Ritchie e Caetano Veloso lançam nova versão para “Shy Moon”

Single chega às plataformas nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, celebrando os 40 anos da gravação original

 

Ouça o singlehttps://orcd.co/shymoon

 

Assista ao videoclipe: https://youtu.be/Dx5F1jISz5w

 

Nesta sexta-feira, dia 14 de fevereiro, chega às plataformas de streaming uma nova versão para “Shy Moon”, canção de Caetano Veloso originalmente gravada no álbum “Velô”, de 1984. O single atualiza o dueto que Caetano e Ritchie gravaram há exatos 40 anos, e será lançado junto com o videoclipe que registra os bastidores do encontro.

 

O primeiro registro de “Shy Moon” (sucesso radiofônico imediato) aconteceu a convite de Caetano, depois que os dois se conheceram no camarim de uma casa noturna, em São Paulo. “Caetano inovou ao rodar o país com o show ‘Velô’, antes de gravar o álbum homônimo. Fiquei encantado com a música que ele cantou em inglês e fui ao camarim me apresentar, dizer o quanto eu tinha adorado aquela canção misteriosa da lua. Ele me respondeu que talvez ela não entrasse no repertório do disco (lembro que ele expressou uma certa dúvida a respeito da letra, que havia ‘se aventurado’ a escrever em inglês). Pra mim, soou como uma espécie de canção de ninar e, ao mesmo tempo, uma invocação pagã à Lua, quase uma sagração. Brinquei com Caetano e disse que, caso ele não gravasse, eu adoraria registrar a canção num disco meu. Ele riu e ficou por isso mesmo, uma brincadeira de camarim”, conta Ritchie.

 

Poucos meses depois veio o convite, em um telefonema de Caetano Veloso, no meio da madrugada. “Ele estava em estúdio e me perguntou: ‘que tal gravarmos juntos aquela música que você gostou?’ Vindo do seu ídolo não é um convite, é uma ordem!”.

 

O próprio Caetano conta mais: “Fiz essa música em Salvador, em um bar no lado do Rio Vermelho. Olhei pra Lua e me veio à cabeça essa expressão, ‘shy moon’, lua tímida. Eu achei bem bonito. Quando vim para o Rio gravar, eu já queria chamar o Ritchie porque ele é inglês, cantaria na sua língua materna. Ele veio, gravou comigo, foi espetacular!”

 

Quatro décadas depois, Caetano foi surpreendido com a beleza da versão de “Shy Moon” que Ritchie havia apresentado em um evento comemorativo aos 80 anos do compositor baiano, promovido pela UBC. “Eu o ouvi cantar essa música, com a banda, e foi superior a tudo que eu tinha visto naquela noite, e em outras noites, aqui no Brasil.  Foi muito profissional, muito lindo”, pontua o compositor deste e de tantos outros clássicos da nossa música.

Agora, inverteram-se os papéis: “Caetano cobriu de elogios a minha performance, e como eu vinha tendo ótima aceitação para o arranjo que já fazia nos meus shows, tomei coragem de convidá-lo para comemorar o 40° aniversário da canção comigo, regravando o nosso primeiro dueto. Para minha honra e felicidade, ele aceitou no ato. Estou novamente no céu com o resultado musical do nosso reencontro!” Caetano Veloso retribui: “Gravar com Ritchie de novo, depois de tê-lo visto cantar ‘Shy Moon’, é uma emoção boa, muito profunda”.

 

Ficha técnica single

 

Shy Moon (Caetano Veloso)

Caetano Veloso: voz

Ritchie: flauta e voz

Eron Guarnieri: teclados e programações

Hugo Hori: flauta

Renato Galozzi: guitarra, violão e programações

Igor Pimenta: baixo

Luiz Capano: bateria

 

Produção Musical: Eron Guarnieri, Renato Galozzi & Ritchie

Gravação: “Studio Garage” – SP

Mixado e Masterizado: João Milliet Cada instante produções -SP

Assistente de Mix: Dani Mariano

Gravação de Voz: Estúdio Biscoito Fino por Lucas Ariel – RJ

Produção Executiva: Steve Altit por Top Cat Produções

Arte / Capa: Alexandre Arrabal & Eduardo Seabra

Gravação de Voz Caetano Veloso: Estúdios Lavigne  por Lucas Nunes

Foto: Alessandra Tolc

 

Ficha técnica videoclipe

 

Direção e Edição: Paulo Fontenelle

Imagens: Isabella Moriconi e Isabela Espindola

Direção de Arte:  Eddy Seabra e Alexandre Arrabal

 

Assessoria de Imprensa TOP CAT

Ana Paula Romeiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Assessoria Biscoito Fino – Coringa Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 05/12, é aniversário da saudosa cantora e compositora Ângela Rô Rô, que completaria 76 anos.

#angelaroro #happybirthday #boomerangmusic
Em 05/12/1984, há exatamente 41 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme Beverly Hills Cop, em português "Um Tira da Pesada".

Comédia policial estrelado por Eddie Murphy, Judge Reinhold, John Ashton e Ronny Cox e dirigido por Martin Brest. 

Clássico Sessão da Tarde que rendeu uma série com mais três filmes sequênciais.

#umtiradapesada #eddiemurphy #boomerangmusic
Em dezembro de 1988, há 37 anos atrás, era lançado nos cinemas dos Estados Unidos, o suspense policial Tequila Sunrise, em português Conspiração Tequila.

Dirigido por Robert Towne.

No elenco Mel Gibson, Michelle Pfeiffer, Raul Julia e Kurt Russell.

A trama gira em torno de dois amigos de longa data. O problema é que Dale McKussic tornou-se um traficante e agora luta para sair do ramo, enquanto que Nicholas Frescia é um respeitado policial, recém-promovido ao cargo de Chefe do Departamento de Narcóticos de Los Angeles. McKussic não convence Frescia de que não é mais criminoso, ainda mais quando se envolve num perigoso negócio com o misterioso traficante Carlos, seu antigo parceiro. Os dois amigos também se desentedem ao disputar o amor de Jo Ann Vallenari, a simpática dona de um restaurante.

#conspiracaotequila #sunrisetequila #boomerangmusic
Lançado em dezembro de 1985, há exatamente 40 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme Young Sherlock Holmes, em português O Enigma da Pirâmide.

Dirigido por Barry Levinson e produzido por Steven Spielberg.

No filme, em 1870, na Londres vitoriana, várias pessoas, após serem atingidas por um dardo, são afectadas por alucinações, as quais acabam por levá-las à morte.

É dentro deste contexto que Sherlock Holmes (Nicholas Rowe) e John Watson (Alan Cox) se conhecem, quando ainda são adolescentes e estudam numa escola pública inglesa, sendo que nesta mesma época Holmes soluciona o seu primeiro caso.

Filmaço, clássico Sessão da Tarde. 

#oenigmadapiramide #boomerangmusic
Hoje, 03/12, é aniversário do saudoso guitarrista,compositor e escritor Marcelo Fromer que completaria 64 anos.

Já faz mais de 24 anos do falecimento do Marcelo, mas seus riffs até hoje estão ai, marcantes no som dos álbuns gravados pelo Titãs.

#marcelofromer #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 03/12, é aniversário do saudoso cantor  compositor e vocalista da banda Black Sabbath @blacksabbath Ozzy Osbourne @ozzyosbourne que completaria 77 anos.

#ozzyosbourne #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 03/12, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Starship @starship Mickey Thomas que completa 76 anos.

#mickeythomas #starship #happybirthday
Hoje, 02/12, é aniversário do cantor, compositor,  baixista e vocalista da banda Hanoi Hanoi @arnaldopbrandao Mr. Arnaldo Brandão que completa 74 anos.

#hanoihanoi #arnaldobrandao #boomerangmusic