Som Livre e Grupo Sony celebram 40 anos de “Exagerado”, de Cazuza, com ações especiais

A celebração inclui faixa remasterizada por Guto Graça Mello e documentário que revisita o legado do artista

 

Neste dia 18 de novembro, o álbum “Exagerado”, de Cazuza, completa 40 anos de lançamento — um marco que celebra não apenas uma das obras mais emblemáticas da música brasileira, mas também a força criativa e poética de um dos maiores artistas de sua geração. Para celebrar a data, a Som Livre prepara uma série de ações que resgatam o legado do cantor.

 

Entre os relançamentos está a faixa bônus “Exagerado (Versão Especial – 40 anos)” em uma versão mixada por Guto Graça Mello, ao lado de Anderson Trindade, que nasce a partir dos elementos originais gravados em fita, preservada pela Som Livre, que convidou Guto (produtor original do disco) para conduzir o trabalho. A nova mixagem utiliza todos os canais da gravação original, com modernização dos timbres e ajustes sutis que trazem o som de “Exagerado” para a atualidade, resultando em uma leitura inédita.

 

Guto Graça Mello, que acompanhou de perto o início da trajetória de Cazuza, destaca a felicidade em revisitar o trabalho: “Foi uma grata surpresa para mim ter sido convidado para fazer a remixagem desta obra-prima do amado Cazuza. Na verdade, o que fizemos foi uma atualização dos timbres, uma pequena revisão na montagem da voz nos três canais que ele gravou e uma mudança atualizada nos equilíbrios em reverbs e efeitos. Tudo feito com muito amor e respeito.”

 

A masterização da faixa foi realizada pela Grupo Sony, com Steven Dewey, apresentada em formato Dolby Atmos, uma tecnologia de áudio imersivo que cria a sensação de espaço tridimensional, permitindo que os sons se movam ao redor do ouvinte. O resultado é uma experiência sonora mais realista e envolvente, como se quem ouve estivesse “dentro” da música.

 

O projeto também lança o álbum remasterizado por Carlos Freitas. Além disso, a gravadora lança o videoclipe oficial comemorativo da faixa, que conta com a participação de Lucinha e Fabiana Araújo — mãe e prima de Cazuza — e dos atores Fernanda Fuchs e Dig Verardi, do perfil de humor Malhassaum. A ideia é aproximar ainda mais o legado do artista das novas gerações, que continuam descobrindo e se conectando com a força e a autenticidade de sua obra.

 

Além dos lançamentos musicais, o aniversário do álbum se estendeu para diferentes momentos e formatos, como a exposição imersiva na obra do artista que aconteceu no Rio de Janeiro e em São Paulo, um documentário nos cinemas e uma versão que em breve será lançada no streaming de vídeo, ampliando a presença de Cazuza junto a novas gerações de fãs e reafirmando sua influência na música.

 

Com os relançamentos e projetos comemorativos, Som Livre e Grupo Sony celebram não apenas os 40 anos de “Exagerado”, mas a atemporalidade de Cazuza. “Celebrar os 40 anos do álbum ‘Exagerado’ é celebrar a genialidade do Cazuza — um artista que transformou a música brasileira com sua poesia e verdade. É uma alegria imensa para nós relembrar essa parceria tão especial, que segue viva e pulsante mesmo depois de quatro décadas”, comenta Fernando Cabral, CEO da Sony Music Entertainment Brasil.

 

Cazuza continua nos tocando com sua arte, atravessando o tempo e se conectando com novas gerações, que encontram em suas palavras a mesma força e liberdade de sempre.

 

Com a remasterização do disco, a nova versão dessa canção icônica e o videoclipe comemorativo, Som Livre e Grupo Sony não apenas celebram os 40 anos de Exagerado, mas reafirmam a eternidade de um artista que nunca deixou de ser atual”, completa Tatiana Cantinho, Vice-Presidente Sênior & Label Head da Som Livre.

 

Ficha Técnica 

 

Equipe Som Livre/Sony

Catálogo – Daniela Barcellos, Luciana Almeida, Estela Nascimento

Produção Audiovisual – Thais Souza, Clara Almeida, Isabela Albino

A&R: Alan Lopes, João Cantanhede

 

Direção – Guilherme Brehm

Co direção – Thiago Tuchu

Assistente de direção – Marina Lima

Produção – Mariana Campitelli

Assistente de produção – Luiza Monte

Direção de movimento – Danilo D’Alma

DOP – Carlos Chaves

1° assistente de câmera – Samuel Fortunato

2° assistente de câmera – Tes Lapa

Imagens de apoio(VHS) – Cristiano Ludolf

Operador Steadicam – Carlos Chaves

Gaffer – Roberto Wally

Arte – Equipe Addedo

Figurinista – Camila Monteiro

Assistentes de figurino: Serena Luá e Lucas Lopes

Maquiadora – Maria Moraes

 

Casting:

 

Dig Verardi

Antônio Azevedo

Pepê Moraes

Fernanda Fuchs

Amanda Paixão

Daniel Brasil

Danilo D’Alma

Eliana Montenegro

Filipi Escudine

Gilberto D’Alma

Muri Ferreira

Paola Belmonte

Rodrigo Soninho

 

Edição – Gabriel Bargmann

Cor – Guilherme Brehm

Direção de arte motion – Dan Medeiros

Motion – Gerld

 

Pesquisa de casting – Absolute Cinema e Danilo D’alma

Transporte – Gabriel Cartajena e Diogo Moura

Segurança – Jonathan Vianna

 

Sobre a Som Livre

 

Fundada em 1969, a Som Livre é uma das principais gravadoras do Brasil, reconhecida por revelar e consolidar grandes nomes da música nacional. Criada originalmente pelo Grupo Globo para lançar trilhas sonoras de novelas, a gravadora rapidamente se tornou referência no mercado fonográfico, com um catálogo que abrange MPB, pop, sertanejo, funk, trap e gospel.

 

Em 2022, a Som Livre passou a integrar o grupo Sony Music Entertainment, fortalecendo sua presença global e reafirmando seu compromisso em unir tradição e inovação. Além de atuar como gravadora, a empresa também funciona como editora musical e agência de gerenciamento artístico, com foco em streaming, diversidade sonora e no desenvolvimento de novas vozes da música brasileira.

 

Atualmente, a Som Livre se destaca também na música urbana, incluindo rap e trap, e à frente do selo próprio SLAP, criado em 2011 para dar espaço a artistas autorais, inovadores e independentes. Ao mesmo tempo, mantém forte presença nos gêneros populares e tradicionais da música brasileira, como pop, samba, pagode, funk e sertanejo.

 

Acompanhe a Som Livre nas redes:

 

Instagram Som Livre

Facebook Som Livre

Twitter Som Livre

YouTube Som Livre

LinkedIn Som Livre

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Assessoria de Imprensa Som Livre – Omim Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 10/12, é aniversário da baterista Meg White da banda White Stripes @thewhitestripes que completa 51 anos.

#megwhite #happybirthday
#whitestripes
Hoje, 10/12, é aniversário do cantor, compositor e ex integrante da banda Wang Chung @wangchungofficial Jack Hues @jackhuesofficial que completa 71 anos.

#jackhues #wangchung #boomerangmusic
Em 10/12/1985, há exatamente 40 anos atrás era lançado o primeiro álbum de estúdio da banda Fine Young Cannibals @fineyoungcannibals 

Fine Young Cannibals 

Roland Gift – vocais
Andy Cox – guitarra, órgão em "Time Isn't Kind"
David Steele – baixo, piano, teclados

Track listing

"Johnny Come Home" - 3:35
"Couldn't Care More" - 3:30
"Don't Ask Me to Choose" - 3:05
"Funny How Love Is" - 3:28
"Suspicious Minds" - 3:56
"Blue" - 3:31
"Move to Work" - 3:26
"On a Promise" - 3:06
"Time Isn't Kind" - 3:12

#fineyoungcannibals #boomerangmusic
Em 10/12/1976, há exatamente 49 anos atrás era lançado o 5° álbum de estúdio da banda Queen @queen “A Day At The Races”.

Line-up:

Freddie Mercury (vocals, keys)
Brian May (vocals, guitars)
John Deacon (bass)
Roger Taylor (vocals, drums)
Additional musicians: Mike Stone (vocals)

Track list:

	1.	Tie Your Mother Down
	2.	You Take My Breath Away
	3.	Long Away
	4.	The Millionaire Waltz
	5.	You And I
	6.	Somebody To Love
	7.	White Man
	8.	Good Old-Fashioned Lover Boy
	9.	Drowse
	10.	Teo Torriatte (Let Us Cling Together)

#queen #queenband #adayattheraces
Hoje, 10/12, é aniversário da saudosa cantora e compositora Cassia Eller @cassiaelleroficial que completaria 63 anos.

#cassiaeller #happybirthday #mpb
Em dezembro de 1972, há exatamente 53 anos atrás era lançado o álbum ao vivo do Deep Purple @deeppurple “Made in Japan” gravado ao vivo em Osaka e Tokyo,.

Line-up:

Ian Gillian (vocals, harmonica, percussion)
Ritchie Blackmore (guitars)
Jon Lord (keys)
Roger Glover (bass)
Ian Paice (drums)

Track list:

	1.	Highway Star
	2.	Child in Time
	3.	Smoke on the Water
	4.	The Mule
	5.	Strange Kind of Woman
	6.	Lazy
	7.	Space Truckin’

#deeppurple #madeinjapan #boomerangmusic
Hoje, 09/12, é aniversário do saudoso baixista e compositor Canisso @canisso_rmds da banda Raimundos @raimundosrock que completaria 60 anos.

#Canisso #raimundos #happybirthday
Hoje, 08/12, é aniversário do saudoso cantor, compositor,  poeta e vocalista da banda The Doors @thedoors Jim Morrison @jimmorrison que completaria 82 anos.

#thedoors #jimmorrison #happybirthday