Natura Musical apresenta “Fluxa”, novo álbum de Azuliteral
O álbum audiovisual da cantora paraense de 23 anos narra suas inspirações e sua trajetória artística, em canções dos gêneros MPB, MPP e Brock
Cantando sobre suas vivências e influências de fortes mulheres nortistas e sobre as águas que banham o estado do Pará, a multiartista Azuliteral lança na próxima quarta-feira, 6, o álbum “Fluxa”. O projeto é viabilizado pela Natura Musical e estará disponível nas principais plataformas de streaming.
O novo trabalho é uma autor-recordação da jornada pessoal e espiritual da artista no espaço tão íntimo que tem com as águas do rio que dá nome ao seu bairro, o Guamá. É também uma homenagem às mulheres que a inspiram. Todo o processo de construção do álbum, desde as canções até as produções dos videoclipes, foi e está sendo registrado para produção documental e em breve será compartilhado em seu canal do YouTube e nas redes sociais.
“Fluxa”, uma variação feminina do termo fluxo, nasceu de um movimento interno da artista de buscar as razões pelas quais segue criando arte e atribuindo sentidos profundos a tudo o que lhe atravessa. “Incluo a terminação em “a” pra chamar O Feminino pra dentro desse fenômeno. Aproveito a energia criativa do movimento contínuo da água para trabalhar o argumento central do álbum: tudo é transitório, o eu é transitório. Gosto muito de estar em movimento. Sou guiada pelo poder do espaço. Viajar, experienciar, acessar na solitude da distância a minha eu mais pura. Mas também gosto muito de voltar, tanto pro lugar de partida, quanto passar pelos mesmos caminhos e revisitar pensamentos e memórias. Eu sou Fluxa, transitória, inconstante e fluente.”, descreve a artista.
O álbum contém dez canções autorais, dentre as quais está “Sublime”, a qual divide o processo criativo com a cantora e compositora Malu Guedelha. E a fonte de inspiração para letras tão profundas sobre origem e trajetória é a coletânea literária “Trama das Águas”, que reúne contos e poesias de mulheres nascidas e/ou criadas no estado do Pará, sendo a própria artista uma dessas mulheres que compõem o livro.
“O mergulho nas narrativas do livro me dizia que algo precisava nascer daquele objeto-fonte. Um álbum musical seria a ferramenta perfeita para trabalhar numa perspectiva de auto-recordação com apoio no elemento água”, conta Azuliteral. As canções do álbum seguem sonoridades diferentes para alinhar com cada momento da vida da artista, trazendo os gêneros musicais MPB, MPP e BRock.
Ao longo deste ano, a artista lançará canções, seus videoclipes e os webdocumentários de cada produção. O lançamento do primeiro videoclipe acontece na próxima sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Será da canção Dádiva do Rio. “Nessa faixa revelo a minha conexão com o Divino que está intimamente ligado ao Feminino e à Natureza (à Água, à Terra e à Luz) – os elixires da vida. Quando aprovei este projeto na Natura Musical via Lei Semear, eu tinha acabado de lançar meu EP CABANA e aproveitei para aprofundar essa perspectiva de conexão com a terra, centrada no feminino, que já tinha iniciado com o EP. Nossas mulheres são fontes de memórias e de ensinamentos valiosos, erigindo e sustentando Identidade, Economia e Futuro.”, comenta Azuliteral.
“Fluxa”, de Azuliteral, foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear), ao lado de nomes como Daniel ADR, Elas no Comando, Flor de Mureré, Festival Lambateria e Raidol. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 80 projetos até 2022, em diferentes formatos e estágios de carreira, como Dona Onete, Raidol, Nic Dias e os festivais Mana, Lambateria e Psica.
O show de lançamento ocorrerá ainda neste primeiro semestre. Com uma pegada mais intimista, a ideia do show é transmitir ao público toda a sensibilidade e força das dez músicas de Fluxa. “A ordem das faixas tem um grande peso significativo. Uma vez que o álbum narra minha vida, cada canção representa um momento da minha trajetória”, explica.
Sobre Natura Musical
Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 18 anos valoriza a música como um veículo de bem estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$ 190 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical.
Serviço: Natura Musical apresenta “Fluxa”, novo álbum de Azuliteral, no dia 6 de março
Disponível nos perfis da artista nas principais plataformas musicais
Realização – MandaJob
Direção Artística – Azuliteral e Kamila Ferreira
Fotografia e Edição – Stela Abreu
Design – Ellayne Larissa
Styling – Babildri
Maquiagem – Pietra Pojo
Tranças – Cami Malcher (@guamafrica)
Locação e Apoio – Balneário Maranga
Com informações: Assessoria de Imprensa Azuliteral / PR | Natura Musical