Data
Categoria
Fotos shows
Sobre

O Festival Sesc Culturas Negras aconteceu entre os dias 22 e 26/05, em várias unidades dos SESCS em São Paulo.

 

A ação dedicou-se à valorização, ao reconhecimento e à difusão da cultura negra, por meio de mais de 80 atividades como shows, espetáculos, vivências, rodas de conversas, passeios, entre outras. 

 

O Festival Sesc Culturas Negras parte da potencialidade como força motriz, buscando realçar e evidenciar experiências e territórios de existência firmados na ancestralidade negra, no encruzilhamento de possibilidades, cujo tempo e espaço, passado, presente e futuro, se atravessam, dialogam e se afetam.   

 

A curadoria do projeto se inspirou nos ‘quintais, espaços de existência e resiliência para a comunidade negra ao longo da história, além de, em muitas comunidades, desempenharam um papel importante na resistência contra a opressão e na luta por direitos civis. Nos quintais, brincadeiras acontecem e com elas se fundamentam e fabulam novos mundos; nos quintais se arriscam os primeiros passos de dança, rodas e letras de samba que imortalizam cotidianos. É nos quintais que se aprende a aprender, valorizando e observando o que as pessoas mais velhas têm a ensinar. As atividades percorrem os quintais do samba, quintais das teatralidades, quintais das afrografias, quintais pedagógicos, quintais das imagens, quintais dos festejos e celebrações, quintais dos ofícios e quintais dos erês.  

 

Marcada pela diversidade de possibilidades de formatos e pela participação de artistas, grupos e coletivos, lideranças comunitárias, mestres e mestras tradicionais e pesquisadores e pesquisadoras da arte e da cultura negra, o festival acontece em um mês significativo para o movimento negro, marcado por datas que nos lembram das lutas, conquistas e contribuições da comunidade afrodiaspórica. Maio é um período de conscientização, mobilização e de celebração, para promover a igualdade racial e o reconhecimento da cultura negra. Nesse contexto, a programação do Sesc São Paulo reforça as celebrações do dia 25, Dia Mundial de África, uma data que simboliza a luta de diversos povos africanos por desenvolvimento, democracia e liberdade. 

 

Entre as atrações, podemos acompanhar o primeiro bloco afro do Brasil, conhecido como “O Mais Belo dos Belos”, Ilê Aiyê, que completa seu cinquentenário. O show aconteceu na unidade do SESC Pinheiros

 

Fotos: Van Campos – Instagram @natrilhavan / parceiro Boomerang Music

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agradecimentos e informações: Assessoria de Imprensa SESC PINHEIROS

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 08/02/1985, há exatamente 41 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos a comédia A Primeira Transa de Jonathan.

Clássico filme da Sessão da Tarde.

#aprimeiratransadejonathan #boomerangmusic
Em 08/02/1988, há exatamente 38 anos atrás era lançado 7° álbum de estúdio da banda Toto @totothemselves
“The Seventh One”.

Integrantes:

Joseph Williams (vocals)
Steve Lukather (vocals, guitars)
David Paich (keys)
Mike Porcaro (bass)
Jeff Porcaro (drums)
Additional musicians: Steve Porcaro (keys) Joe Porcaro (vibes)

Track list:

	1.	Pamela
	2.	You Got Me
	3.	Anna
	4.	Stop Loving You
	5.	Mushanga
	6.	Stay Away
	7.	Straight for the Heart
	8.	Only the Children
	9.	A Thousand Years
	10.	These Chains
	11.	Home of the Brave

#toto #totoband #theseventhone
Hoje, 08/02, é aniversário do guitarrista e compositor da banda Charlie Brown Jr. @charliebrownjr Thiago Castanho @thiagocastanho que completa 51 anos.

#charliebrownjr #Thiagocastanho #happybirthday
Hoje, 08/02, é aniversário do guitarrista Yves Passarell @yvespassarell da banda Capital Inicial @capitalinicial que completa 57 anos.

#yvespassarell #capitalinicial #boomerangmusic
Hoje, 08/02, é aniversário do compositor e maestro John Williams que completa 94 anos.

Compositor de dezenas de marcantes trilhas sonoras.

#johnwilliams #boomerangmusic
Em 07/02/2020, há exatamente 6 anos atrás era lançado o 15° álbum de estúdio da banda Sepultura @sepultura "Quadra".

Integrantes:

Sepultura

Derrick Green − vocais
Andreas Kisser − guitarra
Paulo Jr. − baixo
Eloy Casagrande − bateria, percussão

Tracklist:

01. Isolation
02. Means To An End
03. Last Time
04. Capital Enslavement
05. Ali
06. Raging Void
07. Guardians Of Earth
08. The Pentagram
09. Autem
10. Quadra
11. Agony Of Defeat
12. Fear; Pain; Chaos; Suffering

#quadra #Sepultura #boomerangmusic
Hoje, 07/02, é aniversário do baterista Simon Dawson, o novo baterista do Iron Maiden @ironmaiden que completa 68 anos.

#Simondawson #happybirthday #ironmaiden
Hoje, 07/02, é aniversário do compositor e tecladista da banda Bon Jovi @bonjovi David Bryan @davidbryanmusic que completa 64 anos.

#davidbryan #bonjovi #happybirthday