Som Livre e Grupo Sony celebram 40 anos de “Exagerado”, de Cazuza, com ações especiais

A celebração inclui faixa remasterizada por Guto Graça Mello e documentário que revisita o legado do artista

 

Neste dia 18 de novembro, o álbum “Exagerado”, de Cazuza, completa 40 anos de lançamento — um marco que celebra não apenas uma das obras mais emblemáticas da música brasileira, mas também a força criativa e poética de um dos maiores artistas de sua geração. Para celebrar a data, a Som Livre prepara uma série de ações que resgatam o legado do cantor.

 

Entre os relançamentos está a faixa bônus “Exagerado (Versão Especial – 40 anos)” em uma versão mixada por Guto Graça Mello, ao lado de Anderson Trindade, que nasce a partir dos elementos originais gravados em fita, preservada pela Som Livre, que convidou Guto (produtor original do disco) para conduzir o trabalho. A nova mixagem utiliza todos os canais da gravação original, com modernização dos timbres e ajustes sutis que trazem o som de “Exagerado” para a atualidade, resultando em uma leitura inédita.

 

Guto Graça Mello, que acompanhou de perto o início da trajetória de Cazuza, destaca a felicidade em revisitar o trabalho: “Foi uma grata surpresa para mim ter sido convidado para fazer a remixagem desta obra-prima do amado Cazuza. Na verdade, o que fizemos foi uma atualização dos timbres, uma pequena revisão na montagem da voz nos três canais que ele gravou e uma mudança atualizada nos equilíbrios em reverbs e efeitos. Tudo feito com muito amor e respeito.”

 

A masterização da faixa foi realizada pela Grupo Sony, com Steven Dewey, apresentada em formato Dolby Atmos, uma tecnologia de áudio imersivo que cria a sensação de espaço tridimensional, permitindo que os sons se movam ao redor do ouvinte. O resultado é uma experiência sonora mais realista e envolvente, como se quem ouve estivesse “dentro” da música.

 

O projeto também lança o álbum remasterizado por Carlos Freitas. Além disso, a gravadora lança o videoclipe oficial comemorativo da faixa, que conta com a participação de Lucinha e Fabiana Araújo — mãe e prima de Cazuza — e dos atores Fernanda Fuchs e Dig Verardi, do perfil de humor Malhassaum. A ideia é aproximar ainda mais o legado do artista das novas gerações, que continuam descobrindo e se conectando com a força e a autenticidade de sua obra.

 

Além dos lançamentos musicais, o aniversário do álbum se estendeu para diferentes momentos e formatos, como a exposição imersiva na obra do artista que aconteceu no Rio de Janeiro e em São Paulo, um documentário nos cinemas e uma versão que em breve será lançada no streaming de vídeo, ampliando a presença de Cazuza junto a novas gerações de fãs e reafirmando sua influência na música.

 

Com os relançamentos e projetos comemorativos, Som Livre e Grupo Sony celebram não apenas os 40 anos de “Exagerado”, mas a atemporalidade de Cazuza. “Celebrar os 40 anos do álbum ‘Exagerado’ é celebrar a genialidade do Cazuza — um artista que transformou a música brasileira com sua poesia e verdade. É uma alegria imensa para nós relembrar essa parceria tão especial, que segue viva e pulsante mesmo depois de quatro décadas”, comenta Fernando Cabral, CEO da Sony Music Entertainment Brasil.

 

Cazuza continua nos tocando com sua arte, atravessando o tempo e se conectando com novas gerações, que encontram em suas palavras a mesma força e liberdade de sempre.

 

Com a remasterização do disco, a nova versão dessa canção icônica e o videoclipe comemorativo, Som Livre e Grupo Sony não apenas celebram os 40 anos de Exagerado, mas reafirmam a eternidade de um artista que nunca deixou de ser atual”, completa Tatiana Cantinho, Vice-Presidente Sênior & Label Head da Som Livre.

 

Ficha Técnica 

 

Equipe Som Livre/Sony

Catálogo – Daniela Barcellos, Luciana Almeida, Estela Nascimento

Produção Audiovisual – Thais Souza, Clara Almeida, Isabela Albino

A&R: Alan Lopes, João Cantanhede

 

Direção – Guilherme Brehm

Co direção – Thiago Tuchu

Assistente de direção – Marina Lima

Produção – Mariana Campitelli

Assistente de produção – Luiza Monte

Direção de movimento – Danilo D’Alma

DOP – Carlos Chaves

1° assistente de câmera – Samuel Fortunato

2° assistente de câmera – Tes Lapa

Imagens de apoio(VHS) – Cristiano Ludolf

Operador Steadicam – Carlos Chaves

Gaffer – Roberto Wally

Arte – Equipe Addedo

Figurinista – Camila Monteiro

Assistentes de figurino: Serena Luá e Lucas Lopes

Maquiadora – Maria Moraes

 

Casting:

 

Dig Verardi

Antônio Azevedo

Pepê Moraes

Fernanda Fuchs

Amanda Paixão

Daniel Brasil

Danilo D’Alma

Eliana Montenegro

Filipi Escudine

Gilberto D’Alma

Muri Ferreira

Paola Belmonte

Rodrigo Soninho

 

Edição – Gabriel Bargmann

Cor – Guilherme Brehm

Direção de arte motion – Dan Medeiros

Motion – Gerld

 

Pesquisa de casting – Absolute Cinema e Danilo D’alma

Transporte – Gabriel Cartajena e Diogo Moura

Segurança – Jonathan Vianna

 

Sobre a Som Livre

 

Fundada em 1969, a Som Livre é uma das principais gravadoras do Brasil, reconhecida por revelar e consolidar grandes nomes da música nacional. Criada originalmente pelo Grupo Globo para lançar trilhas sonoras de novelas, a gravadora rapidamente se tornou referência no mercado fonográfico, com um catálogo que abrange MPB, pop, sertanejo, funk, trap e gospel.

 

Em 2022, a Som Livre passou a integrar o grupo Sony Music Entertainment, fortalecendo sua presença global e reafirmando seu compromisso em unir tradição e inovação. Além de atuar como gravadora, a empresa também funciona como editora musical e agência de gerenciamento artístico, com foco em streaming, diversidade sonora e no desenvolvimento de novas vozes da música brasileira.

 

Atualmente, a Som Livre se destaca também na música urbana, incluindo rap e trap, e à frente do selo próprio SLAP, criado em 2011 para dar espaço a artistas autorais, inovadores e independentes. Ao mesmo tempo, mantém forte presença nos gêneros populares e tradicionais da música brasileira, como pop, samba, pagode, funk e sertanejo.

 

Acompanhe a Som Livre nas redes:

 

Instagram Som Livre

Facebook Som Livre

Twitter Som Livre

YouTube Som Livre

LinkedIn Som Livre

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Assessoria de Imprensa Som Livre – Omim Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 11/06/2010, há exatamente 16 anos atrás era lançado o 11° álbum de estúdio do cantor e compositor Ozzy Osbourne @ozzyosbourne “Scream".

Integrantes:

Ozzy Osbourne (vocals)
Gus G. (guitars)
Adam Wakeman (keys)
Blasko (bass)
Tommy Clufetos (drums)

Track list:

	1.	Let It Die
	2.	Let Me Hear You Scream
	3.	Soul Sucker
	4.	Life Won’t Wait
	5.	Diggin’ Me Down
	6.	Crucify
	7.	Fearless
	8.	Time
	9.	I Want It More
	10.	Latimer’s Mercy
	11.	I Love You All

#ozzyosbourne #scream #gusg #adamwakeman #blasko
A banda The Strokes @thestrokes já está em contagem regressiva para o lançamento de seu novo álbum "Reality Awaits".

Esse é o 6° album da banda e foi produzido por Rick Rubin.

Integrantes:

Julian Casablancas (vocal)
Albert Hammond Jr. (guitarra)
Fabrizio Moretti (bateria)
Nikolai Fraiture (baixo)
Steve Schiltz (guitarra,que está substituindo temporariamente Nick Valensi).

Reality Awaits

Tracklist:

1. Psycho Shit
2. Dine N’Dash
3. Lonely in the Future
4. Falling out of Love
5. Going to Babble On
6. Going Shopping
7. Liar’s Remorse
8. The Fruits of Conquest
9. Tyrants of the Mellow Moon

#thestrokes #newalbum #realityawaits #boomerangmusic
Em 11/06/1991, há exatamente 35 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio da banda Skid Row @skidrow “Slave to the Grind”.

Detalhe em 1992, a banda se apresentou no festival Hollywood Rock e foi um estouro.

Integrantes:

Sebastian Bach (vocals)
Dave “The Snake” Sabo (guitars)
Scotti Hill (guitars)
Rachel Bolan (bass)
Rob Affuso (drums)

Track list:

	1.	Monkey Business
	2.	Slave To The Grind
	3.	The Threat
	4.	Quicksand Jesus
	5.	Psycho Love
	6.	Get The Fuck Out
	7.	Livin’ On A Chain Gang
	8.	Creepshow
	9.	In A Darkened Room
	10.	Riot Act
	11.	Mudkicker
	12.	Wasted Time

#skidrow #slavetothegrind #sevastianbach #snakesabo #rachelbolan
Em 11/06/1986, há exatamente 40 anos atrás era lançado a comédia Ferris Bueller's Day Off, em português Curtindo a Vida Adoidado.

Clássico filme Sessão da Tarde, dirigido e escrito por John Hughes.

No elenco Mia Sara, Matthew Broderick, Alan Ruck, Jeffrey Jones e Jennifer Grey.

Filme inesquecível

#ferrisbuelersdayoff #curtindoavidaadoidado #boomerangmusic
Em junho de 1993, há exatamente 33 anos era lançado a trilha sonora do filme Last Action Hero, em português O Último Grande Herói.

No Tracklist, músicas de  bandas como AC/DC, Megadeth, Anthrax, Alice In Chains, Def Leppard, Queensrÿche.

Tracklist:

1 - "Big Gun" (AC/DC)
2 - "What The Hell Have I" (Alice in Chains)
3 - "Angry Again" (Megadeth)
4 - "Real World" (Queensryche)
5 - "Two Steps Behind" (Def Leppard)
6 - "Poison My Eyes" (Anthrax)
7 - "Dream On" (Aerosmith)
8 - "A Little Bitter" (Alice in Chains)
9 - "Cock The Hammer" (Cypress Hill)
10 - "Swim" (Fishbone)
11 - "Last Action Hero" (Tesla)
12 - "Jack And The Ripper" (Michael Kamen / Buckethead)

#LastActionHero #ACDC #Megadeth #Anthrax #boomerangmusic
Hoje, 10/06, é aniversário do cantor e compositor João Gilberto @joaogilbertooficial que completaria 95 anos.

Expert em Bossa Nova de Primeira Qualidade

#joaogilberto #bossanova #boomerangmusic