros do Terno de Congada de Lambari, feitos em 1937 pelo Departamento de Cultural/Discoteca Pública Municipal, sob a direção de Mário de Andrade e Oneyda Alvarenga.

 

Entre os dias 3 e 5 de dezembro acontece um seminário sobre memória cultural e preservação, e no dia 6, apresentação da performance “Menina Boba”, inspirada no livro de Oneyda Alvarenga.

[SERVIÇO]

Abertura: dia 14/10, às 18h

Período da exposição: de 14/11 a 15/12

Visitação: Terça a sexta, das 10h às 20h; Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Piso Flávio de Carvalho – Fundos

Classificação indicativa livre

Grátis

Sem necessidade de retirada de ingressos

Cinema

 

Sessão Vergueiro ao Ar Livre – Mostra Lizette Negreiros

 

7/12 e 8/12

 

Para comemorar mais um ano da Mostra Lizette Negreiros, a curadoria de cinema do Centro Cultural São Paulo preparou uma programação especial infantil com duas sessões de animação ao ar livre. Os filmes exibidos serão “Robô Selvagem” e “Meu Amigo Robô”, duas das animações de destaque em 2024.

Programação:

 

7/12 (sábado)

16h | “Robô Selvagem”

Direção: Chris Sanders | Estados Unidos, 2024 | 101m

Roz, uma robô, acorda sozinha em uma ilha e precisa sobreviver nesse ambiente novo enquanto seu passado volta para assombrá-la.

 

8/12 (domingo)

16h | “Meu Amigo Robô”

Direção: Sarik Andreasyan | Rússia, 2019 | 90m

A-112 é um robô humanoide destinado a atuar em situações de resgate. Após cometer erros básicos, ele foge do laboratório e conhece Mitya, um garoto negligenciado pelos pais. Juntos, eles formam uma amizade enquanto tentam se esconder.

 

[SERVIÇO]

Essa programação faz parte da Segunda Mostra Lizette Negreiros de Arte Infantil e Jovem.

Sábado e domingo, às 16h

Jardim Suspenso – Lado Vergueiro

Classificação indicativa livre

Grátis, com retirada de ingressos na bilheteria física do CCSP 1 hora antes das sessões

3º Encontro Nacional Empoderadas

 

4 a 8/12

O 3º Encontro Nacional Empoderadas (3ENE), idealizado pela cineasta Renata Martins, acontece entre os dias 4 e 8 de dezembro no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Com uma programação gratuita, o evento reúne atividades como laboratórios de desenvolvimento de projetos, mostras de filmes, oficinas, masterclasses, estudo de caso e e lançamento da tradução em espanhol do livro “Empoderadas: Narrativas Incontidas do Audiovisual Brasileiro”. Pela primeira vez, o encontro inclui uma programação infantil, com contação de histórias e uma mostra dedicada ao público mirim.

Confira a programação em detalhes:

4/12 (quarta-feira)

Oficina de Escrita Criativa, com Jarid Arraes

Horário: 14h30 às 16h

Local: Sala Tarsila do Amaral

 

Painel Temático | Narrativas Insurgentes: quais são os desafios diante e por trás das câmeras na produção audiovisual contemporânea?

Convidadas: Hela Santana, Bia Pankararu e Haonê Thinar

Mediação: Vaneza Oliveira

Horário: 14h30 às 16h

Local: Sala Lima Barreto

Masterclass: Afrofuturismo, com Kariny Martins

Horário: 17h30 às 19h

Local: Sala Tarsila do Amaral

 

3ª Mostra Nacional Empoderadas – Sessão Entre Raízes

Horário: 19h30 às 21h30

Local: Sala Lima Barreto

 

5/12 (quinta-feira)

Masterclass – Produção Audiovisual, com Cláudia Gonçalves

Horário: 14h30 às 16h

Local: Sala Lima Barreto

 

Masterclass – Intersecção de raça, classe e gênero no cinema de horror, com Issis Valenzuela

Horário: 17h às 18h30

Local: Sala Lima Barreto

Oficina de Redes Sociais e Audiovisual, com Letícia Leal

Horário: 17h30 às 19h

Local: Sala de Ensaio

 

3ª Mostra Nacional Empoderadas – Sessão Sob o Céu Ancestral + bate-papo

Horário: 19h30 às 21h30

Local: Sala Lima Barreto

6/12 (sexta-feira)

Oficina de Crítica Cinematográfica, com Mari Queen

Horário: 14h30 às 17h30

Local: Sala Tarsila do Amaral

Estudo de Caso – Série Encantados

Convidadas: Renata Andrade e Thais Pontes

Horário: 16h às 17h30

Local: Sala Lima Barreto

Painel Temático – O Humor como Ferramenta Ancestral

Convidadas: Renata Di Carmo, Issis Broken e Bruna Braga

Mediação: Maria Shu

Horário: 18h às 19h30

Local: Sala Tarsila do Amaral

3ª Mostra Nacional Empoderadas – Sessão Sussurros da Terra + bate-papo

Horário: 19h30 às 21h30

Local: Sala Lima Barreto

 

7/12 (sábado)

Mostrinha – Memórias Inventadas + contação de histórias

Horário: 14h30 às 16h

Local: Sala Lima Barreto

Mostra Cristina Amaral: O Tempo das Imagens + bate-papo

Horário: 17h às 19h

Local: Sala Lima Barreto

Masterclass – Novela, com Alexandre Almeida

Horário: 18h30 às 20h

Local: Sala Tarsila do Amaral

3ª Mostra Nacional Empoderadas – Sessão Afetos Pungentes + bate-papo

Horário: 19h30 às 21h30

Local: Sala Lima Barreto

 

8/12 (domingo)

Lançamento do Livro (em espanhol) – “Empoderadas: Narrativas Insurgentes do Audiovisual Brasileiro”

Horário: 15h30 às 17h

Local: Sala Lima Barreto

 

3º DH Fest — Festival de Cultura em Direitos Humanos

 

12/12

Cinema, música e reflexão em torno do termo “decolonização” compõem a programação do 3º DH Fest — Festival de Cultura em Direitos Humanos, que acontece de 6 a 10 de dezembro na cidade de São Paulo e na plataforma de streaming Sesc Digital. A proposta do evento, gratuito, é divulgar e discutir, através de manifestações artísticas, as diversas temáticas relacionadas aos direitos humanos. No CCSP, o festival acontece no dia 12 de dezembro.

Decolonização é o tema geral da terceira edição do festival. A programação trará filmes brasileiros recentes sobre o legado de Grande Otelo e Ruth de Souza, além de encontros que discutem as relações de território e identidade cultural. O Bloco Afro Ilú Obá de Min fará uma experimentação musical junto à exibição simultânea do clássico “A Paixão de Joana D’Arc” (1928), do cineasta Carl Dreyer.

O evento celebra os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, estabelecido em 10 de dezembro, e é uma realização do Instituto Vladimir Herzog, Pardieiro Cultural e Sesc São Paulo.

Confira a programação para o dia 12/12:

 

16h30 | “A Última Floresta”

2021, 75 min. Direção: Luiz Bolognesi

Sessão em homenagem a Davi Kopenawa. O xamã Davi Kopenawa Yanomami tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, enquanto a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade, que fica localizada em um território Yanomami, isolado na Amazônia. Os jovens ficam encantados com os bens trazidos pelos brancos.

 

18h30 | “A Queda do Céu”

2024, 108 min. Direção: Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha

Sessão em homenagem a Davi Kopenawa. Baseado nas palavras poderosas do xamã e líder yanomami Davi Kopenawa, o documentário retrata a comunidade watoriki durante o importante ritual funerário reahu, um esforço coletivo para segurar o céu. O filme funciona como uma contundente crítica xamânica ao garimpo ilegal e à mistura mortal de epidemias trazidas pelos forasteiros, chamadas de “xawara”. Colocando em primeiro plano a beleza da cosmologia yanomami e dos espíritos xapiri, além de destacar sua força geopolítica, o longa nos convida a sonhar longe. Exibido na Quinzena de Realizadores do Festival de Cannes.

20h30

Debate: Defender os Sonhos” com Davi Kopenawa e diretores de “A Queda do Céu”

 

Participantes:

Instituto Vladimir Herzog

[SERVIÇO]

Quinta, em diversos horários

Sala Circuito Spcine – Lima Barreto

Classificação indicativa livre

Grátis

Retirada de ingressos na bilheteria física do CCSP, 1h antes de cada sessão

 

Phenomena Festival 2024

5/12 a 12/12

 

O Phenomena Festival 2024 chega como um vibrante tributo ao cinema cult, apresentando uma seleção criteriosa de longas e curtas-metragens aclamados mundialmente, com foco em thrillers de ação, documentários cativantes e animações inovadoras. Este ano, o festival terá a honra de receber os renomados diretores Jason Trost, conhecido por seu recente horror de aventura “The Waves of Madness” (Austrália), que explora uma força malévola em um cruzeiro ao redor do mundo, e Mike Cheslik, criador da comédia surreal “A Hundred Beavers” (Estados Unidos), que transforma a luta de um fazendeiro contra castores em uma hilariante e absurdamente cativante história. Ambos estarão presentes nas sessões abertas à perguntas do público.

 

O festival também exibirá “So Unreal” (EUA), um documentário de Amanda Kramer que analisa como o cinema dos anos 80 e 90 previu o impacto da tecnologia em nossas vidas, com a icônica narração de Debbie Harry. “She Loved Blossoms More” (Grécia, França, Nova Zelândia), de Yannis Veslemes, aborda luto e memória através de uma perspectiva visual inovadora, com montagem do aclamado Yorgos Mavropsaridis, conhecido por seus trabalhos em “Pobres Criaturas” (2023), “A Favorita” (2018) e “A Lagosta” (2015). Além disso, “Once Upon a Time in Uganda” (Estados Unidos, Uganda), de Cathryne Czubek, detalha a jornada criativa de Isaac Nabwana e sua produção de filmes de baixo orçamento, apresentando uma vibrante cena cinematográfica localizada na Wakaliga, que desafia as expectativas e celebra o poder da criatividade independente.

Outro destaque do festival é “Exorcismo: The Transgressive Legacy of Clasificada S” (Espanha), dirigido por Alberto Sedano e narrado por Iggy Pop. Este documentário explora a história do movimento cinematográfico que emergiu na Espanha após a ditadura de Franco, quando a sexualidade começou a ser retratada na tela como uma expressão de liberdade política. Por meio de entrevistas reveladoras e clipes de filmes icônicos, Sedano investiga como o legado das produções ‘Clasificada S’ mudou o rosto do cinema de gênero globalmente. Completando a primeira onda de títulos anunciados, “I Saw the TV Glow” (Estados Unidos, Reino Unido), de Jane Schoenbrun, captura a essência do crescimento e da identidade por meio da obsessão por uma série de TV, apresentando uma narrativa emocionalmente rica que ressoa com temas universais de descoberta pessoal e conexão cultural

Com essa proposta, o festival não apenas homenageia filmes icônicos, mas também se torna uma plataforma significativa para obras que muitas vezes não chegam ao Brasil, celebrando a diversidade e a criatividade que caracterizam o cinema contemporâneo. Acessível ao público brasileiro por meio de sessões gratuitas, o Phenomena Festival convida todos a explorar histórias cativantes e dar boas-vindas a inovadores do cinema que estão moldando o futuro da sétima arte!

5/12 (quinta-feira)

18h | “ALIEN: MONDAY” (2024)
Dir: Paul Johnson, Claudia Montealegre | Reino Unido, 2024 | 19m
Animação, Terror, Ficção Científica
A tripulação da nave Thanatos descobre o perigo de uma carga não convidada.

20h | “CUCKOO” (2024)
Dir: Tilman Singer | Alemanha, EUA, 2024 | 1h42m
Terror, Mistério, Thriller
Uma garota de 17 anos é forçada a se mudar com a família para um resort onde as coisas não são o que parecem.

 

 

6/12 (sexta-feira)

16h30 | “O VELHO E A ESPADA” (2024)
Dir: Fábio Powers | Portugal, 2024 | 1h03m
Fantasia, Comédia
Em uma floresta assombrada em Portugal, um trabalhador aposentado encontra uma força do mal.

18h | “FRANKIE FREAKO” (2024)
Dir: Steven Kostanski | Canadá, 2024 | 1h23m
Terror, Comédia
Conor, preso em uma crise existencial, encontra Frankie Freako, um estranho duende dançante de uma linha de festa.

20h | “VIOLENCE VOYAGER” (2018)
Dir: Ujicha | Japão, 2018 | 1h30m
Animação, Aventura, Terror
Bobby e seu amigo param em um parque de diversões misterioso e não conseguem sair.

 

 

7/12 (sábado)

15h30 | SHORT BITES I
Duração: 2h

“O Solar dos Prazeres Noturnos”
Dir: Matheus Marchetti | Brasil, 2024 | 30m
Fantasia
Vicente entrevista seu ídolo, agora recluso em uma casa sinistra.

“Alouette”
Dir: Lillian Vargyas | EUA, 2024 | 14m
Thriller, Terror, Romance, LGBTQ+
Eloise encontra um fantasma lindo que a leva ao amor e à loucura.

“SLAVE 4 LOVE”
Dir: Michael Shlain | EUA, 2024 | 7m
Terror, Fantasia
Mattie descobre o lado sombrio do desejo e controle ao levar Alis para casa.

“Mean Ends”
Dir: Émile Lavoie | Canadá, 2024 | 15m
Thriller, Terror
Um corpo enterrado e uma irmã desaparecida complicam a noite de Eric.

“Silent Chirping of Invisible Digits”

Dir: Vera Sebert | Áustria, 2024 | 10m
Animação, Experimental
Insetos piscam em um filme experimental de animação.

“Sangria”
Dir: Henrique Schlickmann | Brasil, 2024 | 13m
Thriller, Terror, Drama
Lucca, separado da realidade, confunde alucinações com seu irmão gêmeo, Heitor.

“The Comeback”
Dir: Anatoly Sergeev | Federação Russa, 2024 | 17m
Drama
Andrey, visitando sua cidade natal, enfrenta desafios inesperados.

“Chá da Tarde”
Dir: Vitória Zamfolini | Brasil, 2024 | 7m
Terror, Trash
Lara e Angelina realizam um ritual macabro envolvendo chá e uma criatura do guarda-roupa.

18h | “TAMMY AND THE T-REX” (1994)
Dir: Stewart Raffill | EUA, 1994 | 1h22m
Comédia, Paródia, Ficção Científica
Um cientista malvado implanta o cérebro de um estudante assassinado em um Tiranossauro.

20h30 | “WAVES OF MADNESS” (2024)
Dir: Jason Trost | Austrália, 2024 | 1h10m
Terror, Ficção Científica, Videogame, Aventura
Inspirado em videogames clássicos e filmes de terror dos anos 1930, combina cinema clássico e tecnologia moderna.

 

 

8/12 (domingo)

15h30 – SHORT BITES II
Dur: 2h

“Hi! You Are Currently Being Recorded”
Dir: Anna Maguire | EUA, 2024 | 8m
Thriller, Drama, Terror
Anna, perdida e sozinha, explora a paranoia e a solidão.

“The Last Story on Earth”
Dir: Aaron Immediato | EUA, 2024 | 18m
LGBTQ+, Ficção Científica, Terror
Uma drag queen enfrenta uma invasão alienígena durante uma leitura de contos.

“IRACEMA”
Dir: Yuri Célico | Brasil, 2024 | 25m
Ficção Científica, Fantasia, Romance, Terror
Patrícia transforma botas de sua falecida mulher em uma singularidade cósmica.

“Lumi”
Dir: Yang TianShuo | 2024 | 15m
Animação
Durante uma audição, Xiaomeng reflete sobre a existência da alma.

“Defect”
Dir: Guust Mulder | Holanda, 2024 | 7m
Ficção Científica, Fantasia, Thriller
Entregadores descobrem segredos em uma fazenda isolada.

“Zé Batista e o Truque da Morte”
Dir: João Lucas Dieter | Brasil, 2024 | 20m
Fantasia, Drama
Um jovem desafia a morte em busca de realização.

“O Hóspede”
Dir: Vinicius Colares | Brasil, 2024 | 25m
Suspense, Terror
Ana, isolada socialmente, lida com um hóspede que intensifica seus traumas

18h | “GREMLINS” (1984)
Dir: Joe Dante | EUA, 1984 | 1h46m
Fantasia, Terror, Dark Comedy
Uma criança inadvertidamente libera monstros travessos em uma pequena cidade.

20h | “I SAW THE TV GLOW” (2024)
Dir: Jane Schoenbrun | EUA, Reino Unido, 2024 | 1h40m
Drama, Terror
Um adolescente descobre um programa de TV misterioso que muda sua vida nos subúrbios.

 

 

10/12 (terça-feira)

14h40 | “CHAINSAWS ARE SINGING” (2024)
Dir: Sander Maran | Estônia, 2024 | 1h57m
Terror, Comédia, Musical, Ação
Aventuras esperam quando novos amantes são separados por um assassino com motosserra.

17h | SHORT BITES III
Dur: 2h

“JUGGERNAUT”
Dir: Daniele Ricci, Emanuele Ricci | Itália, 2024 | 20m
Fantasia, Ação
Um guerreiro destemido embarca em uma jornada para recuperar o que perdeu.

“Singh, Linx Eyes”
Dir: Singh | Brasil, 2024 | 5m
Clipe Musical
Singh navega nos reinos do surrealismo artístico e produção musical.

“Transe”
Dir: Samira Uchôa | Brasil, 2024 | 14m
Terror, Thriller
Iara busca cura transcendental em um encontro inesperado.

“Leaf”
Dir: Thom Lunshof | Holanda, 2024 | 19m
Ficção Científica
Nora e seu filho buscam um dos últimos habitats verdes em uma Terra ressequida.

“A Morte é uma Criança”
Dir: Diego Paiva Pereira | Brasil, 2024 | 10m
Thriller, Ação, Drama
Um ator enfrenta uma figura misteriosa durante um teste de elenco.

“Promised Land”
Dir: Tullio Forgiarini | Luxemburgo, 2024 | 11m
Drama, Aventura
A maldade do mundo une um improvável casal em uma jornada perigosa.

“It’s Fine”
Dir: Alla Eliseeva | Geórgia, 2024 | 11m
Suspense, Drama
Um casal enfrenta um olho misterioso observando seus movimentos.

“FASTEN YOUR BELTS”
Dir: Mikhail Morskov, Vitaly Dudka | Federação Russa, 2024 | 24m
Drama, Comédia
A tripulação do avião tem 10 minutos para salvar passageiros de um desastre iminente.

“SINCOPAT”
Dir: Pol Diggler | Espanha, 2024 | 13m
Ficção Científica, Musical
Ona lança um dispositivo que permite ouvir música diretamente no cérebro.

19h20 | “EXORCISMO: O legado Transgressor da “Classificada S” (2024)
Dir: Alberto Sedano | Espanha, 2024 | 2h10m
Documentário
Documentário que explora filmes ‘Clasificada S’ na Espanha pós-ditadura de Franco.

 

 

11/12 (quarta-feira)

15h | “THE UFO’S OF SOESTERBERG” (2024)
Dir: Bram Roza | Holanda, 2024 | 1h28m
Mistério, Drama
Explora um avistamento inexplicável de OVNIs na Holanda em 1979.

17h | “HER LOVE BLOSSOMS MORE” (2024)
Dir: Yannis Veslemes | Grécia, França, Nova Zelândia, 2024 | 1h28m
Terror, Ficção Científica, Thriller
Três irmãos constroem uma máquina do tempo para trazer sua mãe de volta à vida.

19h | “A HUNDRED BEAVERS” (2022)
Dir: Mike Cheslik | EUA, 2022 | 2h30m
Aventura, Comédia, Ação
Um vendedor de aguardente se transforma no maior caçador de peles ao lutar contra castores.

 

 

12/12 (quinta-feira)

15h30 | “DREAM TEAM” (2024)
Dir: Whitney Horn, Lev Kalman | EUA, 2024 | 1h35m
Crime
Agentes da INTERPOL desvendam um mistério internacional em um thriller de TV dos anos 90.

17h30 | PHENOMOTION
Dur: 2h

“O Fantástico Pós-Vida (com Hector Plasma)”
Dir: Artur de Toledo Risi Bombonati, Daniel Furlan Peixoto, Matheus Humberto Sehnem Funari, Rodrigo Lobato Toporcov | Brasil, 2024 | 14m
Comédia, Mockumentary
Hector Plasma inicia um novo show documentário em uma mansão assombrada.

“Axolote”
Dir: Giovanna Araujo | Brasil, 2024 | 9m
Animação, Aventura, Drama
Um axolote busca seu lugar nos mares do México.

“My Mother”
Dir: Chaïtane Conversat | França, 2024 | 3m
Animação, Comédia, Fantasia
Uma coreografia frenética destaca a necessidade de salvar a mãe de Célestin.

“Joko”
Dir: Izabela Plucińska | Polônia, 2024 | 15m
Animação
Joko carrega delegados nas costas até se rebelar contra sua dominação.

“Glass House”
Dir: Boris Labbé | França, 2024 | 5m
Animação, Experimental
Uma experiência audiovisual imersiva e disruptiva.

“The Lovers”
Dir: Carolina Sandvik | Suécia, 2024 | 12m
Animação
Um jantar à luz de velas revela transformações corporais assustadoras.

“Kawauso”
Dir: Akihito Izuhara | Japão, 2024 | 15m
Animação
Uma garota tenta se comunicar com uma lontra japonesa extinta.

“In Perpetuum”
Dir: Birute Sodeikaite | Canadá, 2024 | 11m
Animação, Experimental
Uma mulher experimenta metamorfose ao se tornar mãe.

“Les Bêtes”
Dir: Michael Granberry | EUA, 2024 | 11m
Animação, Fantasia, Terror
Um coelho misterioso invoca criaturas para entreter um rei malvado.

“Fracti”
Dir: Lavinia Petrache | Suíça, 2024 | 5m
Animação, Experimental
Rotinas humanas em uma vila flutuante no céu chegam ao fim do mundo.

“Deadline”
Dir: Idan Gilboa | Israel, 2024 | 12m
Animação
Curta de comédia negra explora a amizade entre duas idosas.

20h | “SO UNREAL” (2023)
Dir: Amanda Kramer | EUA, 2023 | 1h35m
Documentário
Documentário que explora o cinema ciberespaço entre 1981-2001, com temas de ansiedade tecnológica.

[SERVIÇO]

De quinta a quinta, em vários horários

Sala Circuito Spcine – Paulo Emílio

Classificação indicativa: 16 anos

Grátis

Retirada de ingressos na bilheteria física do CCSP, 1h antes de cada sessão

Dança

 

A Obra

 

1/12 e 6/12

 

“A Obra” é um espetáculo de variedades circenses que tem como pano de fundo um canteiro de obras. Nele, três artistas circenses transformam situações cotidianas de uma construção civil em números de acrobacia de solo, acrobacias aéreas, equilíbrios, mímica, música, mágica e palhaçaria. Objetos como andaimes, carretéis, sacos de areia, serrote, carrinho de mão e escada são utilizados de forma inusitada por esses artistas em cenas de comédia, romantismo e destreza. Tendo esse cenário como influência, nasceram personagens simples, operários, trabalhadores. Pessoas comuns, que mesmo ao ter que encarar o trabalho pesado de uma construção civil conseguem encontrar alegria em vivências cotidianas. A comicidade transparece nas trapalhadas e confusões dos artistas, e os números de destreza determinam a relação entre os personagens, que oscila entre a parceira, o amor e o desentendimento.

 

Participantes: Naniko’s Circus

 

[SERVIÇO]

Essa programação faz parte da Segunda Mostra Lizette Negreiros de Arte Infantil e Jovem.

Domingo, às 18h; Sexta, às 20h

Domingo no Espaço Cênico Ademar Guerra; Sexta na Sala Adoniran Barbosa

Classificação indicativa livre

Grátis

Os ingressos podem ser reservados online pelo link ou presencialmente.

Para mais informações sobre o funcionamento da Bilheteria, física e online, clique aqui

 

Casasa

 

7/12 e 8/12

“Casasa”, da Cia. Kawa, é um espetáculo contemporâneo de circo para toda a família, que traz à cena a comicidade e o teatro físico e agrega as habilidades circenses dos artistas André Sabatino e Mariana Maekawa. Cenas divertidas colocam em xeque os conceitos e paradigmas de um casal perfeito, mostrando que nem tudo é como nos contos de fadas. “Casasa” evoca o público para um universo onde o absurdo e o inesperado é o comum e o normal. As modalidades circenses apresentadas pelos artistas são ressignificadas em cada cena, em que os malabares são flores, o bambolê é gigante, um vaso é capaz de dançar, a bicicleta é acrobática e as acrobacias de solo são a forma de se deslocar. Além do clarinete e trompete tocados ao vivo, o teatro físico como forma de expressão e a relação da dupla, que de forma irreverente retrata a interação de um casal. Todos nós esperamos o grande amor de nossas vidas, mas não temos o controle de quando o cupido vai nos acertar e nem por quem iremos nos apaixonar.

[SERVIÇO]

Essa programação faz parte da Segunda Mostra Lizette Negreiros de Arte Infantil e Jovem.

Sábado e domingo, às 19h

Praça das Bibliotecas

Classificação indicativa livre

Grátis

Os ingressos podem ser reservados online pelo link ou presencialmente.

Para mais informações sobre o funcionamento da Bilheteria, física e online, clique aqui

 

Longevidança 2024

17/9 a 10/12

 

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), existe atualmente em todo o mundo cerca de 1 bilhão de pessoas com mais de 60 anos. Até 2050, essa população deverá ser de 2,02 bilhões, evidenciando um aumento global mais rápido que todos os grupos etários mais jovens.

No Brasil, cerca de 10% da população é composta por pessoas com mais de 65 anos e a projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2018) é de que, até 2055, o número de idosos supere o de brasileiros com até 29 anos.

 

Com o objetivo de promover a conscientização sobre a sua importância e os benefícios da prática de dança na maturidade na manutenção da saúde, o Centro Cultural São Paulo lança a edição 2024 do projeto “Longevidança”, com um ciclo de intervenções artísticas de Ballet para Idosos visando a melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas acima dos 60 anos de idade. Com uma metodologia adequada à faixa etária, as aulas oportunizam um processo paulatino de introdução ao balé e desmistificam crenças de que somente pessoas jovens podem praticar essa dança, por meio de exercícios para o desenvolvimento da consciência corporal, melhora da postura, flexibilidade, atenção e ritmo sempre respeitando os limites de cada pessoa.

Participantes:

Mariane Fernandez

 

[SERVIÇO]

Terças, das 10h30 às 12h

Sala de Ensaio 1

Classificação indicativa: 60+

Grátis

Inscrição via formulário, disponível aqui

Gafieira na Adoniran

18/9 a 11/12*

O samba de gafieira enquanto gênero musical inclui uma variedade de ritmos que transitam entre o samba-choro, o samba de breque e o samba sincopado. Enquanto estilo de dança, a Gafieira deriva do maxixe, praticado no início do século 20, quando o cavalheiro fazia o estilo “malandro carioca”, mantendo uma postura de proteção de sua dama. Os principais passos são escovinha, gancho, puladinho, dois tempos redondo, cruzado, romário, entre outros, compondo uma linguagem corporal das mais charmosas e elegantes e que promovem uma atmosfera de socialização e ludicidade.

Para valorizar um dos mais populares estilos de dança a dois, o Centro Cultural São Paulo lança o ciclo “Gafieira na Adoniran”, com aulas gratuitas abertas a jovens e adultos, sob orientação técnica dos professores Karine Alves e Marçalzinho.

[SERVIÇO]

Quartas*, das 12h às 13h30

Sala Adoniran Barbosa

Classificação indicativa: 16 anos

Grátis

Inscrição via formulário, disponível aqui

*Exceto dias 13/11 e 20/11, que serão transferidos para os dias 12/11 e 21/11, respectivamente.

 

Música

“LÍRIOS”: Música Popular Ancestral

3/12 e 8/12

“Lírios” é um show que reúne cantigas e músicas contemporâneas com base na ancestralidade para homenagear Oxum, orixá feminina, cultuada no Candomblé, na Umbanda e em outras religiões de matriz africana. Oxum e suas doces águas representam a beleza, a fertilidade, o amor, o poder feminino, a sabedoria, a sagacidade e a riqueza. A cantora e compositora Mayara Costa convida Jéssica Américo e Grazzi Brasil para essa celebração, resultando em um encontro de filhas de Oxum para expressar com toda alma a grandeza da Deusa. Vozes únicas, flores, água de cheiro e boas vibrações para encher de amor, encanto e luz o palco. Axé!

 

Participantes:

Mayara Costa

Jéssica Américo

Grazzi Brasil

[SERVIÇO]

Terça-feira, às 13h; Domingo, às 14h

Área de Convivência (terça-feira) e Entrada do CCSP (domingo)

Classificação indicativa livre

Grátis

Sem necessidade de retirada de ingressos

 

“SERÁ — UM GRITO MUSICAL” com Beto Marden

 

3/12

Beto Marden, acompanhado por um trio de músicos, apresenta com ousadia e criatividade uma nova roupagem às músicas, registros e declarações de Renato Russo, artista que partiu há quase trinta anos deixando um legado artístico repleto de questionamentos e provocações mais atuais e necessárias do que nunca. Temas como diversidade sexual, preconceito racial e desigualdade social estão presentes na obra de Renato, cheia de poesia e autenticidade. A direção é de Raphael Gama.

 

Participantes:

 

Beto Marden – voz

Lucas Aguilar – guitarra

Douglas Couto – baixo

Davi Ayres – bateria

[SERVIÇO]

Terça, às 19h

Sala Adoniran Barbosa

Classificação indicativa livre

Grátis

Os ingressos podem ser reservados online pelo link ou presencialmente.

Para mais informações sobre o funcionamento da Bilheteria, física e online, clique aqui

 

Maskavo

 

5/12

 

Em 2024, Maskavo apresenta sua nova turnê “Terra Multicor” para celebrar a retomada dos eventos presenciais. Nada melhor do que juntar a galera toda em um show especial com o melhor do repertório do Maskavo, as canções clássicas dos seus mais de 20 anos de carreira como “Um anjo do Céu” e “Asas” e novidades recém-saídas do forno, como a composição “Tocando em Frente”. Emergidos no reggae como principal fonte de inspiração e estilo de vida, a ideia é transmitir paz e amor, na forma de ser da cultura brasileira, homenageando nossa terra com todas as suas cores!

 

Participantes:

Marceleza – voz

Prata – guitarra

Alexandre Santos – baixo

Felipe Passos – teclado

Vini Gomes – bateria

[SERVIÇO]

Quinta, às 19h

Sala Adoniran Barbosa

Classificação indicativa livre

Grátis

Os ingressos podem ser reservados online pelo link ou presencialmente.

Para mais informações sobre o funcionamento da Bilheteria, física e online, clique aqui

 

Chocolatte de Vila Maria 

 

7/12

Nesta Roda de Samba será apresentado o mais recente disco do Chocolatte da Vila Maria, “Herança Popular”. Seu terceiro álbum de carreira vem acompanhado por grandes ritmistas e apresenta composições de Chapinha do Samba da Vela, Toinho Melodia, Murilão da Boca do Mato, Magnu Souza, Maurilio de Oliveira e uma composição inédita com Almir Guineto.

Participantes:

Anderson Luciano Santos – Voz e pandeiro

Celso Alves de Souza – Percussão

Jessica Pires da Silva – Flauta e voz

Marcos Roberto Oliveira da Silva – Voz e violão

Airton Paes de Oliveira – Percussão

José Ronivon Borges – Percussão

Vagner Fernando Rodrigues Brasil – Percussão

Vinicius Diogo Martins – Percussão

[SERVIÇO]

Sábado, às 13h30

Área de Convivência

Classificação indicativa livre

Grátis

Sem necessidade de retirada de ingressos

 

Mundo de Kaboo

7/12

 

O Mundo de Kaboo é um conteúdo infantil interativo, educativo, criativo, musical e divertido. Direto da internet, o fenômeno infantil Mundo de Kaboo está pronto para mais uma aventura com seus amigos preferidos, as crianças do Planeta Terra! O Kaboo e sua turminha vieram diretamente da constelação de Tintirim, onde são treinados os Guardiões da Imaginação, responsáveis pelas brincadeiras e pelo faz de conta de todas as crianças do universo. O Planeta Terra está correndo perigo pois as crianças pararam de brincar e imaginar, mas os guardiões estão chegando e não deixarão isso acontecer! Em uma apresentação interativa, criativa e educativa, Kaboo e toda sua turminha prometem, com muita música, brincadeiras e diversão, trazer de volta a essência infantil para as nossas crianças.

 

[SERVIÇO]

Essa programação faz parte da Segunda Mostra Lizette Negreiros de Arte Infantil e Jovem.

Sábado, às 19h

Sala Adoniran Barbosa

Classificação indicativa livre

Grátis

Os ingressos podem ser reservados online pelo link ou presencialmente.

Para mais informações sobre o funcionamento da Bilheteria, física e online, clique aqui

 

Tuyo apresenta “Acústico para Crianças”

 

8/12

 

A busca pela proximidade com aqueles que os acompanham é algo latente no DNA da Tuyo. Seja nos shows, com o atendimento ao público, ou na internet, com trocas de mensagens nas redes sociais e interações nos grupos de fãs, Lio, Lay Soares e Machado tentam — das mais diferentes formas — interagir e se conectar com as pessoas responsáveis pelo crescimento da banda no dia a dia. Partindo deste princípio, os músicos resgatam um formato de show muito utilizado por eles no início: voz e violão.

 

Participantes:

Lilian da Silva Soares Costa Machado – Voz e cordas

Layane da Silva Soares – Voz e cordas

Jean Costa Machado – Voz e cordas

[SERVIÇO]

Essa programação faz parte da Segunda Mostra Lizette Negreiros de Arte Infantil e Jovem.

Domingo, às 18h

Sala Jardel Filho

Classificação indicativa livre

Grátis

Os ingressos podem ser reservados online pelo link ou presencialmente.

Para mais informações sobre o funcionamento da Bilheteria, física e online, clique aqui

 

Benito di Paula “Do Jeito Que A Vida Quer” Part. Esp. Rodrigo Vellozo

8/12

“Do Jeito Que A Vida Quer” é o novo show do cantor e compositor Benito di Paula, que está completando 55 anos de carreira, tendo seu filho, Rodrigo Vellozo, como participação especial. O show é repleto de sucessos e algumas composições inéditas de seu último álbum, “O Infalível Zen”.

Participantes:

 

Benito di Paula – Voz e piano

Rodrigo Vellozo – Voz e piano

 

[SERVIÇO]

Domingo, às 19h

Sala Adoniran Barbosa

Classificação indicativa livre

Grátis

Os ingressos podem ser reservados online pelo link ou presencialmente.

Para mais informações sobre o funcionamento da Bilheteria, física e online, clique aqui


Literatura

Contação de histórias: Adeus, ano velho, felizes novas histórias

 

7/12 e 8/12

 

A Mostra Lizette Negreiros de Arte Infantil e Jovem convida o público para uma tarde encantadora de contação de histórias com a programação “Adeus, ano velho, felizes novas histórias”. Dando as boas-vindas ao ano de 2025, o evento apresenta novas narrativas de livros infantis. Para esta ocasião especial, recebemos a autora e contadora de histórias Marina Bastos, que nos levará ao universo de seus mais recentes livros: “Dino Samuel” e “Chapeuzinho Verde-Limão”. As histórias ganham ainda mais diversão com a participação do músico, compositor, arranjador, produtor musical e poeta Felipe França. Prepare-se para começar o novo ano com histórias fresquinhas, música e muita imaginação!

 

[SERVIÇO]

Essa programação faz parte da Segunda Mostra Lizette Negreiros de Arte Infantil e Jovem.

Sábado e domingo, às 14h

Bibliotecas – Sala de Leitura Infantil

Classificação indicativa livre

Grátis

Sem necessidade de retirada de ingressos

 

Teatro Infantil

Performance: Bailinhozinho com B: música, pipoca e palhaçaria

 

7/12 e 8/12

“Bailinhozinho com B: música, pipoca e palhaçaria” é uma performance itinerante em que dois grupos performáticos de palhaços e palhaças percorrem filas e espaços do CCSP, transformando o local em uma pequena pista de dança aberta a qualquer pessoa disposta a “mover o esqueleto” antes ou depois de assistir às programações do dia. Com um pequeno picadeiro quadriculado iluminado e uma vassoura decorada, o público é convidado a dançar sozinho, acompanhado ou até mesmo com uma vassoura, ao som de um repertório diversificado que vai de canções infantis a forró e valsa.

A performance combina música, diversão e encontros, ganhando ainda mais vida com a participação de palhaças performistas, que interagem com o público, distribuindo alegria, risadas, pipoca e algodão doce.

 

Participantes:

Tejas

Thais Lucena

Bruna Silva

Cristiane Guerreiro

Christofer Bergmann

[SERVIÇO]

Essa programação faz parte da Segunda Mostra Lizette Negreiros de Arte Infantil e Jovem. Sábado e domingo, às 13h30, 14h30 e 15h20

Performance itinerante, acontecerá em vários espaços do CCSP

Classificação indicativa livre

Grátis

Sem necessidade de retirada de ingressos ou inscrição

Entre Mundos

 

6/12, 7/12 e 8/12

 

“Entre Mundos” é um espetáculo com máscaras teatrais, sem utilização de palavras, e propõe uma experiência sensorial para o público infantil. Na peça, duas graciosas criaturas descobrem um misterioso portal que lhes permite transitar por diferentes dimensões e, nessa aventura, conhecem alguns lugares inusitados como a terra dos dinossauros, o fundo do mar, o interior escuro de uma caverna, a agitação de uma grande cidade, entre outros mundos.

Participantes:

Gabriel Bodstein

Gabriela Cerqueira

 

[SERVIÇO]

Essa programação faz parte da Segunda Mostra Lizette Negreiros de Arte Infantil e Jovem.

Sexta, às 18h; Sábado e domingo, às 15h

Espaço Cênico Ademar Guerra

Classificação indicativa livre

Grátis

Os ingressos podem ser reservados online pelo link ou presencialmente.

Para mais informações sobre o funcionamento da Bilheteria, física e online, clique aqui

 

ILU OKAN — O que minha vó contou

 

10/12, 11/12 e 12/12

Malaika, Babu e Zuri, netos da mesma avó, inventam brincadeiras e canções enquanto recontam, a seu modo, as histórias que a avó contou, em algum outro dia e lugar. A avó já não está mais. À medida que as histórias das heroínas e heróis negros são contadas, vamos tecendo os acontecimentos do presente, pela relação que as crianças estabelecem com um lugar fora do quintal, onde está acontecendo um velório e onde elas não podem ir.

Participantes:

Marco Antonio Fera (Ator)

Fabiana de Souza (Atriz)

Clarice Santos (Atriz)

Ozz Antunes (Músico)

Cassinho Samamba (Músico)

[SERVIÇO]

Essa programação faz parte da Segunda Mostra Lizette Negreiros de Arte Infantil e Jovem.

Terça a quinta, às 18h. Na quinta-feira, sessão dupla às 16h

Espaço Cênico Ademar Guerra

Classificação indicativa livre

Grátis

Os ingressos podem ser reservados online pelo link ou presencialmente.

Para mais informações sobre o funcionamento da Bilheteria, física e online, clique aqu

 

VALENTIM VALENTINHO

 

10/12, 11/12 e 12/12

 

O espetáculo narra a história de um menino prestes a completar onze anos e que sonha em ganhar ‘coragem’ de presente de aniversário. Valentim vive com a mãe em uma vila de São Paulo, onde também moram seus melhores amigos. Temas como medo, bullying, opressão e racismo são tratados com muita delicadeza e responsabilidade. A trama se desenvolve com descobertas importantes para a infância sem perder a diversão e leveza. Entre confusões e reviravoltas, muito aprendizado acontece.

Participantes:

Texto e Idealização — Fran Ferraretto

Direção — Marcelo Varzea e Erica Rodrigues

Elenco — Breno Ganz, Eduardo Borelli, Fran Ferraretto e John Marcatto

Direção de Produção — Fernando Gimenes

Produção — Plataforma – Estúdio de Produção Cultural

Operação de Luz — Rodrigo Pivetti

Operação de Som — Samuel Gambini

Assistente de Direção — Bruno Rods

Cenário e Figurino — Márcio Macena

Desenho de Luz — Cesar Pivetti

Direção Musical e Trilha Original — Marcio Guimarães

Direção de Movimento — Erica Rodrigues

Produção Original — DCARTE

 

[SERVIÇO]

Essa programação faz parte da Segunda Mostra Lizette Negreiros de Arte Infantil e Jovem.

Terça a quinta, às 19h. Na quinta-feira, sessão dupla às 17h

Sala Jardel Filho

Classificação indicativa livre

Grátis

Os ingressos podem ser reservados online pelo link ou presencialmente.

Para mais informações sobre o funcionamento da Bilheteria, física e online, clique aqui

 

Teatro Jovem

Leitura Musicada: Escola de Mulheres – Uma Sátira ao Patriarcado

 

3/12

O Grupo Lunar de Teatro apresenta a Leitura Musicada do espetáculo “Escola de Mulheres — Uma Sátira ao Patriarcado”, com roteiro adaptado para pessoas com deficiência visual.

 

O espaço cênico estará aberto 1 hora antes para entrada do público, que poderá acessar o palco com a assistência da produção do espetáculo e fazer um reconhecimento tátil de peças do cenário e figurinos. A leitura musicada se iniciará às 19h e terá duração de 90 minutos.

 

A montagem do Grupo Lunar altera a narrativa do texto original, escrito e encenado no século 17, para as vozes femininas atuais, devolvendo à protagonista a escrita de seu próprio destino. O espetáculo conta então a história de Inês, uma jovem inocente destinada a casar-se com Arnolfo, um velho burguês que a escolheu quando ela ainda era uma criança e a educou para ser uma esposa submissa e dependente. Entretanto, diferente da versão original, quando a jovem chega na idade de se casar, um sonho a desperta para um caminho alternativo àquele arquitetado por seu suposto benfeitor.

 

[SERVIÇO]

Essa programação faz parte da Segunda Mostra Lizette Negreiros de Arte Infantil e Jovem.

Terça-feira, às 18h

Espaço Cênico Ademar Guerra

Classificação indicativa: 12 anos

Grátis

Os ingressos podem ser reservados online pelo link ou presencialmente.

Para mais informações sobre o funcionamento da Bilheteria, física e online, clique aqui

 

Escola de Mulheres – Uma Sátira ao Patriarcado

 

4/12

“Escola de Mulheres – Uma Sátira ao Patriarcado”, do Grupo Lunar de Teatro, é uma livre adaptação do original de Molière, que alterna a narrativa do texto para as vozes femininas, devolvendo à protagonista a escrita de seu próprio destino. Inês, assim como no texto original, é uma jovem inocente destinada a casar-se com Arnolfo, um velho burguês que a escolheu quando ela ainda era uma criança e a educou para ser uma esposa submissa e dependente. Entretanto, nessa versão da história, quando a jovem chega na idade de se casar, um sonho a desperta para um caminho diferente daquele arquitetado por seu suposto benfeitor.

 

[SERVIÇO]

Essa programação faz parte da Segunda Mostra Lizette Negreiros de Arte Infantil e Jovem.

Quarta-feira, às 19h

Espaço Cênico Ademar Guerra

Classificação indicativa: 12 anos

Grátis

Os ingressos podem ser reservados online pelo link ou presencialmente.

Para mais informações sobre o funcionamento da Bilheteria, física e online, clique aqui

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Assessoria de Imprensa | CCSP

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (23/12), é aniversário da cantora,  compositora e atriz Juliana Linhares @xulianalinhares que completa 35 anos.

#julianalinhares #happybirthday #boomerangmusic #mpb
Hoje (23/12), é aniversário do guitarrista Dave Murray da banda Iron Maiden @ironmaiden que completa 68 anos.

#davemurray #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (23/12), é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Pearl Jam @pearljam Mr. EDDIE VEDDER @eddievedder que completa 60 anos.

#eddievedder #happybirthday #pearljam
Hoje (17/12), é aniversário do membro fundador e multiinstrumentista da banda R.E.M @rem Mr. Mike Mills que completa 66 anos.

#mikemills #rem #happybirthday #boomerangmusic
Em 14/12/1979, há exatamente 45 anos atrás era lançado o 3° álbum de estúdio da banda The Clash @the_clash "London Calling". 

#londoncalling #boomerangmusic #theclash
Hoje (13/12), é aniversário da cantora e compositora Taylor Swift @taylorswift que completa 35 anos.

#taylorswift #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (12/12), é aniversário do saudoso e lendário apresentador Silvio Santos que completaria 94 anos.

Falecido em 17/08/1930

Estamos com saudades do mestre.

#silviosantos
#happybirthday
#boomerangmusic