Single “Aqui, Oh!” reúne Flora Purim, Airto Moreira e Ricardo Bacelar

Single chega às plataformas dia 29 de agosto 

 

Ouça o single: https://ffm.to/jasmin_aquioh

 

Assista ao videoclipe: https://youtu.be/nLk6tjvQg_s?si=T5bPDSPv2_m636xj

 

Dois dos artistas brasileiros de maior projeção no exterior, considerados referências para gerações de músicos e amantes do jazz, Flora Purim e Airto Moreira voltaram a gravar, a convite do músico e produtor Ricardo Bacelar. A cantora e o percussionista fizeram uma imersão criativa e musical no estúdio Jasmin Music, em Fortaleza, e o primeiro fruto deste encontro é o single “Aqui, Oh!”, parceria de Toninho Horta e Fernando Brant, que chega às plataformas como single, no dia 29 de setembro.

 

Produtor do single que chega agora às plataformas, e do álbum de Flora Purim e Airto Moreira, previsto para o início de 2026, junto com documentário dirigido pelo premiado Jom Tob Azulay, que será captado nos bastidores das gravações -, Ricardo Bacelar conheceu o casal por intermédio do cineasta. “Conheci o trabalho da Flora Purim e do Airto Moreira ainda muito jovem. Desde cedo acompanho a obra dos dois, com muita admiração. Fui apresentado a eles por Jom Tob Azulay, que me convidou para participar, como diretor musical, de um documentário sobre os dois. Depois que iniciamos o trabalho, conversei com a Flora sobre a possibilidade de fazermos um disco — um álbum dela com o Airto —, que funcionasse em conjunto com o filme do Jom”, conta Bacelar.

 

Antes deste projeto, a cantora havia lançado o álbum “If you will”, primeiro em 15 anos, gravado durante a pandemia.  No single “Aqui, Oh!”, Flora Purim divide os vocais com Ricardo Bacelar e Airto Moreira pilota percussões variadas e vocais.

 

“Foi uma imensa surpresa chegar ao estúdio Jasmin, em Fortaleza, e encontrar um time de músicos fantásticos, que jamais vou esquecer. Graças ao Ricardo Bacelar, que escolheu a música, produziu e tocou na gravação. Aprendi com ele coisas que eu não sabia… e eu achava que sabia tudo!”, pontua Flora Purim.

 

“Apresentei a música a Flora, ela gostou muito, e veio a ideia de gravarmos juntos. Airto fez vocais e gravou percussões”, complementa Ricardo. “Flora e Airto seguem com o espírito experimentalista, sempre buscando o novo e fugindo do óbvio. E tudo isso com uma brasilidade impressionante. A performance de ambos é marcante, com muita maturidade, inventividade e delicadeza musical”. Posteriormente, a gravação virá como faixa bônus no álbum de Flora Purim e Airto Moreira.

 

Sobre a gravação do single, Airto Moreira comenta: “O som que tiramos foi bem diferente do que eu esperava. Tudo correu muito bem: fui muito bem recebido, com uma vibração positiva alta”. O percussionista gravou ainda um álbum de músicas inéditas, ao lado de Ricardo Bacelar, em fase de finalização.

 

Todo o processo será registrado para virar um longa-metragem documental com direção de Jom Tob Azulay e direção de fotografia de Luís Abramo. “Este é o segundo documentário que faço no Jasmin Estúdio: minha intenção é investir cada vez mais em documentários musicais, com material de relevância artística e histórica”, finaliza Bacelar.

 

O single “Aqui, Oh!” (que virá como faixa bônus no álbum de Flora e Airto) está sendo lançado simultaneamente no Brasil, EUA, Japão, França, China e Portugal. Além do álbum de Flora Purim e Airto Moreira, Ricardo Bacelar gravou ainda um álbum em duo com Airto, todos projetos da gravadora Jasmin Music. Multi-instrumentista, cantor e arranjador, Ricardo Bacelar vem produzindo, à frente de seu selo e do Jasmin Studio, um catálogo de singles e álbuns em colaboração com artistas como Flávio Venturini, Leila Pinheiro, Toninho Horta, Roberto Menescal, Fagner, Flora, Jaques Morelenbaum, Ednardo, Amelinha, Delia Fischer e Gilberto Gil, privilegiando a boa música brasileira.

 

Sobre Flora Purim e Airto Moreira

 

Juntos, Flora e Airto já têm cerca de seis décadas de parceria musical e amorosa, cinco delas nos Estados Unidos, onde construíram uma carreira sólida.

 

Flora Purim mudou-se para os Estado Unidos em 1967 e, cinco anos mais tarde, casou-se com Airto Moreira. Os críticos norte-americanos a elegeram a melhor cantora de jazz dos EUA por quatro anos sucessivos (de 1974 e 1977). Foi indicada três vezes ao Grammy e participou de dois discos vencedores do prêmio, um do baterista Mickey Hart e outro do trompetista Dizzy Gillespie. Nos anos 1970, gravou com gênios do jazz, como Stan Getz, Bill Evans e Miles Davis. Ao lado de Airto Moreira, integrou o celebrado grupo de jazz fusion “Return to Forever”, de Chick Corea e Stanley Clarke.

 

Airto Moreira é um dos maiores músicos brasileiros, considerado por muitos o pai da percussão contemporânea. Mudou-se para os Estados Unidos na década de 1960, e por lá participou da banda de Miles Davis e com ele gravou os álbuns “Bitches Brew”, “Bitches Brew Live – The Isle of Wight”, “On the Corner” e “Live-Evil”. Gravou com alguns dos artistas mais importantes da história do jazz: Wayne Shorter, Dave Holland, Jack DeJohnette, Chick Corea, John McLaughlin, Keith Jarrett, Santana, Joe Zawinul, Jaco Pastorius, Al di Meola, Stan Getz e George Benson, entre outros.

 

Depois de décadas vivendo em Los Angeles e viajando pelo mundo, Flora e Airto voltaram ao Brasil; atualmente, vivem no Rio de Janeiro.

 

Ficha Técnica – Aqui, oh!  (Toninho Horta e Fernando Brant)

 

Ricardo Bacelar – Voz, piano e teclados

Flora Purim – Voz
Airto Moreira – Percussão e vocal

André Rass – Percussão

Stênio Gonçalves – Guitarra e Violão

Márcio Resende – Flauta
Nélio Costa – Baixo
Pantico Rocha – Bateria

 

Gravado por Melk Dias, Geu Bahia e Amedício Junior no Jasmin Studio.

Assistente de Studio: Eliel Ferreira
Mixado por Alex Reis e Luiz Orsano no Jasmin Studio
Masterizado por Carlos Freitas

Assistente de Produção: Livia Campina Fotos

Fotos: Maria Bacelar
Make up: Gegê
Criativo Gato Preto

Arte da capa: MZK

Direção de Fotografia: Isabelle Guedes

Assistente de Câmera: Giselle Matias

Editor e Color Grading – Gabriel Lage

Produzido por Ricardo Bacelar Jasmin Music

www.jasminmus.com

 

 

 

 

 

 

Com informações: Coringa Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 19/05, é aniversário do cantor, compositor e guitarrista da banda The Who @officialthewho Pete Townshend que completa 81 anos.

#petetownshend #happybirthday #boomerangmusic
Em 19/05/1986, há exatamente 40 anos atrás era lançado o 9° álbum de estúdio da banda Ramones @ramones "Animal Boy".

Integrantes:

Ramones

Joey Ramone – vocal principal (faixas 1–2, 4–8, 10–12)
Johnny Ramone – guitarra
Dee Dee Ramone – baixo, vocais de apoio, vocais principais (faixas 3, 9)
Richie Ramone – bateria, vocais de apoio

Tracklist:

01 - Somebody Put Something in My Drink 03;23
02 - Animal Boy 01:50
03 - Love Kills 02:18
04 - Apeman Hop 02;01
05 - She Belongs to Me 03:51
06 - Crummy Stuff 02:04
07 - Bonzo Goes to Bitburg 03:57
08 - Mental Hell 02;36
09 - Eat That Rat 01:35
10 - Freak of Nature 01:30
11 - Hair of the Dog 02:16
12 - Something to Believe In 04:07

#theramones #animalboy #boomerangmusic
Em 19/05/1992, há exatamente 34 anos atrás era lançado o 16° álbum de estúdio da banda Kiss @kissonline "Revenge".

Integrantes:

Paul Stanley (vocals, guitars)
Gene Simmons (vocals, bass)
Bruce Kulick (guitars)
Eric Singer (drums)

Track list:

	1.	Unholy
	2.	Take It Off
	3.	Tough Love
	4.	Spit
	5.	God Gave Rock ‘n’ Roll To You II
	6.	Domino
	7.	Heart Of Chrome
	8.	Thou Shalt Not
	9.	Every Time I Look At You
	10.	Paralyzed
	11.	I Just Wanna
	12.	Carr Jam 1981

#kiss #revenge #paulstanley #genesimmons #brucekulick
Em 19/05/1986, há exatamente 40 anos atrás era lançado o 5° álbum de estúdio do cantor e compositor Peter Gabriel @itspetergabriel "So".

Músicos 

Peter Gabriel – Synthesizers, Piano, Vocals
David Rhodes – Guitars
Tony Levin – Bass
Manu Katche – Drums & Percussion

Side One

Red Rain
Sledgehammer
Don’t Give Up
That Voice Again

Side Two

In Your Eyes
Mercy Street
Big Time
We Do What We’re Told
This Is the Picture (Excellent Birds)

#petergabriel #so #boomerangmusic
Em 19/05/2015, há exatamente 11 anos atrás era lançado o 7° e último album de estúdio da banda Faith No More @faithnomore "Sol Invictus".

Integrantes:

Faith No More

Mike Bordin – drums
Roddy Bottum – piano
Billy Gould – bass
Jon Hudson – guitar
Mike Patton – vocals

Tracklist:

01. Sol Invictus
02. Superhero
03. Sunny Side Up
04. Separation Anxiety
05. Cone of Shame
06. Rise of the Fall
07. Black Friday
08. Motherfucker
09. Matador
10. From the Dead

#faithnomore #solinvictus #boomerangmusic
Hoje, 19/05, é aniversário do saudoso Joey Ramone @joeyramone que completaria 75 anos.

Eterno vocalista da banda The Ramones @ramones

Falecido em 15/04/2001

#joeyramone #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 19/05, é aniversário da cantora, compositora e atriz Grace Jones @gracejonesofficial que completa 78 anos.

#gracejones #happybirthday #boomerangmusic
Em 18/05/1973, há exatamente 53 anos atrás era lançado o álbum duplo e ao vivo da banda Yes @yesofficial "Yessongs"

Yes

Jon Anderson – lead vocals
Chris Squire – bass guitar, backing vocals
Steve Howe – electric and acoustic guitars, backing vocals
Rick Wakeman – keyboards
Bill Bruford – drums on "Perpetual Change" and "Long Distance Runaround"/"The Fish (Schindleria Praematurus)"
Alan White – drums on all other tracks

Tracklist:

Side One:
Opening (excerpts from "Firebird Sweet")
Siberian Khatru
Heart of the Sunrise

Side Two:
Perpetual Change
And You & I

Side Three:
Mood for a Day
Excerpts from "The Six Wives of Henry VIII"
Roundabout

Side Four:
Your Move
I've Seen All Good People
Long Distance Runaround
The Fish
Side Five:
Close to the Edge

#yes #yessongs #boomerangmusic

Side Six:
Yours is no Disgrace
Starship Trooper