Rodrigo Alarcon revela a atmosfera do Brasil profundo em novo álbum “Guizo de Cascavel”

Com 11 faixas e visualizers que retratam uma travessia poética, disco conta com figurino assinado por Ronaldo Fraga e participações especiais

 

O cantor e compositor Rodrigo Alarcon lança seu novo álbum “Guizo de Cascavel” em parceria com a Taquetá Records e produção assinada por Niela Moura. O trabalho o apresenta como um profeta navegante, conduzindo o público por diferentes paisagens e atmosferas sonoras do Brasil. Ao longo de 11 faixas e participações especiais de Pedro Altério, IVYSON, Rashid Nina Oliveira, o artista oferece uma travessia pelas delicadezas do dia a dia, traduzindo em música os detalhes que revelam poesia em meio à vida comum.

 

O projeto chega como um rito de passagem afirmando o amadurecimento de Alarcon enquanto intérprete e compositor, ao mesmo tempo que amplia as fronteiras da MPB com o frescor e contemporaneidade. “‘Guizo de Cascavel’ é fruto de anos de trabalho, pesquisa e experimentações sobre o que é e até onde vai essa tal Música Popular Brasileira. Desde o primeiro vídeo que lancei cantando uma composição minha, venho nessa busca para entender quem e o que sou eu nesse caldeirão de possibilidades que a sigla MPB carrega. Por isso, quando observo minha trajetória artística, entendo esse álbum como uma consequência natural de tudo que vivi”, conta.

 

O álbum resulta da soma das viagens, dos shows e das vivências do artista em diferentes cidades do país, trazendo como repertório a cultura e a sonoridade locais, reflexo de um Brasil profundo que se revela nos saberes e ritmos de cada região. Do maracatu à viola caipira, do samba aos diálogos com gêneros como jazz e rock, o trabalho traduz uma trajetória que entrelaça tradições e experimentações. O nome “Guizo de Cascavel” evoca metáforas de alerta, identidade e força. Tal qual a cobra que anuncia sua presença antes do bote, o álbum se coloca como manifesto artístico.

 

Alarcon divide as composições com Niela Moura, cuja contribuição foi essencial para dar fluidez à sonoridade do projeto: “Com a parceria e produção impecável de Niela, chegamos em uma mistura riquíssima de gêneros brasileiros e latino-americanos. O álbum vai da música do sertão brasileiro ao rock’n roll, passando pela fusão do reggae com baião, tem samba com salsa e muito mais. Inclusive, uma das faixas é dedicada a reverenciar grande parte dos artistas que me espelhei ao longo da vida e que têm total influência no resultado final de ‘Guizo de Cascavel’”, destaca Rodrigo.

 

O repertório reúne sete faixas inéditas: “Saudade Dela“, “Guizo de Cascavel” – que dá nome ao álbum –  “Maria” (feat. Nina Oliveira), “Fofoca“, “Mão da Cartomante“, “Bom Rock Bom Roll” e “Saudade Dela (fim)“, além das quatro já lançadas, “Menino Amor“, “Até O Sol Aparecer” (feat. IVYSON e Pedro Altério), “Pegapacapá” (part. Rashid) e “Garota do Fantástico“.

 

O projeto busca mostrar o tamanho das sutilezas que o Brasil carrega, seja em um gesto corriqueiro ou na grandeza da sua diversidade cultural. Nele, Alarcon se apresenta reverenciando o profeta Gentileza como “poeta, profeta, errante, navegante” – assim como foi batizado por Ronaldo Fraga, que assina o figurino – e reafirma sua missão com a palavra e a poesia das canções, como um pregador urbano brasileiro.

 

Sobre essa parceria, o estilista comenta: “Foi com alegria profunda que recebi o convite para vestir e assinar a direção artística do ensaio fotográfico do álbum ‘Guizo de Cascavel’. Rodrigo Alarcon já há tempos habitava meu radar de encantamentos — essa bússola que vive em busca dos novos nomes que fazem pulsar a música brasileira. Aceitei de pronto. O álbum é fruto das andanças desse artista incansável, que caminha o Brasil de corpo inteiro, encontrando o povo onde o povo está. Inspirado por essa travessia, propus a imagem de um profeta andarilho — de branco — no coração de uma cidade brasileira. Camisolão que é quase reza, camisa de força vestida sobre uma singela regata rendada — tecida talvez por alguém de seu afeto e memória — e sandálias de couro de bode, daquelas que dormem penduradas nas bancas dos mercados populares do Nordeste”, descreve Fraga.

 

A fotografia é assinada pelo premiado fotógrafo goiano Rodrigo Januário, que há duas décadas desenvolve um trabalho reconhecido por sua poesia visual e pela sensibilidade em retratar as manifestações culturais brasileiras. Com uma carreira marcada por expedições e projetos que dialogam com a música — como o ensaio em homenagem a Ella Fitzgerald e Dolores Duran, apresentado no Festival de Jazz de Ouro Preto em 2025 —, Januário traz para “Guizo de Cascavel” o olhar de quem enxerga o Brasil em sua diversidade e profundidade.

 

Visualmente, o projeto reforça essa dualidade: na capa, Alarcon aparece em meio ao caos colorido de uma loja popular, vestido em figurino performático que contrasta com a sobrecarga imagética do cenário. Já na contracapa, caminha por um espaço minimalista, ladeado pelo símbolo da cascavel, metáfora de movimento, travessia e reinvenção.

 

Mais do que um álbum, “Guizo de Cascavel” é um rito de passagem: afirma o amadurecimento do artista enquanto intérprete e compositor, ao mesmo tempo em que amplia as fronteiras da MPB com frescor, risco e contemporaneidade.

 

Confira a tracklist completa de “Guizo de Cascavel”:

 

1 – Saudade Dela

2 – Até o Sol Aparecer (feat. IVYSON e Pedro Altério)

3 – Menino Amor

4 – Garota do Fantástico

5 – Pegapacapá (part. Rashid)

6 – Guizo de Cascavel

7 – Maria (feat. Nina Oliveira)

8 – Fofoca

9 – Mão da Cartomante

10 – Bom Rock Bom Roll

11 – Saudade Dela (fim)

 

Sobre Rodrigo Alarcon 

 

Rodrigo Alarcon, é um cantor e compositor brasileiro, nascido em Sorocaba e criado em Mogi das Cruzes, que se destaca no cenário da MPB com letras sensíveis e emocionais, mesclando melodias da MPB com elementos contemporâneos. Desde 2015, Alarcon vem ganhando popularidade com seu estilo reflexivo e poético e hoje o artista já soma números relevantes nas principais plataformas, com 628 mil ouvintes no Spotify e cerca de 135 mil seguidores, além de 189 mil inscritos no Youtube.

 

Em 2015, o Rodrigo teve um viral de um vídeo caseiro cantando “O lado vazio do sofá”, no Youtube. O lançamento do primeiro fonograma dessa obra só aconteceu em 2018 – ano que assina com a gravadora e selo independente Taquetá Records, responsável pelos trabalhos do artista até hoje. Também em 2018, o artista lançou “Amor Acidente”, primeiro single do projeto artístico como Rodrigo Alarcon, feat com a Liniker, e as faixas  “Dama da Noite”, “Corte de Papel”, “Capricórnio”, “Lado Vazio do Sofá” e “Sinusite”.

 

No ano seguinte, 2019, os singles se tornaram o EP “PARTE”, que contou com o lançamento da faixa “Onde Mora Deus”. Os trabalhos posteriores seguiram com novas parcerias e feats do cantor, como o lançamento do EP “Taquetá Vol. 1”, no ano de 2021, que foi um projeto da gravadora Taquetá Records, com composições resultados da parceria de Niela Moura, Rodrigo Alarcon e Ana Muller. As faixas que fazem parte do EP são “Carta que Não Diz”, “Passageiro”, “Enquanto a Chuva Não Vem”, “Segunda” e “Às Vezes Bate Uma Saudade”.

 

Em 2022, o artista lançou seu primeiro álbum de estúdio, “RIVO III E A FÉ”, com produção de Niela Moura e Pedro Altério, integrante do 5 à Seco, gravado na Gargolândia. Eleito um dos 50 melhores álbuns de 2022 pela APCA, o álbum contempla as faixas “Piquete”, “Garota da Linha Azul”, “Como Eu Gostei de Você”, “A da Castanha”, “Você Nunca Prometeu”, “Quando a Lua Faz Seu Leito”, “Às Poucas Estrelas”, “Cara a Cara”, “Rivotril e a fé” e “O Óbvio Sobre o Amor”, e todas levam clipe com direção assinada pelo próprio Rodrigo Alarcon.

 

Para o ano de 2023, Alarcon seguiu com o lançamento do EP Sonas Session, projeto do Sonastério, com versões ao vivo das seguintes faixas: “Segunda”, “Carta Que Não Diz”, “Cara a Cara”, “A da Castanha” e “O Dia Seguinte (à do Itamar). ”

 

E em 2024, o cantor inaugurou o novo ano com o lançamento do single “Só Mais Um Pouquinho”, uma composição em parceria com Niela Moura. Logo em março, em tour pela Europa, lançou uma nova versão acústica de “Apesar de Querer”, feat com a cantora de Portugal Carolina de Deus, ampliando também o leque de atuação do artista com o público português.

 

A primeira versão de “Apesar de Querer”, feat Abacaxepa, é a responsável por expandir o alcance do cantor ao ser incluída na trilha sonora da novela “Mania de Você”, ajudando-o a aumentar sua visibilidade nacionalmente. E, também, integra o lançamento do EP Singles Compilados, juntamente com a versão de “15b (Deluxe)” e demais faixas que acompanham a trajetória do artista, como “Frágil Coração”, “O dia seguinte (à do Itamar)”, e “Marchinha Fúnebre”. O projeto é uma coletânea inspirada nas coletâneas de novela dos anos 90 e 2000, linkando com a fase de primeira sincronização em novela (Mania de Você / 21h, Tv Globo).

 

Além disso, suas turnês pelo Brasil consolidam sua trajetória no cenário da música autoral, proporcionando uma experiência intimista e poética para o público. Sua abordagem inovadora tem atraído muitos fãs, especialmente pelo caráter introspectivo e a forma única de transmitir emoções através da poesia musical.​

 

 

 

 

 

 

Com informações: OMIN Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 12/11/1984, há exatamente 41 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio da cantora e compositora Madonna @madonna "Like a Virgin", pela Sire Records e Warner Records.

Tracklist

A1 – Material Girl – 3:58
A2 – Angel – 3:55
A3 – Like A Virgin – 3:57
A4 – Over And Over – 4:09
A5 – Love Don’t Live Here Anymore – 4:47
B1 – Dress You Up – 4:02
B2 – Shoo-Bee-Doo – 5:17
B3 – Pretender – 4:30
B4 – Stay – 4:06
B5 – Into The Groove – 4:40

#madonna #likeavirgin #boomerangmusic
Em 11/11/1976, há exatamente 49 anos atrás era lançado o 5° álbum de estúdio da banda Kiss @kissonline “Rock and Roll Over”.

Integrantes:

Paul Stanley (vocals, guitars)
Ace Frehley (guitars)
Gene Simmons (vocals, bass)
Peter Criss (vocals, drums)

Track list:

	1.	I Want You
	2.	Take Me
	3.	Calling Dr. Love
	4.	Ladies Room
	5.	Baby Driver
	6.	Love ‘em And Leave ‘em
	7.	Mr. Speed
	8.	See You In Your Dreams
	9.	Hard Luck Woman
	10.	Makin Love

#kiss #kissarmy #kissband #paulstanley #genesimmons #acefrehley #petercriss #rocknrollover #boomerangmusic
Em 11/11/1985, há exatamente 40 anos atrás era lançado a compilação da banda Depeche Mode @depechemode "Catching UP With", pela Sire Records.

Integrantes:

Martin Gore
Andrew Fletcher
Dave Gahan
Alan Wilder
Vince Clarke

Tracklist

Side 1
Dreaming Of Me [3:44]
New Life [3:44]
Just Can't Get Enough [3:36]
See You [3:53]
The Meaning Of Love [3:04]
Love, In Itself [3:55]
Master & Servant [3:50]

Side 2
Blasphemous Rumours [5:04]
Somebody [4:21]
Shake The Disease [4:46]
Flexible [3:09]
It's Called A Heart [3:48]
Fly On The Windscreen [5:05]

#depechemode
#boomerangmusic
#catchingupwith
Em 10/11/1983, há exatamente 43 anos atrás era lançado o filme Star 80.

Dirigido por Bob Fosse e estrelado por Mariel Hemingway e Eric Roberts. 

Filme dramático e obsessivo, mas vale assistir.

#star80 #boomerangmusic
Em 10/11/1988, há exatamente 37 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme Child's Play, em português Brinquedo Assassino.

Estrelando Chris Sarandon e o boneco Chuck.

#brinquedoassassino #boomerangmusic #childsplay
30 anos depois, The Cranberries @thecranberries lançaram nas plataformas de streaming o famoso "Unplugged" da MTV gravado e apresentado em 1995, na promoção de seu segundo álbum, "No Need To Argue", mas o áudio nunca foi lançado, até agora. 

A performance completa possui 9 músicas em 45 minutos.

Integrantes:

Dolores O'Riordan  nos vocais, o guitarrista Noel Hogan, o baixista Mike Hogan e o baterista Feargal Lawler. 

Tracklist: 

Side A
1. Intro/Dreaming My Dreams
2. Ode To My Family
3. Linger
4. Free To Decide

Side B
1. I’m Still Remembering
2. Empty
3. Zombie
4. Yesterday’s Gone
5. No Need To Argue

#unpluggedmtv #thecranberries
#boomerangmusic
Em novembro de 1988, há exatamente 37 anos atrás era lançado o 6° álbum de estúdio da banda R.E.M @rem "Green".

Integrantes:

Peter Buck (guitarra, bandolim, baixo, teclado)
Mike Mills (baixo, teclado, guitarra, backing vocals) Michael Stipe (vocal)
Bill Berry (bateria, percussão, baixo, teclado, backing vocals)

Tracklist 

 
1. Pop Song 89
2. Get Up
3. You Are the Everything
4. Stand
5. World Leader Pretend
6. The Wrong Child
7. Orange Crush
8. Turn You Inside Out
9. Hairshirt
10 I Remember California
11 Untitled

#Green #rem #boomerangmusic
Em 10/11/1986, há exatamente 39 anos atrás era lançado a coletânea musical "The Whole Story" da cantora e compositora Kate Bush @katebushmusic

Tracklist 

Lado A
1 Wuthering Heights (New Vocal) 4:57
2 Cloudbusting 5:09
3 The Man With The Child In His Eyes 2:38
4 Breathing 5:28
5 Wow 3:46
6 Hounds Of Love 3:02

Lado B
1 Running Up That Hill 5:00
2 Army Dreamers 3:13
3 Sat In Your Lap 3:29
4 Experiment IV 4:21
5 The Dreaming 4:14
6 Babooshka 3:29

#katebush #thewholestory #boomerangmusic