Data
Categoria
Fotos shows
Tags
sescbelenzinho, sombrinha, vivagonzaguinha
Sobre

O cantor e compositor Sombrinha apresentou nos dias 26, 27 e 28/01, no SESC Belenzinho, “Viver Gonzaguinha”, o show que traz a obra desse grande gênio da música brasileira e que foi autor de sambas que ganharam o gosto geral e permanecem populares ao longo do tempo.

 

Sua vida no Morro de São Carlos, a convivência com Dominguinhos do Estácio e sua introdução ao mundo da música por este padrinho dão o tom das composições escolhidas para o álbum que chega ao público pelo Selo Sesc.

 

Apresentam-se com Sombrinha os músicos Carlinhos 7 Cordas (direção e violão), Márcio Vanderlei (cavaquinho), Dirceu Leite (sopros), Bruno Gama, Thiago Kukinha e Marcos Esguleba (percussões), Zé Mário (bateria), Zé Luiz Maria (baixo) Jota Moraes (teclado) e Papau do Salgueiro, Karla Prietto (coro).

 

O show contou com a participação do cantor e compositor Vidal Assis, que participou do álbum “Viver Gonzaguinha”.

 

Sobre o álbum “Viver Gonzaguinha” Os Sambas do Morro de São Carlos

 

Nascido no Morro de São Carlos, comunidade da primeira escola de samba do Rio de Janeiro – a Deixa Falar –, Gonzaguinha tornou-se um dos maiores nomes da música brasileira. O artista é homenageado no álbum Viver Gonzaguinha, lançamento do Selo Sesc, disponível nas plataformas de streamingno Sesc Digital e, em CD, nas Lojas Sesc. O projeto idealizado por Jair Netto tem produção musical de Carlinhos 7 Cordas e traz como intérprete principal o sambista, cantor e compositor Sombrinha, um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal.

 

Jair Netto conta que sempre enxergou elementos do samba na obra de Gonzaguinha. Apesar de não ser considerado um sambista, sua música permeia a espinha dorsal do samba. “Em 2019, fui à escola Estácio de Sá conversar com Dominguinhos do Estácio, que infelizmente faleceu em 2021, e Carlinhos 7 Cordas sobre fazer um disco do Gonzaguinha com gente do samba cantando. As músicas foram gravadas durante a pandemia, período em que vivíamos desanimados com a vida. A primeira canção é justamente uma projeção do que poderia vir de bom para todos nós”. Deste diálogo entre os músicos, foram escolhidas 14 músicas que exaltam a brasilidade dentro do repertório de Gonzaguinha.

 

O disco começa com a faixa “Bom dia” com as vozes de Martinho da Vila, Elba Ramalho, Criolo, Larissa Luz, Vidal Assis, Yvison Pessoa e Zélia Duncan reunidas em coro, levantando os ânimos e acordando o povo brasileiro para os dias de glória (sempre antecedidos por dias de luta, afinal). A segunda faixa é “Fala Brasil”, interpretada por Sombrinha ao lado de Yvison Pessoa. Na letra, Gonzaguinha pede para o país levantar, mostrar seu corpo, sua voz e sua garra. “Recado” tem participação de Zélia Duncan. Na sequência, “Pense N’eu” ganha versão em ritmo de baião na voz de Elba Ramalho, referenciando o rei do ritmo no Brasil e pai de Gonzaguinha, Luiz Gonzaga.

 

Também não podia ficar de fora a atemporal “O que é o que é” escolhida como tema do samba-enredo da escola Império Serrano, em 2019, no Rio. No álbum, a música ganha releitura com participação de Larissa Luz. Na faixa “Espere Por Mim, Morena”, Sombrinha canta ao lado de Vidal Assis e em “Pá-nela”, composição de 1979, com Martinho da Vila. A canção “Lindo Lago do Amor”, apresentada por Gonzaguinha no disco “Grávido”, de 1984, ganha participação especial do rapper Criolo. Ainda estão no repertório “O Homem Falou”, sucesso na voz de Maria Rita no álbum “Samba Meu” e a trilha de novela “E Vamos à Luta”, de 1980. Completam o álbum as canções “Com perna no mundo”, “Comportamento Geral”, “Tem dia que de noite é assim mesmo” e “Começaria tudo outra vez”.

 

Viver e não ter a vergonha de ser feliz!

 

Fotos: Marco Antônio Vieira Cunha / Boomerang Music

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agradecimentos: Assessoria de Imprensa SELO SESC / SESC Belenzinho

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (07/09), é aniversário do cantor, compositor, ator e vocalista da banda Cidade Negra, Toni Garrido @tonigarridooficial que completa 56 anos.

#tonigarrido #cidadenegra #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (07/09), é aniversário da cantora, compositora guitarrista Chrissie Hynde @chrissiehyndemusic que completa 72 anos.

Vocalista da banda The Pretenders @thepretendershq 

#thepretenders #chrissiehynde #boomerangmusic #happybirthday
SORTEIO!
>>> GANHE 3 PARES DE INGRESSOS - PDDM POR DENTRO DA MÚSICA ESTREIA COM SHOW DO COMPOSITOR E TECLADISTA HENRIQUE PORTUGAL @ahportugal
E SOLAR BIG BAND.

PARA OS DIAS 15, 16 e 17 DE SETEMBRO, NO TEATRO UNIMED, EM SÃO PAULO.

1 PAR DE INGRESSOS POR NOITE

Para participar:

1. Siga @boomerangmusicoficial  e @teatrounimed

2. Marque nos comentários quem você quer levar para o show

3. Deixar o perfil aberto

O resultado sairá na quinta-feira (14/09). Boa sorte!

Obs.: Despesas com trajeto, hospedagem e alimentação são de responsabilidade dos ganhadores.

Serão quatro ganhadores, cada um com um par.

#teatrounimed #boomerangmusic #promoção #sorteio
Hoje (06/09), é aniversário do cantor, compositor e baixista Roger Waters @rogerwaters que completa 80 anos.

Um dos fundadores da banda Pink Floyd @pinkfloyd 

#rogerwaters #boomerangmusic #happybirthday #pinkfloyd
Hoje (06/09), é aniversário do guitarrista e compositor Paul Waaktaar-Savoy @waaktaarpal da banda A-Ha @officialaha que completa 62 anos.

#aha #boomerangmusic #happybirthday #paulwaaktaarsavoy
Hoje (05/09), é aniversário do saudoso cantor e compositor Freddie Mercury @freddiemercury que completaria 77 anos.

Um dos maiores artistas do mundo da música e vocalista da banda Queen. 

#freddiemercury #happybirthday #boomerangmusic