Jardim a Jardim encerra ciclo com episódio que celebra afeto e resistência periférica

No terceiro e último capítulo do projeto, Leal visita o restaurante “Organicamente Rango” e reúne artistas em torno da memória e legado de Solano Trindade

 

Assista AQUI!

 

Sobre Jardim a Jardim

 

O centro de São Paulo, visto de cima, pode parecer um bloco cinza impermeável de asfalto e concreto. Ampliando a visão, ressignificamos olhares, proporções e descobrimos novos elementos na paisagem. Da alta densidade concreta dos prédios de bairros centrais, assim como dos tijolos e madeirites da densidade periférica, brota a necessidade comum de encontrar espaços para que o oxigênio possa fluir revitalizando corpo e alma. A capital paulista tenta compensar a aspereza cartograficamente, batizando diversos bairros como Jardins. Uma das possibilidades de transformar “incompatibilidades” entre territórios, em vínculo e cooperação, vem da música, a partir de iniciativas que desafiam muros e códigos entre relva, cimento e cânions sociais.

 

Assim é o Projeto Jardim a Jardim, uma ação musical inovadora que transcende barreiras geográficas e sociais, unindo talentos de diferentes realidades da cidade. Leal, junto com Lua Leça – idealizadora e diretora do projeto, reuniu parceiros nascidos e criados tanto nos bairros centrais – Jardim Paulista, Jardim Europa e Jardim Guedala – quanto nas periferias – Jardim Ângela, Kagohara, Nakamura e Campo Limpo –, na iniciativa que é um testemunho vivo do poder transformador da arte e do compromisso social.

 

O cerne do Projeto Jardim a Jardim reside na sua gênese: os participantes se conheceram por meio de cooperações do terceiro setor, criando uma conexão autêntica que se reflete em repertório colaborativo e em sua profunda dedicação a causas sociais. A iniciativa de Leal partiu de sua inquietude, instigada aos 14 anos escutando Racionais versar sobre a realidade das periferias e se desdobrou através de estágios da faculdade de psicologia nos territórios. Fincou raízes artísticas por lá a partir da compreensão da importância daquela poética para o mundo e da admiração pelo trabalho de diversos parceiros. De lá, nasceu mais do que uma colaboração musical – o Projeto Jardim a Jardim é uma ponte sonora, buscando conectar realidades muitas vezes separadas pelas pontes de concreto da metrópole, para pensar, articular e implementar ações nos territórios. Sua postura: “ser um músico/cidadão que chega para fazer música, vivendo e compreendendo sua cultura e a do outro”. Sua questão: “Quando um ‘jardim’ cruza a ponte para chegar ao outro ‘jardim’?”.

 

O repertório do Projeto Jardim a Jardim é um caldeirão de influências brasileiras, misturando hip-hop, reggae, dub, fandango, samba e elementos do Manguebeat, criando uma sonoridade única e envolvente. Leal, agora, se prepara para o lançamento do álbum “LEAL” em vinil e planeja uma série de shows e novas temporadas de episódios, que trarão colaborações com artistas renomados, ampliando ainda mais o alcance e o impacto de sua mensagem.

 

O Projeto Jardim a Jardim é mais do que música; é um movimento de engajamento social, uma celebração da diversidade cultural e um chamado à ação para a construção de um futuro mais colaborativo e equitativo.

 

Sobre o terceiro episódio Jardim a Jardim (Organicamente Rango)

 

Agora, no terceiro episódio do programa, Leal visita a Agência Solano Trindade, no Campo Limpo, e marca definitivamente o encontro entre arte, memória e território como forma de transformação. Um empreendimento cultural construído por jovens que possuem ações culturais na zona sul de São Paulo, a Solano Trindade tem como proposta fortalecer e fomentar a economia da cultura criativa.

 

Através do incentivo a produções populares e do mapeamento de serviços existentes na região de bairros como Campo Limpo e Capão Redondo, criam formas de organização que possibilitam a circulação de arte e mercado, construindo, assim, uma sustentabilidade econômica em regiões periféricas.

 

Em “Organicamente Rango”, Leal conversa com o neto de Solano Trindade, Vitor da Trindade (músico e educador), Thiago Vinícius (empreendedor social da gastronomia), entre outros personagens essenciais para o funcionamento da comunidade, sobre ideias que dialogam diretamente com a mensagem da Agência.

 

O encontro significou quase um manifesto sobre o que é existir, criar e ser um corpo de resistência na periferia. A obra de Solano, um dos primeiros artistas a colocar o povo negro no centro da arte e que celebra o cotidiano e a força coletiva como motor de transformação, ecoa atualmente em diversos espaços e iniciativas populares.

 

“A verdadeira rede social é a mesa”, comenta Thiago sobre o surgimento de um senso de comunidade comum. “O que existe atualmente é a ‘likelização’ dos processos de fazer o bem”, completa ainda.

 

Em tempos de engajamento, a boa aparência se esgota rapidamente e o elo de bondade criado ao longo dos séculos se torna fraco e sem sentido. O último episódio de Jardim a Jardim propõe um mergulho em outra realidade: a do convívio, partilha sincera e escuta.

 

Os convidados conduzem a conversa mais abertamente sobre a conexão entre economia e política. É quando surge o conceito dos “corredores de afeto”: “Eles falam muito da relação de Jardim a Jardim, para entender o nosso legado e como o movimento se conecta com Solano Trindade e a história da turma no bairro. Da cultura e intelectualidade preta”, aborda Leal.

 

O encontro, por fim, ainda traz a provocação da falta de reconhecimento de bairros periféricos como fonte de lazer e espaços de celebração. Tia Nice, uma das vozes presentes no episódio e chefe do restaurante “Organicamente Rango”, revela que os jardins da região florescem à sua maneira, com quintais e hortas, e expõe de coração aberto a relação da periferia com o alimento e com a terra.

 

Para Leal, o terceiro episódio encerra um ciclo, mas inaugura outro: “Foi mais um momento muito especial, que concluiu a sequência de encontros de um jeito muito legal, porque foi aberto, acolhedor e desafiador. Um momento lúdico, com o encerramento do semestre do restaurante”, fala.

 

O capítulo é embalado por “Dois Irmãos”, de Ricardo Leal, “Viva São Jorge Guerreiro”, “Mamãe Oxum”, “Garoto do Pandeiro”, de Tati Pi e a inédita “Ultramar”, que sela o episódio com delicadeza e profundidade.

 

Ao final do encontro eu estava na dúvida de qual música tocar. Resolvi escolher ‘Ultramar’, porque tínhamos falado bastante e era o que eu estava sentindo na hora. É uma música especial e que compus há muito tempo com a minha primeira banda. Já cheguei a gravá-la na primeira leva de gravações do que seria o disco ‘LEAL’”, finaliza o artista sobre a faixa.

 

O terceiro episódio de Jardim a Jardim é, assim, um lembrete de que o amor, quando partilhado, pode ser uma forma de revolução, e que atravessar pontes é essencial para a construção de afeto e humanidade.

 

JD a JD | PSD 02 | FICHA TÉCNICA: Audiovisual

 

LEAL – Apresentação, Voz, Violão e Cavaquinho
SWAMI JR – Violão 7 Cordas
KENNYA MACEDO – Voz
BIA ROMANA – Triângulo e Voz
TATI PI – Voz
LEO MELO – Percussão
JOÃO VITOR CAIRES – Percussão
LUA LEÇA – Concepção, Direção Artística e Geral
RICARDO LEAL – Pesquisa, Curadoria e Roteiro
BRENO KRUSE – Direção de produção
CAINÃ TAVARES – Câmera
JOMA NIGRA – Câmera
IVAN MUNIZ – Som direto
GERALDO NETO – Captação musical e mixagem
ANTÔNIA MARTINS – Cobertura e redes
VITÃO SANTIAGO – Assistência de roteiro
JULIA LEITE – Montagem
GABRIELA NARAKI – Coordenação de pós
JUDÁ MOTA – Cor e assistência de montagem
LINKART – Direção criativa e planejamento
ACERVO ATIVO – Catalogação
LF+C – Consultoria comercial
PERFEXX – Assessoria de imprensa
JARDIM A JARDIM – Selo e produtora

 

 

 

 

 

 

Com informações: Assessoria de Imprensa | Leal
Perfexx Assessoria | www.perfexx.com.br

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 12/11/1996, há exatamente 29 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio do cantor, compositor e rapper Snoop Doggy Dogg @snoopdogg "The Doggfather".

Tracklist:

1        Intro    
2        Doggfather
3        Ride 4 Me
4        Up Jump Tha Boogie
5        Freestyle Conversation

6        When I Grow Up
7        Snoop Bounce
8        Gold Rush
9        (Tear 'Em Off) Me & My Doggz
10        You Thought
11       Vapors
12        Groupie
13        2001
14        Sixx Minutes
15        (O.J.) Wake Up
16        Snoop's Upside Ya Head
17        Blueberry
18        Traffic Jam
19        Doggyland
20        Downtown Assassins
21        Outro

#snoopdogg #thedoggfather #boomerangmusic
Em novembro de 1999, há exatamente 26 anos atrás era lançado o MTV Unplugged da cantora e compositora Alanis Morissette @alanis 

Tracklist 

1.	"You Learn"	4:22
2.	"Joining You"	5:09
3.	"No Pressure Over Cappuccino" (Morissette, Nick Lashley)	4:41
4.	"That I Would Be Good"	4:14
5.	"Head over Feet"	4:23
6.	"Princes Familiar"	4:37
7.	"I Was Hoping"	4:54
8.	"Ironic"	4:14
9.	"These R the Thoughts"	3:26
10.	"King of Pain" (lyrics and music: Sting)	4:05
11.	"You Oughta Know"	5:00
12.	"Uninvited" (Alanis Morissette)	4:37

#alanismorissette #mtvunplugged #boomerangmusic
Em 12/11/1975, há exatamente 50 anos atrás era lançado o 4° álbum de estúdio do cantor e compositor Raul Seixas @raulseixasnaweb "Novo Neon".

Produzido por Marco Mazzola.

Músicos

Raul Seixaa

Violão: Antenor Gandra - Raul Seixas - Neco - Rick Ferreira
Guitarra elétrica: Antenor Gandra - Gabriel O'Meara - Rick Ferreira - Almir Bezerra - Pedrinho da Luz - Luiz Cláudio Ramos
Piano: Antonio Adolfo - Miguel Cidras - Hugo Bellard
Teclados: José Roberto Bertrami
Baixo: Paulo César Barros - Jamil Joanes - Luizão Maia - Liebert Ferreira
Bateria: Pedrinho Batera - Mamão - Lécio do Nascimento

Tracklist:

01. Tente Outra Vez - 2:22
02. Rock Do Diabo - 2:11
03. A Maçã - 3:21
04. Eu Sou Egoísta - 2:47
05. Caminhos - 1:48
06. Tu És O MDC Da Minha Vida - 3:49
07. A Verdade Sobre A Nostalgia - 2:05
08. Paranóia - 3:50
09. Peixuxa (O Amiguinho Dos Peixes) - 2:09
10. É Fim De Mês - 2:59
11. Sunseed - 2:38
12. Caminho II - 0:56
13. Novo Aeon - 2:31
Bônus
14. A Maçã (Versão De 1993) - 3:20

#raulseixas #novoneon #happybirthday
Hoje, 12/11, é aniversário do cantor e compositor Neil Young que completa 80 anos.

#neilyoung #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 12/11, é aniversário do cantor e compositor Paulinho da Viola @paulinhodaviola que completa 83 anos.

#paulinhodaviola #happybirthday #boomerangmusic
Em 12/11/1984, há exatamente 41 anos atrás era lançado o álbum ao vivo da banda Duran Duran @duranduran "Arena".

Duran Duran

Simon Le Bon - vocal
Nick Rhodes - teclado
John Taylor - baixo
Roger Taylor - bateria
Andy Taylor - guitarra

Tracklist:

Lado 1
Is There Something I Should Know
Hungry Like The Wolf
New Religion
Save A Prayer
The Wild Boys

Lado 2
The Seventh Stranger
The Chauffeur
Union Of The Snake
Planet Earth
Careless Memories

#duranduran #arena #boomerangmusic
Em 12/11/1984, há exatamente 41 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio da cantora e compositora Madonna @madonna "Like a Virgin", pela Sire Records e Warner Records.

Tracklist

A1 – Material Girl – 3:58
A2 – Angel – 3:55
A3 – Like A Virgin – 3:57
A4 – Over And Over – 4:09
A5 – Love Don’t Live Here Anymore – 4:47
B1 – Dress You Up – 4:02
B2 – Shoo-Bee-Doo – 5:17
B3 – Pretender – 4:30
B4 – Stay – 4:06
B5 – Into The Groove – 4:40

#madonna #likeavirgin #boomerangmusic
Em 11/11/1976, há exatamente 49 anos atrás era lançado o 5° álbum de estúdio da banda Kiss @kissonline “Rock and Roll Over”.

Integrantes:

Paul Stanley (vocals, guitars)
Ace Frehley (guitars)
Gene Simmons (vocals, bass)
Peter Criss (vocals, drums)

Track list:

	1.	I Want You
	2.	Take Me
	3.	Calling Dr. Love
	4.	Ladies Room
	5.	Baby Driver
	6.	Love ‘em And Leave ‘em
	7.	Mr. Speed
	8.	See You In Your Dreams
	9.	Hard Luck Woman
	10.	Makin Love

#kiss #kissarmy #kissband #paulstanley #genesimmons #acefrehley #petercriss #rocknrollover #boomerangmusic