Fernando Mascarenhas mergulha numa viagem de autodescoberta no clipe de Cigana

Música está no recém lançado disco Dizperto

 

Após o lançamento de Dizperto, o compositor mineiro Fernando Mascarenhas segue divulgando o seu álbum de estreia. A canção Cigana, que nasceu na Bahia, foi a escolhida para ser o primeiro clipe do álbum, lançado no dia 30 de Abril. No vídeo, Fernando embarca numa viagem de autodescoberta. Assista aqui.

 

Em meio a um passeio pelo cotidiano, com imagens rotineiras, imbuídas de uma certa solidão, a diretora Emilly Almeida buscou no simples, o belo. Ela, que também é namorada de Fernando, concebeu o conceito com o artista: “pensamos em fazer uma junção de frames do dia-a-dia e das sutilezas das coisas que passamos a enxergar depois de tanto tempo em isolamento social. Gravado em um contexto de pandemia, o vídeo foi todo filmado pela câmera do celular e com isso foi inevitável o aspecto mais simples e intimista”, pontua a diretora, que vive com Fernando e acompanhou todo o processo de gravação do álbum.

 

Emilly conta que o vídeo mistura um pouco de lembranças, memórias e sonhos. “Tentei passar a ideia das dualidades que temos na vida, dessa tentativa de estarmos no presente mesmo com a cabeça voltada sempre pro passado ou pro futuro. Quisemos brincar com essa ideia de tempo e sobreposição de realidades. O clima ensolarado veio pela própria natureza da música, também captando a realidade do clima de onde moramos e do quanto isso influencia no nosso dia a dia. As cenas das sombras vieram da ideia desse momento pandêmico e de isolamento social que nos força a olharmos com mais atenção pro nosso ser interno e para as nossas sombras”.

 

Além disso, o vídeo resgata um pouco da atmosfera em que o álbum foi gravado e também busca traduzir em imagens o conceito central de Dizperto: “as cenas registradas em minha casa em Santa Tereza, Belo Horizonte – onde o álbum foi gravado se contrapõem ao despertar para uma nova realidade e para uma nova forma de enxergar a si e ao mundo, como ilustram as sequências filmadas na natureza no município de Piedade do Paraopeba, MG. No meio, entre esse contraste de solidão e autodescobrimento existe um caminho, uma transição que está traduzida no clipe através de cenas na estrada. A mudança do jeito de enxergar é mostrada no filme através de interferências (orgânicas) com um prisma – elemento também utilizado na capa de Dizperto.  O filme também explora a sobreposição de realidades, quando essas cenas se misturam e que nos levam a pensar que a viagem para a natureza poderia ter sido apenas um devaneio. O sonhar é algo que está  bastante presente no álbum e Cigana é uma verdadeira celebração aos sonhadores”, comenta Fernando.

 

Quanto às referências para o clipe, Fernando conta que “são bastante herméticas, pois a condição de estar em quarentena nos fez pensar primeiro no que seria possível  e viável, tendo sido eu a convidá-la para produzir o clipe, inspirado nos vídeos que ela própria faz quando viajamos. Nossa única real referência foi no que diz respeito a fotografia, pois queríamos um ar onírico muito presente nos filmes e clipes filmados com Super 8 e um dos nossos maiores esforços foi encontrar e utilizar bons softwares digitais que pudessem emular esse resultado”.

 

ASSISTA AQUI

 

FICHA TÉCNICA

 

Música: Cigana (Fernando Mascarenhas/Bernardo Guerra)

Produção, Direção, fotografia e arte: Emilly Almeida

Edição: Fernando Mascarenhas

 

LINKS

 

Instagram

Youtube

Facebook

Spotify

 

SOBRE FERNANDO MASCARENHAS

 

Fernando Mascarenhas é mineiro, cantor, compositor e multi-instrumentista. Após ter participado de diversas bandas, inicia sua carreira solo em 2015 com o EP Ascensão & Queda. Os anos seguintes foram marcados por lançamentos de singles como Festa, bolo, velas e palmas (2017) e Espera (2020). Seu primeiro álbum, Dizperto, foi lançado em Abril de 2021 e conta com 14 faixas de sua autoria.

 

 

 

 

Com informações: CAFÉ 8 ASSESSORIA DE IMPRENSA

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Papas da Língua @papasdalinguareuniao Serginho Moah @serginhomoahoficial que completa 61 anos.

#serginhomoah #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário do guitarrista Keith Richards @officialkeef da banda The Rolling Stones @therollingstones que completa 82 anos.

#keithrichards #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 17/12, é aniversário do ex-baixista da banda R.E.M, Mike Mills que completa 67 anos.

#mikemills #rem #happybirthday
Hoje, 17/12, é aniversário do cantor e compositor Paul Rodgers @paulrodgersofficial que completa 76 anos.

Foi vocalista das bandas Bad Company e Free.

#paulrodgers #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje, 14/12, é aniversário do baixista e compositor Cliff Williams @cliffwilliams_official ex-integrante da banda AC/DC @acdc 

#cliffwilliams #acdc #happybirthday
Em 14/12/1979, há exatamente 46 anos atrás era lançado o terceiro álbum de estúdio da banda The Clash @the_clash "London Calling".

The Clash

Joe Strummer – vocais, backing vocals, guitarra rítmica, piano
Mick Jones – guitarra solo, piano, harmónica, backing vocals
Paul Simonon – baixo, backing vocals, vocal em "The Guns of Brixton"
Topper Headon – bateria, percussão

Músicos adicionais

Mick Gallagher – órgão
The Irish Horns – metais

Tracklist 

1. London Calling
2. Brand New Cadillac
3. Jimmy Jazz
4. Hateful
5. Rudie Can’t Fail
6. Spanish Bombs
7. The Right Profile
8. Lost In The Supermarket
9. Clampdown
10. The Guns Of Brixton
11. Wrong ‘Em Boyo
12. Death Or Glory
13. Koka Kola
14. The Card Cheat
15. Lover’s Rock
16. Four Horsemen
17. I’m Not Down
18. Revolution Rock
19. Train In Vain

#theclash #londoncalling #boomerangmusic
Hoje, 12/12, é aniversário da cantora e compositora Dionne Warwick @therealdionnew que completa 85 anos.

#dionnewarwick #happybirthday
Hoje, 12/12, é aniversário do ex guitarrista da banda Kiss @kissonline Bruce Kulick @bruce.kulick que completa 72 anos.

#kiss #brucekulick #happybirthday