Sambabook lança “Diz no Samba”, videocast inédito apresentado por Luana Carvalho

Os episódios reúnem personalidades cujas trajetórias se entrelaçam à história do samba e da música brasileira

 

Depois de lançado em vários formatos, incluindo o show que passou por várias cidades brasileiras ao longo do ano, o Sambabook Beth Carvalho inspirou a criação de um novo capítulo na história de sucesso do projeto criado pela Musickeria, há mais de uma década, para celebrar grandes nomes do samba e da música brasileira.

 

Trata-se do videocast “Diz no Samba”, uma série de seis episódios apresentada e idealizada por Luana Carvalho, filha da eterna Madrinha do samba. A novidade estreia nas plataformas de streaming no dia 10 de novembro, com novas edições semanais às segundas-feiras, e um elenco estelar de personalidades ligadas à cultura brasileira, entre músicos, compositores, intérpretes e escritores. O formato videocast amplia o alcance do Sambabook para além dos álbuns digitais e dos registros audiovisuais.

 

Ninguém melhor do que Luana Carvalho, filha da eterna Madrinha do samba, que cresceu rodeada pela nata do samba e da MPB, para receber convidados como Zeca Pagodinho, Sombrinha, Moacyr Luz e Jorge Aragão, em conversas acolhedoras, repletas de memórias e reflexões. O elenco especialíssimo inclui ainda Teresa Cristina, Elisa Lucinda, Regina Casé, Luiz Antônio Simas, Dudu Nobre, Mosquito, Rildo Hora e Xande de Pilares. A cada episódio, personalidades relembram parcerias icônicas, passagens de suas carreiras e histórias com Beth Carvalho, com direito a canjas que incluem a própria Luana e o músico Thiago da Serrinha, que os acompanha ao cavaquinho.

 

No episódio de estreia, no ar dia 10 de novembro, Luana Carvalho recebe Zeca Pagodinho e Jorge Aragão, que falam de parcerias icônicas e de seus encontros com Beth Carvalho, entre outros temas. Ainda no mês de novembro, Dudu Nobre e Sombrinha (17/11), a atriz Regina Casé e Xande de Pilares (24/11), participam do “Diz no Samba”.  Em dezembro estreiam os três últimos episódios, estrelados por Moacyr Luz e o historiador e compositor Luiz Antônio Simas (1/12); a escritora Elisa Lucinda e Teresa Cristina (8/12), além da dupla que reúne o músico e produtor Rildo Hora ao partideiro Mosquito (15/12).

 

Mais do que entrevistas, o “Diz no Samba” é um espaço de troca afetiva, que propõe uma escuta viva sobre o samba como linguagem de resistência e identidade, como pontua Luana Carvalho: “Eu já tinha a ideia de fazer um programa que trouxesse o samba não só como um ritmo musical, mas como um pensamento de construção cultural, de comportamento. Falar não só de música, mas da literatura influenciada pelo samba, do poeta suburbano, do frequentador de botequins e de Beth Carvalho que é, de fato, uma grande personagem da história do samba no Brasil. Esse é o meu objetivo: ampliar o assunto e as discussões em torno dele, tendo ao meu lado o Thiago da Serrinha, que sabe muito sobre samba, trazendo a música para dentro do programa”.

 

No episódio de estreia, Luana Carvalho recebe Zeca Pagodinho e Jorge Aragão, dois personagens fundamentais no mundo do samba, já homenageados em edições anteriores do Sambabook, com os quais ela convive desde pequena. “Todos os convidados se sentiram muito em casa, e isso tem a ver com a intimidade não só minha com eles, mas também deles com esse universo. Temos isso em comum, porque o samba está em tudo o que faço. A escola que eu estudei foi o samba que me deu, a faculdade que eu fiz também, então, eu só posso agradecer e seguir honrando esse legado. Como já diria João Gilberto, tudo é samba”, pontua Luana.

 

Com episódios que equilibram emoção, memória e irreverência, o videocast “Diz no Samba” – que tem roteiro de Mari Faria, direção de produção de Afonso Carvalho (idealizador do projeto Sambabook), direção audiovisual de Pietro Grassi (3.14 Filmes), direção de arte de Pedro Colombo e realização da Musickeria -, estará disponível no YouTube e nas principais plataformas de streaming, como Spotify, Apple, Deezer e Amazon.

 

O Sambabook Beth Carvalho é apresentado por Ministério da Cultura e REDE. Patrocínio Master: Caixa Residencial e Chevrolet Consórcio. Apoio: Energia PECEM e Laboratório Cristália.

 

Sobre o Sambabook

 

Maior plataforma de conteúdo da história do samba, o Sambabook, projeto criado pela Musickeria em 2011, já nasceu multiplataforma e transmídia. As cinco primeiras edições homenagearam João Nogueira, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara e Jorge Aragão, reunindo elencos estelares em gravações exclusivas. Em 2025, Sambabook Beth Carvalho seguiu a tradição e foi lançado em várias plataformas: álbum digital, audiovisual, caderno de partituras, ambiente na web, discobiografia “Uma vida pelo samba”, escrita pelo jornalista e pesquisador Rodrigo Faour, e agora no formato videocast.

 

“Diz no Samba” – Datas e convidados:

 

10/11 EPISÓDIO 1 – ZECA PAGODINHO & JORGE ARAGÃO

17/11 EPISÓDIO 2 – DUDU NOBRE & SOMBRINHA

24/11 EPISÓDIO 3 – REGINA CASÉ & XANDE DE PILARES

01/12 EPISÓDIO 4 – MOACYR LUZ & LUIZ ANTONIO SIMAS

08/12 EPISÓDIO 5 – ELISA LUCINDA & TERESA CRISTINA

15/12 EPISÓDIO 6 – MOSQUITO & RILDO HORA

 

Ficha Técnica:

 

Idealização e apresentação: Luana Carvalho

Músico convidado: Thiago da Serrinha

Direção de Produção: Afonso Carvalho

Direção audiovisual: Pietro Grassia

Direção de arte: Pedro Colombo

Equipe de vídeo: 3.14 Filmes

Roteiro: Mari Faria

Maquiagem: Joana Seibel

Camareira: Silvia Regina

Produção Executiva: Eveline Peixinho

Diretor de Fotografia: Fernando Duarte

Realização: Musickeria

Fotos de divulgação – Ricardo Nunes

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Coringa Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 22/05/1990, há exatamente 36 anos atrás era o 2° álbum de estúdio do guitarra Steve Vai “Passion and Warfare”.

Integrantes:

Steve Vai (guitars, keys, bass)
Dave Rosenthal, Pia Vai, Bob Harris (keys)
Stu Hamm (bass)
Chris Frazier, Tris Imboden (drums)
Nancy Fagan, Jamie Firiotte (voice)

Track list:

	1.	Liberty
	2.	Erotic Nightmares
	3.	The Animal
	4.	Answers
	5.	The Riddle
	6.	Ballerina 12/24
	7.	For the Love of God
	8.	The Audience is Listening
	9.	I Would Love To
	10.	Blue Powder
	11.	Greasy Kid’s Stuff
	12.	Alien Water Kiss
	13.	Sisters
	14.	Love Secrets

#stevevai #daverosenthal #stuhamm #chrisfrazier #passionandwarfare
Em 22/05/2007, há exatamente 19 anos atrás era lançado o 10° álbum de estúdio do cantor e compositor Ozzy Osbourne @ozzyosbourne “Black Rain”.

Integrantes:

Ozzy Osbourne (vocals)
Zakk Wylde (guitars, keys)
Blasko (bass)
Mike Bordin (drums)
Additional musicians: Ralph ‘Stick’ Hermann (didgeridoo)

Track list:

	1.	Not Going Away
	2.	I Don’t Wanna Stop
	3.	Black Rain
	4.	Lay Your World On Me
	5.	The Almighty Dollar
	6.	Silver
	7.	Civilize The Universe
	8.	Here For You
	9.	Countdown’s Begun
	10.	Trap Door

#ozzyosbourne #blasko #zakkwylde #mikebordin #blackrain
Em 22/12/2012, há exatamente 14 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio do guitarrista Slash @slash “Apocalyptic Love” released on May 22nd 2012.

Integrantes:

Myles Kennedy (vocals, guitars)
Slash (guitars)
Todd Kerns (bass)
Brent Fitz (drums, keys)

Track list:

	1.	Apocalyptic Love
	2.	One Last Thrill
	3.	Standing In The Sun
	4.	You’re a Lie
	5.	No More Heroes
	6.	Halo
	7.	We Will Roam
	8.	Anastasia
	9.	Not For Me
	10.	Bad Rain
	11.	Hard & Fast
	12.	Far and Away
	13.	Shots Fired

#slash #myleskennedy #apocalipticlove #toddkerns #brentfitz
Em 22/05/1989, há exatamente 37 anos atrás era lançado o 13° álbum de estúdio da banda Queen @officialqueenmusic “The Miracle”.

Integrantes:

Freddie Mercury (vocals, keys)
Brian May (guitars, keys)
John Deacon (bass, guitars, keys)
Roger Taylor (drums, keys)
Additional musicians: Brian Zellis (keys)

Track list:

	1.	Party
	2.	Khashoggi’s Ship
	3.	The Miracle
	4.	I Want It All
	5.	The Invisible Man
	6.	Breakthru
	7.	Rain Must Fall
	8.	Scandal
	9.	My Baby Does Me
	10.	Was It All Worth It
	11.	Hang on in There
	12.	Chinese Torture

#queen #freddiemercury #brianmay #rogertaylor#johndeacon
Hoje, 22/05, é aniversário do cantor, compositor e ex-vocalista da banda The Smiths @thesmithsofficial Morrissey que completa 67 anos

#morrissey #happybirthday #thesmiths #boomerangmusic
Hoje, 21/05, é aniversário do cantor e compositor Roberto Frejat @frejatoficial que completa 64 anos.

Foi vocalista da banda Barão Vermelho 

#robertofrejat #happybirthday #boomerangmusic
Em 20/05/1997, há exatamente 29 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio da banda Foo Fighters @foofighters "The Colour and the Shape"

Integrantes:

Dave Grohl: guitarra, bateria, vocal
Pat Smear: guitarra, vocal de apoio
Nate Mendel: baixo
William Goldsmith: bateria

Faixas:

1.  Doll
2.  Monkey Wrench
3.  Hey, Johnny Park!
4.  My Poor Brain
5.  Wind Up
6.  Up In Arms
7.  My Hero
8.  See You
9.  Enough Space
10.  February Stars
11.  Everlong
12.  Walking After You
13.  New Way Home

#foofighters #thecolourandshape #boomerangmusic
Hoje, 20/05, é aniversário da cantora, compositora e atriz Cher @cher que completa 80 anos.

#cher #happybirthday #boomerangmusic