janeiro 10, 2025
Acompanhado por sua banda, o músico celebrou seus mais de 50 anos de carreira num show repleto de hits e momentos que vão mexer com a memória e o coração do público
Um dos criadores da soul music brasileira, o cantor, compositor, instrumentista e produtor baiano Hyldon, acompanhado por sua banda, apresentou seus mais de 50 anos de carreira num show repleto de hits e momentos que mexeram com a memória e o coração do público. O show aconteceu nos dias 10 e 11/01, sexta e sábado e no dia 12/01, domingo, no Sesc Santana.
Hyldon tocou com os Diagonais (de Cassiano), Wilson Simonal, Erasmo Carlos, Tony Tornado e Tim Maia (de quem foi parceiro) e produziu discos de Jerry Adriani, Erasmo Carlos e Odair José. Teve seu primeiro e maior sucesso em 1975, com a balada “Na Rua, na Chuva, na Fazenda”, título de seu primeiro disco, que ainda estourou “Na Sombra de uma Árvore” e “As Dores do Mundo”. Gravou “Deus, a Natureza e o Amor” em 1976, metade com o grupo Azymuth e a outra parte com o grupo Senzala que logo se tornaria a Banda Black Rio. Hyldon teve grande destaque nos anos 90 através do interesse de bandas como o Kid Abelha, que regravou “Na Rua, na Chuva, na Fazenda” e do Jota Quest, que fez o mesmo com “As Dores do Mundo”. Entrou na trilha de diversas novelas e de grandes filmes da virada do nosso cinema, como “Cidade de Deus”, “Divã”, “Carandiru”, “Antônia” e “Durval Discos”.
Já em 2022, Hyldon resolveu lançar um novo trabalho, mas olhando para o passado e toda a sua trajetória. A ideia foi reunir (e regravar) músicas que foram feitas com parceiros, dos mais diversos. Assim chegou o álbum Parceiros — que homenageia também, logo na capa, sua parceira na vida, a esposa Zoé Medina, e traz uma foto feita no dia do casamento dos dois. Entre as faixas, tem parcerias com Nando Reis, Caetano Veloso, Tim Maia, Paulo Coelho e Dexter e Mano Brown, entre outras.
O festival Rock in Rio aparece novamente na biografia de Hyldon com o show “Pra Sempre Soul”, realizado no dia 21 de setembro de 2024, quando Hyldon subiu ao palco acompanhado da Banda Black Rio e Claudio Zoli. Dias antes, Hyldon também esteve no lineup do Coala Festival, em São Paulo, onde fez parte de uma celebração à música negra que reuniu três gerações: ele, Sandra Sá e Tássia Reis.
Fotos: Leandro Almeida – Parceiro Boomerang Music
Agradecimentos: Assessoria de Imprensa Sesc Santana