Festival de Verão Salvador celebra 25ª edição em casa nova com shows de ícones e nomes da nova geração da música brasileira

De João Gomes, Jota.Pê e Mestrinho a Caetano Veloso, Ney Matogrosso e Elba Ramalho, MPB, samba, pagode, forró, pop e axé embalam a nova Arena FV, no Wet Eventos, nos dias 24 e 25 de janeiro

 

O Festival de Verão Salvador chega à sua 25ª edição, reafirmando seu papel como um dos eventos musicais mais importantes e longevos do Brasil. Mais do que um palco de shows, o festival é um espaço de encontros e de celebração da diversidade cultural que marca a música brasileira. Confirmado para os dias 24 e 25 de janeiro, o FV inicia em 2026 uma nova etapa em sua expressiva trajetória. Depois de ocupar o Parque de Exposições nos últimos anos, o evento passa a ser realizado em sua própria casa: a Arena FV, sediada no Wet Eventos — espaço gerido pela Salvador Produções, organizadora do festival em coprodução com a Bahia Eventos.

 

“O Festival de Verão é um evento que já faz parte do calendário baiano e que temos muito orgulho de ter posto ele no cenário nacional montamos uma grade com grandes nomes da música brasileira e eu tenho certeza que a edição de 2026 será ainda mais inesquecível”, celebra Marcelo Britto, CEO da Salvador Produções.

 

Além da mudança de local, o FV reforça a sua vocação de ser um evento plural com ambição nacional. Ao longo das últimas edições, o festival atraiu público de todo o país, impulsionado por transmissões de grande alcance e a relevância e diversidade artística. Ao combinar ritmos de grande apelo popular a estilos consagrados da música brasileira, o evento promove encontros entre gerações e celebra a diversidade sonora do país.

 

A programação inclui homenagens ao Forró — presentes tanto no projeto “Dominguinho” quanto no show de Wesley Safadão com Elba Ramalho – e momentos dedicados à MPB de Caetano Veloso e Ney Matogrosso, ao axé de Ivete Sangalo, ao samba romântico de Péricles e às diferentes escolas de pagode de Léo Santana e Belo, em um show criado especialmente para o festival.

 

“Há alguns anos, o FV passou de um festival regional para um evento que encanta todo o Brasil, trazendo artistas que representam a riqueza da nossa música. Cada edição é uma oportunidade de mostrar como diferentes estilos podem conviver e dialogar, do samba ao forró, da MPB ao axé, sem perder sua identidade própria. Nosso desafio é construir uma programação plural e surpreendente, conectando gerações e novas vozes em uma única experiência, criando um panorama completo da cultura musical brasileira”, destaca o diretor artístico Zé Ricardo.

 

A sede própria, por sua vez, permite o desenvolvimento de novas experiências, ativações de marca, posicionamentos de palco e propostas artísticas — um salto que consolida ainda mais a identidade e a relevância do festival. A mudança amplia ainda a capacidade de se criar novas narrativas para cada apresentação, agora potencializados pela infraestrutura, como o piso de grama sintética e outras melhorias de circulação e conforto.

 

“Nossa intenção ao trazer o festival para o Wet é oferecer uma experiência mais charmosa e cuidadosa, com banheiros estruturados, climatizados, espaços bem decorados e integrados à natureza. Queremos valorizar o verde, dar mais brilho e energia ao evento, criando um ambiente que reflita a grandeza do festival.”

 

Como ressalta Zé Ricardo, essa virada representa um marco histórico. “Enquanto muitos clubes de futebol sonham em ter seus próprios estádios, o Festival de Verão já pode dizer que tem o seu”, brinca. “É mais uma nova etapa nessa jornada de 25 edições, um presente para o público que ama o festival e que fez dele o que é hoje. Depois de tanto êxito, consolidando sua pluralidade e seu alcance nacional, podemos desenvolver experiências únicas para artistas, marcas e público, elevando o Festival de Verão a um patamar inédito no Brasil.”

 

Sábado: ícones e novas gerações

 

No sábado, o evento recebe o aguardado projeto “Dominguinho”, idealizado por João Gomes, Jota.Pê e Mestrinho, em sua primeira apresentação em Salvador. O espetáculo presta homenagem a Dominguinhos, unindo a força do forró tradicional com arranjos contemporâneos e celebrando a herança do sanfoneiro em diálogo com a nova geração.

 

A primeira noite também traz o timbre inconfundível de Ney Matogrosso, um dos maiores intérpretes da música brasileira, cuja trajetória é marcada pela ousadia cênica, a voz singular e a capacidade de atravessar gerações sem perder a força criativa. Em um momento de enorme visibilidade, impulsionada pelo sucesso de bilheteria da cinebiografia “Homem com H”,  o cantor retorna aos palcos com ainda mais vigor, reafirmando sua relevância e atualidade na cena cultural brasileira.

 

Com seis décadas de carreira, Caetano Veloso reforça o diálogo geracional, mantendo viva a tradição da MPB enquanto se reinventa constantemente. No palco do FV, ele confirma seu papel central na cena musical, influenciando novas gerações e mostrando que sua criatividade e relevância continuam intactas.

 

A energia baiana de Ivete Sangalo — que transformou o axé em linguagem universal e tem no Festival de Verão o seu palco mais emblemático, participando de todas as 25 edições do evento — amplia ainda mais a potência dessa noite. Ainda no sábado, o púbico poderá conferir Rachel Reis em show com participação de Márcio Victor, encontro que une frescor e tradição da música baiana, e Carlinhos Brown, que encerra a noite com sua força percussiva e inventividade.

 

Domingo: celebração do samba, pagode e forró

 

No domingo, a programação mantém o equilíbrio entre tradição, juventude e estilos musicais diversos. O cantor Péricles, herdeiro do samba romântico e dono de uma das vozes mais marcantes do gênero, se apresenta com a emoção que o caracteriza, enquanto o fenômeno do pagode baiano Léo Santana apresenta sua energia contagiante e a força do entretenimento popular.

 

A noite também será marcada pela potência feminina de Luísa Sonza, um dos maiores nomes do pop nacional na atualidade. Dona de uma carreira em ascensão meteórica e de apresentações sempre performáticas, a gaúcha desembarca em Salvador com um show que combina grandes sucessos, coreografias elaboradas e sua presença de palco eletrizante.

 

Outro destaque será o explosivo encontro do trap nordestino: o baiano Teto convida o cearense WIU para uma apresentação que celebra a força e a criatividade da cena urbana da região, reforçando a expansão e a relevância do gênero no país.

 

A noite de encerramento traz ainda o sempre eletrizante Wesley Safadão, que convida Elba Ramalho para um show exclusivo numa grande homenagem ao Forró Brasileiro — uma narrativa que enaltece um dos gêneros mais populares do país.

 

O púbico poderá ainda conferir uma apresentação inédita de Belo, uma das maiores vozes do pagode romântico, em um show especialmente desenvolvido para o Festival de Verão.

 

Evento estratégico para marcas variadas

 

Ao longo de suas 25 edições, o FV consolidou-se como um espaço estratégico para grandes marcas realizarem ativações e se conectarem com os fãs, fortalecendo o vínculo entre cultura, entretenimento e mercado. O evento continua se afirmando como espaço estratégico para marcas como TIM, Amstel, Devassa e Coca-Cola, entre outras, dialogarem com o público, somando inovação, visibilidade e engajamento a cada edição.

 

Programação

 

Sábado, 24 de janeiro

 

  • Rachel Reis com participação de Márcio Victor
  • Ney Matogrosso
  • “Dominguinho” – João Gomes, Jota.Pê e Mestrinho
  • Caetano Veloso
  • Ivete Sangalo
  • Carlinhos Brown

 

Domingo, 25 de janeiro

 

  • Teto convida WIU
  • Luísa Sonza
  • Léo Santana
  • Wesley Safadão com Elba Ramalho
  • Péricles
  • Belo

 

 Serviço:

 

Festival de Verão Salvador 2026

Data: 24 e 25 de janeiro de 2026

Local: Wet Eventos – Salvador/BA

Ingressos: vendas a partir de 5 de setembro de 2025

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Factoria Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 15/10, é aniversário do cantor e compositor Chris de Burgh @cdebinsta que completa 78 anos

#chrisdeburgh #happybirthday #Boomerangmusic
Hoje, 15/10, é aniversário do cantor e compositor Pedro Luís @pedroluisoficial que completa 66 anos.

Integrante das bandas Pedro Luís e a Parede e Monobloco @monoblocooficial 

#pedroluis #monobloco #Boomerangmusic #happybirthday
Em 15/10/1987, há exatamente 39 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio da banda Engenheiros do Hawaii "A Revolta dos Dândis".

Produzido por Reinaldo Barriga @barriga_reinaldo

O álbum marca a saída do integrante Marcelo Pitz e a entrada do guitarrista Augusto Licks.

Integrantes:

Humberto Gessinger: Voz, baixo (modelo Rickenbacker 4003), guitarra (em "Terra de Gigantes") e guitarra de doze cordas (modelo Fender) (em "Vozes").
Augusto Licks: Guitarras (modelos Roland G-505 e Gibson Les Paul), violão (marca Martin com cutaway), harmônica (modelo Hohner Marine Band 1896/20 afinada em Mi maior) (em "A Revolta dos Dândis I" e "A Revolta dos Dândis II") e órgão Hammond (em "Vozes").
Carlos Maltz: Bateria e voz (em "Filmes de Guerra, Canções de Amor").

Convidados

Júlio Reny: Voz (em "Guardas da Fronteira").
Reinaldo Barriga: Baixo (em "Terra de Gigantes").
Jaguar, Picolé e Tuca: percussão (em "Filmes de Guerra, Canções de Amor").

Tracklist:

Lado A 
"A Revolta dos Dândis I" 
"Terra de Gigantes" 
"Infinita Highway" 
"Refrão de Bolero" 
"Filmes de Guerra, Canções de Amor" 

Lado B 
"A Revolta dos Dândis II" 
"Além dos Outdoors" 
"Vozes" 
"Quem Tem Pressa Não Se Interessa" (Humberto Gessinger - Carlos Maltz) 
"Desde Aquele Dia" 
"Guardas da Fronteira" 

#engenheirosdohawaii #arevoltadosdândis #boomerangmusic
Em 15/10/2013, há exatamente 13 anos atrás era lançado o 10° álbum da banda Pearl Jam @pearljam "Lightning Bolt".

Pearl Jam

Jeff Ament – baixo · teclado (canção 7)
Matt Cameron – bateria · backing vocal (canção 4)
Stone Gossard – guitarra · bongô (canção 7)
Mike McCready – guitarra · guitarra com arco (canção 7) · baixo de seis cordas (canção 3)
Eddie Vedder – vocal · guitarra · ukulele (canção 10)

Tracklist:

Getaway
Mind Your Manners
Lightning Bolt
Future Days
My Father's Son
Sirens
Infallible
Pendulum
Swallowed Whole
Let The Records Play
Sleeping By Myself
Yellow Moon

#pearljam #lightningbolt #boomerangmusic
Hoje, 15/10, é aniversário da cantora e compositora Brenda K. Starr @officialbrendakstarr que completa 60 anos.

#brendakstarr #happybirthday #Boomerangmusic
Blondie @blondieofficial anuncia "High Noon", seu primeiro álbum de inéditas em nove anos.

Apresentando a última gravação de Clem Burke com a banda

O 12º álbum de estúdio da banda chega às lojas em 26 de fevereiro de 2027 pela BMG e marca a última gravação do falecido baterista e cofundador Clem Burke .

O primeiro single do álbum, “Spectral Eyes”, já está disponível. Composta por Johnny Marr, que também contribui com a guitarra, a faixa abre High Noon com a energia contagiante do Blondie clássico.

O novo projeto conta com a participação de Johnny Marr, Glen Matlock, Zach Condon (do Beirut), Jess Wolfe e Holly Laessig (do Lucius), entre outros.

High Noon sucede Pollinator, o álbum de 2017 do Blondie repleto de participações especiais, incluindo Charli XCX, Sia, Dev Hynes, Joan Jett, Marr e outros. Assim como seu antecessor, o novo disco mostra a banda dando continuidade à abordagem eclética que a define desde o início, transitando entre punk e rock, música eletrônica, pop e ritmos latinos.

Atualmente a banda tem a seguinte formação:

• Debbie Harry – Vocais
• Chris Stein – Guitarra (atuando principalmente em estúdio devido a problemas de saúde cardíacos)
• Matt Katz-Bohen – Teclados
• Tommy Kessler – Guitarra
• Andee Blacksugar – Guitarra (substituindo Chris Stein nos shows)
• Leigh Foxx / Glen Matlock – Baixo (com Glen Matlock, ex-Sex Pistols, assumindo turnês e gravações recentes)

Tracklist de ‘High Noon’:

1. Spectral Eyes
2. Heartbreak Kid
3. Come Back Home
4. Tambo Tambo
5. Man Who Had No Face
6. The End
7. Little Metal Drummer
8. Sleepwalking
9. Whistle Into The Wind
10. Antifreeze
11. East of Eden
12. Bad Underwear
13. Ah, Sunflower, Weary of Time

#blondie #newalbum #highnoon
Em outubro de 2022, há exatamente 4 anos atrás era lançado o 7° álbum de estúdio da banda After Bridge @afterbridgeoficial "Pawns & Kings".

Alter Bridge

Myles Kennedy – vocals, guitar, strings, keyboards, programming
Mark Tremonti – guitar, vocals, lead vocals on "Stay"[19]
Brian Marshall – bass
Scott "Flip" Phillips – drums

Tracklist

This Is War 
Dead Among the Living
Silver Tongue
Sin After Sin
Stay
Holiday
Fable of the Silent Son
Season of Promise
Last Man Standing
Pawns & Kings

#afterbridge #pawnsandkings #boomerangmusic
Em outubro de 1988, há exatamente 38 anos atrás era lançado o 3° álbum de estúdio da banda Capital Inicial @capitalinicial "Você Não Precisa Entender".

Produzido por Marcelo Sussekind

Capital Inicial

Fê Lemos: bateria e percussão
Flávio Lemos: baixo
Bozzo Barretti: teclados, percussão e vocais
Loro Jones: guitarra, Ebow, violão e vocais
Dinho Ouro Preto: voz

Músicos convidados

Paulo Marcio: trompete em "Á Portas Fechadas"
Jorge Continentino: saxofone alto e saxofone tenor
Chico Amaral: saxofone tenor, saxofone barítono e saxofone alto em "Ficção Científica"
Wagner Mayer: trombone
Marcelo Sussekind: guitarra reverse, guitarra solo em "Fogo" e vocais em "Blecaute" e "Pedra na Mão"
Marina Lima: vocais em "Rita" e "Limite"

Tracklist:

Lado 1

A Portas Fechadas
Blecaute
Movimento
Pedra Na Mão
Ficção Científica

Lado 2

Limite
Rita
Fogo
O céu

#capitalinicial #vocenaoprecisaentender #boomerangmusic