
Ilana Volcov e Cristovão Bastos lançam o álbum Acariciando gravado em Portugal
Residente em Lisboa, a cantora paulistana e o ilustre pianista carioca lançam, pela gravadora Biscoito Fino, uma pequena coleção de “canções fantásticas”. Novo projeto estará nas plataformas digitais no dia 28 março
OUÇA “Acariciando” aqui: https://orcd.co/acariciando
Uma coleção de canções de amor baseadas em diálogos imaginários compõe o álbum Acariciando, novo trabalho da cantora Ilana Volcov e do pianista Cristovão Bastos, que será lançado no dia 28 de março, pela gravadora Biscoito Fino. Produzido em Portugal, o projeto prevê lançamentos do álbum e videoclipes ambientados no universo ilusório.
Radicada em Lisboa há sete anos, a cantora paulistana Ilana Volcov emprestou da literatura fantástica o termo que traduz o conceito do seu novo álbum. “Desde a pandemia, quando estivemos mais interiorizados, passei a reunir ‘canções fantásticas’. Queria cantar o amor a partir de conversas irreais, oníricas, que só poderiam existir na imaginação.”
Um dueto musical e textual, em que voz e piano retratam diálogos – ou melhor, conversas imaginárias – , o álbum tem oito canções e um tema instrumental vocalizado. Foi gravado no Porto pelo engenheiro de som Carlos Fuchs, vencedor do Grammy 2023, quando Cristovão Bastos esteve em Portugal para apresentações no norte do país.
O pianista, que propôs a gravação do álbum, assumiu a direção musical, enquanto Ilana foi responsável pela direção artística. A cantora conta que o projeto contempla gêneros usuais da música brasileira, como valsas, choros e sambas, e prioriza autores consagrados do cancioneiro popular, como Tom Jobim, Chico Buarque, Guinga, Abel Ferreira e Vadico, mas traz como diferenciais o repertório temático e a interpretação. Embora tenha tantos ingredientes conhecidos, o álbum reserva um espaço importante para o inesperado através de seus versos mágicos, oníricos e metafóricos.
Nas palavras da cantora: “apesar de ser um mestre da linguagem musical brasileira, diante da música, o Cristovão (Bastos) se porta como um aprendiz, disposto a explorar caminhos impensados e impor desafios constantes à sua criatividade. É um pianista orquestrador que devora melodias sinuosas, harmonias elaboradas e entrega, com frescor e humor, uma sonoridade cheia de intenções sutis. Foi o parceiro perfeito para esta viagem ao ‘país das maravilhas.’”
Mesmo composto por músicas brasileiras, o trabalho carrega marcas da conexão entre Brasil e Portugal, revela Ilana, que atribui à presença dos artistas da corte de D. João VI no Rio de Janeiro, o requinte das letras e melodias da canção brasileira. “A arte dos músicos e poetas portugueses misturada à musicalidade dos povos nativos e os de ascendência africana deu origem aos primeiros gêneros musicais do país, muito elaborados, como a modinha. Os autores contemplados em “Acariciando” perpetuam o que há de mais sofisticado na música brasileira, ou seja, mantém viva e remoçada aquela música portuguesa que cruzou o Atlântico,” avalia a cantora.
O título do álbum, que leva o nome de uma das faixas, também traz algo da relação histórica entre os países. “Acariciando” é um choro, um gênero refinado e exigente, muito atrelado à música europeia e seus instrumentos trazidos pelos portugueses. “O gerúndio é uma forma verbal usualmente empregada pelos brasileiros e menos comum no português de Portugal. Então, o título do álbum imprime uma brasilidade. Por outro lado, o gerúndio é recorrente entre os nomes de choro, gênero que ilustra, como poucos, a exuberância da nossa herança portuguesa.”, comenta a cantora sobre outros códigos do disco.
Premiada no Brasil, Ilana Volcov iniciou sua carreira no Barbatuques, grupo de percussão corporal, e atuou com compositores, como Vanessa da Mata, Zeca Baleiro, Guinga e Breno Ruiz. Ao lado de Eduardo Gudin, com quem trabalhou por 14 anos, Ilana cantou com Arrigo Barnabé, Elton Medeiros, Paulo César Pinheiro, Paulinho da Viola, Paulo Vanzolini e Toquinho. Contemplada pelo Prêmio Funarte de Música Brasileira, realizou, ao lado do trio Improvisado, a turnê “Pelo Teletipo” em cinco capitais do Brasil. Com o prêmio no Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, ela produziu o seu primeiro projeto solo, “Bangüê”, em 2010, lançado também no Japão.
Cristovão Bastos é compositor, pianista, arranjador, diretor musical e tem 16 prêmios musicais. Ele é parceiro de Chico Buarque nas canções “Todo o sentimento” e “Tua cantiga”e já fez direção musical e arranjos para shows e gravações de Nana Caymmi, Edu Lobo, Elza Soares, Emílio Santiago, Fafá de Belém, Gal Costa, Martinho da Vila, Paulinho da Viola e Miúcha. Ele também é autor da música ‘Resposta ao Tempo’, ao lado de Aldir Blanc, que foi interpretada por Nana Caymmi para a abertura da minissérie “Hilda Furacão”, da TV Globo.
A parceria de Cristovão Bastos com Paulinho da Viola deu origem a quatro choros instrumentais. O último foi entoado por Ilana Volcov em “Acariciando” e é o único tema sem palavras do álbum. O título “Não me digas não” escolhido por Cristovão dá margem a interpretações diversas. A melodia seria um protesto diante de uma negativa? Seria um pedido para evitar a negativa? Ou é um desejo que se manifesta como música no imaginário do interlocutor? Até mesmo no tema instrumental, há dubiedade de intenções e uma certa imprecisão sobre a realidade dos fatos.
A amizade entre a cantora e o pianista teve início em 2007, quando atuaram no concerto que celebrou os 40 anos de música de Eduardo Gudin, compositor icônico da cidade de São Paulo. Mais tarde, gravaram “Quando o samba acabou” (Noel Rosa) no primeiro disco solo da cantora, que brinca que “em Bangüê, voz e piano surgem como um “Pas de Deux” em meio às faixas de voz e quinteto, já em Acariciando, o duo está presente o tempo todo e é o próprio balé – um balé íntimo, despido”.
Os dois estão juntos também no videoclipe “Uma Canção Inédita”, que foi filmado em Lisboa e Cascais por uma equipe local formada por portugueses e expats do leste europeu, sob a direção da lituana Indre Biancale. A cantora conheceu o trabalho de Indre no Instagram. Encantada com algumas de suas imagens surrealistas, trouxe a fotógrafa para imprimir o mesmo caráter fantasioso no videoclipe.
Segundo ela, essa música, de autoria de Edu Lobo e Chico Buarque, é a mais alegórica de Acariciando. Para começar, tem um título falso: não é uma canção inédita. Em 2001, integrou a trilha sonora assinada pelos compositores para a peça teatral “Cambaio”. E na ocasião, apesar do nome, foi a única regravação do álbum. Antes de receber a nova letra, esteve como “Casa de João de Rosa” no disco “Dança da Meia Lua” – trilha sonora do balé homônimo, feita pela dupla em 1988. Desde a sua versão original, a valsa teve um discurso onírico: “A casa de botão de Rosa / Que é de João”, “Casa de joão-de-barro, a concha cor de Rosa / Não tem portão”. Ou seja, é uma letra fundada no absurdo que seguiu seu destino ilusório. Hoje traz os versos: “Guarde numa caixa preta / A tímida canção / No fundo falso da gaveta / Do coração / É valsa pra se ouvir por dentro / Pra se ouvir a sós / Pra não se dissipar ao vento / Com minha voz”.
SAIBA MAIS
Álbum Acariciando – Ilana Volcov e Cristovão Bastos
Distribuição Biscoito Fino
Lançamento dia 28 de março nas plataformas digitais
Repertório
Odalisca (Guinga | Aldir Blanc) – https://www.youtube.com/watch?v=cZvUeu2ThCE
Saudade Intrusa (Vadico)
Acariciando (Abel Ferreira | Lourival Faissal)
Estrada Branca (Antonio Carlos Jobim | Vinicius de Moraes)
Não me digas não (Cristovão Bastos | Paulinho da Viola)
Uma canção inédita (Edu Lobo | Chico Buarque)
Viola de Cigano (Breno Ruiz | Paulo César Pinheiro)
Coração Imprudente (Paulinho da Viola | Capinan)
Ária de Opereta (Guinga | Aldir Blanc)
Ficha técnica
Ilana Volcov
Voz, Direção Artística e Produção Executiva
Cristovão Bastos
Piano e Direção Musical
Carlos Fuchs
Gravação, Mixagem e Masterização
Bárbara Santos e Rui Velho Rebelo
Assistentes de gravação
Gravado na Arda Recorders, mixado e masterizado na Tenda da Raposa, no Porto, Portugal.
Maria Cau Levy
Projeto Gráfico
Crédito das imagens: Indre Biancale / Diego Barral
Com informações: Assessoria de Imprensa – Creative Express