Data
Categoria
Fotos shows
Sobre

Depois de conquistar o Grammy Latino com o álbum “Veia Nordestina”, totalmente dedicado à música nordestina e suas vertentes, cantora e compositora apresentou, no dia 27 de junho, no SESC CARMO, show que celebra hits de sua carreira e sucessos do bloco Forrozin e reverencia Dominguinhos

 

Ganhadora do Grammy Latino 2020 na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa com “Veia Nordestina”, trabalho totalmente dedicado à música nordestina e suas vertentes, Mariana Aydar apresentou o espetáculo “Forró da Mari“ no dia 26 de junho, no Sesc Carmo. O show, que tem direção artística de Marcus Preto e musical de Fejuca, conta com set de trio de forró pé de serra, no qual Mariana canta e toca triângulo acompanhada apenas de zabumba e sanfona. O repertório também celebra Dominguinhos, ícone do forró de quem a cantora e compositora foi amiga e documentarista. Todas as músicas ganham arranjos alinhados ao tom forrozeiro da noite numa unidade musical contagiante que garante ainda hits como “Te Faço um Cafuné”, “Medo Bobo” e “Espumas ao Vento”, presente na trilha sonora da nova novela “Travessia” da TV Globo. O setlist inclui ainda canções dos álbuns anteriores de Mariana Aydar, como “Tá?” e “Zé do Caroço”, que se unem à recém-lançada “É o Fim do Mundo” em um bloco de temática ambiental e política.

 

No palco do Sesc Carmo, Mariana canta ao lado de banda formada por Bruno Marques (MPC), Rafael Moraes (guitarra), Magno Vito (baixo), Cosme Vieira (sanfona) e Feeh Silva (zabumba).

 

Musicalmente, Mariana é filha da vanguarda com o forró. O pai, o músico e produtor Mário Manga, um dos grandes nomes da vanguarda paulista à frente do Premê, é um dos responsáveis pelo despertar do interesse da artista por revoluções sonoras. Por outro lado, a música nordestina tradicional, mais especificamente o forró, chega ao seu radar emocional desde muito cedo por meio da mãe, Bia Aydar, que conheceu Luiz Gonzaga na Bahia na década de 1980 e tornou-se sua empresária.

 

Numa trajetória que traz em sua linha do tempo experimentos e vanguardas sempre transpassados pela música nordestina, a música de Mariana Aydar deságua com muita intimidade no terreno, tão familiar e afetivo à artista, do forró. Após uma bem sucedida temporada sólida flanando pelo gênero, Mariana retoma novos elementos, sempre ao lado de sonoridades tradicionais, reafirmando o lugar nobre que as tradições nordestinas sempre ocuparão em suas produções, enquanto arrasta pé nas alturas sem limites de uma música brasileira em constante inovação.

 

Sobre Mariana Aydar


Ganhadora do Grammy Latino 2020 na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa com “Veia Nordestina”, Mariana Aydar tem cinco discos de estúdio e um documentário lançado. Atualmente presente na trilha sonora da novela “Travessia“, na TV Globo, com a música “Espumas ao Vento”, a cantora e compositora paulistana alia elementos e ritmos contemporâneos às suas raízes do forró.

 

Em 2019 lançou seu último álbum, Veia Nordestina, por meio do patrocínio Natura Musical. Com produção musical assinada por Marcio Arantes e 12 faixas que misturam ritmos como xote, pagodão, arrocha, frevo, galope, kuduro e rastapé, Veia Nordestina foi consagrado com o Grammy Latino 2020 de Melhor Álbum de Raízes em Língua Portuguesa.

 

A paixão pela cultura do Nordeste nasceu na infância, no colo de Luiz Gonzaga, percorreu a juventude como backing vocal de Daniela Mercury nos carnavais de Salvador, passou por muitas casas de forró com sua antiga banda Caruá e pautou sua estreia como diretora de cinema – ao lado de Joaquim Castro e Dudu Nazarian – no filme “Dominguinhos” (2014), documentário sobre o músico com quem teve uma relação especial de amizade e muitos aprendizados sobre xotes, xaxados e baiões. Em 2018 criou o Bloco Forrozin, que teve uma estreia inesquecível no carnaval de São Paulo, ao lado de Gilberto Gil. Nos Carnavais de 2019 e 2020, mais uma vez, o bloco arrastou uma multidão de foliões para a famosa esquina das Avenidas Ipiranga e São João. Considerada um elo entre o novo e o tradicional, a cantora lançou-se sem medo às novas experiências, retomando suas origens forrozeiras e voltando a ser uma compositora atuante. Com músicas que mostram a força e liberdade de escolha das mulheres, quebrando pensamentos conservadores e patriarcais, Mariana Aydar se consolida como uma voz atual e necessária para a música brasileira.

 

SET LIST – Forró da Mari

 

  1. Lamento Sertanejo
  2. São João do Carneirinho / Olha pro Céu
  3. Foguete
  4. Tenho sede / Gostoso demais / Ai que saudade D’ocê
  5. Te faço um cafuné
  6. Preciso do Teu sorriso
  7. Palavras / Morango do Nordeste
  8. Medo bobo
  9. Espumas ao vento
  10. Triste, louca ou má
  11. Boy Lixo / Na boca do povo
  12. Xodó / Qui nem Jiló
  13. O futuro já sabia
  14. Bole Bole / Bulir com tu / Balanço
  15. Coração bobo / Anunciação
  16. Morena Tropicana / Pagode Russo
  17. Pedaço de pecado / Banho de cheiro / Isso aqui tá bom demais
  18. Xenhenhém / Açúcar no Café / Feira de Mangaio
  19. Pedras que cantam / Frevo Mulher

 

Fotos: Marco Antônio V. Cunha / Boomerang Music – todos os direitos reservados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agradecimentos: Assessoria de Imprensa SESC Carmo

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 05/06, é aniversário do cantor e compositor Richard Butler da banda The Psychedelic Furs que completa 70 anos.

#richardbutler #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje, 05/06, é aniversário da cantora e compositora Wanderléa @wanderlea que completa 82 anos.

#wanderlea #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje, 05/06, é aniversário do saudoso cantor e compositor Erasmo Carlos @erasmocarlosbr que completaria 85 anos.

Falecido em 22/11/2022.

#erasmocarlos #happybirthday #boomerangmusic
Em 05/06/2003, há exatamente 23 anos atrás era lançado o 8° álbum de estúdio da banda Metallica @metallica St. Anger.

Produzido por Bob Rock.

Integrantes:

James Hetfield (vocals, guitars)
Kirk Hammett (guitars)
Lars Ulrich (drums)
Additional musicians: Bob Rock (bass)

Track list:

	1.	Frantic
	2.	St Anger
	3.	Some Kind Of Monster
	4.	Dirty Window
	5.	Invisible Kid
	6.	My World
	7.	Shoot Me Again
	8.	Sweet Amber
	9.	The Unnamed Feeling
	10.	Purify
	11.	All Within Hands

#metallica #stanger #jameshetfield #larsulrich #kirkhammett
Hoje, 05/06, é aniversário do baterista Nicko McBrain @sirnickomcbrain que completa 74 anos.

Foi integrante da banda Iron Maiden @ironmaiden 

#nickomcbrain #happybirthday #boomerangmusic
Em 06/06/1996, há exatamente 30 anos atrás era lançado o 7° álbum de estúdio do cantor e compositor Bryan Adams @bryanadams "18 Til I Die".

Track Listing

The Only Thing That Looks Good On Me Is You
Do To You
Let’s Make A Night To Remember
18 Til I Die
Star
(I Wanna Be) Your Underwear
We’re Gonna Win
I Think About You
I’ll Always Be Right There
It Ain’t A Party… If You Can’t Come ‘Round
Black Pearl
You’re Still Beautiful To Me
Have You Ever Really Loved A Woman?

#18tillidie #bryanadams #boomerangmusic
Em 04/06/1982, há exatamente 44 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme Poltergeist, o Fenômeno.

Dirigido por Tobe Hopper e produzido por Steven Spielberg 

#poltergeist #boomerangmusic
Em 04/06/1996, há exatamente 30 anos atrás era lançado o 6° álbum de estúdio da banda Metallica @metallica “Load”.

Integrantes:

James Hetfield (vocals, guitars)
Kirk Hammett (guitars)
Jason Newsted (bass)
Lars Ulrich (drums)

Track list:

	1.	Ain’t My Bitch
	2.	2 x 4
	3.	The House Jack Built
	4.	Until It Sleeps
	5.	King Nothing
	6.	Hero Of The Day
	7.	Bleeding Me
	8.	Cure
	9.	Poor Twisted Me
	10.	Wasted My Hate
	11.	Mama Said
	12.	Thorn Within
	13.	Ronnie
	14.	The Outlaw Torn

#metallica #load #jameshetfield #larsulrich #kirkhammett