ROCK SP 360°: documentário imersivo em realidade virtual resgata a história do rock paulistano

Projeto será lançado no dia 26 de fevereiro, acessível gratuitamente através do site www.rock360.art.br

 

O rock paulistano nasceu da efervescente cena cultural da cidade de São Paulo, especialmente a partir das décadas de 1960 e 1970. Como maior centro urbano do Brasil, a capital paulista sempre foi um polo de encontros, influências e experimentações musicais, dando origem a uma cena rock vibrante, diversa e multifacetada. Bandas fundamentais como Os Mutantes, Made in Brazil, Secos e Molhados, Tutti Frutti e tantas outras passaram a misturar elementos da música brasileira com o rock psicodélico, progressivo e suas múltiplas vertentes, moldando uma identidade própria para o gênero no país.

 

É desse contexto histórico, criativo e urbano que nasce “ROCK SP 360°”, um documentário interativo em realidade virtual, que será lançado no dia 26 de janeiro, através do site www.rocksp360.art.br. O projeto é híbrido, sendo possível também assistir normalmente pelo site.

 

O projeto propõe uma imersão inédita na trajetória do rock paulistano, da década de 1960 até os dias atuais, a partir da visão e das memórias de quatro importantes guitarristas nascidos na capital: Luiz Carlini (Tutti Frutti), Lucinha Turnbull (Tutti Frutti), Faiska (Joelho de Porco) e Kleber K. Shima (Hot Rocks).

 

Veiculado gratuitamente por meio de uma plataforma digital em 360° VR, o documentário convida o público a navegar pela história do rock em São Paulo de forma sensorial e interativa, acessível por smartphones, computadores, headsets de realidade virtual e óculos Google Cardboard. A apresentação dos quadros é conduzida por outro ícone da guitarra brasileira, Sérgio Hinds (O Terço), que atua como fio condutor dessa jornada musical.

 

O conteúdo do ROCK SP 360° é desdobrado em pequenas “pílulas” audiovisuais, que incluem entrevistas com os quatro guitarristas, gravadas no cenário do complexo DJ Club, em São Paulo; uma linha do tempo interativa, com imagens de acervo e fatos históricos que percorrem da década de 1970 até 2020; além de bastidores e registros de um show especial gravado no Teatro Unicid, reunindo convidados como Sérgio Hinds e os protagonistas Carlini, Lucinha Turnbull e Faiska, acompanhados da Banda Hot Rocks, liderada por Kleber K. Shima — guitarrista e curador do projeto, conhecido por unir o rock clássico às novas tecnologias.

 

Idealizado pela TriArts New Media, empresa pioneira no Brasil em conteúdos imersivos e soluções em realidade virtual desde 2001, o projeto reúne uma equipe experiente em audiovisual estereoscópico e inovação tecnológica. “O projeto Rock SP surgiu porque eu, embora não tenha construído uma carreira como músico, sou guitarrista e vi de perto a cena do rock paulistano. E com a intenção de unir a minha profissão como (SUA FUNÇÃO) e o rock, chamei meu amigo  Kleber K. Shima, também guitarrista, e a ideia começou a tomar forma”, explica Max….(idealizador e sócio da TriArts).

 

Com ROCK SP 360°, a proposta é transformar memória, música e tecnologia em uma experiência acessível, gratuita e de interesse público, aproximando diferentes gerações da história do rock brasileiro. “O rock é atemporal. Embalar esse gênero musical num ambiente de imersão com tecnologia 3D, é muito mais do que um registro histórico, é provar que passado e presente, tradição e inovação, andam juntos. Ainda mais com a condução de quem viveu e ajudou a construir o rock paulistano. Eu espero que o projeto se torne também uma ferramenta cultural e educacional para próximas gerações”, completa Max.

 

ROCK SP 360° foi contemplado no EDITAL FOMENTO CULTSP – PNAB 04/2024 – CONTEÚDO DE REALIDADES (AR/VR/MR) módulo II.

 

FICHA TÉCNICA:

  • Nome do Projeto: Rock SP 360
  • Produtora/Organização: TriArts New Media

 

Equipe Principal

Diretor Executivo e Idealizador: Max Leonardo

Produtora Executiva: Crica Gadotti

Curadoria: Kleber K Shima

Roteirista: Marcos Grossi

Produtor: Ronaldo Senciani

Direção Geral: Felipe Tortoro

 

Captação de Imagem e Finalização

Diretor de Fotografia e estereoscopia: Izi Ribeiro

Cinegrafista: Marcelo Baider

Fotografia Still: Leandro Godoi

Maquiagem: DriChepezan

Assistente de maquiagem: Carla Barbosa

Edição: Ronaldo Senciani

Edição estereoscópica: Izi Ribeiro

Ilustrações e Design Gráfico: Rogerio Cunha (Rogs)

Interface Web: Alexandre Barros

Programação 360: Marc Hermann

Música: Kleber K Shima

Libras e legendagem: Temporal Produtora

 

Artistas convidados:

 

Luiz Carlini

Faiska

Lucinha Turnbull

Kleber K Shima

 

Apresentador convidado: Sergio Hinds

 

Agradecimentos:

DJ Club – Complexo gentilmente cedido para gravação das entrevistas

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) – Gravação do show

 

Trilha Sonora 

Abertura

“New Stage” de Kleber K Shima

 

Túnel do Tempo

1960 “Freak Out” de OTE

1970 “ The Way Life Goes” de Jaw Square

1980 “Simple Pleasures in Space” de Andreas Dahlback

1990 – “Varg!” de Loving Caliber

2000 “Misterious Eyes” de Kleber K Shima

2010 “Tracer Ammo” de Jaw Square

2020 “New Stage” de Kleber K Shima

 

SERVIÇO 

 

Plataforma digital: www.rocksp360.art.br

Lançamento: dia 26 de fevereiro de 2026

Acesso Gratuito

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Débora Venturini Assessoria de Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 30/06/1996, há exatamente 30 anos atrás era lançado o 3° e último álbum de estúdio da banda Sublime @sublime 

Sublime

Bradley Nowell – vocal principal, guitarra, sintetizador
Eric Wilson – baixo, vocais de apoio, sintetizador
Bud Gaugh – bateria, sintetizador

Tracklist 

Garden Grove
What I Got
Wrong Way
Same In The End
April 29, 1992 (Miami)
Santeria
Seed
Jailhouse
Pawn Shop
Paddle Out
The Ballad Of Johnny Butt
Burritos
Under My Voodoo
Get Ready
Caress Me Down
What I Got (Reprise)
Doin’ Time

#Sublime #boomerangmusic
Em 30/07/1996, há exatamente 30 anos atrás era lançado o álbum "Unplugged MTV" da banda Alice In Chains @aliceinchains 

Integrantes:

Banda

Layne Staley - vocal, violão rítmico em "Angry Chair"
Jerry Cantrell - violão solo, vocal
Mike Inez - baixolão, violão rítmico em "Killer is Me"
Sean Kinney - bateria

Participações

Scott Olson - violão, baixo em "Killer is Me"

Tracklist:

1 Nutshell 4:58
2 Brother 5:27
3 No Excuses 4:57
4 Sludge Factory 4:36
5 Down In A Hole 5:46
6 Angry Chair 4:36
7 Rooster 6:41
8 Got Me Wrong 4:59
9 Heaven Beside You 5:38
10 Would? 3:43
11 Frogs 7:30
12 Over Now 7:12
13 Killer Is Me 5:23

#aliceinchains #Unpluggedmtv #boomerangmusic
Hoje, 30/07, é aniversário da cantora e compositora Kate Bush @katebushmusic que completa 68 anos.

#katebush #happybirthday #boomerangmusic
Em 29/07/1983, há exatamente 43 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme Férias Frustradas.

Dirigido por Harold Ramis (aquele mesmo ator de Os Caça Fantasmas).

Filme de comédia estrelado por Chevy Chase, Beverly D' Angelo, Anthony Michael Hall e grande elenco.

Nostalgia total, Sessão da Tarde.

#feriasfrustradas #boomerangmusic
Em 29/07/1988, há exatamente 38 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme de drama Cocktail.

Estrelando Tom Cruise, Bryan Brown, Elisabeth Shue, Lisa Banes, Kelly Lynch, and Gina Gershon, Cocktail traz o ambicioso bartender Brian Flanagan que tenta fazer sucesso em New York City e na  Jamaica ganhando dinheiro e status.

Dirigido por Roger Donaldson

#cocktail #boomerangmusic #tomcruise
Hoje, 29/07, é aniversário do cantor, compositor e baixista da banda Rush @rush Geddy Lee @geddyimages que completa 73 anos.

#rush #geddylee #happybirthday #boomerangmusic
Em 28/07/1986, há exatamente 40 anos atrás era lançado o 4° álbum de estúdio da banda R.E.M @rem "Lifes Rich Pageant".

R.E.M.

Bill Berry – drums, vocals
Peter Buck – guitar
Mike Mills – bass, vocals
Michael Stipe – vocals

Tracklist:

Begin The Begin
These Days
Fall On Me
Cuyahoga
Hyena
Underneath The Bunker
The Flowers Of Guatamala
I Believe
What If We Give It Away?
Just A Touch
Swan Swan H
Superman

#LifesRichPageant #rem #boomerangmusic
Em 28/07/1986, há exatamente 40 anos atrás era lançado o 1° álbum ao vivo da banda RPM.

Show gravado nos dias 26 e 27 de maio de 1986 no Pavilhão de Convenções do Complexo do Anhembi.

Produzido por Marco Mazzola @marcomazzolaoficial 

Produção do show e luzes @neymatogrosso

Integrantes:

Formação

Paulo Ricardo: vocal, baixo
Fernando Deluqui: guitarra, vocal de apoio
Luiz Schiavon: teclados, piano
Paulo Pagni: bateria, sintetizador, vocal de apoio

Tracklist:

1. Revoluções Por Minuto (Paulo Ricardo / Luiz Schiavon)
2. Alvorada Voraz (Luiz Schiavon / Paulo P. A. Pagni / Paulo Ricardo)
3. A Cruz e a Espada (Paulo Ricardo / Luiz Schiavon)
4. Naja (Instrumental) (Paulo Ricardo / Luiz Schiavon)
5. Olhar 43 (Paulo Ricardo / Luiz Schiavon)
6. Estação no Inferno (Paulo Ricardo / Luiz Schiavon)
7. London, London (Caetano Veloso)
8. Flores Astrais (João Apolinário / João Ricardo)
9. Rádio Pirata (incidental: Light My Fire) (Paulo Ricardo / Luiz Schiavon) (Morrison/Manzarek/Krieger/Densmore)

@pauloricardo
@fernandodeluqui 

#radiopirataaovivo #rpm #40anos #boomerangmusic