“Olhos nos Olhos”, com Ana Lúcia Torre, é prorrogada até 30 de novembro
Grande sucesso de público e crítica, espetáculo marca os 80 anos de vida e 60 anos de carreira da atriz, no Teatro Santos Augusta, em São Paulo.
O espetáculo Olhos nos Olhos, estrelado por Ana Lúcia Torre, com dramaturgia e direção de Sergio Módena, tem temporada prorrogada até o domingo, 30 de novembro, no Teatro Santos Augusta, localizado na esquina das duas ruas, a poucos passos da Av. Paulista, em São Paulo. A peça celebra os 80 anos de vida e 60 anos de carreira desta que é uma das maiores atrizes brasileiras, mesclando histórias de sua trajetória pessoal e profissional com a obra de Chico Buarque de Holanda, em uma realização da Morente Forte, que também celebra 40 anos de intensa atuação na cena teatral brasileira.
A narrativa de Olhos nos Olhos traz algumas das mais marcantes letras compostas por Chico. No entanto, as músicas aqui não serão cantadas, e sim faladas, como um texto dramático, revelando novas camadas de interpretação de sua obra e uma sensação de redescoberta de pérolas de um dos mais importantes compositores de todos os tempos. “Sempre me fascinou o Contador de História. Ouvir é um ato de aprendizagem, uma inquietação do espírito, uma escuta que traz curiosidade. E assim, de repente, me vejo na posição de Contadora de História. Da minha história. Resolvi abrir minhas portas e esperar que o público visite a minha casa. Tudo acompanhado de poemas de Chico Buarque”, convida Ana Lúcia.
Ana Lúcia e Chico são artistas da mesma geração (ele completou 81 anos em junho), viveram e testemunharam as mesmas transformações políticas, sociais e comportamentais acontecidas no Brasil e que repercutem até os dias de hoje. Suas trajetórias profissionais já se cruzaram algumas vezes. O primeiro musical de que Chico participou, Morte e Vida Severina, tinha Ana Lúcia no elenco. Anos mais tarde, ele compôs a canção Suburbano Coração para o espetáculo de mesmo nome, onde ela também estava em cena. Assim, a obra do compositor se ajusta perfeitamente às memórias e reflexões da atriz.
Neste novo espetáculo vibrante e revelador, que também conta com a participação do pianista Diógenes Junior, letras de canções icônicas de Chico conduzem Ana Lúcia na interpretação de temas variados como amor (Olhos nos Olhos, Atrás da Porta, Tatuagem), política (Cálice, Apesar de Você) e sociedade (Cotidiano, Geni e o Zepelim, Meu Guri), entre outros, com os grandes sucessos do compositor sendo apresentados de uma forma totalmente inédita.
Olhos nos Olhos é um espetáculo que estabelece uma ligação íntima entre a atriz e o público. “Pra mim o espetáculo é como uma conversa olho no olho com Ana Lúcia Torre, como se estivéssemos na sala de sua casa ouvindo suas histórias de vida. Ela fala sobre amor, separação, resistência, esperança, maternidade, a paixão pela arte e outros tópicos. É o retrato de uma grande atriz, mas também, em certa medida, do nosso país. E tudo entremeado com as letras de Chico Buarque, nesse exercício de abdicar de suas melodias para descobrir uma nova maneira de apresentá-las ao público”, observa o diretor Sergio Módena.
“Selma Morente e eu estamos em êxtase! Não apenas por celebrarmos 40 anos de trabalho diário pelo fazer teatral, nossa grande paixão, mas por fazermos isto com esta produção de altíssima qualidade humana, artística e técnica. Novamente a parceria com Sergio Módena, na direção e dramaturgia inspirada nas letras do poeta maior Chico Buarque. E sobretudo, sorver, absorver toda a maestria da amiga Ana Lúcia Torre, assim, olhos nos olhos”, pontua Célia Forte, sócia da Morente Forte.
SINOPSE
Para celebrar seus 80 anos de vida e 60 de carreira, a atriz Ana Lúcia Torre divide com o público memórias e reflexões em um espetáculo vibrante, revelador e cheio de emoção, em que fala letras de diversas músicas icônicas de Chico Buarque. Quem assiste se identifica totalmente com os temas essenciais que compõem a narrativa, como arte, amores, separações, maternidade, resistência, sociedade e o tempo. Letras de clássicos como Meu Guri, Beatriz, Geni e o Zepelim, Valsinha, Atrás da Porta e Olhos nos Olhos, entre muitas outras, compõem o roteiro repleto de delicadeza e bom humor.
Ficha Técnica:
Ana Lúcia Torre em Olhos Nos Olhos
Com letras de Chico Buarque
Dramaturgia e Direção: Sergio Módena
Direção Musical: Pedro Lobo
Pianista: Diógenes Junior
Cenário: André Cortez
Figurino: Fábio Namatame
Iluminação: Gabriele Souza
Assistente de Direção: Mariana Rosa
Contrarregra e Camareiro: Toninho Pita
Coordenação de Comunicação: Beth Gallo
Comunicação Teatro Santos Augusta: Dayan Machado
Assessoria de Imprensa Teatro Santos Augusta: Fernando Sant’ Ana
Assessoria jurídica Teatro Santos Augusta: Carolina Simão
Gerente técnico Teatro Santos Augusta: Reynold Itiki
Programação Visual: Gustavo Wabner
Fotos de Estúdio e Cenas: Priscila Prade
Social Media: Isabella Pacetti
Assistência Administrativa: Alcení Braz
Administração: Magali Morente
Coordenação de projetos: Egberto Simões
Produtoras Associadas: Ana Lúcia Torre, Selma Morente e Célia Forte
Uma produção Morente Forte Produções Teatrais
Ana Lúcia Torre – atriz
Nascida em São Paulo, começou a atuar quando estudava na PUC-SP, integrando o elenco de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, montagem com direção de Silnei Siqueira. Em seguida, passou sete anos na Europa e só retomou a carreira em 1975, na volta ao Brasil. Já em 1977, participou da novela Dona Xepa. São dezenas de trabalhos em novelas e seriados desde então, além de filmes e peças como Eles Não Usam Black Tie (indicada para o Prêmio Governador do Estado/RJ) e Seria Cômico Se Não Fosse Sério, de Dürrenmatt, que lhe rendeu a indicação de melhor atriz ao Prêmio Shell de 2010. Foi contemplada com o Prêmio Mambembe duas vezes: pela mesma peça de Dürrenmatt e por Rasto Atrás, de Jorge Andrade. Foi premiada nos festivais de cinema de Natal, Brasília e CineSesc, além do APCA de Coadjuvante por seu papel na novela A Indomada. Durante sete anos, integrou o elenco das montagens do Grupo TAPA. Dentre seus trabalhos no teatro, destaque para Longa Jornada Noite Adentro, de Eugene O’Neal, direção de Sérgio Módena (2022); Num Lago Dourado, de Ernest Thompson, direção de Elias Andreato (2017); Como se Tornar uma Mãe Judia em 10 lições, de Paul Fuks, direção de Alexandre Reinecke (2011); Arsênico e Alfazema, de T. Kesslring, direção de Alexandre Reinecke (2004); e Norma, de T. Carvalho e D. Castellar, direção de Tonio Carvalho (2002).
Sergio Módena – dramaturgia e direção
Bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp, é também formado pela École Philipe Gaulier em Londres, onde realizou especializações em Shakespeare, Tchecov e Melodrama. Seus trabalhos mais recentes como diretor são: A Falecida, de Nelson Rodrigues; Longa Jornada Noite Adentro, de Eugene O’Neill; Copacabana Palace – O Musical, de Ana Velloso e Vera Novello (direção em parceria com Gustavo Wabner); As Cangaceiras Guerreiras do Sertão, musical de Newton Moreno; Os Grandes Encontros da MPB, de Pedro Brício; Diários do Abismo, de Maura Lopes Cançado; Estes Fantasmas!, de Eduardo De Filippo; Janis, de Diogo Liberano; Os Vilões de Shakespeare, de Steven Berkoff; O Musical da Bossa Nova, de Rodrigo Faour e Sergio Módena; Esse Vazio, de Juan Pablo Gomez; Como Me Tornei Estúpido, adaptação da obra de Martin Page feita por Pedro Kosovski; Ricardo III, de William Shakespeare; e A Arte da Comédia, de Eduardo De Filippo. Seus espetáculos receberam mais de quarenta indicações e vinte cinco prêmios nas principais premiações do país.
Marília Lopes – voz e instrumentos
Atriz, cantora e musicista formada em Teatro Musical pela Teenbroadway. Sua trajetória artística costura música e cena com a delicadeza de quem entende a arte como encontro. Esteve no elenco de Canções que eu guardei pra você, comédia musical original com direção de Zé Henrique de Paula e direção musical de Fernanda Maia, e integrou o elenco do premiado musical A Incrível Viagem do Quintal (TV Cultura), texto de Fernanda Maia, vencedor do APCA 2024 como melhor musical infanto-juvenil. Ex-participante do The Voice Brasil, Marília leva para o palco uma presença que combina força, sensibilidade e verdade cênica. Neste espetáculo, a convite de Ana Lúcia Torre, atua como atriz e musicista convidada, reafirmando seu compromisso com a arte como espaço de afeto, escuta e transformação.
Morente Forte Produções Teatrais
Há 40 anos, Selma Morente e Célia Forte são sócias da Morente Forte Comunicações, empresa especializada em produção na área cultural, com foco exclusivo nas artes cênicas, difundindo e assessorando o setor. Fundada em 1985, a empresa já participou de quase 4.000 espetáculos teatrais ao longo de suas quatro décadas no mercado, consolidando-se como uma das mais atuantes do segmento. Com um portfólio diversificado que vai de musicais de grande porte a montagens intimistas, a Morente Forte construiu uma trajetória marcada por solidez, inovação e parceria com alguns dos maiores artistas e diretores do país.
Teatro Santos Augusta
Como bem lembra o nome, o Teatro Santos Augusta está localizado em um dos pontos centrais da cidade de São Paulo: esquina da Rua Augusta com a Alameda Santos, a apenas uma quadra da Avenida Paulista e da estação de metrô Consolação (linha 2 Verde). Muito versátil, com o que existe de mais moderno em tecnologia cênica, ideal para espetáculos de teatro, música, dança, gravações, transmissões ao vivo e eventos corporativos, é o primeiro teatro criado pelo arquiteto Isay Weinfeld e ocupa o primeiro andar do Edifício Santos Augusta, empreendimento da desenvolvedora Reud, combinação única de escritórios, café, restaurante e teatro, o que permite uma experiência completa, antes e depois de cada espetáculo. Elegante e integrado ao lobby no piso térreo, o Perseu Coffee House é a porta de entrada do Teatro Santos Augusta. Com mobiliário vintage original dos anos 50 e 60, assinado por grandes nomes do design nacional, como os brasileiros Zanine Caldas e Rino Levi e o italiano Carlo Hauner, e uma carta de cafés, pratos e drinks clássicos, é o lugar perfeito para encontros informais, desde um café da manhã até o happy hour. O Casimiro Ristorante, localizado no quarto andar do edifício, é uma iniciativa de um dos mais admirados e tradicionais restaurantes de São Paulo, o Tatini, fruto da dedicação de três gerações de profissionais voltados para a gastronomia italiana de qualidade: Mario Tatini, Fabrizio Tatini e Thiago Tatini.
Olhos nos Olhos
Ana Lúcia Torre e letras de Chico Buarque
Teatro Santos Augusta
Ed. Santos Augusta, Al. Santos, 2159, Jardins, São Paulo
Temporada prorrogada: até 30 de novembro de 2025
Sessões: sábados, às 20h. Domingos, às 18h
Ingressos: Plateia – R$ 160 (inteira) e R$ 80 (meia-entrada) | Balcão – R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia-entrada). Observação: O acesso ao Balcão se dá apenas por escadas fixas.
Bilheteria: sábados, das 13h às 20h. Domingos, das 11h às 18h. A bilheteria funciona apenas em dias com espetáculos.
Duração: 75 minutos
Gênero: drama
Classificação: 12 anos
Capacidade: 240 lugares
Acessibilidade: Ingressos para cadeirantes e acompanhantes podem ser reservados pelo e-mail contato@teatrosantosaugusta.com.br
Estacionamento com manobrista terceirizado no local
Vendas pela internet: www.sympla.com.br/teatrosantosaugusta
Cancelamentos e reembolsos:
https://ajuda.sympla.com.br/hc/pt-br/sections/360000213506-Cancelamento-e-reembolso
Ingressos para grupos:
https://ajuda-bileto-sympla.zendesk.com/hc/pt-br/requests/new?ticket_form_id=11634520641684
ATENÇÃO: Não será permitida a entrada na sala após o início do espetáculo, não havendo a devolução de valores ou troca de ingressos para outra data.
www.teatrosantosaugusta.com.br
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https://www.instagram.com/teatrosantosaugusta/
Com informações: Assessoria de Imprensa – Fernando Sant’Ana