setembro 18, 2025
Evento aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro, no Sesc Vila Mariana, em comemoração aos 35 anos do CEERT, com debates sobre juventudes negras, democracia e ancest
Nos dias 17 e 18 de setembro, o Sesc Vila Mariana recebeu a quarta edição dos Diálogos Antirracistas, encontro gratuito promovido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), que celebra 35 anos de atuação na promoção da igualdade racial, de gênero e da democracia no Brasil. As inscrições para o evento podem ser feitas no site eventos.ceert.org.br.
A conferência de abertura será conduzida pela doutora Cida Bento, cofundadora do CEERT e autora do best-seller O Pacto da Branquitude (Companhia das Letras). Sob o tema “CEERT 35 anos – Construindo um Futuro Ancestral”, a programação traz reflexões sobre juventudes negras, educação, trabalho, justiça racial e justiça climática, destacando o protagonismo histórico do movimento negro na defesa da democracia.
Para Daniel Bento Teixeira, advogado e diretor executivo do CEERT, a iniciativa reafirma o papel estratégico da instituição: “O Diálogos Antirracistas é uma oportunidade para evidenciar a contribuição do movimento negro para a consolidação da democracia brasileira. A atuação do CEERT se conecta diretamente com a luta por direitos e pelo enfrentamento ao racismo”, afirma.
Entre os nomes confirmados estão o cineasta Joel Zito Araújo, a diretora executiva do MOVER Natália Paiva, o pesquisador Antônio Carlos (Billy) Malachias e a professora Kênia Cristina Pereira Silva (IFSP), além de outras personalidades de destaque.
Mesas confirmadas
Apresentações musicais
Nos dois dias de evento, o público recebeu atrações convidadas em shows pra lá de especiais. Para encerrar a programação de quarta-feira (17), o grupo Samba de Dandara se apresentou a partir das 20h30. E, para fechar a quinta-feira (18) e os 35 anos do CEERT, um show exclusivo com o cantor Dudu Nobre.
Sucessos como “Vou Botar seu Nome na Macumba”, “Posso até me Apaixonar”, “No Mexe, Mexe, No Bole, Bole”, “A Grande Família” (tema da série da TV Globo, que leva o mesmo nome e ficou mais de 14 temporadas no ar) e a mais recente, “Correr Pelo Certo”, integraram o repertório. O show ainda contou com a participação do cantor e compositor e ex-integrante do Art Popular, Marcio Art.
CEERT 35 anos: futuro com raízes ancestrais
Além de São Paulo, a celebração se estenderá por todas as regiões do país ao longo do ano, com encontros regionais, debates e rodas de conversa. Uma instalação comemorativa apresentará a trajetória do CEERT e sua influência nas conquistas do movimento negro brasileiro.
A edição de 2025 é inspirada no conceito de Tempo Espiralar, formulado por intelectuais negras, que desafia a ideia de tempo linear e propõe a construção de um Futuro Ancestral, moldado pelos saberes e valores herdados de gerações anteriores.
Sobre o projeto
Criado em 2022, em um momento crucial para o debate sobre democracia e equidade racial, o Diálogos Antirracistas é uma realização do CEERT em parceria com o Sesc, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Hortolândia e a SECADI/MEC, em alinhamento à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).
Fotos: Marco Antônio v. Cunha / Boomerang Music
Agradecimentos: Assessoria de Imprensa SESC VILA MARIANA