Data
Categoria
Fotos shows
Sobre

Evento aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro, no Sesc Vila Mariana, em comemoração aos 35 anos do CEERT, com debates sobre juventudes negras, democracia e ancest

 

Nos dias 17 e 18 de setembro, o Sesc Vila Mariana recebeu a quarta edição dos Diálogos Antirracistas, encontro gratuito promovido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), que celebra 35 anos de atuação na promoção da igualdade racial, de gênero e da democracia no Brasil. As inscrições para o evento podem ser feitas no site eventos.ceert.org.br.

 

A conferência de abertura será conduzida pela doutora Cida Bento, cofundadora do CEERT e autora do best-seller O Pacto da Branquitude (Companhia das Letras). Sob o tema “CEERT 35 anos – Construindo um Futuro Ancestral”, a programação traz reflexões sobre juventudes negras, educação, trabalho, justiça racial e justiça climática, destacando o protagonismo histórico do movimento negro na defesa da democracia.

 

Para Daniel Bento Teixeira, advogado e diretor executivo do CEERT, a iniciativa reafirma o papel estratégico da instituição:  “O Diálogos Antirracistas é uma oportunidade para evidenciar a contribuição do movimento negro para a consolidação da democracia brasileira. A atuação do CEERT se conecta diretamente com a luta por direitos e pelo enfrentamento ao racismo”, afirma.

 

Entre os nomes confirmados estão o cineasta Joel Zito Araújo, a diretora executiva do MOVER Natália Paiva, o pesquisador Antônio Carlos (Billy) Malachias e a professora Kênia Cristina Pereira Silva (IFSP), além de outras personalidades de destaque.

 

Mesas confirmadas

 

  • Painel: Cidadania pelo Trabalho? Desafios e avanços da inserção e reconhecimento da população negra no mercado de trabalho, com a mediação de Mário Rogério, Diretor de Dados e Diagnósticos do CEERT
  • Circularidade do passado, presente e futuro: a educação como prática política para a juventude negra, com a mediação de Alana Barbosa, ex-bolsista do programa Prosseguir e Pesquisadora do CEERT
  • (Orì)entando futuros e o presente da luta! Legados dos Movimentos Negros na Democratização do País com mediação de Luanda Mayra, coordenadora da área de Juventudes Negras do CEERT.
  • Nosso tempo é outro: Presente, Passado e Futuro na Luta por Justiça Climática e Racial, com Maria Malcher, militante do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará, CEDENPA, como mediadora
  • Nós democratizamos a cidadania: o movimento negro educador por uma nova narrativa de país encerra o encontro.

 

Apresentações musicais

 

Nos dois dias de evento, o público recebeu atrações convidadas em shows pra lá de especiais. Para encerrar a programação de quarta-feira (17), o grupo Samba de Dandara se apresentou a partir das 20h30. E, para fechar a quinta-feira (18) e os 35 anos do CEERT, um show exclusivo com o cantor Dudu Nobre.

 

Sucessos como “Vou Botar seu Nome na Macumba”, “Posso até me Apaixonar”, “No Mexe, Mexe, No Bole, Bole”, “A Grande Família” (tema da série da TV Globo, que leva o mesmo nome e ficou mais de 14 temporadas no ar) e a mais recente, “Correr Pelo Certo”, integraram o repertório. O show ainda contou com a participação do cantor e compositor e ex-integrante do Art Popular, Marcio Art.

 

CEERT 35 anos: futuro com raízes ancestrais

 

Além de São Paulo, a celebração se estenderá por todas as regiões do país ao longo do ano, com encontros regionais, debates e rodas de conversa. Uma instalação comemorativa apresentará a trajetória do CEERT e sua influência nas conquistas do movimento negro brasileiro.

 

A edição de 2025 é inspirada no conceito de Tempo Espiralar, formulado por intelectuais negras, que desafia a ideia de tempo linear e propõe a construção de um Futuro Ancestral, moldado pelos saberes e valores herdados de gerações anteriores.

 

Sobre o projeto

 

Criado em 2022, em um momento crucial para o debate sobre democracia e equidade racial, o Diálogos Antirracistas é uma realização do CEERT em parceria com o Sesc, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Hortolândia e a SECADI/MEC, em alinhamento à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).

 

Fotos: Marco Antônio v. Cunha / Boomerang Music

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agradecimentos: Assessoria de Imprensa SESC VILA MARIANA

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 20/08/1986, há exatamente 40 anos atrás era lançado o 4° álbum de estúdio da banda Huey Lewis and The News @hueylewisandthenews "Fore!".

Huey Lewis and the News

Huey Lewis – vocals, harmonica
Johnny Colla – saxophone, guitar, backing vocals
Chris Hayes – lead guitar, backing vocals
Mario Cipollina – bass
Bill Gibson – drums, percussion, backing vocals
Sean Hopper – keyboards, backing vocals

Tracklist

Fore! (1986)

1. Jacob's Ladder
2. Stuck with You
3. Whole Lotta Lovin
4. Doing It All for My Baby
5. Hip to Be Square
6. I Know What I Like
7. I Never Walk Alone
8. Forest for the Trees
9. Naturally
10. Simple as That

#hueylewisandthenews #fore #boomerangmusic
Hoje, 20/08, é aniversário músico Dave Brock que completa 85 anos.

Membro fundador da banda Hawkwind.

#davebrock #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 20/08, é aniversário do saudoso cantor, compositor e ator Isaac Hayes @_isaachayes que completaria 84 anos.

Falecido em 10/08/2008

#isaachayes #happybirthday #boomerangmusic
Em 20/08/1982, há exatamente 44 anos atrás era lançado o álbum de estreia do duo Yazoo "Upstairs At Eric's".

Integrantes:

Alison Moyet – vocals, piano
Vince Clarke – instrumentation, spoken words on "I Before E Except After C" and "In My Room"

Track Listing

Don't Go
Too Pieces
Bad Connection
I Before E Except After C
Midnight
In My Room
Only You
Goodbye '70s
Tuesday
Winter Kills
Bring Your Love Down (Didn't I)

#yazoo #boomerangmusic
Em 20/08/1983, há exatamente 43 anos atrás era lançado o 7° álbum de estúdio da banda Heart 
 “Passionworks”.

Integrantes:

Ann Wilson (vocals)
Nancy Wilson (vocals, guitars, keys)
Howard Leese (guitars, keys)
Mark Andes (bass)
Denny Carmassi (drums)
Additional musicians: David Paich, Steve Porcaro (keys)

Track list:

	1.	How Can I Refuse
	2.	Blue Guitar
	3.	Johnny Moon
	4.	Sleep Alone
	5.	Together Now
	6.	Allies
	7.	[Beat By] Jealousy
	8.	Heavy Heart
	9.	Love Mistake
	10.	Language Of Love
	11.	Ambush

#heart #heartband #annwilson #nancywilson #passionworks
Em 20/08/1990, há exatamente 36 anos atrás era lançado o 4° álbum de estúdio da banda Queensrÿche “Empire”.

Integrantes:

Geoff Tate (vocals, keys)
Chris DeGarmo (guitars, keys)
Michael Wilton (guitars)
Eddie Jackson (bass)
Scott Rockenfield (drums)
Additional musicians: Michael Kamen (orchestra) Robert Bailey (keys)

Track list:

	1.	Best I Can
	2.	The Thin Line
	3.	Jet City Woman
	4.	Della Brown
	5.	Another Rainy Night (Without You)
	6.	Empire
	7.	Resistance
	8.	Silent Lucidity
	9.	Hand On Heart
	10.	One And Only
	11.	Anybody Listening?

#queensryche #empire #geofftate #chrisdegarmo #michaelwilton
Hoje, 20/08, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Led Zeppelin @ledzeppelin Robert Plant @robertplantofficial que completa 78 anos.

#robertplant #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 20/08, é aniversário da cantora, compositora e atriz Demi Lovato @ddlovato que completa 34 anos.

#demilovato #happybirthday #boomerangmusic