Orquestra Frevo do Mundo lança novo EP produzido por Pupillo e com participações de Nando Reis, Martins e Bala Desejo

A novidade já está disponível nas plataformas de streaming

 

Ouça o EP

 

A ideia central da Orquestra Frevo do Mundo é propor uma abordagem pop e inovadora ao mais celebrado gênero da música popular pernambucana para que possa transcender fronteiras, alcançar outros públicos e seguir tocando além do período carnavalesco. Os idealizadores do projeto, o músico e produtor Pupillo e o produtor artístico, Marcelo Soares, sempre tiveram a convicção de que essa meta só seria atingida se eles trouxessem a bordo artistas de diferentes cenas e estilos.

 

Essa história começou em 2007, ano em que era comemorado o centenário do frevo, com o lançamento de “Frevo do Mundo” através do selo recifense Candeeiro. O disco (o formato padrão na época era o CD, mas hoje o álbum está disponível nas plataformas digitais) trazia releituras de clássicos do gênero, como “Fogão” (Sérgio Lisboa), “Recife (Frevo Nº1)” (Antônio Maria) e “O Dia Vem Raiando” (Nelson Ferreira) interpretados por gente gabaritada como Edu Lobo, João Donato, Céu e Mundo Livre S/A.

 

O projeto hibernou por cerca de uma década e foi reativado na era do streaming sob a alcunha de Orquestra Frevo do Mundo. O primeiro volume foi lançado em 2020, também produzido por Pupillo e Marcelo Soares e com participações luxuosas de Caetano Veloso, Tulipa Ruiz e Duda Beat, entre outros, cantando hinos da magnitude de “Bloco do Prazer” (Moraes Moreira/ Fausto Nilo), “Frevo Mulher” (Zé Ramalho) e “Linda Flor da Madrugada” (Capiba).

 

E hoje, 15 de fevereiro, chegou aos principais aplicativos de música “Orquestra Frevo do Mundo – Vol. 2“. Com Pupillo vestindo novamente a braçadeira de capitão, o novo trabalho conta com as colaborações de Nando Reis, Martins e Bala Desejo.

 

Na hora de pesquisar repertório, Pupillo e Soares buscaram canções com características específicas e potencial para extrapolar o ambiente do Carnaval. A escolhida para apresentar o novo trabalho foi “Energia“, que foi lançada no formato single no dia 3 de fevereiro. A releitura da música escrita por Lula Queiroga conta com o pernambucano Martins no vocal. Frequentemente apontado como um dos destaques da nova geração da música nacional, o cantor de timbre inconfundível entrega uma interpretação extremamente delicada.

 

O frevo se renova pelo diálogo com outras estéticas musicais, é esse o caminho que o nosso projeto aponta. Demos uma roupagem mais moderna à música, com a voz suave do Martins e tudo mais, porém decidimos manter os metais tradicionais do frevo como uma forma de reverenciar a versão gravada pela Elba Ramalho nos anos 1980, que permanece viva na memória do povo até hoje” – comenta Marcelo Soares.

 

As outras duas faixas são “Chão da Praça” (Moraes Moreira/ Fausto Nilo), que conta com a participação da badalada banda carioca Bala Desejo, e “Não Existe Pecado ao Sul do Equador” (Chico Buarque/ Ruy Guerra), na voz do titã (sem trocadilho…) do universo pop brasileiro Nando Reis.

 

“O volume 2 da Orquestra Frevo do Mundo segue a proposta de novas abordagens do ritmo pernambucano, no intuito de expandir suas fronteiras e colocar a cultura popular no radar das novas gerações” – comenta Pupillo.

 

Orquestra Frevo do Mundo – Vol. 2” é um lançamento da parceria entre os selos Muzak Muzik e Pupillo Música. O projeto foi viabilizado através do patrocínio da OEI (Organização de Estados Ibero-americanos) e seu presidente Raphael Callou.

 

Ficha Técnica:

 

“Orquestra Frevo do Mundo – Vol. 2”

Produzido por Pupillo

Mixado por Guigo Berger

Masterizado por Carlos Trilha

Produção artística: Marcelo Soares

Produção Executiva: Muzak e PROA Cultural

Produtores Executivos: Marcelo Soares, Maria Chaves e Jeff Moura

Patrocínio: Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI)

Realização: Muzak Muzik e Pupillo Música

Distribuição digital: ONErpm

 

Tracklist:

 

1 – “Não Existe Pecado ao Sul do Equador” (Chico Buarque/ Ruy Guerra)

Nando Reis: Voz

Bráulio Araújo: baixo

Guri Assis: guitarra

Léo Mendes: violão

Limma: teclado

Nilsinho Amarante: trombone

Enock Chagas e Marquinho Carneiro: trompete

Trombone: Nilsinho Amarante

Spok: sax alto e tenor

Pupillo: percussão e programação

Arranjos de metais escritos por Maestro Duda

Gravada entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023 no Estúdio da Pá Virada (SP) por Thiago Rabello, Estúdio Muchito (SP) por Pupillo e Estúdio Muzak (PE) por André Oliveira

 

2 – “Energia” (Lula Queiroga)

Martins: Voz

Bráulio Araújo: baixo

Guri Assis: guitarra

Léo Mendes: violão

Limma: teclado

Fabinho Costa: trompete

Nilsinho Amarante: trombone

Spok: sax alto e tenor

Pupillo: percussão e programação

Arranjos de metais escritos por Nilsinho Amarante

Gravada entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023 no Estúdio da Pá Virada (SP) por Thiago Rabello, Estúdio Muchito (SP) por Pupillo e Estúdio Muzak (PE) por André Oliveira

 

3 – “Chão da Praça” (Moraes Moreira/ Fausto Nilo)

Bala Desejo: Voz (Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra)

Bráulio Araújo: baixo

Guri Assis: guitarra

Adelson Silva: caixa

Rodrigo Tavares: teclados

Fabinho Costa: trompete

Spok: sax alto e tenor

Gilú Amaral: percussão

Pupillo: bateria e programações

Arranjos de metais escritos por Nilsinho Amarante

Gravada entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023 no Estúdio Carolina (RJ) ,

Estúdio Muchito (SP) por Pupillo e Estúdio Muzak (PE) por André Oliveira

 

 

Sobre a OEI:

 

Sob o lema “Fazemos a cooperação acontecer”, a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é, desde 1949, o primeiro organismo intergovernamental para a cooperação Sul-Sul no espaço ibero-americano. Atualmente, fazem parte do organismo 23 Estados-Membros, 19 escritórios nacionais, além da Secretaria-Geral sediada em Madri. Com mais de 400 acordos e convênios ativos com entidades públicas, universidades, organizações da sociedade civil, empresas e outras organizações internacionais — como a União Europeia, o Banco Mundial, BID, CAF, a Unesco e a CPLP — a OEI representa uma das maiores redes de cooperação da Ibero-América. Entre seus resultados, a organização tem atualmente mais de 17 milhões de beneficiários diretos de seus projetos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: BATUCADA Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (19/02), é aniversário da atriz e estrela da série Stranger Things Millie Bobby Brown @milliebobbybrown que completa 21 anos

#milliebobbybrown #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (19/02), é aniversário do guitarrista e compositor do Black Sabbath @blacksabbath Tony Iommi @tonyiommi que completa 77 anos.

#tonyiommi #happybirthday #blacksabbath #happybirthday
Hoje (19/02), é aniversário do cantor, compositor, ator e vocalista da banda Blitz @blitzoficial Evandro Mesquita @evandromesquita que completa 73 anos.

#evandromesquita #happybirthday #Blitz #boomerangmusic
Hoje (17/02), é aniversário do cantor, compositor e guitarrista do Green Day @greenday Billie Joe Armstrong @billiejoearmstrong que completa 53 anos.

#billiejoearmstrong #greenday #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (17/02), é aniversário do saudoso baterista Taylor Hawkins da banda Foo Fighters que completaria 53 anos.

#taylorhawkins #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (17/02), é aniversário do cantor e compositor Ed Sheeran @teddysphotos que completa 34 anos.

#edsheeran #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (12/02), é aniversário do incrível cantor e compositor Martinho da Vila @martinhodavilaoficial que completa 87 anos.

#martinhodavila #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (11/02), é aniversário do cantor, compositor, produtor, skatista e integrante da banda Pato Fu @patofu John Ulhoa @johnulhoa que completa 59 anos

Foto 📷 @natrilha.van

#patofu #johnulhoa #happybirthday #boomerangmusic