U2 lança novo EP e curta da faixa “Yours Eternally”

U2 lança novo EP com seis faixas: “Days Of Ash

 

A faixa “Yours Eternally”, ganha curta que acompanha canção com Ed Sheeran e Taras Topolia em lançamento simbólico.


Assista AQUI

 

O lançamento chega juntamente com uma edição especial da revista do U2, “Propaganda”: “U2 – Days Of Ash: Six Postcards From The Present… Wish We Weren’t Here”

 

Leia Aqui

 

Na Quarta-feira de Cinzas, a Island Records anunciou o lançamento de U2 – Days Of Ash, novo EP com seis faixas inéditas do U2. Ouça AQUI. Assista aos lyric vídeos AQUI .

 

Chegando antes do novo álbum previsto para o fim de 2026, o EP “U2 – Days Of Ash” é uma coleção autônoma composta por cinco músicas inéditas e um poema — “American Obituary”, “The Tears Of Things”, “Song Of The Future”, “Wildpeace”, “One Life At A Time” e “Yours Eternally” (ft. Ed Sheeran & Taras Topolia). O lançamento é uma resposta imediata aos acontecimentos atuais, inspirado em muitas pessoas extraordinárias e corajosas que lutam nas linhas de frente da liberdade. Quatro das cinco faixas abordam histórias individuais — uma mãe, um pai, uma adolescente — cujas vidas foram brutalmente interrompidas. A quarta é sobre um soldado que preferiria estar cantando, mas está disposto a morrer pela liberdade de seu país.

 

“Foi emocionante estarmos nós quatro de volta ao estúdio ao longo do ano passado… As músicas de ‘Days Of Ash’ são muito diferentes daquelas que vamos incluir no álbum que sai mais adiante neste ano. Em clima e em temática. Mas as faixas deste EP não podiam esperar; eram músicas ansiosas para ganhar o mundo. São canções de rebeldia, de espanto e de lamento. As músicas de celebração virão depois — estamos trabalhando nelas agora… Porque, diante de toda a brutalidade que vemos ser normalizada diariamente nas nossas pequenas telas, não há nada de normal nesses tempos insanos e enlouquecedores, e precisamos enfrentá-los antes de voltar a ter fé no futuro. E fé uns nos outros.

‘Se você tem chance de ter esperança, é um dever…’ é uma frase que pegamos emprestada de Lea Ypi.  Uma risada também cairia bem. Obrigado.”  – Bono

 

“Quem precisa ouvir um novo disco nosso? Tudo depende se estamos fazendo música que sentimos que merece ser ouvida. Eu acredito que essas novas canções estão à altura do nosso melhor trabalho. Falamos muito sobre quando lançar faixas inéditas. Nem sempre se sabe… mas, do jeito que o mundo está agora, parece o momento certo. Desde os nossos primeiros dias, trabalhando com a Anistia Internacional ou o Greenpeace, nunca evitamos nos posicionar. Às vezes isso pode ficar um pouco complicado — sempre há algum tipo de reação —, mas é uma parte importante de quem somos e da razão de ainda existirmos.” – Larry Mullen Jr.

 

“Estou animado com essas novas músicas; parece que elas estão chegando na hora certa.” – Adam Clayton

 

““Acreditamos em um mundo onde fronteiras não sejam apagadas à força.

Onde cultura, língua e memória não sejam silenciadas pelo medo. Onde a dignidade de um povo não seja negociável. Essa crença não é temporária.

Não é moda política. É o chão em que pisamos. É onde estamos de pé, juntos.” – The Edge

 

American Obituary” aborda o chocante episódio testemunhado pelo mundo em Minneapolis, EUA, no dia 7 de janeiro de 2026, quando Renée Nicole Macklin Good, mãe idealista de três filhos, foi baleada praticamente à queima-roupa enquanto exercia seu direito de protestar pacificamente — direito garantido pela Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos. Mesmo desarmada, ela foi descrita como “terrorista doméstica” por um governo que se recusa a retirar a acusação, embora saiba que ela não corresponde à verdade. Tampouco abriu uma investigação adequada sobre o ocorrido, em respeito a todos os envolvidos.

 

The Tears Of Things” pega emprestado o título de um livro do frade franciscano Richard Rohr, que, a partir dos escritos dos profetas hebreus, fala sobre como viver com compaixão em tempos de violência e desespero. A música imagina um diálogo entre o Davi, de Michelangelo, e seu criador — em que o jovem com a funda e as cinco pedras lisas recusa a ideia de que precisa se tornar Golias para derrotá-lo. Ele também é revelado como dono de pupilas em formato de coração (meio milênio antes do surgimento do emoji de coração) — detalhe que até hoje intriga visitantes da Galleria dell’Accademia, em Florença, na Itália.

 

A personagem central de “Song Of The Future”, Sarina, homenageia a vida de Sarina Esmailzadeh, de 16 anos, uma das milhares de estudantes iranianas que foram às ruas durante o movimento “Mulher, Vida, Liberdade”, em 2022. Os protestos tiveram início após a morte de Jina Mahsa Amini, jovem curdo-iraniana que morreu em Teerã, em 16 de setembro daquele ano, em decorrência de ferimentos sofridos após ser presa pela chamada “polícia da moralidade” por não usar o hijab de acordo com as normas do governo. Sete dias depois, Sarina foi espancada pelas forças de segurança iranianas e morreu em consequência das agressões (o regime alegou suicídio). A canção busca capturar o espírito livre de Sarina, assim como a promessa e a esperança de sua vida interrompida.

 

EP Days Of Ash inclui ainda a leitura de “Wildpeace”, poema do autor e poeta israelense Yehuda Amichai, na voz da artista nigeriana Adeola, do coletivo Les Amazones d’Afrique, com música do U2 e de Jacknife Lee.

 

One Life At A Time foi escrita para Awdah Hathaleen, palestino pai de três filhos. Ativista não violento e professor de inglês, Awdah foi morto em sua vila, na Cisjordânia, pelo colono israelense Yinon Levi, em 28 de julho de 2025. Awdah foi consultor do documentário vencedor do Oscar® “No Other Land”, realizado por palestinos e israelenses. Em seu funeral, um dos diretores, Basel Adra, falou sobre o assassinato do amigo e sobre a experiência palestina de ser apagado “uma vida de cada vez”. O U2 pegou essa frase e a ressignificou para sugerir que uma solução pacífica também será construída “uma vida de cada vez”.

 

Em “Yours Eternally”, Bono e The Edge contam com a participação do músico ucraniano e ex-soldado Taras Topolia nos vocais, além de Ed Sheeran. Na primavera de 2022, após a invasão da Ucrânia pela Rússia, Bono e The Edge viajaram para Kiev para tocar em uma estação de metrô a convite do presidente Zelensky. Alguns dias antes, Ed apresentou Taras Topolia, e por extensão sua banda Antytila, a Bono. Bono, Taras e The Edge se conheceram pela primeira vez naquela plataforma de metrô. Desde então, são amigos. Taras é a inspiração para “Yours Eternally”, uma canção escrita em forma de carta de um soldado em serviço ativo com um espírito audacioso e travesso, à altura do espírito da Ucrânia.

 

Yours Eternally” também é acompanhada por um curta-metragem documental de 4 minutos e meio, dirigido pelo cineasta e diretor de fotografia ucraniano Ilya Mikhaylus, lançado hoje, 24 de fevereiro, quarto aniversário da invasão russa à Ucrânia. Filmado em dezembro de 2025, quando Mikhaylus e sua equipe estavam incorporados ao Corpo Khartiya, de 40 mil integrantes, o filme retrata o cotidiano extraordinário de Alina e de seus companheiros soldados nas linhas de frente da guerra. Assista AQUI.

 

foto: Anton Corbijn

 

EP “U2 – Days Of Ash” também marca o retorno de “Propaganda”, em uma edição especial digital, com tiragem impressa limitada. Há 40 anos, em fevereiro de 1986, a primeira edição de “Propaganda” chegava às caixas de correio de fãs do U2 mundo afora. Inspirada em outras publicações de fãs da época, a revista nasceu da cultura punk “faça você mesmo” dos fanzines, que valorizava atitude, ideias e diálogo. Mantendo esse espírito original, o EP será acompanhado por uma edição especial impressa, além de um e-zine digital intitulado U2 – Days Of Ash: Six Postcards From The Present… Wish We Weren’t Here. Com 52 páginas, a publicação especial acompanha o EP U2 – Days Of Ash e traz entrevistas exclusivas com o diretor Ilya Mikhaylus e o produtor Pyotr Verzilov, além do músico e soldado Taras Topolia; traz também as letras das músicas, comentários dos quatro integrantes da banda e uma entrevista com Bono em formato pingue-pongue. Leia “Propaganda” AQUI .

 

Contribuições em apoio à liberdade e aos direitos humanos serão feitas às seguintes organizações:

 

  •     Anistia Internacional –Amnesty.org
  •     Commitê para a Proteção dos Jornalistas –CPJ.org
  •     ACNUR, Agência das Nações Unidas para Refugiados – UNHCR.org

 

O EP “U2 – Days Of Ash” está disponível para download digital e pode ser ouvido em todas as plataformas digitais. Ouça AQUI

 

U2 – Days Of Ash: Six Postcards From The Present… Wish We Weren’t Here, a edição especial única do “Propaganda”, está disponível digitalmente AQUI e em tiragem limitada em lojas de discos independentes selecionadas na Europa e na América do Norte.

 

Lista de faixas do EP “U2 – Days Of Ash”:

 

  1. American Obituary
  2. The Tears of Things
  3. Song of The Future
  4. 4.Wildpeace – by Yehuda Amichai, read by Adeola, with music by U2 and Jacknife Lee.
  5. One Life At A Time
  6. Yours Eternally (ft. Ed Sheeran & Taras Topolia)

 

www.U2.com

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: www.universalmusic.com.br – Universal Music Brasil 

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 09/09/1996, há exatamente 30 anos era lançado o 10° álbum de estúdio da banda R.E.M @rem "New Adventures In Hi-Fi".

Integrantes:

Bill Berry – drums, percussion
Peter Buck – guitar, mandolin, bouzouki, bass guitar
Mike Mills – piano, backing vocals, synthesizer
Michael Stipe – lead vocals, synthesizer

Tracklist 

How the West Was Won and Where It Got Us
The Wake-Up Bomb
New Test Leper
Undertow
E-Bow the Letter
Leave
Departure
Bittersweet Me
Be Mine
Binky the Doormat
Zither
So Fast, So Numb
Low Desert
Electrolite

#rem #adventuresinhifi #boomerangmusic
Em setembro de 1987, há exatamente 39 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio da banda Capital Inicial @capitalinicial "Independência".

Integrantes:

Dinho Ouro Preto @dinhoouropreto - vocal e guitarra
Loro Jones @lorojones37 - guitarra, violão e vocais
Flávio Lemos @flaviolemos - baixo elétrico
Fê Lemos @felemos - bateria
Bozo Barretti @bozzo.barretti - teclados e vocais

Participações especiais de João Barone (Os Paralamas do Sucesso), George Israel (Kid Abelha) e Everson Cândido.

Capa - Ico Ouro Preto

Faixas:

01. Independência - 3:04
02. Autoridades - 3:51
03. Palavras Ao Vento - 3:22
04. Porque Nós Ficamos Juntos - 5:20
05. Arrepio - 3:53
06. Espelho No Elevador - 3:21
07. Fantasmas - 3:51
08. Descendo O Rio Nilo - 3:51
09. Prova - 4:23
10. Vem Bater No Meu Tambor (Rotina Positiva) - 3:36

#capitalinicial #independência #boomerangmusic
Hoje, 09/09, é aniversário do cantor Daniel @cantordaniel que completa 58 anos.

#daniel #happybirthday #boomerangmusic
Em 09/09/1992, há exatamente 44 anos atrás era lançado o 9° álbum de estúdio da banda Rush @rush 
“Signals”.

Integrantes:

Geddy Lee (vocals, bass, keys)
Alex Lifeson (guitars)
Neil Peart (drums)
Additional musicians: Ben Mink (Violin)

Track list:

	1.	Subdivisions
	2.	The Analog Kid
	3.	Chemistry
	4.	Digital Man
	5.	The Weapon
	6.	New World Man
	7.	Losing It
	8.	Countdown

#rush #rushband #geddylee #alexlifeson #neilpeart
Em 09/09/1997, há exatamente 29 anos atrás era lançado o 5° álbum de estúdio do cantor e compositor Alejandro Sanz @alejandrosanz "Más".

Tracklist 

1.Y, ¿Si Fuera Ella? 5:22
2.Ese Último Momento 5:04
3.Corazón Partío 5:46
4.Siempre Es De Noche 4:47
5.La Margarita Dijo No 4:52
6.Hoy Que No Estás 5:10
7.Un Charquito De Estrellas 4:50
8.Amiga Mía 4:48
9.Si Hay Dios... 5:36
10.Aquello Que Me Diste 4:46

#alejandrosanz #boomerangmusic #mas
Hoje, 09/09, é aniversário do cantor, compositor e integrante do duo Eurythmics @eurythmicsmusic Dave Stewart @davestewarteurythmics que completa 74 anos.

#davestewart #boomerangmusic #Eurythmics
Em 09/09/1977, há exatamente 49 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio do cantor e compositor Iggy Pop @iggypopofficial "Lust For Life".

Iggy Pop e banda

Iggy Pop – vocais
David Bowie – teclado, piano, órgão, Backing vocals
Carlos Alomar – guitarra, backing vocals
Ricky Gardiner – guitarra, backing vocals
Warren Peace - teclado e backing vocals em "Turn Blue"
Tony Sales – baixo, backing vocals
Hunt Sales – bateria, backing vocals

Repertório:

1. Lust For Life 
2. Sixteen 
3. Some Weird Sin 
4. The Passenger 
5. Tonight 
6. Success 
7. Turn Blue 
8. Neighborhood Threat 
9. Fall In Love With Me

#lustforlife #iggypop #boomerangmusic
Hoje, 08/09, é aniversário da cantora e compositora P!nk @pink que completa 47 anos

#pink #happybirthday #boomerangmusic